quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ALEPA – Jader e o pecado da soberba política

Choca também o presumível aval do ex-governador Jader Barbalho, atualmente deputado federal, ao acordo do PMDB com o PSDB, para eleger o tucano Bosco Gabriel presidente da CCJ. O PMDB jamais se aliaria ao PSDB, traindo um acordo anterior com o PT, sem a anuência de Jader Barbalho, presidente regional e líder inconteste do partido no Pará, além de interlocutor privilegiado do Palácio do Planalto.
Por pior que possa soar a traição política, algo inusitado na biografia do ex-governador, soa muito mais, infinitamente mais repulsivo um líder do porte de Jader Barbalho, a mais longeva liderança política da história do Pará, com a responsabilidade que esse status confere, permitir que a omissão diante de suspeitas de pedofilia seja utilizada como moeda de troca visando conveniências eleitorais. Nesse episódio, pelo menos, o ex-governador parece ter incorrido no erro crasso da soberba política, irmã siamesa do menosprezo à opinião pública. Vereador, deputado estadual, deputado federal, governador por duas vezes, ministro de Estado também por duas vezes, senador e presidente nacional do PMDB, apesar das suspeitas de corrupção que o acompanham, Jader Barbalho tem responsabilidades históricas para com o eleitorado que lhe é fiel. Responsabilidades incompatíveis com a lamentável postura assumida.

7 comentários :

Anônimo disse...

O pecado da soberba sempre existiu nessa família. Não tem jeito.

Anônimo disse...

Ainda que tardiamente você, Barata, está descobrindo as "qualidades" do líder inconteste do PMDB. E ainda nos deve o nome do prefeito que, segundo você, é da região metropolitana e está envolvida com denúncias de atos de pedofilia, a exemplo do que você fez divulgando nome de deputados supostamente envolvidos. Fala Barata, fala!

Anônimo disse...

Caro Barata,
A mim parece que Deputado Jader tem muita razão em se aliar ao PSDB, eis alguns motivos:aliança políta onde os dois maiores ´chefes dos partidos aliados nunca foram vistos em público no pós eleições. Aliados se entendem, PT e PMDB foram grandes adversários nas eleições municipais. Os assessores petistas do governo, malham o Deputado e seus correligionários com termos pouco recomendados, tipo ladrino, infiel, indigno de aliança, etc.
O que a Governadora esperava fidelidade de uma aliança onde ela sente vergonha do parceiro.
O Deputado Jader e o PMDB devem chutar esse pessoal que só sabe falar mal deles, outro motivo para o fim da aliança é a inoperância desses desgovernantes.

Anônimo disse...

O PT só presta para ser oposição. Sei que Jáder é uma escama fina, mas precisamos de lideranças como ele no poder, pois ele é muito forte e pode conseguir junto a qualquer governo federal os avanços que o nosso Pará ´precisa. Chega de governo petista, volta Jáder!

Anônimo disse...

Historicamente, Jader sempre cumpriu seus acordos políticos até quando seus interesses eram respeitados.
Quando suas conveniências enfretaram barreiras, ele - aos poucos - agia, como age hoje, nos bastidores, jogando com todas as bolas do tabuleiro, às vezes "atirando" no escuro pra ver onde poderia chegar.
Esperto, em todos os sentidos, hoje ele sabe que a aliança com o PT está demasiadamente fragilizada e a relação é de tolerância mutua.
Suas ações hoje tem como alvo, claro, as eleições de 2010 e sendo o estrategista que é, pode fazer alianças ocasionais até dar o xeque-mate.

Anônimo disse...

20:07, espero não te decepcionar, não sou o Barata, mas tb o prefeito não é quem tu pensas. Ele é ex-prefeito, irmão de uma atual deputada tucana e dono de veículos para a travessia do outro lado do rio.

Anônimo disse...

Caro Barata, conforme seu texto : "Jader Barbalho tem responsabilidades históricas para com o eleitorado que lhe é fiel. "
No meu entendimento, isso nao quer dizer que ele concorde com isso.Essa frase responde a sua postura como responsavel pela governabilidade do Estado.
Veja so, um fato indigesto como esse episodio envolvendo o citado parlamentar de comportamento indecoroso e cruel, no minimo incosequente,gera um efeito domino na politica local que se coordenado somente pela emocao e comocao publica gerada, pode ate inviabilizar a governabilidade, gerando assim o caos e a repeticao incontrolada de horrendos delitos dessa e de outras naturezas.
Penso que um Lider de verdade , como o eh, JB sabera como conduzir nao soh como politico que eh mas tambem pela sensibilidade que tem de ler os anseios da gente comum do nosso Estado.Alem do que, por tras do politico profissional, existe um homem na condicao de pai que nao tem como ficar insensivel a tao grotesco fato que envolve o Deputado em questao.
Cordial abraco.