sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SAÚDE – Ophir Loyola, um retrato da inépcia

Em reportagem de Roberto Paiva, a edição desta sexta-feira, 28, do Bom Dia Brasil, da TV Globo, denunciou a crise na qual submergiu o Hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer no Pará. Crise ilustrativa da inépcia na esteira da qual doentes com câncer morrem à espera de atendimento, enquanto equipamentos novinhos nunca saíram da caixa.
Segundo a matéria, o Ministério da Saúde informa que gastou R$ 11 milhões em aparelhos de radioterapia. Os equipamentos chegaram ao estado entre 2004 e 2007, mas até hoje não entraram em operação. Um aparelho está em um hospital em Tucuruí, no sudeste do Pará. Como nunca foi utilizado, agora, o Instituto Nacional do Câncer está pedindo a devolução do equipamento para que seja instalado em outro Estado.

24 comentários :

PEDRO CAVALCANTE disse...

"Lá vamos nós de novo". Estudantes de Jornalismo reclamam que saem muitas notícias negativas do nosso estado, porém, nossa governadora não faz por onde. Como todo estado temos "déficit", mas a negligência aqui é maior do que a beleza urbana da nossa Belém e do nosso estado. Equipamentos novos, prontos para serem usado; pacientes morrendo antes mesmo de saberem se possuem câncer; são duas características que não deveriam se coincidir. Como diz uma professora minha, "Pacato CIDADÃO da 'civilização'".

Anônimo disse...

Mas tem que contar a história que começou com os tucanos.

Anônimo disse...

Mas tem que contar a história que começou com os tucanos.

Anônimo disse...

GENTE ESSES GOVERNENTES TEM QUE PARAR COM ESSE PAPO FURADO DE FICAR JOGANDO A CULPA UM PARA O OUTRO,JÁ SE VÃO TRêS anos que essa mulher tá no poder e ainda não colocou essa maquina para funcionar.ta parece a historia do cachorro que tem varios donos e morre de fome,pois um fica esperando pelo outro para dar comida ao bicho e ninguem dá,tem que ver que são pessoas ,seres humanos que estão morrendo no HOL,e todos são pilantras sem excesões,PT ,PSDB,PMDD...E ETC...,SÃO TODOS BANDIDOS DO DINHEIRO PÚBLICO.

Anônimo disse...

O novo alvo dos tucanos paraenses é o Hospital Ophir Loyola. Todo dia a tucanada tenta criar um fato para desgastar o diretor da instituição, o competente Paulo Soares. Mas está na hora de começar a dar nome aos bicudos. Quem está por trás disso tudo é o genro da Ana Klautau, presidente da Avao. Ele foi diretor do hospital e não se conforma com as medidas moralizadoras da atual administração. Muita gente que perdeu privilégios está agindo na moita. Mas os nomes e as falcatruas vão aparecer para o público. Internamente os amarelões já estão desmoralizados. O simulador passou cinco anos no depósito e ninguém falou nada. Eles passaram dez anos sem fazer investimentos no hospital e a mídia muda, conivente. Em São Paulo o tempo de espera de um paciente é de 90 dias. No HOL é de 60 mas a mídia fica quieta. Lá é terra do Serra e tem muitos hospitais para tratar os portadores de câncer. Aqui só tem o Ophir Loyola. Mas disso a mídia não trata.

Anônimo disse...

Esse 16:40 é um baba-ovo.
Se é pra falar em tucanos, só essa semana vejam quantas vezes aparece o nome da Helena Acatauassu no Diário Oficial, pelo Ophir Loyola. Ela é uma tucana de carteirinha e continua dando as cartas para o diretor que se diz petista. A diretora administrativa e financeira também é uma da época da tucanada e tendo como pricipal assessor o sobrinho da ex-diretora na época do PSDB. Na verdade as corjas se misturaram, corruPTos e bicudos estão juntos nessa mutreta chamada HOL.
Uniram forças pra derrubar o pessoal do PMDB, mas o que se sabe é que bons tempos eram aqueles... Laura, João de Deus, Ribamar, Jair, Acácio e Helena.

