sexta-feira, 30 de abril de 2010

DESGOVERNO – A pressão dos peemedebista

A Famep, a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, da qual é presidente Helder Barbalho (PMDB), que é também prefeito reeleito de Ananindeua, reivindica que 50% dos recursos obtidos junto ao BNDES sejam destinados aos municípios. O líder do PMDB na Alepa, deputado Parsifal Pontes, defende um percentual de 51%.
Helder Barbalho é filho e presumível herdeiro político do pai, o ex-governador Jader Barbalho, o deputado federal que é o morubixaba do PMDB no Pará e a mais longeva liderança da história recente do Estado, responsável direto pela eleição de Ana Júlia Carepa em 2006. Depois de um primeiro momento, Ana Júlia Carepa passou a manter com Jader Barbalho uma relação ambivalente, entre tapas e beijos, para recorrer ao sucesso brega, digno fundo musical para os cambalachos que costumam pontuar a política no Pará.
Já o deputado Parsifal Pontes é o líder do PMDB na Alepa e mantém linha direta com Jader Barbalho, ao qual aderiu e a quem hoje serve fielmente, após tê-lo satanizado no início de sua carreira política. Tanto quanto Helder Barbalho, ele certamente não faria um movimento tão audacioso sem a autorização de Jader Barbalho, pessoalmente sedutor, mas de uma frieza cirúrgica no plano político, capaz de fazê-lo patrocinar a permissividade moral, ainda que em detrimento do Pará, se assim lhe for politicamente conveniente.

Nenhum comentário :