sábado, 20 de dezembro de 2008

UFPA - As metamorfoses de um golpe

FLÁVIO SIDRIM NASSAR*

Pensei que as chuvas de fim de ano e a aproximação do Natal pudessem amolecer os concretos de que parecem ser feitos os corações e mentes dos golpistas.
Pensei que se o Natal não trouxesse o espírito de fraternidade pelo menos traria o da sensatez.
Querem seguir alimentando ódios e criando ressentimentos, em vez de deixarem que o sentimento de bonomia, próprio desta época do ano, seja vivido pela comunidade universitária.
Se quiserem assim, assim será. Em vez de árvores de Natal, vamos de bordunas e tacapes (metafóricos é claro, como convém à Academia). Em vez de troca de presentes poderá acontecer trocas de insultos (já não tão metafóricos).
Se quiserem, em vez da roupa nova das festas, já estamos aqui pintados de urucu e jenipapo.
Vamos à guerra!
Primeiro aos fatos. A consulta à comunidade acadêmica para a indicação do reitor da UFPA (2009-2013) transcorreu dentro da normalidade e de acordo com as normas aprovadas por unanimidade no Conselho Universitário (CONSUN).
Venceu o Professor Carlos Maneschy. Suplantou a segunda colocada, a candidata golpista por uma diferença equivalente a 33 votos docentes, ou 31 votos de funcionários, ou 412 votos de estudantes. Mais ainda, como a consulta foi transformada em plebiscito pela atual administração - eles contra os outros - os votos dados à oposição representaram 70% do universo de votantes.
Então os golpistas colocaram em marcha o plano de tumultuar a apuração das eleições. Esperavam criar um clima de confusão, que colocasse em risco a lisura do pleito: a lista tríplice indicada pelo CONSUN não seria a consagração da consulta à comunidade, mas uma simples lista da qual um dos componentes poderia ser legitimamente indicado reitor.
Brasília foi consultada e a resposta foi: - NÃO, o reitor indicado será o primeiro da lista apontada pela comunidade !
Então começou o Plano B do Golpe, pedir a recontagem dos votos.
Os derrotados, que na noite da apuração haviam reconhecido a derrota, em manifestação pública de seu advogado, recorreram à Comissão Eleitoral. A Comissão por unanimidade refutou todos os argumentos apresentados por Regina e Licurgo indeferindo o recurso "por entendê-lo inconsistente e improcedente".
Agora mais uma vez, desafiando a sensatez, a lógica e a etiqueta democrática, recorrem ao CONSUN para que sejam recontados os votos.
O atual cenário é ainda tumultuado pela recente entrevista concedida pelo atual reitor ao portal da UFPA na última sexta-feira, 12 de dezembro.
O raciocínio límpido, a inteligência, as idéias republicanas, marcas do pensamento do reitor, se obscureceram na entrevista, quase uma das tristemente famosas "ordens do dia".
Nada justifica a manifestação do reitor insinuando que a recontagem dos votos é democrática quando as vitórias acontecessem por pequena margem.
Em primeiro lugar a diferença não foi mínima como já demonstrado acima; em segundo a recontagem se justificaria se o processo tivesse sido tumultuado, se houvesse indícios de vício, muitos recursos e impugnações. Nada disso houve, basta consultar as atas das seções eleitorais que demonstram a tranqüilidade do pleito.
Na recente eleição para prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira ficou em segundo lugar, com pequena diferença em relação ao primeiro colocado. Em respeito à legitimidade do processo eleitoral, assim que se enceraram as apurações e sem que tivessem decorridos os prazos recursais, como o pleito ocorrera com normalidade, reconheceu a vitoria do adversário.
Isso é democrático, isso é republicano.
Preparado o clima, os derrotados recorreram ao CONSUN. Não apresentaram nenhum novo argumento, acrescentaram apenas mais um elemento anti-democrático: requerem a retirada dos membros da Comissão Eleitoral da reunião do CONSUN apreciará o referido recurso.
Querem calar a Comissão Eleitoral porque os seus argumentos são definitivos: “A disputa acirrada entre os quatro candidatos ... fez que os cuidados com o processamento e sistematização dos números fossem desdobrados em múltiplas contagens, conferências e verificações, procurando sempre minimizar os erros decorrentes da falibilidade humana.”
Até quando, ousareis abusar da nossa paciência?

