sexta-feira, 29 de maio de 2009

PETROBRAS – PT é privilegiado nas doações

O site Congresso em Foco reproduz também notícia da Folha de S. Paulo, segundo a qual pelo menos nove empresas ligadas à Petrobras doaram R$ 8,53 milhões para campanhas eleitorais em 2006 e 2008, a maior parte em benefício de petistas, embora a estatal seja proibida por lei de financiar candidatos e partidos. As empresas integram o que a estatal chama de "Sistema Petrobras": na maioria delas, a petrolífera tem participação acionária, indica diretores e participa de conselhos.
De acordo com a Folha de S. Paulo, em pelo menos uma, a petroquímica Braskem, representantes da Petrobras no conselho de administração, participaram da aprovação de doações. A estatal tem 23,78% do capital da empresa.
A notícia acrescenta que a legislação eleitoral proíbe estatais de doar, mas é omissa quanto às contribuições das empresas das quais elas são acionistas minoritárias. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para que a corte tenha uma posição firmada sobre o assunto será preciso que seja provocada em um caso específico.

2 comentários :

Anônimo disse...

Novidade.................................

Anônimo disse...

TUDO ISSO É MENTIRAAAAAAAAA. NÃO ACREDITEM.....KKKKKKKKKKKKKKK