quarta-feira, 28 de abril de 2010

DESGOVERNO – O e-mail do chefe da Inteligência

Transcrevo em seguida, na íntegra, a versão do tenente-coronel Márcio Fernando Santos de Barros, novo chefe da Inteligência da PM.

“Caro Sr. Augusto Barata, observando os princípios da ética profissional e de meu direito de resposta, só tenho a dizer que realmente me preparei a vida inteira para ser um profissional dedicado e qualificado, compromissado com a Polícia Militar e com minhas funções que exerci não somente na PM e no Exército Brasileiro, mas também na Organização das Nações Unidas, Moçambique, onde tive o privilégio de integrar a Força Policial na Operação de Paz da ONU naquele país; em diversas unidades da PM dentre elas a COE - Companhia de Operações Especiais e no Batalhão de Choque. Nos últimos anos me dediquei, desde 2002 a terminar meus estudos superiores , tendo cursado uma gama de treinamentos e cursos em segurança, pública e privada, sou especialista nos dois temas, inclusive com cursos em outros países. Fui coordenador e professor de cursos superiores de segurança em faculdades de Belém, assim como ainda sou professor de cursos de formação de vigilantes, como outros colegas da PM, Polícia Civil e Guarda Municipal, esta última atividade que conquistei com preparo profissional e depois de ser aprovado em teste de credenciamento da Polícia Federal, como Instrutor de tiro do SINARM; ressalto que nosso estatuto dos policiais militares permite a atividade de magistério, o que sempre fiz desde Tenente.
“Quanto ao HANGAR Centro de Convenções, estava à disposição da casa Militar, por três anos, responsável pela segurança daquele centro, onde várias autoridades se fazem presentes diariamente em eventos do governo; a segurança do HANGAR é realizada por empresas de segurança legalmente contratadas e nunca fui responsável nem gestor de contratos, tampouco possuo qualquer ligação com alguma empresa de segurança, pode pesquisar junto à DELESP / Polícia Federal. Fui sim, Consultor e depois Diretor de Operações da empresa FIEL Vigilância e Transporte de valores, porém estava de licença sem vencimentos da Polícia Militar, não tinha vínculo naquele momento com a Segurança Pública, foi uma opção minha, para realização profissional; quanto à denúncias de que teria me associado com criminosos (bicheiros e empresários fraudulentos), não condizem com a verdade, pois nunca fui processado nem condenado por qualquer tipo de associação criminosa. Gozo de conceito positivo no meio da segurança pública e segurança privada, pelo esforço incessante em minha qualificação e porque por onde passo sou respeitado pelo meu trabalho, não tenho patrimônio incompatível com minha renda, nem me locupleto do dinheiro público. Farei meu trabalho na Inteligência da PM em favor da sociedade e do Governo do Estado, buscando pautar minhas ações na ética, no profissionalismo e na responsabilidade.
“Certo de vossa compreensão, a quem dispenso toda admiração.
“Atenciosamente

“MÁRCIO FERNANDO BARROS – Tenente-Coronel PM, Especialista em Gestão Estratégica de Defesa Social, Gestor e Especialista em Segurança Empresarial.”

9 comentários :

Anônimo disse...

coronel, como seria bom que os pms escrevessem tao bem quanto o senhor, deve ser isso que falta: investimento pesado na policia.Em todos os sentidos.

Anônimo disse...

Caro barata, tem algo estranho no ar, se você olhar o blog do wolgrand, vai constatar que o mesmo foi alocado pra reserva remunerada, pois exercia, além de major da pm, a função de professor no IFPA, pois não poderia acumular as duas funções!! e como o barros pode? o MPM não faz nada para averiguar isso?

Anônimo disse...

realmente como disse o oficial o magistério é autorizado na PM, desde que não seja no Governo do Estado acumulando estaduais pois não poderia gerar outro contrracheque nem outra matricula funcional. Ocorre também que o Wolgrand foi perseguido pelos tucanos, todos sabem. Era um oficial exemplar. Acho que algumas pessoas ao invés de criticar deveriam era estudar mesmo. Tem oficiais da PM aí roubando e ninguém toma providências, inclusive coronéis, vendendo a PM. E os delegado da Polícia Civil, pior ainda...

Anônimo disse...

Como este oficial da PM estava a serviço do Hangar, uma OS. Que eu saiba é proibido a cessão de qualquer servidor público estadual para as organizações sociais.

Anônimo disse...

è por essas especializações todas que o contigente da PM se esuqeceram de fazer a sua atribuição maior - policiamento de segurança pública. Eles estão confinandos nos seus batalhões, são mais militares que policiais. Militares devem ser exclusivamente das forças armadas. Policiais devem ser militares,e sim, policiais. è o que está faltando para a população.
Também há muitas policias, de todos os tipos e pra todos os gostos, se que isso faça que tenhamos policia, é só andar por ai e constatar isso. Isso gera a alternativa de fazer julgamento com as próprias m~~aos.
Na responsabilidade de realizar a segurança pública deveria ser de um órgão único, sem essa parafernália de siglas de todas as esferas de governo, que não produzem quase NADA.
Uma AUTARQUIA que tivesse exclusivamente a responsabilidade de policiar e não manter seus servidores a disposição de outros órgãos, como acontece hoje, fora de suas atividades obrigatorias.
Essa coronel, acho eu, que nunca foi a campo pra fazer uma ronda sequer, pelo seu currículo ele levou todos esse anos se preparando para não exerce sua atividade de policial e sim de militar.

Anônimo disse...

Barata, desculpa o palavriado, mas esse cidadão acabou de cagar na cabeça dos seus subalternos. Pelo visto ele é o "Capitão América-'Latrina'", pois com todo esse currículo ele deveria é estar inserido diretamente em projetos de segurança pública capazes de diminuir a violência na sociedade. Trabalha para a iniciativa privada e trabalha para o governo. Além do Capitão América-Latrina" acho que também é o 007 que está a serviço da "Rainha Ana Júlia", caçando os "inimigos" do reino.

Anônimo disse...

O tratamento que é dado à alguns oficiais da PM já é desigual agora imaginem como é o tratamento com os subordinados. Barata, vc que levanta e carrega a bandeira da liberdade de expressão deve comentar neste blog o absurdo efetuado pelo Comandante da PM por conta da manifestação dos familiares dos policias no dia 21/04 na Aldeia Cabana. Se esse país fosse mais sério já teria extinguido uma polícia que tem traços militares, este nome e estas atitudes relembram os tempos da ditadura. A polícia deve ter como princípio o respeito a dignidade da pessoa humana, sendo ela militar como isso pode ser possível?

Anônimo disse...

Barata pergunta ao Ten Cel Márcio Fernando se ele conhece o senhor Luizinho Drumond seu antigo patrão e chefe e vamos ver se ele responde.

Anônimo disse...

Taí Barata, uma boa pergunta mesmo para esse TC PM Fernando, double de segurança e araponga. Ele conhece ou não o Luizinho Drumont??? Já trabalhou pra ele ou não??? Já fez escolta pra contraventores??? Instalou ou não caça-níqueis??? Ele foi visto várias vezes indo levar o Luizinho no aeroporto. Responde aí TC Barros.