quarta-feira, 30 de setembro de 2009

OAB – O perfil do convidado

Advogado criminalista, de 74 anos, Márcio Thomaz Bastos (foto) foi presidente da OAB-São Paulo de 1983 a 1985, tendo participado intensamente da campanha das Diretas Já. Ele foi presidente nacional da OAB no período da Assembléia Nacional Constituinte, entre 1987 e 1989. Foi também um dos autores da petição que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, hoje senador e aliado do presidente Lula, do qual Bastos foi ministro da Justiça, no primeiro mandato do atual presidente.
Bastos ficou célebre também pelos nomes para os quais advogou, dentre os quais figura ACM, o lendário Antônio Carlos Magalhães, o falecido babalorixá da política baiana, ícone dos caudilhos, de uma linhagem que também inclui o ex-presidente José Sarney, o atrapalhado atual presidente do Senado. Sarney, recorde-se, foi recentemente flagrado embolsando dinheiro público indevidamente, utilizando cargos públicos para neles acomodar parentes, próximos e distantes, e bancando o tráfico de influência, embora as denúncias nesse sentido sejam por ele atribuídas a uma suposta trama da imprensa, para desacreditar as instituições democráticas. De resto, Sarney manteve seu mandato de senador incólume com o apoio expresso do presidente Lula e do PT, ao qual é filiado desde 1984 Jarbas Vasconcelos, o candidato a presidente da OAB/PA.

8 comentários :

Anônimo disse...

Também foi advogado do "Doutor" Almir, mandante do "massacre de Eldorado do Carajás". Conseguindo livrá-lo.

Anônimo disse...

Também se ofereceu pra ser Ministro da Justiça, no governo Lula. Sublinhe-se, bem, "se ofereceu".

Anônimo disse...

Com o texto dos anônimos das 13:10 e 13:43, é de se pensar que se trata de um péssimo advogado, do qual deveríamos nos envergonhar.
Pelo amor de deus. Lembremos que ele não é Juiz, mas sim advogado.
Trata-se de um dos maiores do país, deveríamos reverenciá-lo.
Vão estudar e fazer concurso público. Deve ser a vocação de vcs.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 16:40,

Você deve achar o Toffoli uma sumidade, não?

Anônimo disse...

LEMBRAM DO ÍNDIO GALDINO QUEIMADO EM BRASILIA A UNS ANOS ATRÁS?POIS BEM, ESTE AI ERA O ADVOGADO DE DEFESA DOS JOVENS ENDINHEIRADO,E DEPOIS VEM POSAR DE BOM PASTOR/ORA VÁ LAMBER SABÃO PARA VER QUE GOSTO TEM...
INCLUSIVE POR SUAS INFLUêNCIAS OBSCURA,CONSEGUIU MANTER OS MARGINAIS LIVRE POR UM BOM TEMPO.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 19:18.

Não acho uma sumidade, mas pelo perfil e trajetória parece ser um grande advogado. Isto, porém, não o qualifica a ser ministro do supremo. A escolha é muito equivocada.
Mas se olharmos sua trajetória na advocacia aos 40 e poucos anos, sem dúvida, podemos dizer que é um profissional bem sucedido. O que não o qualifica, repita-se, para o cargo da ministro.

Anônimo disse...

Márcio Thomaz Bastos no que se refere ao exercício da advocacia, deve ser um exemplo. Sempre pegou as causas mais absurdas e conseguiu dar cabo a elas. Foi um bom Minsitro no Governo Lula, e é um tipo de profissional que não precisa se beneficiar de cargos públicos para vencer...Se todos os advogados fossem assim....

Anônimo disse...

Tanto o doutor Toffoli quanto o doutor Bastos, são bons advogados
nesse país.Quem desconhece isso ou é desinformado ou pernicioso.Não consegue disfarçar seu rancor elitista travestido de oposição.