quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CDP – A versão do advogado Nelson Marzullo

A propósito da nova denúncia do MPF, o Ministério Público Federal, na qual teve seu nome arrolado entre os suspeitos de falcatruas na CDP, a Companhia Docas do Pará, recebi e publico, com o justo destaque, a versão do advogado Nelson Francisco Marzullo Maia. O MPF acusa Ademir Andrade e oito de seus auxiliares diretos de inserção de informações falsas no banco de dados da CDP durante a gestão do ex-senador do PSB, hoje vereador de Belém pela mesma legenda, como presidente da empresa.

“Caro jornalista Augusto Barata,

“Infelizmente, após ler a denúncia formulada pelo Ministério Público Federal, através do seu procurador André Viana, que deve ser um grande admirador do ‘inspetor Clouseau’, sabendo que foi ‘rápido em apresentar a denúncia’, em ‘pouquissimas laudas’, após quase quatro anos de intensa investigação policial realizada pela Polícia Federal, que contém vários depoimentos, que contém a busca frenética de obter informações junto ao controle do faturamento da CDP. A Polícia Federal, porém, além de não descobrir qualquer indício ou suspeita que tenha gerado o desvio de valores na CDP, optou pelo não indiciamento de qualquer pessoa, ora relacionada pelo MPF. Pois bem, é que a sociedade paraense não sabe o que ocorreu na CDP e só vai ser informada, homeopaticamente, quando ficar comprovada atuação maléfica de alguns e a inocência de muitos. Esses inocentes estão sendo prejudicados, humilhados, constrangidos diariamente pelo MPF. O representante do MPF se apegou a um único depoimento, que não é revelador, que pode ser facilmente questionável, pois o contrato de trabalho dessa pessoa tinha sido encerrado no mesmo período da investigação policial, em 2005. O representante do MPF não leu o processo, não fez questão de ler o processo, ou quem sabe se baseou em meras ‘especulações freudianas’, num contexto bem basilar.
“Sabendo que a verdade virá à tona de qualquer forma, apresento minha versão sobre os fatos. Primeiramente, seis meses antes da Operação Galiléia, quando era assessor jurídico da CDP, verifiquei junto ao sistema de controle do faturamente da CDP, e descobri que várias empresas deixaram de recolher e pagar as notas fiscais de suas operações. Comuniquei tal fato à presidência da CDP, encaminhei 07 ofícios cobrando providências, o último datado de 05.04.2006. Aliás, todos esses documentos se encontram no inquérito policial. Apesar de terem sumidos, fiz questão de juntá-los novamente ao processo. A direção da CDP, através do seu presidente Ericson Barbosa, juntamente com os diretores, decidiram no dia 24.03.2006, um mês antes da Operação Galiléia: 1) AUDITORIA NO SETOR DE FATURAMENTO 2) ABERTURA DE SINDICÂNCIA PARA APURAR OS FATOS 3) ENCAMINHAMENTO AO CONSAD, CAP, CONFIS e TCU PARA CONHECIMENTO E ACOMPANHAMENTO. O trabalho de convencimento foi feito por mim. Com a Operação Galiléia, até a presente data, não foi realizada AUDITORIA NO SISTEMA e a SINDICÂNCIA foi arquivada. A história vai muito além disso. Os interesses de quem denuncia não são os mesmos interesses daqueles que não indiciaram; portanto cabe também investigar a quem interessa denunciar pessoas inocentes, a quem interessa colocar numa mesma cela, os responsáveis dessa improbidade administrativa (e tiveram benefícios) com aqueles que não tiveram má-fé ou se beneficiaram de alguma forma.
“Então, me sinto cansado, e descrente com o Ministério Público Federal. Esses ‘paladinos da justiça’ arruinaram com as vidas de diversas pessoas, e não conseguem sustentar os indícios ou suspeitas ou desmascarar depoimentos duvidosos. O MPF deve ter gasto centenas de milhares de reais para denunciar sem apresentar qualquer prova palpável, o que seja pelo menos uma única prova palpável inquestionável. Não ocorreu e nem vai ocorrer. Pobre procurador André Viana, que DEUS venha perdoá-lo, pois você está sendo um instrumento vingança, perseguindo gratuitamente a pedido de pessoas que outrora assinavam coletivamente, e hoje apresentam o senhor como o único autor dessa vergonhosa denúncia.

