sexta-feira, 13 de agosto de 2010

(IN)SEGURANÇA – Caos institucionalizado

A propósito, internauta anônimo assim se manifestou a respeito do imbróglio sobre a escalada da violência nas escolas e nos colégios.

“Caro Barata,

“Sobre o episódio de agressão entre alunas, que resultou no esfaqueamento de uma delas, evidencia-se que escolas, como a que ocorreu o crime, nada mais são do que galpões alugados que funcionam como depósitos de pessoas, caça-níqueis que transformaram educação numa mercadoria barata. São estruturas sem a mínima proposta pedagógica. Então vejamos: nessa escola, o ensino é de baixo nível, os alunos vivem mais do lado de fora do prédio, fumado, brigando, paquerando, pensando em tudo, menos em educação. Nessas horas onde está a orientação pedagógica? Onde estão os professores (pois não existem educadores)? Onde está o dono da escola (talvez em algum banco movimentando seus dividendos)? E o Conselho Estadual de Educação? MPE? E os pais? Trabalhando?
“Quanto aos alunos, estão levando ferro. Ou pior: facadas. Lamentável, mas esse é o modelo (falido) de educação vigente no Estado.

4 comentários :

Anônimo disse...

Comentário perfeito e oportuno.
A imagem do "galpão depósito de alunos" se enquadra perfeitamente para a maioria dos tais "colégios" de araque que se multiplicam pela capital.
Alí, alunos fazem que estudam e professores fazem que ensinam, tudo sob a supervisão pedagógica de...ninguém.
O que conta mesmo é a grana entrando farta para os donos.
Passe na frente desses "depósitos" e será facil identifica-los: mais "alunos" fora do que dentro.
Entram e saem sem ninguém para fiscalizar nada.
A frente dessas espelucas é área de lazer onde fumo, bebida, algazarras e otras cositas más se fazem presente.
Nada muito diferente se passa nas escolas e colégios oficiais, salvo as raríssimas excessões.
A propósito, experimente ir à Doca de S. Franco ao escurecer de sexta, alí as "tribos estudantis", às centenas, se encontram para o lazer regado a muito alcool e fumo, sem hora para acabar.
E os pais e/ou responsáveis,também cabe a pergunta, onde se encontram?
Sabem os seus "rebentos" se encontram?

Anônimo disse...

Caros leitores deste blog
Como era bom aquele tempo em que podíamos criar nossos filhos sem nos preocuparmos com os bandidos,com os traficantes e com toda essa corja que anda por aí acabando com a vida dos outros.
E vamos ser honestos,independe de quem está no governo.
A escola pública tem um Diretor que teria por obrigação zelar pela mesma colocando regras e expulsar alunos e professores que não as seguissem.
Mas vcs todos sabem que essas crianças viram monstros nos colégios e todos tem medo...medo de tomar atitudes .Esta é a realidade.
E assim vamos caminhando para um mundo bem pior .
A policia tem seu papel fundamental também porque criança na Doca teria que ser recolhida .

Anônimo disse...

O diário da violência nas escolas...

os recentes casos de violência nas escolas, reflete a sociedade violenta que temos...as causas são muitas...pobreza extrema, desagregação familiar, sucateamento das unidades de ensino, ausência de políticas públicas sociais, despreparo de docentes e gestores das escolas em mediar situações de tensão e conflito, etc...porém, o que mais chama atenção é o despreparo dos gestores municipais e estadual em elaborar um plano de prevenção à violência nas escolas...capacitando docentes e gestores de unidades em mediação de conflitos ou estruturar grupos de enfrentamentos de crises, com gestores experientes para acessar as escolas problemáticas e propor mudanças estruturais e culturais nas escolas...

Anônimo disse...

Diário da violência nas escolas II...

"em escola pública e particular, a gente só não vê boi voar"...as secretarias municipais e estadual, estão repletas de comissionados incompetentes, que não conseguem propor alternativas pedagógicas e culturais consequentes, para transformar efetivamente esses "espaços de violências crescentes" que se transformaram as escolas em "espaços educativos, culturais e de conhecimento" onde nossos filhos estejam protegidos.