sábado, 28 de março de 2009

IMPRENSA – O estopim do imbróglio

O estopim do entrevero foi o hábito do editor do caderno Magazine de O Liberal, Carlos Correia Santos, disparar e-mails, para um vasto elenco de destinatários, dando conta de suas conquistas e premiações como jornalista e escritor que é. Carlos Correia Santos é também secretário do Sistema Estadual de Bibliotecas da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Como não poderia deixar de ser, esse hábito de Carlos Correia Santos acabou por soar cabotino. Mas, ainda assim, a reação de Dedé Mesquita, irritada com esse costume do editor do Magazine, foi indiscutivelmente desproporcional ao eventual incômodo provocado por Carlos Correia Santos. Principalmente porque, se Carlos Correia Santos fez jus à fama de cabotino, Dedé Mesquita, tida e havida como uma pessoa irascível, parece ter sido movida pela inveja.

17 comentários :

Anônimo disse...

comentário de quem sabe,

o carlos correa nao trabalha. perde maior tempo se vangloriando ao inves de trabalhar. pode cre

Anônimo disse...

lendo o fatídico email, é de fato um ato de inveja incontida, um momento de crise existencial da referida jornalista.Dedé, tudo bem, o cara pode até ser mala, mas daí a trata-lo como um idiota, isso ele não é, é so jogar o nome dele no google.O cara é "virado", como se diz na linguaagem popular, ou seja, faz e acontece,isso deveria ser motivo de orgulho para nós do Pará, mas essa mania do brasileiro de ter inveja do sucesso dos outros, e o que é mais absurdo, quem tem inveja é geralmente o colega de profissão. escritor com inveja de escritor, jornalista com inveja de jornalista, advogado com inveja de advogado e por aí vai

Anônimo disse...

10:41, tem alguma coisa errada então, porque se ele ganha premios, produz, e coisa e tal,é porque ele faz e trabalha no que gosta.que mania é essa de achar que intelectual não trabalha.NUm pais onde nao se valoriza pessoas que escrevem e passa para os demais que escrever não é profissao, esse rapaz é no minimo,persistewnte..Ele pode ser ate chato, mas é um sobrevivente num pais e num estado de analfabetos.Se ele fosse de famila tradicional de Belem, certamente nao seria tratado do jeito que foi tratado pela tal jornalista.Mesmo sendo um chato.

Anônimo disse...

Há um fato que já virou motivo de chacota entre os "descolados" que é a história desse rapaz, além de se vangloriar bastante de seus feitos, é que ele assina as matérias de página inteira, onde ele se autoentrevista. É ele assinando a reportagem e na mesma sai algo assim: "segundo Carlos Correia Santos...". Por isso, essa "mania" dele está banida da redação, assim como fotos dele, por ordem, primeiro, de Paulo Silber, editor-executivo de O LIBERAL, e segundo (e com mais ênfase), por Walmir Botelho, editor-redator chefe do mesmo jornal, que deu a ordem expressa na semana passada. Como se constata, Carlos faz parte do mesmo time dos éticos, iguais a você, meu caro Barata. E não me surpreenderia que ele (Carlos) tenha, ele mesmo, mandado esses e-mails para esse blog. Faz bem o perfil dele.

Anônimo disse...

... Mas, cá entre nós, essa Dedé é uma mala sem alça. Êta mulherzinha chata, grossa e agora invejosa também???

Anônimo disse...

Ok. Ela pegou pesado. Mas, meu amigo... pense numa pessoa que merecia levar um toque (só não dessa forma, tão grosseira)... só podia mesmo ser alguém como o Altivo e Genial (com maiuscula mesmo) Carlos Correia Santos para ter a postura de enviar e mail para o editor chefe e também para o dono deste "respeitável" blog...

Ao contrário do que uns comentaram aí em cima, não é que ele esteja sendo 'desvalorizado" porque é artista. basta abrir o caderno que carlos edita e ver os títulos desconexos, a falta de revisão (mesmo de gramática, a qual ele deve - ria! - conhecer a fundo), os leads horrendos, as pautas elitistas, enfim... ele É um artista. Não um jornalista.

um caderno tem a cara de seu editor. não fosse ele ter uma excelente editora-assistente (muito melhor que ele, por sinal), o magazine já teria afundado de vez.

Anônimo disse...

fico imaginando se nao fossem colega de trabalho dele.
o blog é respeitavel sem as aspas e nao é o Barata que ta dizendo, ta, Dedé?

Anônimo disse...

Gente, não vejo nada de errado no posicionamento do Carlos Correia Santos. Preocupar-se com isso chegando ao ponto de atingi-lo de forma tão grosseira é coisa de quem sofre de algum sério transtorno mental ocasionado por baixa auto-estima, diante de sua incapacidade em realizar coisas realmente notáveis. Nos bastidores do jornalismo, todo mundo está careca de saber que essa Dedé é doente, grosseira e candidata a pseudo conhecedora de cinema. Não conheço pessoalmente e dita-cuja, mas várias vezes já li críticas de cinema dela que imediatamente fiquei me perguntando: acho que já li isso na edição da semana passada da revista SET?
Por outro lado, me contaram que por causa de sérios problemas psquiátricos ela já foi afastada do jornal diversas vezes. Temos, na verdade, que ajudá-la, pois é um ser humano em sofrimento.