*Flávio Sidrim Nassar é professor da FAU – UFPA – E-Mail: flavionassar@gmail.com

25 comentários :

Haroldo Baleixe disse...

Sábado, 20 de Dezembro de 2008
UFPA: conselheiros, não borrem suas imagens!
O Blog HB deseja que o Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará honre a postura democrática que dele se espera, nada mais.
Que amanhã, domingo, todo o aparato tecnológico necessário à transmissão online, prometida no Portal da UFPA — http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=2655 —, esteja instalado e testado, para que não surjam, na segunda-feira, falhas que possam frustrar as expectativas da Comunidade Acadêmica que, com absoluta certeza, lá estará para acompanhar a homologação do “exercício da cidadania” universitária expresso por um sufrágio sem vícios.
Que cada conselheiro tenha consciência de seu papel no processo histórico da Instituição e ratifique veementemente a autonomia universitária constitucional.
Que os impedimentos regimentais aos membros do CONSUN que têm interesses pessoais na pauta do dia sejam obedecidos porque esta é a norma da casa — se não à suspeição do reitor, que ele se abstenha voluntariamente do voto, já que sua imparcialidade foi comprovada por declarações públicas aos meios de comunicação.
Não é agradável para nenhum membro da Comunidade Acadêmica presenciar comportamentos torpes que maculem imagens individuais e, por contágio, a de sua mais soberana corte.
Que o reitor, professor doutor Alex Bolonha Fiúza de Mello, tenha a inspiração magnânima de bem presidir o encontro da cúpula universitária, sem escorregar em casuísmos ou deslustres.
Que todos os textos produzidos sobre golpes tenham sido meros frutos das mais férteis imaginações, ou do excesso de sol deste atípico dezembro de 2008.
Que o CONSUN não borre sua asseada imagem nas telas globais!
Imagem: aquarela de HB.

Anônimo disse...

Olha eu não vi nada demais na entrevista do Prof. Alex. Vi ele se reportando a imprensa e com toda razão, nós já sabemos a que imprensa ele se referia. Agora esse Sr. Flávio devia pedir um emprego no grupo Liberal pelo menos nos ficavamos livre dele na faculdade já que ele não gosta de dar aula e pelo visto é louco pelo Mneschy.

Anônimo disse...

Nassar, vc precisa ser honesto. De onde vc tirou os números do resultado da eleição que vc apresenta? Dá pra perceber que sua intenção é confundir. De nada vale esse seu discurso se vc omite o fato principal: REGINA: 4.314 votos;
MANESCHY: 4.175 votos.
Por que vc, com seu malabarismo numérico, esconde o verdadeiro resultado da eleição?

Anônimo disse...

Parabéns Flávio
Essa é a mais PURA, CRISTALINA verdade, dificil de ser digerida por Alex e sua trupe, que recorrem ao CONSUN como o último óxigênio de quem já está no CTI há muito tempo !!!
Que os sábios e responsáveis do CONSUN optem pela verdade dos fatos, muito bem conduzidos pela comissão eleitoral, e não pelo GOLPE
QUE VIVA A ACADEMIA
REITOR ELEITO, REITOR EMPOSSADO !!!

Anônimo disse...

O Flávio, tirou os números que ostenta da formula ponderada, feita pela comissão eleitoral e aprovada pelo CONSUN.
Temos que respeitar as regras da eleição e nomear quem realmente venceu.
Recontagem de votos é golpe.
O Alex prega esta possibilidade para interferir indevidamente via Brasília na vontade soberane da Academia.
Ele está incitando a baderna e o quebra quebra na UFPA, pois o ambiente de hostilidade, já é pálpavel entre os protagonistas de ambas as chapas

Anônimo disse...

