quinta-feira, 26 de março de 2009

UFPA – Golpismo do reitor afronta o Consun

O poder não muda o homem, apenas o desmascara. Isso certamente explica o porquê do atual reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará), professor Alex Fiúza de Mello, optar por afrontar o Consun (Conselho Universitário) e patrocinar um abjeto golpismo, na insana tentativa de impedir a nomeação do reitor eleito, professor Carlos Maneschy.
Revelando-se um típico e vulgar tiranete de província, Alex Fiúza de Mello pretende agora anular o resultado da eleição direta, que legitimou a escolha de Carlos Maneschy, referendada pelo Consun, a pretexto de um súbito fervor legalista, que desprezou ao ser eleito e reeleito reitor, em 2001 e 2005, respectivamente. Com esse legalismo, ele pretende escamotear o golpismo pelo qual enveredou, depois de ver ser derrotada, e ser com ela derrotado - nas urnas e no Consun, a instância máxima da universidade -, a sua candidata, a atual vice-reitora, professora Regina Feio Barroso.

12 comentários :

Anônimo disse...

Jornalista Barata,
É inacreditável para todos a postura do reitor Alex.
Ele já mostrou que não cederá diante de nada e o desprezo pela própria biografia mostra muito bem o desprezo infinitamente maior que deve nutrir pelo julgamento da sociedade.
Resumindo: nada o deterá em sua cruzada insana.
Rezemos para que Carlos Maneschy chegue vivo ao dia da posse, legítima, no cargo de reitor da Universidade Federal do Pará.

Anônimo disse...

Parábens Barata
Essa sua analise, fria, real, exata da situação que vivemos na UFPA. As vezes penso que o Alex acha que a UFPA é dele !!! Eu tenho certeza que por tras dessa gestão dele tem coisa muito suja !!! E ele tem planos políticos muito bem traçados
A ascenção de maneschy a reitoria é uma legitimação !!!
Maneschy ganhou nas URNAS, ganhou com a fórmula que foi aprovada no CONSUN em setembro, por unanimidade, portanto deve apenas ser cumprida as formalidades legais e enviada a lista ao MEC
Ele quer a qualquer custo reverter esse resultado, se isso ocorrer não sei o que poderá acontecer.....

Anônimo disse...

O das 12:57 está coberto de razão, tomara Maneschi não seja assassinado.
Que fez Mnaeschi de errado para merecer esse ódio tão grande do Reitor?
O Maneschi e o contrário do Alex, homem resolvido, com carisma que anda sem vergonha pela universidade e olha no olho das pessoas, na cara.
Esse negócio se alastra de 2001 quando os tucanos roubaram a eleição do maneschi e nomearam em Brasília ao Alex.
Depois que viu que o tucanato estava em baixa, migrou para sabe lá que grupo político do poder. Se fala que quer ser indicado pelo PT. Mas ele mesmo solta fofocas e depois faz declarações desmentido supostos ataques que recebe da imprensa.
Sabem por que odeia tanto O Liberal? Porque esse pasquim dos maioranas publicou uma fofoca, lá pelos anos 80 sobre a vida pessoal do Alex, só por isso, não é questão política nem ideológica. Alex não tem princípios.

Anônimo disse...

A coisa é bem simples. Alex foi exigido pelo MEC em refazer a lista conforme manda a lei. O fato da Regina ir na cabeça não altera em nada o fato do MEC querer nomear Maneschy.

Anônimo disse...

Este anônimo das 17h47 é daqueles que pensa que a gente não pensa.
O que foi aprovado pelo Consuyn é claríssimo: consulta paritária entre as três categorias e o Consun se compromnetendo a elaborar a lista tríplice EM ORDEM DECRESCENTE DO RESULTADO DA CONSULTA (desculpem a caixa alta, mas é pra ver se esse pessoal escuta a voz da razão).
Deu Maneschy na regra do Consun e é ponto final.
Querer mandar qualquer coisa diferente, com Regina na cabeça, é golpe!

Anônimo disse...

Como não altera, todo mundo sabe que na gestão Lula, o MEC só nomeia o 1º nome da lista triplice enviada pelas IES. Então meu caro o Consum e seu presidente , o atual reitor, só têm que fazer uma coisa, referendar o resultado da eleição e mandar a lista expressando a vontade da comunidade universitária:
1º - Carlos Maneschy
2º - Regina Feio
3º - Ana Tancredi.
Se isso não for feito, é GOLPE e aí se instala o vale-tudo!

Anônimo disse...

