quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BISPO – Um breve perfil do novo arcebispo

Segundo revela a Wiikipédia, a enciclopédia virtual livre, dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima, Minas Gerais, a 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Em Nova Lima fez os estudos primários, concluídos em em 1960. Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu os cursos de Filosofia e Teologia na PUC-MG, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Dom Alberto Taveira Corrêa recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977. De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares, em Roma.
De 1978 a 1984 foi reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos diáconos da arquidiocese. Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral Vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e professor de Liturgia da PUC-MG.
No dia 24 de abril de 1991, quando era pároco o do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeadobispo auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima (MG).
Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica, permanecendo até 2000. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do CELAM, o Conselho Episcopal Latino-Americano.
No dia 27 de março de 1996 o papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica. Dom Alberto foi nomeado primeiro arcebispo metropolitano de Palmas.
Nesta quarta-feira, 30 de dezembro de 2009, o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo da Arquidiocese de Belém.

Nenhum comentário :