Anônimo disse...

6:40 Fale mal dos tucanos, desmoralize o Fernadno Dourado e a turma dele por terem sido omissos com o Ofir Loiola; você estará me prestando um grande favor. Depois disso continue falando deste governo, que nada fez no IOL além de inchar o órgão com temporários, paralisar as obras do hospital infantil e deixar os caríssimos equipamentos ficarem no prego por falta de manutenção. Vá além disso, denuncie as compras superfaturadas, os favorecimentos nas licitações, pessoas que estão enriquecendo às custas do usuário do SUS. Não esqueça de mencionar que lá em São Paulo a calçada ainda não virou dormitório das pessoas que buscam uma simples consulta.

Anônimo disse...

6:40 Fale mal dos tucanos, desmoralize o Fernadno Dourado e a turma dele por terem sido omissos com o Ofir Loiola; você estará me prestando um grande favor. Depois disso continue falando deste governo, que nada fez no IOL além de inchar o órgão com temporários, paralisar as obras do hospital infantil e deixar os caríssimos equipamentos ficarem no prego por falta de manutenção. Vá além disso, denuncie as compras superfaturadas, os favorecimentos nas licitações, pessoas que estão enriquecendo às custas do usuário do SUS. Não esqueça de mencionar que lá em São Paulo a calçada ainda não virou dormitório das pessoas que buscam uma simples consulta.

Anônimo disse...

16:40, eu votei na Ana justamente por acreditar, que muitas coisas que deveriam ter sido feitas pelos tucanos, não foram. Se tu tivesses algum parente, ou amigo, necessitando de radioterrapia, com certeza não estarias aqui levantando essa bandeira. Que os TUCANOS sairam devendo, eu sei, mas e daí,QUEM ESTÁ NO COMANDO (EU PRESUMO), é a Ana Júlia. Menos pra ti.

Anônimo disse...

PT,PSDB E,PMDB E ETC...SE COLOCAR JUNTO SÓ DÁ UM CALDO,BANDO DE CORRUPTOS...
E O PT EM??? QUEM TE VIU E QUEM TE VE,BANDO PETISTAS INESCRUPOLOSOS...

Anônimo disse...

A "hitória que começou com os tucanos" é a seguinte:
Essa incompetente dessa governadora já está no terceiro ano de DESgoverno e sequer, se deu o trabalho de mandar instalar os equipamentos que o Governo Tucano comprou. Ela é tão incomPTente que nem para mostrar serviço essa idiota serve.
Fica aí inaugurando cozinha do Hangar - aliás, única obra desse DESgoverno.
Agora me diz, quem é o incompetente?
E ainda perguntam porque é que o PARÁ não sai das manchetes?
e só aparece tudo que não presta!
Porque será hein????

Anônimo disse...

Não é o tucanato que "tenta criar fatos" é a incompetencia, a ingerencia dessa governadora. Ninguém inventa não. Os paraenses sofrem na pele essa falta de gestão. Certamente você que fala e porque nunca necessitou de tratamento HOL. É um dos que mamam nas tetas desse DESgoverno e por isso defende. Vamos ser justos, essa mulher não fez e nem fará nada pois é uma INCOMPETENTE!

Anônimo disse...

Dr. Paulo Soares, você é nosso heroi... Estamos contando com o senhor, pra salvar o Ophir Loyola desse caos que a turma da MOSCOSO(PMDB) deixou o hospital.
Boa Sorte!

Anônimo disse...

Agora querem empurrar tudo no rabo do PMDB mas não se esqueçam que quem está lá no poder é o PT. A DESgovernadora é do mesmo partido do Sr. Lula. Lembrem-se!

Anônimo disse...

De tudo isso, só sei de uma coisa: Ái que saudades dos Tucanos.Eramos felizes e não sabiamos.

Anônimo disse...