Barata ao anonimo das 08:20 cabe apenas agora o sortilegio dos imbecis que é tentar criar o novo horizonte com um resultado que não existe e concerteza esse fulaninho deve ser um dos que se viciaram nas tetas do poder durante estes quase oito anos....quanto ao professor FLAVIO NASSAR está mais uma vez corretissimo em suas argumentações e quanto a dizer que o nobre porfessor deveria trabalhar no LIBERAL,pois olhem o grupo LIBERAL só teria a ganhar com um profissional desta qualidade...Parabens Professor estamos com o senhor.

Anônimo disse...

Eu vou responder pelo Flávio Nassar ao anonimo das 8:20, acho que quem está tentando esconder algo acaba sendo tu, já que deves conhecer as regras eleitorais e sabes que o voto é proporcional.

Anônimo disse...

Tb quero demonstrar o meu profundo apreço pelo Prof. Nassar e por suas palavras nunca antes tão bem postas em todo esse processo e despropósito da trupe golpista. Se eles querem assim, assim o será... iremos para a luta, pra batalha e, se necessário, para além dos insultos, pois pela autonimia universitária, pela manutenção da vitória republicana, tão pregda pelo reitos Alex Fiúza, a revolta é necessária. E é ele, Prof. Alex, que está provocando a revolta... e ela já está instalada, mas ainda não consumada em sua totalidade. Na segunda estarei lá, e como disse antes, se necessário, iremos para além dos insultos.
VIVA A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E A COMUNIDADE ACADÊMICA!!!

Anônimo disse...

Barata, quem leu o Diário de hoje leu claramente a Crônica Anunciada do Golpe pelo reitor da ufpa.
Mas onde já se viu caber recontagem de voto agora, em urna que ficou desacompanhada da silva na reitoria?
E ele tinha que ter reclamado da urna na hora, todos os textos que regem a eleição são bem claros quanto a isso. Ele esgotou todo o óleo de peroba do mercado pra passar no carão de pau.
Meu Jesus, o cara vai querer juntar sua gang de golpistas e dar o golpe nas barbas da UFPA?
Pelamordedeus!!!
Somos uma republiqueta de banana ou o que?

Anônimo disse...

O professor nassar prega no deserto. golpista que se preza não recua diante de nada. se assim não fosse não teríamos tido 1964 e depois o ai-5 em 1968.
Tem é que encher a sala do consun amanhã, encarar os conselheiros e mostrar que ainda tem gente que não se vende na universidade.
apesar de que tem uns ali que, não sei não, vergonha ali passa longe, começando por um certo cacique...

Anônimo disse...

Análise do resultado oficial das urnas na UFPA (ao anônimo das 08:20h):

Funcionários: 292 votos a mais para Carlos Maneschy (valor na categoria = 0,124786cont.).
Professores: 263 votos a mais para Regina Feio (valor na categoria = 0,109446cont.).
Alunos: 169 votos a mais para Regina Feio (valor na categoria = 0,005632cont.).
0,124786 funcionários do Maneschy – (menos)
0,109446 professores da Regina – (menos)
0,005632 alunos da Regina = (igual)
0,009708 (multiplicado por 33%) = 0,32 de diferença entre Maneschy e Regina.

O voto de cada funcionário, pela presença dessa categoria às urnas, têm, na expressão da fórmula matemática, valor superior ao voto de cada professor e muito mais ainda do voto de cada aluno (inexpressivo, diante da ponderação, pela ausência da categoria discente às urnas).

Esta foi a regra estabelecida pelo CONSUN.
Quem se inscreveu para disputar a eleição sabia da fórmula do voto paritário e que seu cálculo levaria em consideração o exercício da cidadania: VOTAR!

A fórmula evita “procurações”: quando alguém não comparece ao local de votação, enfraquece o voto do seu próprio grupo.

Os 292 votos que Maneschy ganhou, principalmente na urna da reitoria, demonstram o descontentamento dos funcionários que se organizaram contra a administração superior.
Os mesmos que ajudaram a reeleger Alex no pleito passado.

