segunda-feira, 17 de maio de 2010

DESCALABRO – O desvio de função na PM

A propósito de ácidas críticas ao Ministério Público Estadual do Pará, em comentário sobre a postagem “BASTIDORES – Ministério Público: o xis da questão”, na edição do blog de sábado, 15, o major e professor Walber Wolgrand faz uma revelação algo estarrecedora.
Com presumível conhecimento de causa, ele denuncia o recorrente desvio de função na Polícia Militar e revela que o Ministério Público Estadual do Pará abriga 60 PMs. A estes, acrescenta, cabe, em tese, prestar assessoria ao procurador geral de Justiça, mas o contingente é utilizado, em verdade, na guarda dos prédios que abrigam o Ministério Público Estadual.
“São 60 PMs em desvio de função, enquanto vários municípios do Estado não tem mais de 3 ou 4 PMs para protegerem milhares de cidadãos”, sublinha Wolgrand. E arremata: “E ainda pagam um segundo salário a esses PMs, como forma de os aliciarem aos serviços que lhes impõe”, arremata.

12 comentários :

Anônimo disse...

O que o Major Wolgrand "esquece" é que ele também fez falta em vários municípios do pará quando esteve à disposição da SEGUP por vários anos nada fazendo o dia inteiro na Ouvidoria daquele órgão (aliás o que foi a tônica de sua passagem pela PM...)será que o que lhe sobra de inteligência lhe falta na memória?

Anônimo disse...

engraçado, pelas palavras de vários comentários no blog, inclusive das 11:28h tenho a impressão ser do Lucivan, Assesor de Imprensa do MP, que fica o tempo todo rebatendo, absurdamente, as denúncia. Se for, já tá explicado pq tanto baboseiras que argumenta.
Mas, como servidor (C O N C U R S A D O) que sou, confirmo sim a denúncia do Major Wolgrand, que a fez em tempo de não ser esquecida. E tem mais. Não obstante os 60 PM's, ainda está sugando o MP um Coronel (que dizem as "boas" linguas recebe mais de 15 mil reais pagos aqui) e um Tenente Coronel. Ah! antes que eu esqueça, recentemente o MP mandou o Tenente Franco, que é casado com a Promotora de Justiça Patrícia Araújo, para a Ouvidoria Militar, trazendo outro de lá pra cá, pra fazer o cruzamento.
NO MPE, PASSARIAMOS O ANO INTEIRO FALANDO DOS PODRES, PQ TÁ TUDO PODRE MESMO.

Anônimo disse...

Ah, não podemos esquecer do coronel Leitão da PM é irmão do Subprocurador Almerindo Leitão do MP (MP e PM unidos "honestamente"). Barata, basta olhar no Portal da Transparência, no site do MP (que tá mais para "obscuridade"), que se vê a Doação de R$ 800 mil reais do MP para a PM (na parte de recebidos e concedidos, de janeiro a setembro/2009). No site e nos jornais da época, o Dr. Geraldo e a Ana Julia sairam abraçados entregando as chaves das 63 motos que compraram com essa doação. E além de tamanha estranheza no caso, que não quero nem imaginar o que está por trás disso, o PGJ na mesma dizia para os servidores que não podia pagar o PCCR, reajuste e T.I. isonomico porque o MPE está em crise financeira. Conversa pra boi dormir.

Anônimo disse...

concordo com o Wolgrand. Tem lugar que dois sargentos, ou cabos, fazendo plantão no prédio do MP. Todos ganham uma gratificação dada pelo MP (o que é isso?). Ademais, tem gente que diz que se voltar prá tropa sai da PM. Será se não é bom o lugar, hem? Do mesmo modo no TJE. No MP o melhor são as assessorias militares onde consta toda a parentala das famiglias locais. É Pm de tudo quanto é parente: casado, irmão, apaniguado, amigo-irmão (??), que só vendo. Essa caixa-preta deve ser aberta para o povo saber do dolce far niente desses PMs...Vão trabalhar! O Fiscal da Lei é justamente quem não fiscaliza! Por que que é PM que term que fazer guarda de prédio do MP? gostei Wolgrand!

Anônimo disse...

Tem um PM de nome Emerson,que serve de motorista particular do Alberto campos do Detran a anos,e ninguém faz nada,vai levar moleque na escola,no supermercado,no futebol etc...
Essa é a função de um PM???

Anônimo disse...

Barata ainda tem MAJ CAPELONI que é o genro do Procurador Geral MP Geraldo Rocha que através do NEPOTISMO cruzado foi devidamente agasalhado na Assembléia Legislativa na Ass. Militar.

làm duoc digamet disse...