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS
ESTÁ AÍ TODA A IMCOMPETENCIA DESTA SENHORA MAIS DO QUE BALZAQUEANA DE CORAÇÃO ARDENTE.
JÁ FOI VEREADORA, VICE PREFEITA, DEPUTADA FEDERA, SENADORA, E AGORA GOVERNADORA E NUNCA TEVE UM PROJETO PARA O ESTADO
TAÍ, NÃO SABE SER GESTORA
É UMA FALÁCIA IGUAL AOS SEUS ASSESSORES
QUE EM VEZ DE NÚCLEO DURO DEVERIA SER CHSMSDO DE NÚCLEO BURRO
ENQUNTO ISTO NA SALA DE JUSTIÇA A LIGA DOS INTERESSADOS MINEIRINHOS ENCHE O BOLSO DE DINHEIRO DAS TRETAS DO CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS
INVESTIGUEM A AÇÃO METRÓPOLE E VERÃO QUANTO MARCILIO METEU A MÃO
COMO DISSE UM ANÔNIMO
HOT SO
HOT SEE

Anônimo disse...

As críticas postadas neste blog vão muito além de um simples tiroteio entre facções políticas rivais; se percebe que uma grande parte do funcionalismo quer mudanças, exige transparência e probidade na administração pública. Politicagem, esquemas de desvio de dinheiro, nepotismo, privilégios, descaso, autoritarismo, etc, certamente são alguns dos alvos desta desejada reforma.

Se os servidores continuarem servindo de "massa de manobra" de políticos de situação e oposição, sempre e sempre haveremos de ler essas bobagens como "quem mandou votar em fulano", ou "nós eramos felizes e não sabiamos". O funcionalismo precisa estar unido e participar de reivindicações justas entre todas as categorias (nada de disparidades).

Anônimo disse...

O sr Paulo Soares só demosntrou até agora sua total incapacidade de gerir um hospital público. E quem falou que ele está tentando moraizar o hospital é mais um bobinho acreditando na eloquência do diretor... E simplesmente duvido que os tucanos estejam se dando ao trabalho de colocar qualquer mat´ria no jornal, afinal nem precisa!! AS pessoas estão morrendo messsmooo!!!! O Estado está com descaso mesmo!!! E o sr Paulo Soares insiste em sua guerra de braço com os médicos da radioterapia para demonstrar sua arrogÂncia!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 9:02
Como pode ser ver o senhor está completamente por fora das coisa no HOL com relação aos radioterapêutas. O diretor quando assumiu, os médicos que "teriam direito" a produtividade não recebiam desde janeiro com exceção de uma médica radioterapêuta que estava recebendo em dia e porque? Ela simplesmente era concursada do estado e tinha um contrato particular (imagine) com mais um salário e ainda uma cláusula que previa produtividade (quer mais irregularidade que isso?)diferente dos outros radioterapêutas que recebiam uma salário e mais produtividade como todo mundo. Foi alertado pela procuradoria sobre esta ilegalidade e solicitou um parecer juridico sobre o caso em tela ao receber o parecer solicitou que a médica tomasse ciência e se manifestasse ainda disse a ela que poderia ficar recebendo como todos os outros ou seja o salário mais a produtividade. Ela resolveu abandonar o serviço e ir para São Paulo, o que já fazia todo fim de semana pois o marido mora em São Paulo. E até agora não comunicou nada HOL. Acontece que ela está tendo dificuldade de arranjar um emprego que pague o que recebia aqui no HOL, que coisa!
A produtividade paga pelo HOL era totalmente irregular e a Auditoria do Estado já havia apontado quando ali realizou a auditoria, não havia base legal. O diretor mesmo asim pagou o mês de fevereiro e foi alertado que procurasse um memio legal e assim o fez. Já tramita na Assembleia Legislativa uma lei para legalizar o pagamento e ainda está pagando todos os atrazados em bases legais e já começaram a receber. Cada um dos radioterapêutas irá receber perto de 40 mil reias de atrazados (é pouco?) e ainda recebem atualmente, fora a produtividade cerca de oito mil reias (quer mais). O que se precisa saber é que mesmo assim eles continuam trabalhando só um turno apesar da insistência do diretor para que eles trabalhem nos dois turnos. Se eles só trablham um turno o que fazem no outro? Querem mais? Eles estão sendo contatados pela OS que assumiu o hospital de Santarém para que trabalhem também por lá, imagine só. Agora o HOL vai ter que dividir os radioterapêutas. Que beleza.
Tudo isso porque se solicita quatro aparelhos para o Pará e quem solicitou esqueceu que faltam especialistas desta área em todo Brasil. (que coisa).

