sábado, 29 de novembro de 2008

UFPA – Os factóides de campanhas

Na pesquisa divulgada pelo comitê de campanha de Regina Feio Barroso, esta, naturalmente, lidera a disputa, seguida de Carlos Maneschy, Ana Tancredi e Ricardo Ishak. Na pesquisa vazada pelo comando de campanha de Carlos Maneschy, é obviamente este quem lidera a disputa, seguido, a uma boa distância, por Ana Tancredi, Regina Feio Barroso e Ricardo Ishak.
Como os números esgrimidos pelas duas pesquisas discrepam entre si, em alguns casos de forma abissal, é inevitável tomar as projeções como meros factóides. Ou seja, trata-se de fatos, verdadeiros ou não, divulgados com sensacionalismo, no propósito deliberado de gerar impacto diante da opinião pública e influenciá-la.

Um comentário :

Anônimo disse...

Como dizes, o comitê da Regina divulgou os resultados, enquanto que no comitê do Maneschy a pesquisa "vazou". Uma coisa é apresentar os dados, outra é deixar vazar, pois aí não há responsabilidades por parte do comitê. Em outras palavras: olhando de fora, me parece claro que o comitê de Maneschy tem lá seus motivos para não divulgar o resultado e sim um factóide. Dia 3 saberemos o porquê...