terça-feira, 28 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008 – Resultado merece uma reflexão

Se houver um mínimo de compromisso com a gestão pública, por parte do prefeito reeleito, os números finais do segundo turno da eleição para prefeito de Belém convidam Duciomar Costa, o nefasto Dudu, a rever seu modus operandi como administrador.
A despeito da expressiva vitória obtida na disputa direta com o ex-deputado federal José Priante, deveria soar preocupante a Duciomar Costa constatar que pelo menos 40% do eleitorado da capital o vê com restrições.

4 comentários :

Anônimo disse...

Pôrra, a tua visão obtusa decepciona. Em todo o Brasil, na tua ótica, os prefeitos tiveram um mínimo de 40% de rejeição!
Ai dos Vencidos.

Anônimo disse...

é barata essa foi demais... 60 a 40é uma lavada considerando apenas 2 candidatos...vamos se curvar!!! eolha jader p senado? será q ele arrisca? nao esquecamos q ficar sem mandato significa CADEIA p sudãozão!

Anônimo disse...

Pela lógica do anon das 13:13, o o prefeito falsário ficará 4 anos sem poder ser preso. Será?

Anônimo disse...

Pela lógica do anônimo 13:13 é isso mesmo. Um dos motivos, talvez, da incansável correria de Duciomar Costa e gasto excessivo de nosso dinheiro com publicidade.

Caro anônimo das 06:43, o que decepciona é sua pouca visão em ler as entrelinhas. Bem, vamos tentar fazê-lo raciocinar. Qual era o argumento contra a candidatura do José Priante? O fato de ele ser um Barbalho, e Jáder Barbalho, certamente, é um homem com elevados graus de rejeição em Belém, mesmo dentre aqueles que nem sequer conheceram os escândalos de sonegação e desvio de verba que o tornaram famoso. Então, mesmo com algo tão forte contra, José Priante obteve 40% dos votos, ou seja, a rejeição por Duciomar é tão grande, que 40% da população prefiriu optar pelo voto no Barbalho ao invés do Falsário. Em outras capitais brasileiras, que possuíram o mesmo tipo de resultado, porém, não podemos afirmar o mesmo por não conhecermos suas histórias. Bem, se facilita a compreensão, vamos analisar os números do primeiro turno (Nome/Percentual Votos Válidos/Nº de Votos)
Duciomar Costa (PTB) - 35.15% - 255.525
Priante (PMDB) - 19.03% - 138.379
Mário (PT) - 18.11% - 131.670
Valéria (DEM) - 13.34% - 96.954
Arnaldo Jordy (PPS) - 11.49% - 83.520
Marinor Brito (PSOL) - 2.03% - 14.750
Delegado João Moraes (PSL) - 0.86% - 6.218
Note que Duciomar Costa, no primeiro turno é apoiado por apenas 35% do eleitores. O que o preocupa é essa insatisfação de 65% dos eleitores e nos leva a pensar se Duciomar teria vencido caso disputasse 2º turno com outro candidato. Pelo menos, ao que tudo indica, Mário Cardoso traria o PT de volta a prefeitura. Sempre ao conversar com as pessoas, perguntava qual seria seu candidato e por quê e quando elas diziam que votariam no Duciomar, quase 100% das justificativas se dividiam em:
1. Admitiam que a cidade estava um caos como nunca esteve, mas não queriam votar em Barbalho por temer o futuro mais que o presente.
2. Temiam que as obras em sua ruas não fossem terminadas, fato que Duciomar e sua assessoria, ao adentrar as periferias, tentavam, exaustivamente, colocar na cabeça das pessoas, e obtia êxito.

Quase não encontrei pessoas que apoiassem de fato a gestão de Duciomar Costa. Francamente, quando assistia as campanhas de Jader Barbalho e Almir Gabriel pensava que não poderia haver campanhas mais sujas e cheias de exageros em nosso Estado, todavia, equivoquei-me. A campanha de Duciomar Costa foi suja (apelou para a baixaria inúmeras vezes contra todos os candidatos), desperdiçou dinheiro público e cheia de infrações que passaram sobre vista grossa, como compra de votos com cestas básicas, as quais eu mesmo presenciei. Durante um bom tempo pensei, afinal isso tudo é apoio ao falsário ou apenas sentimento anti-Jader? É sentimento Anti-Jader.

Honestamente, pelo menos em Belém, o acesso ao poder Executivo por Jader é quase uma utopia, note que eu disse quase. Os rumos que os partidos tomarão a partir desse resultado são incertos, mas uma certeza nisso tudo. A rejeição pela incompetência administrativa é grande e o povo está vendo tudo (em sua maioria), apenas fez vista grossa às artimanhas do falsário por querer evitar o suposto retorno de Jáder, o qual, francamente, não acredito que fosse acontecer da forma prevista, uma vez que Jader nunca se foi e viverá enquanto a RBA viver, e o mesmo vale para os Maiorana, dois grupos os quais são os verdadeiros Caciques de nossa região.

Concordo com você Barata, mas vamos mudar o assunto, por favor, Eleições já deu o que tinha que dar, inclusive em termos de visitação do Blog. Voltemos aos assuntos que vão além disso e continuemos a caça as "tramóias" do charlatão. O povo de Belém merece todas as verdades. Abraço para todos.