Anônimo disse...

Realmente nos tucanos éramos felizes e não sabiamos, pois a equipe do Dr. Nilo era super competente, principalmente a adm do setor de compras que sempre teve créditos na praça, pois não beneficiava ningúem e compravam os materiais do HOL, por exemplo remédio no mesmo preço do M.Saúde e do INCA, pena que esta adm atual não buscou profissionais competentes para assumir tal setor, como a cont Alcilene, e demais que formavam uma excelente equipe. Paulo Soares voce é igual aos outros está com os olhos tapados e não vê os funcionários que poderiam lhe ajudar, pena que voce acredita em tudo que as pessoas lhe dizem.

Anônimo disse...

Paulo Soares diminua a quantidade de asessores que tem na Diretoria Adm e Finan, principalmente as secretárias, que não sabem tratar seus colegas de trabalho, pessoas cheias de problemas, estressadas, como a tal de Elza Chaves, antigamente´só tinha duas pessoas e faziam sues trabalhos melhores do que este monte de gente que fica papeando e ganhando dinheiro sem fazer nada.Abre os olhos Sra. Governadora e Diretor geral.

Anônimo disse...

Diretores do HOL, a Sra. Nazaré ex-chefe de gabinete da Laura Rossetti, empregou todos os seus parentes como filho, irmãs, ex-marido, e tambem a Sra.Elza chaves que tucana, no tempo da adm do PMDB empregou sua sobrinha que trabalha na informática do HOL, isso não é NEPOTISMO, sr Diretor Geral Paulo Soares????????????????, Veja se toma alguma providência que isso não pode continuar, apesar que atualmente a Dir. Adm e Finan, está fazendo a mesma coisa,será que ela aprendeu com a DEANE, ex-chefe do DRH, pois são muito amigas????????????????????????????

Anônimo disse...

ANÔNIMO 23:52 E 23:57, PQ TANTO INCOMÔDO COM AS ASSESSORIAS DA DAF DO HOL? QUERIAS ESTAR LÁ OU NÃO TENS O QUE FAZER NA TUA SALA E POR ISSO FICAS TOMANDO CONTA DO TRABALHO ALHEIO?..... VAI TRABALHAR...

Anônimo disse...

Não sei qual é a coincidência mas todas as vezes que trato alguns assuntos o Barata não publica.
O tucanato continua dando as cartas pro Paulo Soares. Seu principal guru, a Helena Acatauassu é quem está dando as cartas por lá. Ela elaborou a lista com os nomes de todos os funcionários que tem algum laço com membros da Diretoria anterior, além de ser filha de um tucano de carteirinha, o senhor Carlos Acatauassu, o mesmo da Arcon nos governos Tucano. Além disso, a atual diretora administrativa e financeira, a Rosi também vem do ninho tucano, foi chefa de departamento durante todo o mandato tucano, ainda está assessorada por um sobrinho da ex-diretora administrativa e financeira da época do tucanato. Ele é quem toma conta dos empenhos do hospital, dita as regras de quem tem que receber seus empenhos... O comando é geral do tucanato, o Paulo Soares é apenas um mero coadjuvante para tomar o HOL do PMDB. Ai que saudades do Dr. João, Ribamar, Jair, Acácio e Helena Moscoso.