domingo, 19 de abril de 2009

MARACUTAIA – A saga do fisiologismo

Para tornar-se o que hoje é, Vic Pires Franco cumpriu a saga própria dos políticos fisiológicos. Inicialmente ele teve como patrono político o ex-governador do Estado e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros, a quem às vezes servia como boy de luxo, prestando-se a ir buscar filmes nas locadoras, para lazer do seu guru de então. Vic acompanhou Gueiros quando este se reconciliou com o ex-governador Jader Barbalho, nas eleições de 1998. Coube a ele, aliás, servir de motoristas para Gueiros, durante os encontros secretos deste com Jader Barbalho.
Com Jader Barbalho e Hélio Gueiros derrotados em 1998, Vic tornou-se um crítico ácido do então governador tucano Almir José Gabriel, até ser cooptado pelo PSDB paraense, ao qual terminou por se aliar, sob o preço de ver sua mulher, Valéria Vinagre Pires Franco, do DEM, tornar-se vice-governadora, em 2002, na chapa de Simão Robison Jatene. Em 2006, Vic manteve-se coligado ao PSDB, com Valéria figurando novamente como vice, dessa vez na chapa do ex-governador Almir José Gabriel, derrotado por Ana Júlia Carepa, do PT, com o decisivo apoio do ex-govermnador Jader Barbalho, do PMDB.
Por conta desse seu ziguezague político, Vic chegou a ver estremecida sua relação com Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, o presidente executivo do grupo de comunicação da família Maiorana, do qual é amigo de infância. Os dois passaram um período rompidos, depois que Rominho, agastado pelo vaguear político de Vic, mandou demitir da TV Liberal, em represália, Valéria Vinagre Pires Franco. Indignado, Vic foi atrás de Rominho, disposto ao chamado desforço físico, que não se consumou devido a intervenção dos seguranças do presidente executivo das ORM, as Organizações Romulo Maiorana. Pela mobilização de terceiros, amigos em comum de ambos, Rominho voltou atrás e tornou sem efeito a demissão. Mas resistiu durante um bom tempo diante das tentativas de reaproximação de Vic, que, quando estavam estremecidos, chegou a ingressar com uma ação popular, denunciando o caráter lesivo, para os cofres públicos, do simulacro de convênio que permitia à TV Liberal utilizar a rede retransmissora da Funtelpa, a Fundação de Telecomunicações do Pará, e ainda ser regiamente paga por isso. Mais tarde, enfim reconciliado com Rominho, Vic desistiu da ação popular, em um episódio revelador do seu caráter e do apreço que efetivamente dedica à moralidade pública.

2 comentários :

Anônimo disse...

Pior do que o bandido é o bandido dissimulado. Esse Vic tem corrupção escrita na testa.

Anônimo disse...

Mas, além dos ataques ácidos de Vic ao então governador Almir Gabril, a estratégia, ou melhor, o estratagema usado para Vic inocular sua mulher na chapa do "rato fujão" foi ajuizar uma Ação Popular contra Almir.
Feita a cooptação, o casamento espúrio, Vic abandonou a referida ação popular que não morreu por completo porque um professor/sociólogo (cujo nome não lembro no momento habilitou-se como litisconsorte.
A referida Ação Popular dorme a sono solto, trancada em uma gaveta do fórum.
Aliás, é bom alguém (qualeur um do povo) se habilitar nessa ação e saber por onde ela foi escondida.