domingo, 19 de setembro de 2010

ELEIÇÕES – Fartos indícios de tramóias

Não faltam indícios de tramóia, no caso da pesquisa sobre a intenção de voto feita pelo Instituto Veritate, em parceria com o Laboratório de Ciência Política. Primeiramente pela soma de recursos que a empreitada exige. A própria iniciativa, em si, soa inusitada, diante da indiferença do Laboratório de Ciência Política em relação a eventuais debates capazes de sinalizar para a definição de políticas públicas capazes de mitigar a pobreza do Pará.
Mais inusitado ainda é ver o Instituto Veritate ser ressuscitado do nada. O instituto, que surgiu como uma promissora iniciativa, naufragou no descrédito, no início dos anos 90 do século passado, diante da suspeita de manipular pesquisas eleitorais realizadas em Macapá.
Não por acaso, aqueles que acataram a pesquisa sem ressalvas exibem antecedentes nada edificantes. Ou prestam-se a xerimbabos de Orly Bezerra, o marqueteiro pouco afeito a escrúpulos, ou vivem a expectativa de se dar bem em uma nova administração Simão Jatene. Trata-se do vale-tudo eleitoral, a pretexto da luta pela sobrevivência. O assustador, que permite mensurar o nível de arrivismo dos protagonistas dessa tramóia, é a utilização do nome da UFPA, no presumível empenho de conferir credibilidade à possível tramóia.

5 comentários :

Anônimo disse...

Foi esse povo que tentou enfiar a Valéria goela abaixo em 2008? Só dava ela no segundo turno e acabou em 4º lugar. Lembra qdo o Edmilson foi eleito prefeito, tb rolou sacangem do adversário. Tenho pavor dessas pesquisas daqui da terrinha.

Anônimo disse...

Não sei se a pesquisa ou o Instituto é serío, mas é bom deixar claro que a pesquisa não da UFPA e sim do Laboratório de Ciência Política, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e por sua vez a Faculdade de Ciências Sociais. Todas essas unidades tem bastante autonomia em relação a reitoria.

Anônimo disse...

Caro Barata
A pesquisa envolve sim a Ufpa e isso é perigoso se algo está por trás desse estudo.
Sobre todos os aspectos porque a Universidade tem por função fazer as coisas de forma correta e transparente.
Como um vestibular ele não afeta somente a coordenação do mesmo mas toda a Instituição.
Observando os dados apresentados no Blog verificamos erros grosseiros porque num universo de pesquisados a soma dos percentuais não poderia ultrapassar os 100 %
A UFPA tem doutores em Estatística,em Matemática e outras areas e se o Laboratório não os chamou para o grupo da pesquisa já está errado.
Façam uma análise do que foi pesquisado em relaçao a deputado e senador e os erros são grosseiros.
Cuidado UFPA

Anônimo disse...

Usaram a UFPA para divulgar essa marmota de pesquisa. A quem será que isso interessa? Perguntar não ofende.

Anônimo disse...

Olha, as pesquisas sempre estarão sob suspeição quando, evidentemente, não interessam aos adversários. É claro que o Jatene está na frente só pelo fato da grande rejeição da Ana Judas. E em nível nacional? É verdadeira que o poste do Lula tem todo esse percentual?