terça-feira, 28 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008 – Os números finais em Belém

De acordo com os números finais, o prefeito de Belém , Duciomar Costa (PTB), conseguiu se reeleger, com quase 60% dos votos válidos no segundo turno. Ele obteve 436.693 dos votos, ou 59,6% do total.
O segundo colocado no primeiro turno, o ex-deputado federal José Priante (PMDB), recebeu 295.997 votos, ou 40,4%.

10 comentários :

Anônimo disse...

É de se lamentar o ocorrido. Nos postos de saúde a saída será bomba de asfalto para estimular a memória de quem nele votou.

Anônimo disse...

É de se lamentar o ocorrido. Nos postos de saúde a saída será bomba de asfalto para estimular a memória de quem nele votou.

Anônimo disse...

Asfalto de 2009 a 2012 para saúde melhorar!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns ao anon das 08:39, só rindo mesmo pra aguentar mais quatro anos de prefeito falsário, médico, jornaleiro, verdureiro, parteiro, taxista, gerente de puteiro,professor, produtor de CPFs, amigo da randel etc e tal.

Anônimo disse...

Agora espero a cara CINICA dessa população daqui a alguns meses, quando o nosso "queridinho" prefeito bater a porta no focinho deles, negando favores...

- Nossa, fui enganado!!!

Bando de corruptos tapados!

Anônimo disse...

Do www.juventudeempauta.blogspot.com
(Leopoldo Vieira):

Duciomar é de novo prefeito.


Para a vitória valeu ter base popular e militância real apaixonada nas comunidades pobres, ter uma trajetória com a qual o povo se identifica (fenômeno semelhante ao do presidente Lula), ser depositário dos votos da opinião pública tucana da cidade e o peso da ajuda do governo estadual.


Duciomar saltou da condição de moribundo estelionato eleitoral para ser uma força política relevante em expansão. Como já foi senador, é conhecido no interior do estado. Ele é o melhor anti-Ana Júlia para 2010. Talvez o PSDB não entenda que o prefeito é o que mais renova sua área de influência e pode recolocar o partido no centro da política local. Essa falta de compreensão se resume no preconceito que a direção tucana nutre contra o Dudu. Em resumo: eles seriam mafiosos, enquanto o outro, um marginal.


Com o esgarçamento das relações entre PMDB e DS (comando do governo e responsável pelo apoio ao candidato do PTB), Jáder pode muito bem lançar um nome próprio para a sucessão e no segundo turno fazer como o governo: declarar-se neutro e apoiar a chapa amarela. Depois das pernadas que levou, tem plena razão e legitimidade para tal. Isso se a força do partido não lhe levar ao segundo tempo da partida eleitoral. Uma coisa é certa: o interlocutor do PMDB no PT não é mais o mesmo. A DS conseguiu a proeza de se isolar e ficar sem retaguarda moral, política ou retórica para se defender. Além de ter impulsionado seu potencial maior inimigo. Afinal, porque Duciomar voltaria para o senado se saiu dessa eleição muito, mas muito mesmo, maior do que entrou e conta com seu amigo Anivaldo para operar-lhe a máquina ao governo em 2010?


Quanto ao PT, cresce a idéia de prévias. O partido vivenciou isso de duas formas: a derrota do Olívio em 2002, que guerreou com Tarso antes; e Lula no mesmo ano, duelando com Suplicy. Numa fracassou (e o balanço sério não permite responsabilizar as primárias) e no outro foi sucesso absoluto. Ao discurso de que prévias aqui significaria dizer à sociedade que nem mesmo o PT aprova o governo Ana Júlia cabem as perguntas: o PT de fato aprova a gestão? Tem legitimidade para seguir representando o partido alguém que não é aprovado por ele?


Parafraseando Saramago, o bom da democracia é que nela as derrotas não são definitivas e o PT se quiser sobreviver precisará se reencontrar com sua linha programática, perdida com esse desastre administrativo.

Anônimo disse...

18:40

Que tal se tomássemos a diferença final entre os dois (aprox. 19,6%) e subtraíssemos a diferença detectada pelo IBOPE durante a primeira pesquisa do segundo turno (apenas 3,0%). O resultado (16,6%) poderia ser compreendido como o conjunto de eleitores que num primeiro momento haviam decidido fazer oposição a Duciomar, mas se deixaram conduzir pelo desânimo diante da total acomodação do partido.

Criou-se um vazio na campanha do candidato da oposição. Daí o que se viu foi um Priante ora nervoso, ora agressivo, muito repetitivo e pouco convincente. E sem suporte. Nesta eleição, depois de muito procurar um fato histórico para comparar com o papel da direção regional do partido, encontrei um.

Numa dos primeiros vôos tripulados ao espaço, o cosmonauta russo realizou todos os trabalhos planejados para a missão, até que começassem os preparativos de retorno, quando então foi condecorado como herói ainda no espaço. Desconfiado, insistiu em saber por quê não esparavam o seu retorno a Moscou para as homenagens. Foi quando lhe disseram que os pára-quedas do bico da cápsula tinham se danificado no momento do lançamento e ele iria reingressar na atmosfera em total queda livre.

Anônimo disse...

Os números finais mais interessantes são esses:

Votos Nulos - 35.781 (3,72%)
Votos Brancos - 19.269 (2%)
Abstenção - 179.166 (18,64%)

Números os quais, podem mudar a trajetória de uma eleição. Bem, a maioria é composta por pessoas insatisfeitas com os candidatos que disputaram o segundo turno. Se está entre estes, agora faça uma reflexão: "Eu não votei em nenhum dos candidatos por não aprovar eles, todavia, no final, um deles teve que ganhar e eu nem participei dessa escolha". Os números também servem para saber qual o perfil do eleitorado belenense, sua insatisfação com a gestão e sua rejeição jaderista. Enfim, no primeiro turno o número de faltosos foi elevado, no entanto, devemos lembrar os problemas decorrentes das urnas e do tempo, o qual foi chuvoso uma boa parte do dia e os relâmpagos ameaçavam as pessoas, porém, no segundo turno não tivemos esses problemas. Fica então, um dado curioso e a reflexão sobre a mentalidade do povo de Belém.

Anônimo disse...

balder

Respondo:

Burrice, alienação mental, etc.

O resultado de uma eleição pode ser "mais pior" ou "menos pior" daquilo que alguém considera como o paradigma do perfeito. Então a abstenção e o voto nulo não fazem sentido algum.

Anônimo disse...

É...Priante ainda conseguiu enganar um monte de gente....hehehehehe !!!!!...MAS NÃO CHEGOU LÁ !!
Afff !!!