segunda-feira, 17 de novembro de 2008

UFPA – Perfil acadêmico dos candidatos

Com o debate direto entre os candidatos cerceado por conta de uma das estultícias da comissão eleitoral, este blog espera poder contribuir sobre quem é quem dentre os postulantes a reitor da UFPA.
Para tanto, segue, abaixo, o perfil acadêmico dos candidatos a reitor e a vice-reitor, com base nas informações obtidas nos sites de campanha dos candidatos e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico):

Regina Fatima Feio Barroso

Atual vice-reitora, tem o apoio do atual reitor, professor Alex Bolonha Fiúza de Mello. Ela tem doutorado em odontologia (odontologia social) pela Universidade Federal Fluminense (1995). Atualmente pertence à classe de professor associado II da UFPA. Tem experiência na área de odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, clínica integrada, odontologia legal, diabetes mellitus e cárie dentária. Foi coordenadora do curso de graduação de Odontologia da UFPA de 1999 até 2003. Foi pró-reitora de Extensão da UFPA, de maio de 2003 até julho de 2005. Foi ainda coordenadora do mestrado interinstitucional de estomatologia UFMG/UFPA. Foi também vice-coordenadora do curso de mestrado em Odontologia da UFPA, no período de 2004 a 2008.

Vice - Licurgo Peixoto de Brito

Pró-reitor de Ensino e Graduação, possui graduação em licenciatura em ciências (1979), graduação em licenciatura em física pela UFPA (1984) e doutorado em geofísica (1994), sempre pela UFPA. Atualmente é professor adjunto III da UFPA. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em métodos eletromagnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências e imageamento eletromagnético.

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

Tem graduação em pedagogia pela UFPA (1969) e mestrado em Scienze Dell' Educazione Psicopedagogia - Università Italiana Degli Studi Di Torino (1976), além de doutorado pela Inicamp (Universidade Estadual de Campinas/São Paulo). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche e pré-escola, Constituição Federal 88, LDBN, politicas públicas e carreira.

Vice – Petrônio Medeiros Lima

Doutor em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), é professor Associado II da Faculdade de Engenharia Mecânica do ITEC (Instituto de Tecnologia) da UFPA. Tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica e processos de fabricação, com ênfase em conformação plástica, biomateriais, corrosão metálica e propriedades mecânicas dos materiais.
Ele integra a ABM (Associação Brasileira de Metais e Metalurgia) e a ABRACO (Associação Brasileira de Corrosão), exibindo reconhecimento nacional pelas pesquisas desenvolvidas. Atualmente, coordena o curso de engenharia mecânica no Núcleo Universitário de Tucuruí da UFPA. No campus do Guamá, já foi chefe de departamento, coordenador de colegiado, coordenador dos cursos de especialização em materiais e processos de fabricação e representante do antigo Centro Tecnológico no CONSEPE e no CONSUN.

Carlos Edílson de Almeida Maneschy

Ex-diretor executivo da Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), ele é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1. tem graduação em engenharia mecânica pela UFPA (1977), mestrado em engenharia mecânica pela PUC/RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) (1981), e doutorado em engenharia mecânica pela University of Pittsburgh (1986). Atualmente é consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professor titular da UFPA. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em análise de tensões, mecânica dos sólidos e mecânica não linear.

Vice – Horádio Schneider

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1C, é graduado em licenciatura em ciências biológicas pela UFPA (1974), mestrado em genética e biologia molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), doutorado em genética e biologia molecular pela UFRGS (1984), pos-doutorado na Universidade de Stanford (2000-2001). Atualmente é professor da UFPA, atuando no campus de Bragança. Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética animal, no campo da sistemática e filogenia molecular de vertebrados com ênfase nas ordens primata e edentata. Colabora em projetos de filogenia molecular de recursos pesqueiros. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e comendador da Ordem do Mérito Científico Nacional. É membro suplente do Conselho da FAPESPA. Foi membro do CONAMA, CTNBIO, Comitê assessor do CNPq, dentre outros. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genetica, Sociedade Brasileira de Primatologia e atualmente preside a Sociedade Brasileira de Genética (2006-2008). Participou da gestão do ex-reitor Jose Seixas Lourenço, na condição de pro-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, foi vice-coordenador do Nucleo de Meio Ambiente, coordenador do campus de Bragança. Atualmene exerce o cargo de diretor geral do Instituto de Estudos Costeiros do campus de Bragança da UFPA.

