terça-feira, 25 de novembro de 2008

CAOS – O abuso nos microônibus

Soa ao mais arrematado cinismo e ofende a inteligência de qualquer um, o comentário anônimo que pretende justificar a presença de passageiros em pé nos microônibus, os populares fresquinhos. Nos microônibus a passagem – que custa R$ 2,50 - é mais cara exatamente porque eles são climatizados e destinados a conduzir apenas passageiros sentados.
Mesmo sem considerar a margem de lucro sob a qual operam os empresários de transportes coletivos, evidenciada pela prosperidade que exibem como pessoas físicas que também são, o argumento esgrimido, de que os microônibus são deficitários, não resiste a uma auditoria - contábil e/ou intelectual. Se são deficitários, porque mantê-los em circulação? O que não cabe é, a partir de uma justificativa falaciosa, pretender impor aos usuários dos fresquinhos o desrespeito de também conduzir passageiros em pé, quando esgotada a lotação sentada.

12 comentários :

Anônimo disse...

Vc retruca uma justificativa sem mesmo dá o direito do leitor saber qual foi essa justificativa.
Seja democratico e imparcial.
Divulgue o comentário.
Afinal de contas vc não diz q são anos de jornalismo com essa caracteistica !

Anônimo disse...

Pronto,Barata, danou-se, o comentario que ele reclama eu ja li, so ele não.Queimou a parada.

Anônimo disse...

Também acredito que deva colocar a justificativa, até para deixar mais democrática a discussão. Mas não devemos perder o foco de que o que se está discutindo é veridico. Os "fresquinhos" estão sim, conduzindo muito mais pessoas do que podem comportar, já que o objetivo era conduzir todos os passageiros sentados. Outro detalhe, "fresquinho" lotado com gente em pé, a climatização não deve aguentar e vai acabar deixando de ser "fresquinho". E a CTBEL??? Queria que me mostrassem alguma prova de empresas de ônibus tenham sido autuadas pelos erros dos condutores. Não sei se já aconteceu, mas se já, por favor, mostrem a prova...

Anônimo disse...

Vc retruca uma justificativa sem mesmo dá o direito do leitor saber qual foi essa justificativa.
Seja democratico e imparcial.
Divulgue o comentário.
Afinal de contas vc não diz q são anos de jornalismo com essa caracteistica !

Anônimo disse...

se nao desse lucro, ja tinham tirado os micros.empresario de ônibus nao faz nada que dê prejuizo, so pra população.

Anônimo disse...

se nao desse lucro, ja tinham tirado os micros.empresario de ônibus nao faz nada que dê prejuizo, so pra população.

Anônimo disse...

Maick,o comentario ta no blog, mano.

Anônimo disse...

12:01, acorda! a justificativa ta no blog, ai ,que coisa!

Anônimo disse...

Tenho ouvido muitos comentários sobre este blog, e que o mesmo é lido (e temido) em todas as esferas de governo. Como não sou servidor público e nunca tive nenhum parente trabalhando em qualquer governo, posso dizer que estou livre pra dizer o que penso. Outro dia levei minha idosa tia, vinda do interior, num órgão de atendimento do governo conhecido como "Tá na mão", no bairro do Guamá, afim de tirar uma Carteira de Identidade. Pelo fato de ser uma pessoa extremamente simples (praticamente analfabeta) tive de acompanhá-la e fazer as tratativas, uma vez que ela sequer possuia Certidão de Nascimento. Queria deixar registrado aqui neste espaço a grata supresa que tive ao constatar o ótimo serviço de duas moças por quem fui atendido. Muito educadas, se mostraram altamente profissionais e atenciosas, procurando de todas as formas (a situação civil da senhora era bastante complicada) fornecer alternativas para que ela conseguisse sair de lá com seu documento (que no caso foram documentos: C.I. e Certidão). Faço isto para reparar uma pequena injustiça: Quando procurei saber para onde deveria me dirigir para tirar o documento, tive péssimas referências de quem precisou daquele órgão em tempos passados, quando se chamava SACI. Não sei quem é o responsável pelo órgão. Só quero dizer que se esta pessoa ler este comentário, reúna as moças responsáveis pelo atendimento e pode parabenizá-las pelo ótimo serviço.

Anônimo disse...

Bem que poderia existir uma linha Centro/Augusto Montenegro/Icoaraci de ônibus climatizados com tarifas diferenciadas, pois os que existem com raríssimas exceções, são quentes, sujos e barulhentos.

Anônimo disse...

Fico extremamente indignado ao entrar nos ônibus de Belém e me deparar com a sujeira que toma conta desses coletivos, além de baratas, mau cheiro e fumaça preta. Outro dia perguntei ao cobrador se ele pelo menos varria o coletivo e prontamente disse: “ que isso não era sua função e que na garagem ( Nova Marambaia – campeã de veículos precários) os ônibus quando são lavados, só por fora”. E dada, absolutamente nada é feito! Seja por parte da CTBEL, SEMA, DETRAN, vereadores, Ministério Público, etc., e muito menos pelos empresários, que sempre jogam a culpa nas tarifas. Ora se o problema fosse nas tarifas essas empresas já estariam falidas, mas o que vemos são ônibus novos, mas mal conservados. Ainda temos de conviver com os assaltos (Acampamento/ponte do barreiro/Sacramenta, Guamá/barão de Ig. Miri, Terra Firme/UFPa...). E a população, principalmente aquela que, irresponsavelmente, votou nesse espirante de prefeito é a principal culpada! Por ser conformada e omissa a esse lamentável quadro de caos. Lamentável.

Anônimo disse...

Mano baratita, só vou de van ou de kombi. Imagine de fresquinho ou táxi. Tá flórida!(naum sei se vai melhorar com obama)