“a) Nelson Marzullo Maia”

24 comentários :

Anônimo disse...

Ah é, então tá!?!
Marzullo, meu velho, quem num te conhece que te compre...

Anônimo disse...

Só mesmo um idiota, desses que não conseguem desenvolver o mais pueril dos raciocínio puerís, seria capaz (ou incapaz...) de dar crédito a esse amontoado de lorotas.

Anônimo disse...

Daqui a pouco vão querer indenização do Estado por acusação infundada.

Anônimo disse...

Ademir e sua quadrilha, formam uma corporação de vestais da Administração Pública, tão honestos e puros que eles são. Coitados, foram injustamente denunciados pelo MPF, que baseou a sua denúncia numa mentirosa operação da PF. Todos estão errados. Todos. Com a explicação dada pelo advogado, pronto, tudo ficou devidamente esclarecido. Creio que não há nada mais a ser apurado. O juiz federal deve mandar arquivar o processo, e tudo deve ficar "como dantes no quartel-general de Abrantes".

Anônimo disse...

COITADOS, TÃO INOCENTES...

Anônimo disse...

Sem qualquer julgamento de mérito, considero importante a manifestação do advogado Nelson Marzullo. Todos sabemos que o Ministério Público não é o senhor da razão, como também é integrado por pessoas sérias e outras que, ao contrário do que estabelece a Lei Orgânica do MP, necessita de projeção e adora uma mídia. Não posso afirmar que seja o caso desse procurador. Todavia, quem milita na advocacia já viu de tudo, até memso inúmeras ações meramente "perseguitórias" e não persecutórias, o que viola os fundamentos do Estado Democrático de Direitro.
Aliás, se existe mesmo esse tal de Estado Democrático de Direito, os procuradores não deveriam temer a Lei da mordaça, até porque quem não deve não teme e todos devem ser fiscalizados, sem exceção.
Infelizmente, muitas dessas ações são motivadas por questões pessoais que somente Freud poderia explicar.
Não adianta as pessoas defenderem intransigentemente o MP, exceto os leigos na militância jurídica, porque a verdade é que o órgão é integrado por seres humanos, sujeitos ao cometimento de erros, como qualquer outro servidor público.
Concordo com os poderes constitucionais do MP, porém é inaceitável o tipo de fiscalização sobre seus integrantes e a ausência de normas específicas para coibir os abusos praticados. Em qualquer sociedade que se intitula democrática isso é plenamente normal.
No atual sistema brasileiro, o procedimento administrativo instaurado no âmbitodo MP é um afronta ao direitos e garantias do cidadão. Na maioria da vezes, situações que poderiam ser simplesmente esclarecidas por esse procedimento, bastando ouvir o investigado, acabam levando pessoas inocentes a responder a intermináveis processos judiciais porque não tiveram acesso a qualquer tipo de procedimento do MP, ficando, na lamentável afronta ao princípio de presunção de inocência, condenados antecipadamente pela mídia e por toda socidade, sem que, muitas vezes, qualquer senteça judicial tenha sido prolatada, ou seja, simplesmente por responder ao processo.
Isso é uma constatação. Triste o nosso tão propalado Estado DEmocrático de Direito. Ou melhor, este só existe para quem detém o poder de perseguir e processar quem bem entender.

Anônimo disse...