Se alguém acha que a diferença é muito pequena, jamais fez vestibular ou concurso para professor ou técnico, onde os desempates se dão por centésimos de milionésimos.

O professor Flávio Nassar, que pegou o cálculo do Comitê Maneschy, compara os 31 votos de funcionários aos valores das outras duas categorias, ou seja, demonstra que Maneschy ganharia com 33 votos de docentes, ou 412 votos de estudantes.

O cálculo acima foi feito a partir do resultado oficial do Portal da UFPA: 29 votos de funcionários (dois a menos que os computados no Comitê Maneschy), mas uma expressiva qualificação de votos na Universidade Federal do Pará, já que as outras duas chapas também foram votadas.

R E S U M O:

Carlos Maneschy G A N H O U de Regina Feio pela diferença absoluta de 29 VOTOS de FUNCIONÁRIOS! FIM DE PAPO!

Para que Regina Golpista Feio revertesse essa situação, seriam necessários 30 votos de funcionários, ou 34 votos de professores, ou quase quinhentos votos de alunos.

Quem conhece a UFPA pode imaginar a dificuldade que é conseguir esse feito: são todos os professores da Faculdade de Arquitetura, ou todos os alunos do curso de Comunicação Social (jornalismo e publicidade), ou todos os funcionários de um Instituto de médio porte como o de Letras e Comunicação (faltando gente).

É muito voto na vera; no emprenha: nada!

Anônimo disse...

O voto foi proporcinal, mas a fórmula é incompleta. Deveria haver mais alguma variável para corrigir a distorção em caso de vitória de um dos candidatos. Vitória nos números majoritários e vitória nas categorias. É o caso da Regina. Quando a matemática prejudica a maioria.
E politicamente, a turma da Ana Tancredi não quer o Maneschy, nem Brasília. Os comentários de outros blogs são risíveis.
Nossa Belém não merece um prefeito como Dulciomar e um Reitor com problemas de adminitração e de seriedade acadêmica.

Anônimo disse...

Na próxima eleição, Anônimo das 15:33, você apresenta a sua fórmula ao CONSUN.
Esta que analisamos tem referendo da OAB e é exemplo de democracia numérica - já usada na UFPA por inúmeras vezes.
Os funcionário ganharam a eleição através do apoio a Maneschy.
Professor abriu mão porque "tanto faz" como "tanto fez".
Aluno: nem se arvorou para ir à UFPA.
Então: PEIA!
Se alguém provar que é fácil conseguir 29 votos de funcionários, ou 33 votos de professores, ou quase quinhentos votos de alunos; tá ótimo: perfeito!
A Regina tinha a máquina e não consegui: explica aí anônimo 1533!

Anônimo disse...

Na próxima eleição, Anônimo das 15:33, você apresenta a sua fórmula ao CONSUN.
Esta que analisamos tem referendo da OAB e é exemplo de democracia numérica - já usada na UFPA por inúmeras vezes.
Os funcionário ganharam a eleição através do apoio a Maneschy.
Professor abriu mão porque "tanto faz" como "tanto fez".
Aluno: nem se arvorou para ir à UFPA.
Então: PEIA!
Se alguém provar que é fácil conseguir 29 votos de funcionários, ou 33 votos de professores, ou quase quinhentos votos de alunos; tá ótimo: perfeito!
A Regina tinha a máquina e não consegui: explica aí anônimo 1533!

Anônimo disse...

Parabéns Flávio Nassar! Faço das suas palavras, minhas palavras!
Aos anônimos covardes que se protegem no manto da escuridão, para vilipendiar a irrefutável vitória do Professor Carlos Maneschy e assacar inverdades a Profissionais da nossa Instituição, não merecem o respeito da Academia!
A DEMOCRACIA se fortalece na CONVIVÊNCIA dos CONTRADITÓRIOS e não na CONVENIÊNCIA de um GRUPO!
Em tempo: minha Borduna (e não é metafórica)é feita da legítima Maçaranduba (pau de dá em doido), está polida e reluzente!

