sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ESCÂNDALO – CPI do Senado vai ouvir a vítima

CARLOS MENDES *

O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, deverá vir ao Pará ouvir o depoimento de uma menina de 13 anos que acusa o deputado estadual Luiz Afonso Sefer (DEM) de abuso sexual durante o período em que viveu e trabalhou na casa dele, de 9 aos 12 anos. “Irei a Belém porque um dos promotores que trabalha conosco na CPI fez alguns contatos, mas as autoridades paraenses foram muito resistentes em fornecer informações sobre o caso", disse Malta.
Além da criança, que foi retirada da casa de Sefer por ordem do juiz da Infância e Juventude, José Maria Teixeira do Rosário, o senador também pretende ouvir o deputado. A delegada que investiga o caso será intimada por ofício da CPI a remeter para Brasília tudo que já foi apurado.
As notícias que chegam a Brasília sobre o caso do Pará, segundo o senador, são preocupantes e exigem providências. A mãe da criança, que antes morava numa localidade de Mocajuba, na região do Baixo-Tocantins paraense, teria sido assassinada pelo pai da menina. O pai também é acusado de estuprar uma cunhada, tia da criança. Malta nomeou dois procuradores, que atuam na assessoria da comissão, para acompanhar a investigação feita em Belém.
Sefer disse em pronunciamento na segunda-feira estar sendo vítima de "linchamento" por setores da imprensa paraense. Negou também que estivesse sendo investigado por abuso sexual, mas no dia seguinte, terça-feira, 16, o Ministério Público divulgou nota confirmando a acusação feita pela criança.
O deputado é medico e dono de uma clínica em Belém, além de recentemente ter sido contratado pelo governo paraense para administrar o hospital público de Redenção, no sudeste do Estado. Ele também integra, como suplente, uma CPI instalada pela Assembléia Legislativa justamente para apurar casos de pedofilia na região do Marajó.
A presença dele na comissão incomoda os outros membros da CPI, tanto que o relator, Arnaldo Jordy (PPS), apresentou ontem um pedido formal para que Sefer renuncie. Se isso não acontecer, o deputado ficará na estranha posição de ser ao mesmo tempo investigador e investigado.

* Carlos Mendes é jornalista e exerce a profissão como repórter especial de O Liberal e correspondente no Pará de O Estado de S. Paulo, o Estadão.

7 comentários :

Anônimo disse...

Barata,
Um novo ator entra em cena na CPI da Pedofilia: monsenhor Osvaldo Serrão... Vem para defender a peso de ouro o não tão nobre Deputado SEFFERrou...

Anônimo disse...

Jornalista Barata, nem a propósito. O Carlos Mendes não é jornalista formado pela ufpa, pois não? O senhor também não é, pois não? Graças a Deus. Por isso são bons, sabem escrever e tem compromisso com os fatos.
Contra os fatos não há resistência: pois, além da página da Ascom, da ufpa nem falar de eleição e dar entrevista do reitor sem ouvir o outro lado, o jornal Beira do Rio que acaba de circular não fala da eleição, parece que não aconteceu nadinha lá.
É o cúmulo da censura, que nos envergonha e faz lembrar os piores períodos da ditadura, quando a imprensa pairava nas nuvens, embora o país estivesse pegando fogo.
Os doutores da comunicação da ufpa que falam tão mal dos jornalões, estão fazendo igualzinho por onde passam: dr. Fábio no governo, dra. Regina na Funtelpa e a dra. Luciana da reitoria.
Ô turminha boa. Dá saudade da velha censura do DOPS.
Então, não esqueça: se seu filho quiser ser jornalista, matricule na unama ou peça um estágio no blog do Barata.

Anônimo disse...

Parabéns, grande Barata, mais uma vez uma campanha abrigada em seu blog surte bons resultados.Foi a campanha do professor Haroldo Baleixe pela Consun on-line.
A Ufpa vai transmitir a reunião do Consun pelo telão, no auditório da reitoria e no auditório do campus básico. segunda, às 9horas, quando será julgado o rercurso da chapa Feio e o relatório da comissão eleitoral que proclama Maneschy vitorioso no pleito.
Parabéns apo Baleixe a a você, que abrigou a campanha pela transparência na UFPA. Agoira é os conselheiros respeitarem o Consun e respeitarem as próprias biografias, votando pela autonomia universitária e contra o golpismo na UFPA.

Anônimo disse...

Augusto Barata, deu no Liberal de hoje:

TCE julga regulares as contas de Maneschy

Edição de 19/12/2008

Unanimidade

Tribunal aprovou cobrança de taxas em convênio entre Fadesp e Sema

Por unanimidade, o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu ontem reformar o Acórdão 35.784, julgando regulares as contas de Carlos Edilson de Almeida Maneschy referentes à cobrança de taxas em convênio firmado com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) do Pará, durante sua administração na Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 1997-2001.

Na mesma decisão, o pleno também acatou o parecer do relator determinando a retirada do nome de Carlos Maneschy da lista de pessoas com as contas consideradas irregulares pelo TCE, dando-lhe plena quitação. Ainda segundo o parecer, foi comprovado não ter havido dolo ao erário público.

A base do questionamento das contas referia-se a aspectos formais em convênios da Fadesp com a Sema. Com a decisão de ontem, julgando o primeiro de seis processos, será aplicada agora a incidência de uniformização ou seja, nos demais cinco processos será aplicada a jurisprudência, reformando-se os acórdãos de todos eles.

Carlos Maneschy, reitor eleito em primeiro lugar na consulta à comunidade da UFPA, que deverá ser referendada pelo Consun para envio da lista ao Ministério da Educação (MEC), recebeu a decisão com tranqüilidade e não quis comentar o fato da inclusão de seu nome na lista do TCE, divulgada em novembro, ter sido usada por alguns de seus adversários no pleito: 'A eleição acabou, é hora de desmontar os palanques e não alimentar rancores, pacificar a instituição. Temos confiança que a decisão do Consun respeitará a vontade da maioria e o fato da disputa ter se dado sem anormalidades, observando as regras emanadas do próprio Conselho'.

Anônimo disse...

Será que isso é verdade?

E se não for?

Que situação!

Anônimo disse...

16:21, é preciso renovar,mas aprender com esses senhores bem faria aos jovens jornalistas.Alguns, principlamente os que trabalham no liberal, orm, soa de uma arrogancia que nao combina com a pouquissima experiencia.

Anônimo disse...

Ei Baratão vc é 10+++++++++++++.Feliz Natal no teu grande e generoso coração.2009 vem chegando para a tormenta dos Zé,Seffer,Lima,Mota,Jatene,Couto e outros menos mais menos cotados. Quem vivem verá. Não é Baratão o danado do blog!