Barata, conheço o Procurador André e sei que não é leviano. Aliás, todos os Procuradores da República no Pará são sérios e responsáveis. Se ele denunciou alguém, viu fortes provas. Então, os réus que se defendam. E a defesa tem que ser no processo.
E quem conhece de perto Ademir Andrade e sua "tropa" na CDP, não tem dúvidas...
O quer não pode agora é o MPF ser crucificado porque processa alguém. Ora bolas, se não processa é omisso, e se processa é leviano. Pobre da sociedade se não fosse o MP nesse país. Só quem não gosta do MP são os criminosos do colarinho branco e a elite golpista.

Anônimo disse...

Pelo que o Ademir e sua gang fizeram na Sead, da pra entender porque estão sendo processados pelo MPF.
Porém não deve dar em nada mesmo, a quadrilha continua mandando na CDP. A prova é a nomeação do filho do Bordalo, um destemperado, para a área de licitação.

Anônimo disse...

Essa gang do PSB é tão inocente. Coitadinhos. Nunca desviaram nada. Se o Ministério Público pedir o contrato de combustíveis a SEAD. Não teremos espaço em delegacia. Só falcatrua com o beneplácito da AGE. Toma bandalheira. É só o MP pedir ao Wilson Desodesto Empregador de Parentes.

Anônimo disse...

Eu acho que o advogado Marzullo, vai precisar de um bom profissional para sua defesa, pois com os argumentos e coerência apresentados neste texto, tá muito difícil ele convencer alguém!

Anônimo disse...

Hora meu, o Dr. Marzullo está afirmando em sua noticia que realmente houve FATURAS REALIZADAS, mas os recursos não entraram no Caixa da CDP. Advinha pra onde foi. advinha o nome do Crápula?
Resp. ADEMIR GALVÃO ANDRADE.

Anônimo disse...

CONHEÇO MUITO BEM MARZULLO
ACREDITO NELE PIAMENTE
TALVEZ ALGUNS COMENTÁRIOS
NÃO ENTENDERAM, E POR QUE QUEM FEZ A DENÚNCIA DO ESQUEMA DO FATURAMENTO FOI O NELSON MARZULLO, E ELE ESTÁ SE QUEIXANDO DO PROCURADOR, QUE PARECE QUE NÃO LEU O PROCESSO

Paraoara Socialista disse...

Barata
Essa escumalha tem 'probrema'!
Ou são analfabeos funcionais já que não compreendem o que lelem ou seu mal caratismo é tão exacerbado que pensam que com seus comentários levianos vão convencer alguem.
o adv Marzullo é uma pessoa séria e competente.
Tanto que foi ele que pediu as apurações das irregularidades pelas quais depois seria preso e algemado numa demonstração cabal do despreparo de nosso aparato policial.
Ler essa manifestação e continuar acusando Marzullo só pode ser desídia dos seus inimigos que não perdoam a sua postura honesta e coerente.
Pobre Pindorama onde a última flor do Lácio é inculta e bela. Que os bons filhos desse solo possam ver a aurora dos novos tempos e a escumalha seja varrida para o lodo onde gostam de chafurnar.

Paraoara Socialista disse...

Barata
Essa escumalha tem 'probrema'!
Ou são analfabetos funcionais já que não compreendem o que leem ou seu mal caratismo é tão exacerbado que pensam que com seus comentários levianos vão convencer alguem.
o adv Marzullo é uma pessoa séria e competente.
Tanto que foi ele que pediu as apurações das irregularidades pelas quais depois seria preso e algemado numa demonstração cabal do despreparo de nosso aparato policial.
Ler essa manifestação e continuar acusando Marzullo só pode ser desídia dos seus inimigos que não perdoam a sua postura honesta e coerente.
Pobre Pindorama onde a última flor do Lácio é inculta e bela. Que os bons filhos desse solo possam ver a aurora dos novos tempos e a escumalha seja varrida para o lodo onde gostam de chafurnar.

Anônimo disse...

