segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CONCURSADOS – A cara-de-pau de Bira Barbosa

A Alepa realizou nesta segunda-feira, 16, no auditório Deputado João Batista, uma sessão especial para discutir a situação dos aprovados em concursos públicos, mas que ainda aguardam ser chamados. A Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará, revela que ainda há mais de oito mil concursados aguardando nomeação para os órgãos da administração pública estadual. Todos, inclusive, dentro do número de vagas ofertadas. Nenhum, portanto, no cadastro de reserva, segundo garante a Asconpa.
Durante a sessão especial o deputado tucano Bira Barbosa protagonizou um inusitado episódio. Com um cinismo capaz de corar anêmico, ele se solidarizou com os concursados, vociferou contra o governo Ana Júlia Carepa e garantiu o apoio incondicional do PSDB aos concursados. Justo o PSDB, que governou o Pará por 12 anos consecutivos, de 1995 a 2006, privilegiando a contratação de temporários em detrimento da necessidade de realização de concursos públicos.
Originário do PT, Bira Barbosa fez carreira no PMDB, até que, no governo do tucano Simão Jatene, migrou para o PSDB, presumivelmente imaginando o ocaso do ex-governador Jader Barbalho, seu antigo patrono político e líder inconteste do PMDB no Pará. Nas eleições de 2006 ele acabou como suplente e só retornou à Alepa com a eleição do ex-deputado tucano Cezar Colares para o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios, na vaga destinada à Alepa.

10 comentários :

Anônimo disse...

uma vergonha a ana julia nao se interessar pelos concursados aprovados no cncurso publico do
IML
Pais que sairam de seu emprego acreditando nestes ignorantes petistas.
Vamos ter vergonha na cara,minha gente.

Anônimo disse...

"Quem te viu, quem te vê..."
Pergunta aí pro Bira, quantos concursos o PSDB realizou? Agora ele já trocou de lado, está a favor dos concursados. E como ficam os temporários deputado?
Eu se fosse ele, me escondia desses concursados, que estão lutando pelos seus direitos.

Anônimo disse...

Falta pouco pra justiça também aceitar a intervenção no Estado para nomeação dos concursados. Este governo não gosta de cumprir a Lei e debocha do TJE e do MPE.

Anônimo disse...

Barata,
Longe de mim ser de algum partido político, mas não posso deixar de registrar que na época em que o Simão Jatene foi governador diversos concursos foram realizados, sendo que, muitas nomeações foram efetivadas, lhe digo isso pois fiz vários desses concursos, o que acontece é que a Ana Julia enquanto governadora pouco nomeou candidatos,dando continuismo ao serviço "temporário".
Eis a relação de alguns dos concursos realizados:

2003 - ADEPARÁ
2004 - FUNCAP, COHAB, GASPAR VIANNA, SESPA.
2005 - EGPA, GASPAR VIANNA (novamente), Santa Casa, HEMOPA, IGEPREV.
2006 - BOMBEIROS, CENTUR, PGE, SEDUC, POLÍCIA CIVIL.

A realização desses concursos pode ser comprovada em visita ao site da UNB, sendo assim, que fique claro, que o governo do PSDB não foi feito só de nomeação de temporários,temos que ser justos e dá os créditos devidos, pois eles nomearam muita gente!

Anônimo disse...

Não dá para defender ninguem porque desde 1988 so poderia entrar mediante concurso no serviço publico ,mas os politicos dão emprego para os temporarios porque o dinheiro não é deles.
Os temporarios que estao no Governo da Ana são do tempo dos 12 anos do PSDB.
Falta de competencia desses governos.É triste.

Anônimo disse...

O deputado ao usar a tribuna do poder legislativo,mostra sua solidariedade aos concursados.isso tem incomodado muita gente,muitos que ali estao com mandato e ate os que nao o possuem, ficam mordidos pela constante intervençao de Bira.Isso se deve ao fato de ser o parlamentar um eficiente orador e estar antenado com as causas de interesse coletivo.da-lhe Bira.

Anônimo disse...

Esse Deputado Bira Barbosa, acha que o povo tem memória curta. Os discursos deste na assembléia levam a cre que este parlamentar sempre esteve ao lado do povo. Quando na gestão passada foi o grande capataz do Governo Jatene, inclusive se vendendo ao PSDB. Deveria neste país existir a pena de morte para políticos dissimulados, mentirosos e cara de pau, ai eu queria ver como seria a postura do Bira

Anônimo disse...

manda nomear os concursados dos peritos do Renato Chaves

Anônimo disse...

Eis que além dos temporários, prolifera a nova peste de "DAS/Comissionados" que em sua "versão moderna" ocupa o lugar do servidor efetivo, imperrando a possibilidade de acesso democrático do concurso público.

Anônimo disse...

Tudo bem, o MP tem que garantir os direitos dos concursados, mas onde estes estavam quando da contratação ahá anos atraz quando não haviam concursos? E os que já estão na porta da aposentadoria e contribuiram para o fundo de pensão do governo? Garantam também os direitos de quem trabalhou e pagou suas contribuições na fonte.