Ricardo Ishak

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1C. Graduado em biomedicina, pela UFPA (1975), obteve seu mestrado (Masters in Public Health) na Yale University, USA (1978), na área de epidemiologia e controle de doenças infecciosas. Trabalhou no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás, de 1978 a 1980, e transferiu-se para o atual Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, onde permanece até o momento. No ano de 1982 foi para a Inglaterra e em 1985, obteve seu PhD em virologia, na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Em 1991 prestou concurso e alcançou o posto de professor titular do ICB, no qual exerceu o cargo de diretor, de 2002 a 2005. Atualmente desenvolve atividades de ensino na graduação e pós-graduação (programas de biologia de agentes infecciosos e parasitários da UFPA e de medicina tropical da InB, a Universidade de Brasília). Além do ensino, desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de microbiologia, com ênfase em virologia médica, trabalhando com agentes como o HTLV, HIV, VHB, VHC, HHV-8 e a chlamydia trachomatis e C. pneumoniae.

Vice – Habib Fraiha Neto

Seu currículo exibe graduação em medicina pela UFPA (1964) e doutorado em ciências biológicas por mérito de produção científica também pela UFPA (1992). Pesquisador titular aposentado do Instituto Evandro Chagas, onde durante anos chefiou a seção de parasitologia. Atualmente é professor adjunto nível 4 da UFPA. Tem experiência nas áreas de parasitologia, entomologia médica e medicina tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia de flebotomíneos americanos, miíases humanas na Amazônia, lepidopterismo, patologia amazônica exótica, entomoepidemiologia médica na Amazônia, com destaque para a da doença de Chagas, filárias parasitas de primatas não humanos da América Tropical, filarioses humanas na Amazônia, escorpiões da Amazônia Oriental. É ex-presidente e hoje sócio honorário da Sociedade Brasileira de Parasitologia, ele é membro titular da Academia de Medicina do Pará, onde ocupa a cadeira Gaspar Vianna, e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

6 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata! por que vc não fez o mesmo em relação aos candidatos a prefeitura de Belem?

Anônimo disse...

No currículo de Reegina Feio falta o tempo em que essa atuou como professora da CESUPA. Graça a ações como essa de docente da UFÀ é que a CESUPA compete até acima da UFPa em alguma áreas médicas, como odonto. Se ele fizer pela UFPA um décimo do que vez pela CESUPA teremos tempo de bonança.

Anônimo disse...

Barata,
Edir Veiga e Jefferson Galvão estarão na equipe de Maneschy. Mas, como a rejeição deles é muito grande, os dois entrariam na equipe de Maneschy (caso ele vença) num segundo momento. Ou seja, um estelionato eleitoral está em curso na UFPA.
Atenção eleitores: ABRAM OS OLHOS!!!

Anônimo disse...

Para o anônimo das 06:30 vc queria ver o perfil do Duciomar!? vai no site do tj.

Anônimo disse...

Para o anonimo da 9:34: Vc tá fazendo direitinho o jogo de Regina, mas de forma idiota:
Todo mundo sabe que Telma Colares, Edir Veiga, Jeferson Galvão e Marcos Vinícius não farão parte da chapa de Maneschy exatamente pelo indice de rekeição que têm. O Maneschy não é burro!
Agora que vcs ja sabem disso, estão jogando com terrorismo para o futuro.

Anônimo disse...

6:25, presta atenção rapaz, o Barata fez o perfil dos candidatos sim, dá uma olhada no arquivo! fez até do morais