An, tá cheiroso?! Pega essas tuas palavras verdadeiras e põe tudo nas laudas e laudas da defesa escrita dos teus apaniguados, digo, clientes! O Juiz que for julgar o caso vai inocentar todos eles! Faz isso, faz!

Paraoara Socialista disse...

Anônimo das 11:14
Antes de me criticar identifique-se canalha, pois não charfudo na lama de teus comezinhos interesses.
Não me trate pelo tratativo que usas para as tuas negas, escumalha! Não me dou ao desfrute de me tratares assim pois não me conheces e nem faço questão de conhecer pessoa biltre como és.
Eu não sou o Nelson Marzullo, tenho perfil e Blog aqui, me respeite pois eu não sou teu Pai que não soube te dar educação e nem carater !

Paraoara Socialista disse...

Postado no Blog da Franssinete

Cara Jornalista
Somente reproduziste a noticia, deverias ter aposto algum comentário de sua lavra, qual o motivo de não o faze-lo?
Essa é uma tentativa de requentar um assunto que já está na alçada e na pauta da JF; + os Procuradores que são desafetos do adv N Marzullo arrumaram esse beócio para assinar uma denuncia que eles não tem + coragem de faze-lo coletivamente como antes. O procurador em vez de assinar açodadamente deveria ler com atenção os inquéritos apresentados para depois não ficar ofendido com as pertinentes críticas.
A PF após exaustivas investigações ainda não havia indiciado nenhum dos envolvidos em que pese ter armado um verdadeiro show de pirotecnia desnecessária e altamente custosa aos contribuintes em que conduziu algemados desnecessáriamente pessoas que não apresentavam perigo algum a sociedade e ao forte aparato policial desnecessariamente mobilizado. Como o custeio disso não sai do bolso dos delegados + antes sim de nosso suado trabalho... as favas os escrupulos de consciência! Já ouvi essa frase antes, onde foi mesmo ? Se não me engano depois dela foram 11 anos de profundo obscurantismo.
Aldenor Júnior, da Força Socialista que Chiquinho Cavalcante chamava de FDP integrante da 'Farsa Socialista', trotskista diletante que hoje se diz seu amigo irmão, como a força da $$$ muda as coisas! Esse aguerrido militante foi também Ch de Gabinete do então Dep ED1000SOM onde deve ter aprendido muito sobre 2 contra-cheques e outras formas de se driblar o Leão.

Ademir, o galileu, como ordenador de despesa foi quem fez toda a tramoia e arrastou consigo os D+ militantes do PSB que estavam na CDP. É só examinar o material existente e se separa o joio do trigo. Só analfabetos funcionais não o conseguem ou aqueles cuja subserviência ao Galileu oblubilam suas consciências vendidas por bem + que 40 dinheiros!
Nelson Marzullo ex-funcionário concursado do BB, ex-dirigente do Sindicatos dos Bancários do Pará e Amapá a quem coube derrubar o arqui pelego Carlos Levy que foi abatido em plena Av Nazaré por seu próprio irmão. Advogado militante que defende posseiros contra o avanço do Latifundio em nosso querido Pará, sendo que ambos não somos filhos dessa terra + a adoramos como se fossemos.
Marzullo fornece não só as versões dos fatos como também indica as providências que tomou enquanto Gerente Jurídico, que eram de sua alçada; reforçando que não cabia a ele ordenar as despesas, tarefa exclusiva do Presidente da CDP.
A pergunta que não quer calar merecia acurácia de vossa verve:
A quem interessa a denúncia? Serão os mesmos interesses daqueles que não indiciaram? Lógico que não!Portanto cabe também investigar a quem interessa denunciar pessoas inocentes, a quem interessa colocar numa mesma cela, os responsáveis dessa improbidade administrativa (e tiveram benefícios) com aqueles que não tiveram má fé ou se beneficiaram de alguma forma.
Vou arriscar uma pista a tão intrigante questão:
Quem são os ocupantes-mor da Secretária de Segurança Pública?
Qual a função que exerciam na época da Operação Galiléia ?
Respondidas essas questões, quem sabe, se chegará a uma resposta razoável que elucide a pergunta que não se cala após a Operação Galiléia !

joão gomes - PT disse...

só polêmica acontece com advogado marzullo, uns falam mal dele outros elogiam e até chegam a brigar por ele.
conheço ele muito bem e espero que consiga provar sua inocência...