Unknown disse...

Carlos tem defeitos? Como qualquer outro ser humano. Mas nada que justifique (inclusive perante a lei) uma reação como a de Dedé, que por ser mais velha e experiente no mercado, deveria agir com mais cautela e serenidade.

Anônimo disse...

O problema do Carlos Correia é que ele deve saber se quer jornalista ou artista. Ele usa o Liberal só pra autopromover. Agora como foi proibido de fazer propaganda de si mesmo nas páginas que ele edita, ele conseguiu emplacar autopropaganda na Tropo de domingo passado. Esses artistas aí embaixo que defendem a postura dele, devem saber em que jornalismo não é normal alguém se entrevistar, assinar a matéria e ainda com fotos suas. Isso, no mínimo, é anti-ético. Então,mesmo que a Dedé tenha exagerado, alguém precisava mandar ele se mancar.

Anônimo disse...

Nada justifica a boçalidade e o preconceito desta "jornalista" chamada Dedé e que continua destilando sua inveja aqui em vários posts, como anônima. Antes do Carlos Correia Santos ser chamado pra trabalhar no Liberal, ele já estava com o seu nome feito, já era conhecido no mundo intelectual paraense e quiçá, nacional, obviamente proporcionalemente ao mundo em que vivemos em Belém. É de se admirar que o jornal mantenha em seu meio figuras nefastas como a "jornalista" Dedé. É inveja e preconceito sim.

Anônimo disse...

A fama da Dedé que é nacional, isso sim, heheheh
Mas que esse carlos correa é mala e gabola, isso é.

Anônimo disse...

Primeiro... Carlso Correia Santos não é jornalista (não concluiu o curso), assim como não é advogado (não fez exame da OAB) e não é produtor de evemntos culturais (tb abandonou o curso de formação específica da Unama). Seus textos publicados e/ou editados em O Liberal são maçantes, chatos, de dar enjôo. Se não se auto-promove, promove amigos, entrevista a mãe, a amiga ou alguém que lhe elogia. Sem falar que ao confundir as profissões (jornalista e escritor), inventa personagens para as matérias publicadas. Deve ser porque não chegou a frequentar as aulas de ética na UFPA. A tal pauteira pode ter exagerado (não vi o que aconteceu), mas ele merecerá, sempre! Ainda bem que os chefes maiores deste jornal já se tocaram que Carlos usa todos os meios disponíveis, e não descartaria o "maior" jornal do Norte e Nordeste, para se divulgar. Se isso fosse feito de maneira ética, não teria problemas. Este rapaz tb tem problemas psiquiátricos, anotem!.

Anônimo disse...

A verdade é que a redação dos dois jornais é a sucursal do inferno em Belém do Pará. A classe jornalística séria deve estar envergonhada com tanta injúria por parte desta senhora. As pessoas têm que engolir o Carlos Correia. Ele é um artista talentoso e um redator competente. Tudo intriga de "jornalistazinho" medíocre. Paciência...

Anônimo disse...

em resumo: Dedé pegou pesado, mas o Carlos é um tremendo egotrip-pretensioso que precisava levar uma "na cara" (talvez não com tamanha intensidade) para aprender que jornalismo não se aprende nos escritórios da Fundação Tancredo Neves ou nas rodas literárias, e sim na faculdade de jornalismo.

Ele que se esforce para aprender a escrever num jornal, em vez de manchar a reputação da empresa em que trabalha.

Anônimo disse...

"Antes do Carlos Correia Santos ser chamado pra trabalhar no Liberal, ele já estava com o seu nome feito, já era conhecido no mundo intelectual paraense e quiçá, nacional, obviamente proporcionalmente"

Só pode ser ele comentando...

Pelo amor de Deus. Nome feito nas rodas de piadinhas que circulam por toda Belém, por trás de suas costas... só se for.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus o que é isso? Uma classe tão respeita a de "jornalistas", principalmente do "o liberal" discutindo um assunto sério desta maneira! Mostrem a cara seus covardes! Não têm a mínima decência de assinar o que escrevem! Essa mulher louca insultou o Carlos da pior forma possível, ela foi RACISTA! Isso é inaceitável dentro de uma classe que forma opiniões, é inadimissivel e revoltante que ainda têm gente que critica o que ele faz, se sentir incomodado por um e-mail, façam o favor, basta clicar como "lixo eletrônico" e o que ela fez? Merecia um bom protesto pra demissão por justa causa desta mulher baixa, frígida, louca, incompetente!! Faço questão de dizer que o blog foi encaminhado para Nilma Bentes (presidente do cedenPa) a pessoa mais indicada pra dar opinião sobre o termo "black out". Voltarei aqui pra dizer a opinião dela...um abraço a todos os desocupados!!!
Di Gabriel