RESPEITO MUITO A BIOGRAFIA DO MAGNÍFICO REITOR, SEM DÚVIDA, A PARTIR DO GOVERNO LULA, A UFPA COM RECURSOS AVANÇOU...NÃO OBSTANTE É RIDÍCULA SUA TENTATIVA GOLPISTA QUE VAI MANCHAR SUA REPUTAÇÃO, COMO DEMOCRÁTA QUE SEMPRE SE AUTO-INTITULOU, DEVERIA RECONHECER A DERROTA, PEGAR O BONÉ E VIJAR PARA MAIS UM PÓS-DOTOURADO COMO DIZ PRENTENDER. AS URNAS, NÃO MENTEM SENHOR REITOR... ELE NUM QUER SE QUEIMAR COM O PT, PARA VIABILIZAR SUA CANDIDATURA A DEPUTADO FEDERAL OU ATÉ MESMO UMA POSSÍVEL POSSE NO ACENTO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO COM A SAÍDA DE HADDAD PARA UM CARGO ELETIVO EM 2010. MAS O COLÉGIO ELEITORA ACLAMOU MANESCHY... A ELEIÇÃO É SOBERANA E, QUALQUER TENTATIVA DE GOLPE VAI CUSTAR MUITO CARO À UFPA E AO FIUZA. O MOVIMENTO ESTUDANTIL NÃO PERMITIRÁ ISSO REITOR. CHEGA DE DESMANDOS. SUA ERA, ENFIM, ACABOU.

Anônimo disse...

Acho que o pessoal ainda não entendeu, o Alex não está agindo assim por ódio, é por Amor. Amorao dinheiro e ao poder.Ele não está agindo assim só por falta de princípios, é que ele acha que vale tudo, que pode usar qualquer meio para alcançar o fim, ainda não entendeu que o fim já chegou, acorda democrata, te conforma , o Prof. Manesk é o reitor eleito pela comunidade acadêmica, ou a tua democracia só valia para a UEPA.

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 20:40

Como todo mundo só está querendo comer um pedaço do pirão e que a UFPA que se lixe, vamos as verdades que ninguém diz:

1) Nas eleições que indicaram Alex ocorreu que quando o conselho pegou os resultados das consultas e refez conforme a lei, ambos deram o mesmo resultado: Alex ganhou.

3) O conselho não tem poder para revogar lei federal nenhuma, porquato, não tem valor nenhum qualquer acordo que passa por cima de lei.
4) O que o conselho tem que fazer é interpretar o resultado da consulta conforme a lei.

5) Ambos os candidatos honram ser reitor da UFPA. Maneschy dispensa dizer do nível do seu trabalho acadêmico. Regina, atuando apenas em horas vagas, fez do curso de odontologia da CESUPA um dos melhores cursos e que deu de lavada do da UFPA no último ENADE. Portanto, sendo reitora e não precisando mais trabalhar até clandestinamente pelas outras, essa terá como fazer o mesmo por todos os cursos da UFPa. O fato disto ser do conhecimento de todos e nenhum teve moral para impugnar a sua candidatura, a legitimaram para ser escolhida pelo MEC.

No mais, que Deus tenha pena da UFPA. Pois, nenhum desses têm um pingo de pudor de até tocar fogo nela, se isso lhes convier pelos seu podres poderes. Mentir é o de menos.

Anônimo disse...

Ei, das 1 e 18, que conversa estranbha é essa de que a professora Regia Feia trabalhava nas "horas vagas" para o Cesupa e por isso o curso de lá ficou melhor que o da ufpa?
E mais estranho ainda é dizer que ela trabalha clandestinamente para as outras. Mas que papo esquisito, meu.
E olha que tu pareces gostar dela. Imagina se tu não gostasses. Ias logo dando o link da AGU onde ela aparece lá tendo que devolver dinheiro porque é dedicação exclusiva na ufpa e trabalhou de carteirinha assinada e tudo para o cesupa dos parentes de quem? de quem? de quem???????????
Eu sei desse link porque no tempo da eleição tinha um enjoado que colocou o link aqui no Barata. Eu fui lá e meu queixo caiu.
Agora vamo combinbar que é maldade com a professora tu vires lembrar desse assunto na véspera do consun.
já tava todo mundo esquecido.

Anônimo disse...

Esse das 1:18 ouviu cantar o galho e nem sabes por onde. Aqui o debate não é mostrar quem é melhor ou quem é pior, já houve uma série de debates, cara pálida. Também não se discute como devem ser contabilizados os votos. O meu, pelo menos, deve ser contabilizado utilizando a fórmula pela qual eu votei. Se assim não for é crime!!!!

Imagina se quando votei a fórmula era voto universal (a eleição de 2005 deu a Alex a reitoria por essa fórmula eleitoral) e logo me dizem no CONSUN que meu voto vale apenas 30% (aluno) e 70% (professor) ou como disse o MEC 70%, 15% e 15% (professor, aluno e funcionário, respectivamente), estão roubando meu voto, porque eu votei sabendo que valeria 33% cada segmento e ponto. A justiça vai decidir. Isso se o CONSUN é comprado pelo Alex e não confirma o Maneschy como reitor eleito.
O Alex é extremamente invejoso do Maneschy porque sabe que com Maneschy reitor a UFPA será um celeiro de inteligência e competência, haverá uma verdadeira revolução da educação, pesquisa e extensão na UFPA.

Esse Alex, filho de empresário burguês, apadrinhado pelo pior que existe no Pará, pensa só no seu umbigo e tu é um idiota que estas ocupando meu tempo a toa. Estou perdendo meu tempo.

Anônimo disse...

A sociedade nãom pode se calar diante deste golpe, se Carlos Maneschy não assumir a reitoria, com certeza o prédio da reitoria será TOMADO.