Paraoara Socialista disse...

joão gomes - PT
Provar Marzullo vai provar + a que custo ? Pois enchovalhar a vida de um aguerrido militante das causas sociais é coisa que produz um desgaste pessoal tão intenso que já se refleta na saúde dele. Ontem mesmo tive de leva-lo a emergência de um Hospital Público com uma grave crise de Hipertensão que foi agravada pelo stress emocional ao ler as diatribes que a escumalha anônima posta. Não é fácil digerir a diarréia mental de seres pusilânimes a serviço daqueles que se locupletaram do Erário e querem levar a chafurnar na lama aqueles que lá estavam a trabalhar corretamente pois acreditam no Socialismo... coisa que o Galileu desconhece pois para ELE é "Mateus, primeiro os meus"!

Anônimo disse...

TOMARÁ QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO PROVE AS ACUSAÇÕES APRESENTADAS ATÉ PQ CASO NÃO FIQUE NADA PROVADO O DR MARZULLO VAI PROCESSAR A UNIÃO E O PROCURADOR ANDRÉ VIANA POR EXCESSO DE INCOMPÊNCIA

CADMO JUNIOR disse...

Antes de mais nada, quero informar que sou o Advogado do Dr. Nelson Marzullo nos vários Feitos que o envolveram no assim chamado "Caso CDP". Como Advogado, sempre fui um defensor intransigente das atribuições que a Constituição Federal consagrou ao Ministério Público, entretanto, lamento enormemente que ao fazer uso delas, a Instituição esteja se valendo de denuncismo vazio e de "provas" que só existem em seu imaginário a respeito da improbidade na CDP. Digo isso especialmente no que diz respeito ao Dr. Marzullo que, absurdamente, foi novamente denunciado pelo Ministério Público Federal no caso do "faturamento" da CDP, quando, inclusive, meses antes da deflagração da "Operação Galiléia" ele já havia solicitado à Direção da Companhia de Docas que apurasse o descalabro patrocinado por alguns de seus "dirigentes" em perdoar a cobrança de valores próximos a R$5 mil Reais, favorecendo ilicitamente algumas empresas. Ora, estão punindo o justo juntamente com os pecadores! O MPF tem pago um preço institucional bem caro por conta do seu açodamento nesta questão e que poderá questionar a sua aura de infalibilidade e competência, senão vejamos: 1 - o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, POR UNANIMIDADAE (7 X 0), ratificou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de que o Dr. Nelson Marzullo não cometeu nenhuma irregularidade que teria motivado a abertura ainda em 2006, de um Processo de Investigação Eleitoral contra ele. Processo por si só lamentável, porque Marzullo sequer fora candidato no pleito daquele ano para sofrer tal investigação. PONTO PARA MARZULLO; 2 - O Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1, desaforou a Ação Penal que tramitava na 3ª Vara Federal de Belém, onde figura Marzullo como acusado, por conta do fôro federal ser INCOMPETENTE para apurar e processar uma causa em que seja "vítima" uma sociedade de economia mista, ainda que originariamente federal, remetendo-a para a Justiça Comum estadual. Como Advogado, havia questionado a competência da justiça federal para apurar tal situação, tese que foi aceita pelo TRF1 m Brasília. PONTO PARA MARZULLO; 3 - O MPF voltou a insistir junto à Justiça Federal, agora através da segunda denúncia que resultou na segunda Ação Penal, em processar o Dr. Nelson naquele fôro incompetente, o que não prosperará. PONTO PARA MARZULLO.
Ainda para esclarecer: Nelson também responde a seis (06) Ações Civis Públicas por "improbidade administrativa" e que tramitam na 2ª Vara Federal de Belém, sendo seu Autor o MPF. Nelas, Ações Civis, como na Ação Penal desaforada da 3ª Vara Federal, como na Ação de Investigação Eleitoral, a principal acusação do MPF, inclusive assinada pelos mesmos procuradores da República, é de que Nelson se beneficiou politica e financeiramente por conta de "pareceres jurídicos" dados por ele em favor de empresas que tinham contratos com a CDP para se "lançar candidato", expor painéis de rua (outdoors) e embolsar dinheiro público. A incompetência dos Procuradores que assinam todas essas Ações é de tamanha grandeza, que vêm perdendo seguidamente o seu viés, não só do ponto de vista do Direito, como processualmente, conforme eu disse acima. O despudor de atacar generalizadamente e se respeitar o cuidado necessário para fazê-lo, enlameou o nome de um profissional competente e que tem uma história de militância política em favor do povo brasileiro. O mais lamentável nisso tudo, é que num futuro próximo, quando ficar provado em definitivo que Nelson Marzullo não se apropriou indevidamente de nenhum valor de dinheiro público, o seu nome já estará maculado definitivamente, e por mais que ele consiga as reparações pecuniárias que tem direito, jamais se livrará da nódoa que lhe foi impingida pelos incompetentes que se escondem atrás de suas atribuições constitucionais e que jamais sequer reconhecerão do alto de seus empoados orgulhos que erraram e continua errando contra um homem de bem.
E tenho dito.
CADMO JUNIOR (Advogado / OAB-PA 4749)

