quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ELEIÇÕES – Jatene lidera, mas Pará terá 2º turno

Polarizada entre a governadora petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição, e o ex-governador tucano Simão Jatene (foto), a sucessão estadual no Pará só deverá ser definida no segundo turno. Isso é o que asseguram fontes distintas, porém fidedignas, com base nas projeções feitas a partir do mapeamento do desempenho dos seus respectivos candidatos.
Essas mesmas fontes revelam que as seguidas pesquisas de intenção de voto realizadas para consumo interno dos candidatos, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e particularmente as últimas delas, sinalizam para uma vantagem de sete pontos percentuais de Simão Jatene sobre Ana Júlia Carepa. Mais exatamente 41% de Jatene, o candidato da coligação Juntos com o Povo (PPS / DEM / PSDC / PRTB / PMN / PRP / PSDB), contra 34% de Ana Júlia, a candidata da coligação Frente Popular Acelera Pará (PT, PR, PP, PSB, PV, PCdoB, PTB, PRB, PSC, PHS, PTC, PTN, PT do B e PDT). “É inevitável o segundo turno”, resume uma das fontes do blog.

12 comentários :

Anônimo disse...

Ei Barata, veja a pesquisa do instituto veritate, deu ana julia 21% contra 41% do jatene, e ai o que sua fonte diz disso??????

Anônimo disse...

A questão é que a pesquisa mostra o Barbalho com 33%, mais uma vez no 2º turno o PMDB vai ser o fiel da balança. E ela vai pender para o lado dos autodestritivos, aqueles que não precisam de oposição, pois eles mesmo se atrapalham, é o suspiro final, apenas 4 anos e ai, chega a vez do PMDB. Pois apoiar a Tucanada é ressuscitar a cobra venenosa que foi morta a muito custo.
Helder continua sonhando - Vou Ser Governador.

Anônimo disse...

OS TUCANOS ESTÃO COMO PAPAGAIOS REPETINDO UMA MENTIRA MUITAS VEZES PARA VER SE COLA. Eu recomendo colocar a barba de molho e esperar o resultado do dia 3 de outubro para evitar frustação.

Anônimo disse...

Os tucasnos estão se achando, mas é só bico, na real eles estão nervoíssimos. É só conferir.

Anônimo disse...

Barata, de onde tiraste esses números?? Qual instituto realizou essa pesquisa??

Anônimo disse...

A tucanada voltando pra tirar os PTralhas. Ha! Ha! O sujo falando do mal lavado...

Anônimo disse...

Barata

O responsavel pela pesquisa dessa VERIATE e nada mais quem o iluminado Edir Veiga,aquele que a Ana Júlia e o Puty exonerarão de uma bela assessoria especial da casa civil do governo estadual.

MARCIO VASCONCELOS disse...

No PARÁ pesquisa sempre errou, e o povo na hora de votar não liga para o que a pesquisa diz:
1990, o IBOPE dizia que o futuro governador seria XERFAN, ganhou JADER
1994, o IBOPE dizia que JARBAS PASSARINHO seria oGOVERNADOR, e ALMIR GABRIEL que era o 3o na pesquisa, ganhou
1996, O IBOPE dizia que RAMIRO BENTES seria o PREFEITO, ganhou o EDMILSON, que era o 4o. na pesquisa.
1998, o IBOPE dizia que HÉLIO GUEIROS podia comprar o terno da posse para o SENADO, ganhou LUIS OTÁVIO, que tinha um tracinho nas pesquisas.
Em 2002, o IBOPE dizia que ADEMIR ANDRADE iria para o 2o turno, não foi, e quase a MARIA DO CARMO, que estava em 4o se torna inquilina no PALÁCIO DOS DESPACHOS.
E tem mais erro do IBOPE, em 2006, disse que ALMIR GABRIEL seria GOVERNADOR de forma consagrada eleito no primeiro turno, e quem venceu foi ANA JÚLIA, que nem era candidata oficial, substituiu MÁRIO CARDOSO, aos 45 minutos do 2o tempo.
Em 2008, pelo IBOPE, VALÉRIA seria a nova PREFEITA DE BELÉM, perdeu, e feio, terminou em 4o., e PRIANTE foi para o 2o.turno.
E este mesmo IBOPE, na pessoa do SR. MONTENEGRO, disse que LULA, não elegeria DILMA.
É por isso que povo do PARÁ, não pode acreditar em pesquisas.
Aliás, nem os candidatos deveriam acreditar

Anônimo disse...

Melhor colocar as penas de molho, não será melhor?

guri disse...

boa noite sou do sul do para aqui ele vai pega taca de da em doido.ela ja era nao adianta fazer cauculos e mais cauculos . que vai ser de lavagem

Anônimo disse...

Concordo com 23:00 os tucanos estão nervosos, pois o PT é a maioria, é a massa, e pesquisa não diz nada.vamos ver nas urnas dia 03/10/2010.A Ana vai continuar aceleraaaaaaaar

Reyson Gibson disse...

A pesquisa eleitoral indica um momento (um recorte), isso é fato! Acontece que se juntarmos as duas pesquisas divulgadas até o momento (IBOPE e Veritate) a conclusão será óbvia: o candidato Jatene se manteve na frente e ainda ampliou a distância dos demais candidatos.

Essa breve conclusão nos leva a uma segunda: o tal “efeito Lula” não conseguiu elevar a candidata petista ao governo do estado, isso é fato! Até porque o Presidente já faz, diuturnamente, campanha para a candidata petista ao governo, mas isso não tem provocado nenhum efeito (diferentemente do que ocorreu com a Dilma). Afinal, quem era (politicamente) Dilma antes de ser a candidata do Lula? Afinal, foi à propaganda de Rádio e TV que consolidou o efeito Lula-Dilma.
Só para exemplificar os argumentos levantados apresento algumas deduções simples que servem como parâmetro:

1- A transferência de votos não é uma coisa fácil, nem uma matemática certa (ex: Jader-Juvenil, Lula-Ana Júlia, Jatene-Serra);

2- Em outras eleições o eleitorado paraense já votou no plano nacional diferente do que vota no plano estadual (ex: em 2002 elegeu Lula - Presidente - e Jatene - Governador);

3- Nessa eleição existem dois fatores preponderantes para a eleição de Jatene: 1. A população reconhece sua experiência político-administrativa e 2. Essa mesma população também conhece a experiência Petista-DS de governo;

4- Os próprios petistas sentem-se moralmente derrotas nessa eleição para governo do estado (excluindo-se, claro, aqueles que preferem a doce ilusão da "virada mágica" ou do “efeito Lula”);

5- A candidatura tucana ganha às ruas pelas "mãos do povo" (coisa que só acontecia com o PT);

6- Em outros tempos, um comício com o Lula paralisaria a cidade, coisa que não aconteceu (a não ser nos recantos petistas);

7- Todos sabiam ou deviam saber que um comício desse porte atrairia um grande número de pessoas, isso é certo, pois os mais de 20% que aparecem nas pesquisas devem se materializar em algum momento. Somando-se ao fato de que houve uma intensa mobilização da “militância”.

Assim, a expectativa criada pela candidatura petista ao governo do estado parece mais uma falácia de campanha, daquelas que tentam motivar a "militância" na reta final. O problema dessa tática é o profundo descrédito que cai aqueles que tentam esconder a realidade “vinda das ruas”.