terça-feira, 21 de abril de 2009

MST – Jornalistas usados como escudo humano

Matéria veiculada no site Comunique-se (www.comunique-se.com.br), assinada pelo jornalista Sérgio Matsuura, denuncia que o repórter da TV Liberal, retransmissora da Rede Globo no Pará, Victor Haôr diz ter sido utilizado como escudo humano por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Ele, com mais três jornalistas, ficaram no meio de tiroteio entre manifestantes e seguranças da fazenda Espírito Santo, em Xinguara, na tarde do último sábado, 18. O confronto deixou oito pessoas feridas. A ANJ (Associação Nacional de Jornais) classificou a atitude do MST como “criminosa”.
“Eu fiquei mais atrás, mas os outros três ficaram na frente, como escudo humano mesmo. Eles também tentaram pegar as câmeras dos cinegrafistas”, conta o repórter, que estava acompanhado do cinegrafista da TV Liberal Felipe Almeida, de um jornalista do Opinião e um cinegrafista da TV Livre. Haôr diz ainda que foi impedido de deixar a fazenda porque integrantes do MST ocuparam as saídas da propriedade. Ele passou quase 24 horas no local.
De acordo com a reportagem do Comunique-se, os jornalistas foram ao local para cobrir um suposto ataque de integrantes do MST a um caminhão da Agropecuária Santa Bárbara, pertencente ao grupo Opportunity e dona da propriedade. Quando estavam terminando o trabalho, viram um grupo de aproximadamente cem manifestantes do MST marchando em direção à fazenda.
“Nós fomos ao encontro deles, né? Nós queríamos ouvir alguns líderes, mas eles não queriam conversar. Colocaram a gente na frente e continuaram a marchar. Foi quando eu falei: vai ter um confronto, o pessoal está armado. Daí um militante falou: rapaz, nós não vamos parar não”, conta Haôr, conforme a matéria.
O cinegrafista Felipe Almeida conseguiu captar as imagens do confronto que foram exibidas em rede nacional. “Quando o tiroteio começou todo mundo correu, uns foram para as matas, mas eu não consegui correr e fiquei lá filmando e rezando para não acontecer nada comigo” conta Almeida, em um depoimento reproduzido, pelo Comunique-se, do portal ORM.

7 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,
Os Jornalistas, em entrevista no Jornal O Liberal, afirmam, claramente, que se deslocaram para a Fazenda do Daniel Dantas, no Avião, do próprio Banqueiro, antes do conflito, o que nos leva a pensar que estãvam preparando uma armadilha, para o MST, e o Governo do Estado. É um verdadeiro absurdo, Jornalistas, viverem as custas do Banqueiro Daniel Dantas.
Que história, é essa de carcere privado, onde Jornalista, chegam e saem de avião, da Fazenda do Daniel Dantas.
João Souza.

Anônimo disse...

Isso é só o início de uma guerra no campo que está com os dias contados pra iniciar e que infelizmente essa governadora ana julia carepa só está preocupada em dançar,dançar, dançar...Nem um dos dois é santo, nem MST nem fazendeiros, mas o que não pode ocorrer é a postura do governo federal e estadual que estão postergando uma solução racional para acabar de vez com esses vagabundos chamados MST e a ganância de fazendeiros inescrupulosos.

Anônimo disse...

Baratão, na Suíça não pega nada com quem mandar chumbo em invasor de sua propriedade. Se aqui fosse assim, seria fácil resolver o problema dos sem-terra-sem-vergonha, que só sabem invadir propriedade produtiva..

Anônimo disse...

Caro anônimo das 22:13, na Suiça não existe concentração de terra, latifundio improdutivo e nem Grupo paramilitar como a UDR. Portanto, não precisa ser muito inteligente para deduzir o porque não existe conflitos agrários lá.
Que bom seria se vc usasse toda essa sua radicalidade contra a grlagem de terras no Estado ou o trabalho escravo, por exemplo.

escravo.

Anônimo disse...

Quem será que tem o rabo preso e insiste em não manda executar as ordens de reintegração??? Qual é o interesse desse DESgoverno em não cumprí-las?
Um bando de desocupados tem a proteção do governo estadual. Então, o negócio dos desocupados é invadir as terras alheias com a descupa esfarrapada de reinvidicar a famigerada "reforma agrária". Pra mim, botava todo mundo na cadeia.

Anônimo disse...

Esqueceram um detalhe: Todos foram levados de avião pela advogada da fazenda,o frete foi pago dom o dinheiro do Daniel Dantas, ou será que estão dando carona asssim de graça?????Falrou isenção dos profissionais.

Anônimo disse...

Se no Pará tem tanta terra improdutiva, porque os sem terra só querem invandir fazendas? Será que isso também não aumenta os conflitos agrários? E se fazem isso será que é porque não tem certeza da conivência desse governo safado?