quinta-feira, 26 de março de 2009

UFPA – O antídoto de Schneider, o vice-reitor eleito

Diante da carta aberta de Afonso Medeiros, o vice-reitor eleito, professor Horácio Schneider, reagiu com um autêntico antídoto, em uma manifestação na qual se dirige, também por carta, aos integrantes do Consun.
Postada neste blog como comentário, reproduzo abaixo, integralmente, a carta de Schneider, originalmente veiculada no Blog HB (http://www.haroldobaleixe.blogspot.com/).

"Prezados(as) Membros do CONSUN,

“O MEC solicitou à UFPA que encaminhe nova lista tríplice dos candidatos a Reitor, respeitando formalmente o que estabelece a lei vigente. Este ato não altera, na prática, a prerrogativa deste CONSUN de encaminhar o resultado da escolha da comunidade universitária. Em nenhuma escolha de dirigentes, ao longo do atual governo, o MEC requereu mais do que o cumprimento da formalidade e nem o faz agora. Qualquer afirmação em contrário ignora os dados da realidade.

“O MEC não determinou que o CONSUN formalize decisão diferente daquela que expressa o desejo da comunidade universitária, conforme aferido por meio de processo de consulta definido por este CONSUN, realizado por este CONSUN, conduzido por uma equipe designada por este CONSUN e cujos resultados foram reconhecidos como legítimos por este CONSUN.

“O CONSUN da UFPA, portanto, tem o pleno poder de reafirmar a autonomia da UFPA e a legitimidade de seus próprios atos, cumprindo a formalidade da lei, mas encaminhando ao MEC o resultado que expressa o desejo da comunidade universitária. Se não o fizesse, não seria porque o MEC está subtraindo a autonomia universitária. Seria um ato de renúncia injustificada à autonomia. O MEC, reitere-se, não desrespeitou, neste governo, a vontade da comunidade de qualquer IFES. Todas fizeram suas consultas do modo que julgaram mais apropriado e simplesmente tiveram o cuidado de enviar o resultado no formato que a lei exige. Garantiram, assim, a nomeação do escolhido pela comunidade, colocando-o em primeiro lugar na lista. Tanto o MEC quanto a Presidência da República, diferente do que acontecia no governo FHC, respeitam o resultado e o nomeado é sempre o primeiro da lista.

“O momento requer mais uma vez a afirmação dos compromissos com a instituição, como este Conselho tem reiteradamente demonstrado. Cabe ao CONSUN da UFPA a responsabilidade de, com serenidade, coerência e, sobretudo, compromisso ético fazer valer a autonomia da UFPA e os interesses institucionais maiores.

“Cordialmente,

Horácio Schneider"

4 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns professor Horácio pela clareza e firmeza. O oposto mesmo da cartona confusa do outro.
Graças a Deus que ainda existe homem que saiba escrever na UFPa.
Parabéns, Barata.
Agora só falta o Nassar pra trindade anti-golpista fica compelta.

Anônimo disse...

Barata,

Leia esta carta aberta e compare-a com a do famoso Afonso, amigo íntimo do Alex. É muito simples Horácio é um homem provo, respeitado internacionalmente, um dos poucos membros do norte, se não for o único, da ABC -Academia Brasileira da Ciência, com um currículo que orgulha aos brasileiros, que poderia ocupar qualquer cargo de primeiro escalão, só por méritos, em qualquer lugar deste planeta.

Entretanto, ele está aqui, como Vice Reitor eleito da nossa universidade, esclarecendo, em apenas dois parágrafos, essa confusão criada pelo próprio reitor que está doente para prolongar seu poder na UFPA, para ter sua base eleitoral e se candidatar a Deputado.

Mais um político corrupto teríamos se futuramente Alex for eleito. Hoje o Alex está negociando com qualquer partido, esta vez da esquerda, seu caudal de apoio...inexistente.

Alex é esperto, saiu do ninho tucano e se travestiu de esquerdista. Filho da oligarquia local, sempre nas sombras da política, foi apoiado pelo próprio Almir Gabriel para ser indicado pelo Paulo Renato (Ministro de Educação do FHC que entregou a educação ao setor privado).

Roubo o cargo de Maneschy em 2001, em 2005 se elegeu pelo voto universal e não reclamou ao MEC por essa suposta ilegalidade. Contou também com uma mãozinha do Jader, quem depois, arrependido declarou para amigos, que numa próxima vez não entraria nessa de apoiar reitores, já que depois de eleitos, se esquecem do que ele fez e até é atacados pelos magníficos.
Em fim duas cartas uma longa demis para explicar o inexplicável e outra curta e profunda chamando ao CONSUN a não envergonhar a nossa universidade. Imagine que diriam nas outras universidades onde foram feitas as eleições e seus conselhos aprovaram as formas eleitorais mais diversas e o MEC ratificou o processo?. Pará o Estado da pedofilia, da violência, da corrupção, Terra sem lai (globo) merece uma universidade à altura.

Anônimo disse...

Eu sinceramente não esperaria outra postura do Horácio, e digo mais foi ele quem antecipou essa situação ao Não permitir a procrastinação da aprovação da ATA que homologou Maneschy Reitor. Naquele mesmo dia Alex vai em sua sala e manda protocolar o documento que trouxe em mãos de Brasilia !!!
Esse Alex é pessoa da Pior Espécie, isso enganou muita gente......mas foi desmascarado

Paris te espera de braços abertos
Au Revouir

Anônimo disse...

Anônimo fdas 16h44, como o Horácio deve ser filho de alemão, talvez fosse mais adequado dizermos Alfidansei ao Alex.
Enfim, seja como for, nós que vivemos e amamos a unbiversidade queremos mesmo é dar adeus pra ele, seja em que língua for.
Já vai tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!