domingo, 19 de setembro de 2010

FORMOSA – MPE move ação contra poluição

O promotor de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado, Marco Aurélio Lima do Nascimento, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar contra o Formosa Supermercados e Magazine Ltda, para a imediata construção de um local no interior do estabelecimento comercial, para depositar os resíduos produzidos pela empresa. A ação pede também que o estabelecimento suspenda o depósito na área onde atualmente são colocados os resíduos, na passagem Boa Ventura, entre a travessa Castelo Branco e a avenida José Bonifácio. O prazo para cumprimento é de 120 dias.
A informação é da Assessoria de Comunicação do MPE, o Ministério Público do Estado, segundo a qual os vizinhos denunciaram mau cheiro e a presença de ratos e insetos no depósito de lixo utilizado pelo supermercado. Na ação, acrescenta a informação, o MPE pede ainda uma multa diária de mil reais pelo descumprimento da decisão liminar. Ao final, requer uma indenização pelo dano moral coletivo já causado, no valor de R$ 80.000,00, a ser depositado no Fundo Estadual do Meio Ambiente.
Aguarda-se, agora, providências sobre o lixão no qual o Y.Yamada Plaza converteu a sua área de carga e descarga, na travessa 14 de Abril, próximo da avenida Governador José Malcher. Quando chove, o local é um propício criadouro do mosquito da dengue, com as poças de água parada. Quando não chove, o local exala um odor fétido, diante do lixo acumulado, que atrai ratos e ratazanas.

3 comentários :

Unknown disse...

Acompanho minha mãe mensalmente para compras no tal supermercado e por duas vezes, em meses diferentes vi passar rato (bem gordinho)no meio das prateleiras, informei para um funcionário este se aproximou da propietária do estabelecimento sra. Maria acredito que repassou o ocorrido, esta "torceu a boca" não deu importância e saiu. Outra situação constrangedora no tal super é com os seguranças, que vigiam os clientes como se todos fossem ladrão.

Anônimo disse...

Barata,
Se a Matriz está assim, imagine o da Cidade Nova. O lixo é depositado à céu aberto, atrás da loja de pneus (ao lado do supermercado). O chorume produzido pela decomposição do resíduo até borbulha, atrai insetos, roedores e até urubu... Penso no povo que mora ao lado no Condomínio Floresta Tropical. Quem sai do estacionamento tem visão por uma abertura que fica do mesmo lado da rampa proxima à loja de pneus. Falta de respeito com o consumidor, meio ambiente e vizinhos. Não adianta recomendar, o Portugues não quer gastar com abrigo de resíduos. Ele só pensa naquilo $$$$.

Anônimo disse...

Realmente configura atentado contra o meio ambiente e inconveniente sanitário.