Barata,

em resposta ao primeiro anônimo, lembrei-me de um diálogo que tive com um diligente promotor de justiça. Ele disse: "um coronel me falou que você não seria major se sua denúncia referente a estrutura da PM vingasse, pois não teria cargo de major para você". Disse-lhe em resposta: "Quem promove oficial é o governador. Se eu me promovesse não seria major, mas general. Quem pratica o ato administrativo é responsável por ele. A mim cabe denunciar o que entendo ser ilegal, se vou ser despromovido ou não cabe a autoridade decidir". em outras palavras, se fiz ou faço algo ilegal, cabe ao anônimo ou a quem quiser me denunciar (fui perseguido e respondi mais de uma dúzia de processos. Um a mais não me tirará o sono), o que, de certo, não tornará legal nenhum outro ato que exista no mundo jurídico. Não gosto de máximas, mas meu pai costuma dizer: "um erro não justifica o outro". O argumento do anônimo se chama, em filosofia, no campo da lógica, "FALÁCIA AD HOMINEM", isto é, em vez de se atacar o argumento, se ataca o interlocutor". Portanto, quarta feira estarei na porta do MP com a minha petição para o CNMP. Ora, vou denunciar promotores e procuradores, gente inteligente e com dinheiro. Se tivesse medo de promotor, juiz, governador e coronel, eu seria um anônimo.

Walber Wolgrand Menezes Maraques. Major PM e Professor de Filosofia . RG 12380 PMPA

Anônimo disse...

Barata é verdade que no DETRAN tem MUITOS "PMs" não sei fazendo o que, mas isso não é problema, pois estes não fazem nada mesmo.
São mais de trinta e o mais grave disso tudo é que eles recebem diárias todo os meses para viagens ao interior do estado, só não se sabem pra fazer o que.
Como estão as coisas, eles nem devem viajar.
Pelos corredores fala-se que a um rachacha dessa grana com os seus superiores instalados no órgão.
Para confirmar é só ir ao DETRAN que na entrada tem uns 10 elementos na porta.

Anônimo disse...

Barata, realmente não é só o MP que precisa ser auditado. Ocorre que o TJE, a Assembléia legislativa, bem como outros órgãos precisavam tomar vergonha na cara e pegar seu orçamento e contratar empresas de segurança privada ou ter um quadro próprio de segurança orgânica, deixando os policiais para a atividade que realmente são preparados para exercer; o problema é que isso criou uma rede de subserviência que a própria PM adora participar, ou seja, é aquela estória de uma mão lava a outra; aliás o Comandante geral é irmão de um procurador de justiça. Quanto o MP, TJE e assembleía legislativa gastariam contratando serviços de segurança privada, aliás como já o fazem o STF e STJ, o MPF, pergunta se tem policiais federais por lá? isso é uma palhaçada, tem que acabar, policiais militares à disposição deveriam ficar somente na segurança da Governadora, por força de protocolo governamental, o restante deveria ir pras ruas combater a criminalidade.
É muito fácil pagar uma migalha para um praça, que são em torno de 50 e o valor é de 1.000 reais e para um Oficial 5.000 reais, porém só um posto de vigilância é 12.000 reais e para segurança pessoal deve ser de 15.000 reais.
Assim é fácil. Barata, auditoria neles.

Anônimo disse...

Vá em frente Wolfgrand, não se aperrei, podem até ter dinheiro, mas acho que inteligência não é coisa de todo mundo não! Aproveite que o CNMP já btá ficando sem onde botar tanta denúncia! O Pará agradece se estes PMs voltarem à ativa, onde fazem falta. O povo continua sofrendo as consequências da bandidagem. Apoio e louvo a sua iniciativa e coragem.
Mário da Conceição Batista

Anônimo disse...

Muito bom esse comentário da segurança dos tribunais em Brasília. Eu já verifiquei e é verdade, os tribunais e o MPF não tem policiais militares, nem civis, nem federais bajulando ninguém, nem servindo de serviçais em feiras, supermercados, lojas carregando sacolas. Isso é o cumulo da subserviência mesmo. Acho que deve ter até alguns passeando com cachorrinho da madame mulher de procurador e promotor, juiz, desembargador, é um absurdo e tudo com dinheiro público gente!
BASTA DE NEPOTISMO, CORRUPÇÃO E BANDALHEIRA.
FORA ESSA CORJA DE PILAS, NA PM, NO MP, NO TJE, NA ASSEMBLEÍA LEGISLATIVA, EM BRASILIA, QUE SE EXPLODAM OU SE AFUNDEM NO MAR DE LAMA QUE LEVARAM PARA ESSES ÓRGÃOS.
GOVERNADORA, PUXA ESSES PMS PARA O SEIO DA SOCIEDADE, PARA SERVIR E PROTEGER.
JORGE DE FREITAS ALAOR SOBRAL - LÍDER COMUNITÁRIO.

Anônimo disse...

ainda sobre desvio de função na PM.
Em São João de Pirabas o Prefeito Claudio Barroso tem a seu soldo o revolver do Cabo Edson do Carmo que pratica todo tipo de truculencia a mando do Chefe, inclusive tendo agredido recentemente um jornalista que estava no desempenho de sua função.
Não se sabe porque o Comando não toma nenhuma providencia