Atenciosamente,
Renato Ferreira da Silva (Farmacêutico-Bioquímico da UFPA e Autor do Livro ¨Da Pharmacia à Farmácia - 100 anos de História).

Anônimo disse...

Os servidores da Reitoria não vão aceitar "goela" abaixo a Regina e sua troupe no comando da UFPA. Sibele de novo!!! Duvi-d-o-dó!!! O Alex está brincando com pólvora da melhor qualidade e não precisa ser muito esperto pra prever o que poderá acontecer se o Consun "melar" a apuração amanhã. Será certamente um dia histórico pra UFPA.

Anônimo disse...

É impossível não reconhecer a superioridade acadêmica e administrativa da chapa Maneschy-Schneider. Só usando de má fé. O Consun tem que ler e reler o artigo de Nassar até decorar bem decoradinho e entender que o que está nas mãos deles é maior do que avitória de uma chapa, por sinal excelente, mas a própria respeitabilidade da instituição. A história não absolverá os trânsfugas, embora eles não tenham pejo. Seus nomes ficarão na história como golpístas. É errado pensar que as pessoas não têm memória.
Senhores, não arruínem suas carreiras por picuinhas eleitorais.

Anônimo disse...

Renato vai trabalhar e aprender ser honesto. Diga de público quantos empregos voce tem e a rqzão de chegares as 8:00 e saires as 10 horas

Anônimo disse...

E...isso é fato político que une a academia!
Todos amanhã no CONSUN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Essa confusão eleitoral já teve pelo menos um mérito que foi trazer de volta a cena o Flávio Nassar, que sempre foi uma figura polêmica e dono de um texto contundente e cheio de humor. Ainda me lembro de um livro que ele escreveu onde o juízo final em Belém não poupava ninguém,
O Maneschy conseguiu um defensor aguerrido que amanhã estará no Consun que nem um caiapó. Se não estivesse aposentado eu também estaria lá.

Anônimo disse...

Em entrevista ao Diário do Pará, o reitor afirmou: “A comissão (eleitoral) desconsiderou o recurso” da Chapa Regina-Licurgo.
Magnífica mentira.
A Comissão Eleitoral recebeu o recurso, analisou-o, respondeu ponto a ponto todas as questões apresentadas e por UNANIMIDADE refutou todos os argumentos apresentados por Regina e Licurgo indeferindo o recurso "por entendê-lo inconsistente e improcedente".
Reitor republicano?
Só se for de república de banana.

Anônimo disse...

caro Renato, não suje a imagem do Prof. Nassar, associando-a à sua imagem... PARE COM ISSO IMEDIATAMENTE!!! Como o anônimo acima disse: "vá trabalhar". Ou será preciso eu dizer que vc já foi chamado a se explicar quanto ao excesso de horas contratadas...
PARE COM ISSO IMEDIATAMENTE!!!

Anônimo disse...

Aux armes, citoyens,
Formez vos bataillons..

Cidadãos da UFPA,
Às Armas,
Formem Batalhões!
Ameaçam à Republica.
Fora Bananeiros !!!!

Anônimo disse...

Pois é. Quando deram o golpe dizendo que a lei dos 70% (em toda decisão, o voto docente tem 70% de peso), era coisa para idiota, eu alertei que seria melhor impungar a candidata Regina, mostrei tudo e defendi que não deveriam acreditarem só nas palavras do Reitor, que ele mesmo sabe que não tem valor menor que qualquer lei.

Agora é muito tarde. O conselho é obrigado por lei, a seguir a lei.
Que coisa estranha, meus caros!!!!

Portanto, proclamar Regina. Ou isso ou até o MPF virá para ¨festa¨, o que será muito pior para todos. Lamento! a lei é dura, mas é a lei.
Golpista é e sempre foram os que acham que a lei é só para otários cumprirem. Tudo que Alex precisa para destroçar todos vocês é só e somente só, seguir o que diz a lei.

Anônimo disse...

Anônimo das 6:36:
Vai dar uma voltinha no fundo do Rio Guamá, vai!
Pareces um filhotinho de ditadura!