sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FICHA LIMPA – A ameaça que paira sobre Jader

Se vingar a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa, a cassação do registro da candidatura ao Senado de Jader Barbalho poderá representar o início do fim da mais longeva liderança política da história do Pará. O morubixaba do PMDB no Pará, ele é o líder inconteste da legenda no Estado. Por conta disso, não há, no partido, nenhuma liderança do seu porte. Nem mesmo o seu presumível herdeiro político, o filho Helder Barbalho (foto, com Lula), prefeito reeleito de Ananindeua, que já foi vereador no município e deputado estadual.
Pessoalmente elegante, as semelhanças de Helder Barbalho com o pai ficam por aí, segundo recorrentes relatos de fontes com acesso privilegiado aos bastidores do PMDB. Ele é descrito como um administrador de desempenho pífio e postura algo autocrática, com o agravante, conforme é acentuado, de não exibir a sagacidade política de Jader. Seu maior senão, dizem ainda, é a auto-suficiência, que ajuda a alimentar a animosidade natural que cerca os muito poderosos em geral e os arrogantes em particular. Como exemplo de sua empáfia, letal para um político, é citado o tratamento, etiquetado de “desrespeitoso”, que supostamente dispensou à ex-deputada Sandra Batista, ex-PC do B, hoje PT, a vice-prefeita de Ananindeua. Em uma versão não confirmada, contam que ele chegou a sequer incluir, no orçamento do município, o gabinete da vice-prefeito. “Ele precisa tomar umas noções de civilidade política com o pai”, dispara, ácido, um peemedebista histórico, de comprovada lealdade a Jader Barbalho. “O Jader pode contar comigo para o que for necessário, mas com o garoto eu não quero conversa”, acrescenta o mesmo peemedebista, recordando que no seu primeiro mandato como governador Jader tinha como vice Laércio Franco, politicamente inconfiável, porque leal ao ex-governador Alacid Nunes. “A despeito disso, Jader jamais hostilizou Laércio Franco, cultivando uma coexistência pacífica em relação ao vice, poupando-se de desgastes desnecessários”, salienta.

4 comentários :

Anônimo disse...

Esse garotinho precisa aprender muito ainda. É fácil crescer na sombra do pai. Difícil é crescer sozinho.

Anônimo disse...

E verdade Barata: Helder desrespeita Sandra Batista. Pessoa que fez campanha para ele em 2008. Isso e cruel para uma liderança como Sandra. Por isso e que ela veio para deputada, por nao "aguentar" mais Helder.

Anônimo disse...

Que me perdoem,
mas a Sandra sabia muito bem em que pau estava se enroscando, afinal, quem com os porcos andam com eles comem.
Aliás, está é a máxima da política: não interessam os interesses do povo; interessam os meus!
A recente história do Pará está plena deses casos de "amor traído" ou de "casamentos arranjados". Basta ver Hélio/Alacid; Jader/Passarinho; Almir/Jatene; Almir/Jader; Edmilson/Ana Júlia e por aí vai.
Continuo achando a Sandra pessoa dinâmica, mas não "aguentar" a descendência do Anhangá, aí, me perdoem, de novo, só porque tu queres.

Anônimo disse...

aH,AH, SÓ RINDO MESMO, MOOORREM DE INVEJA DA BARBALHADA, QUER DIZER QUE SANDRA BATISTA FEZ CAMPANHA PARA O ELDER, QUE BONITINHO HEIN SANDRA?