CADMO JUNIOR disse...

Antes de mais nada, quero informar que sou o Advogado do Dr. Nelson Marzullo nos vários Feitos que o envolveram no assim chamado "Caso CDP". Como Advogado, sempre fui um defensor intransigente das atribuições que a Constituição Federal consagrou ao Ministério Público, entretanto, lamento enormemente que ao fazer uso delas, a Instituição esteja se valendo de denuncismo vazio e de "provas" que só existem em seu imaginário a respeito da improbidade na CDP.
Estou a cavalheiro para continuar afirmando que Nelson Marzullo não cometeu qualquer deslize na CDP, e que tanto a Polícia Federal produziu um inquérito risível, imprestável juridicamente, como o MPF foi afoito em denunciá-lo sem ter tido o cuidado de fazer uma triagem séria nas ditas "provas" coligidas por aquele IPF, envolvendo-o conjuntamente com quem de fato tinha poder e meteu a mão no erário.
O TSE já deu uma demonstração cabal de que Nelson é na verdade vítima, e não bandido. O TRF1 já deu mostras de quão competente processualmente são os procuradores da República no Pará. A Justiça Federal civil confirmará breve que nada é devido por esse cidadão de bem que é Nelson Marzullo. Quem viver verá quem tem a verdade e a competência de seu lado, mas que com certeza não estão com as "versões oficiais", essas que valem muito menos do que os fatos!
E tenho dito.
CADMO JUNIOR (Advogado / OAB-PA 4749)

Anônimo disse...

FALAR DO NELSON MARZULLO E FALAR DE HOMEM INTEGRO,HONESTO,CORRETISSIMO.ESSAS QUALIDADES NAO SE ADQUIRE,ELAS VEM DE BERCO,DE EDUCACAO,DE ESTRUTURA FAMILIAR. PESSOAS QUE NAO SABEM O QUE E ISSO NAO SABEM DESTINGUIR O CERTO OU ERRADO.

Liete Cardoso disse...

Eu perdi o contato do Dr. Nelson Marzullo,se for possível alguém pode me passar o contato dele .
Meu cel. 93 984033547