sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TCE – As bravatas de Ivan, O Parlapatão

Patética, porque supostamente simula preocupações éticas desmentidas pelo passado recente do conselheiro. Assim foi definida para o blog a manifestação do conselheiro Ivan Barbosa da Cunha (foto, à dir., com Luis Cunha à esq. e no centro Cipriano Sabino), em reunião plenária do TCE, o Tribunal de Contas do Estado, realizada a 25 de novembro deste ano. Reeleito corregedor do TCE, ele fez um pronunciamento indignado, diante da ação civil pública conjunta, com pedido de liminar, movida pelo MPE, o Ministério Público do Estado, e o MPT, o Ministério Público do Trabalho, contra conselheiros do tribunal e do próprio TCE. De acordo com investigações coordenadas pelo promotor de Justiça Alexandre Couto Neto, alguns dos conselheiros do TCE recebem R$ 42.232,49 por mês e ainda acumulam pensões como parlamentares, pagas pelo Ipalep, o Instituto de Previdência da Assembléia Legislativa, muito acima do limite constitucional.
Da ira de Ivan Cunha não escaparam sequer os servidores do TCE. Parcela dos quais ele acusa - embora sem nominar os suspeitos – de vazar, para a imprensa, as eventuais mazelas do tribunal. E defendeu, ardorosamente, a adoção da meritocracia. “O que falta para nós (e aí vem o corte na própria carne, doa a quem doer) é estabelecermos uma política de distribuição correta, sem apadrinhamento dentro do tribunal”, sublinhou. Além de exortar a adoção do princípio constitucional, que define o concurso público como critério para ingresso no serviço público. “O que nos temos, sobretudo, é que primar pelo concurso público”, enfatizou o conselheiro.

26 comentários :

Anônimo disse...

Belíssimos comentários, Barata. Parabéns para você e para o jornalista Carlos Mendes, que tornou pública essa imoralidade nas páginas do Estadão e do Diário. Se faz necessário acabar com o falso moralismo dessas vestais do TCE. Bola pra frente. Agora só falta o Cara de Morto, Na Ilharga, indivíduo que assina Jorge Paz Amorim, aparecer aqui no teu blog para atacar você e o Carlos Mendes, como vem fazendo de maneira torpe e canalha.


Fernando Santos

Anônimo disse...

Ei alguem precisa dizer que a manicure do Lauro Sabbá também ganha como aposentada e fulana nem sabe kkkkkkkkkkkkkkkk Tem ação no TJE e no Ministério Público, mas as influências cortaram as pernas dos processos

Anônimo disse...

Agora está explicado para onde vai essa dinheirama toda que deveria ser aplicada na saúde, educação e segurança. Pena que o povão não tem acesso às denúncias da mídia.

Anônimo disse...

Manicure? Jura anônimo? ÉÉÉÉÉgua siri, e eu criticando a Ana que nomeou a esteticista. Vai ver ela foi aconselhada pelo Lauro Sabbá.

Anônimo disse...

Ei! pera aí, eu vou no salão amanhã no salão Presidente saber que papo é esse, eu conheço a manicure do conselheiro, ela é honesta. Vou saber disso timtim por timtim.

Anônimo disse...

Quando ZENALDO COUTINHO foi Presidente da Assembleia Legislativa, determinou a realização de uma auditoria no Tribunal de Contas do Estado.

Pra esse fim, designou uma equipe de técnicos sob a coordenação do então Deputado ZÉ CARLOS LIMA (PT), que apurou e constatou numerosas irregularidades e insanáveis ilegalidades, que fundamentaram a rejeição das contas da então Presidente do TCE, fato esse noticiado nos principais Telejornais do País, por se constituir uma decisão até então inédita no Brasil.

O ineditismo da decisão persiste até os dias atuais.

Naquela época, o Poder Legislativo exercia, na integralidade e com excelência, a sua missão institucional.

Anônimo disse...

O nome da manicure aposentada com NÍVEL SUPERIOR é ADALGIZA SOUZA DA SILVA.
Ela mora no bairro da Terra Firme, mas tudo indica que nem sabe se é aposentada.
Há uma ação no ministério público que não anda e há um processo movido pelo conselheiro aposentado sebastião santos pedindo a anulação da aposentadoria, mas também não anda. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Que vergonha. O TCE deveria ser exemplo para os demais órgãos públicos e no entanto seus conselheiros foram os primeiros a usar e abusar do nepotismo, que se não fosse a ação do MP tudo estaria em família.

Até quando teremos indicações de políticos decadentes para conselheiro?

Anônimo disse...

Percebe-se aí o despreparo total e a falta de compromisso dessas pessoas, que inicialmente elegem-se Deputados Estaduais com o intuito precípuo de apenas receber seus salários (sem falar no caixa dois), deixando a população no abandono.
Se na condição de Deputados Estaduais ja fazem isso, imaginem esse tipo de gente alcançando um cargo de Conselheiro!
Então, por favor! Esse negócio tem de acabar! Na minha opinião, tais cargos devem ser providos através de concurso público! Vamos erradicar essa imoralidade!
E quanto a Maria de Lourdes Lima, presidente daquela Corte de Contas? Vai cumprir a decisão judicial que obriga o TCE a cumprir a Súmula Vinculante nº13 do STF? E se ela não cumprir? o que pode ocorrer?

Anônimo disse...

É pq vcs nao viram a Conselheira Lurdes se escondendo pra nao ter q dar explicações sobre os 1000 reais que ela mandou o Departamento Financeiro tirar do abono de final de ano de cada funcionario. É capaz dela faltar também amanha com desculpa de doença (novamente) pra evitar ser cobrada dos aposentados e funcionarios na sessão plenaria desta terça 14-12-2010...

Anônimo disse...

Barata você tem que ver a sessão plenária de amanha. Vai ter bate boca entre os conselheiros que não vai ao ar e nem vai ser gravada pra arquivo. É que ta todo mundo muito puto com a conselheira Lurdes Lima. Ela mandou tirar mil reais do "peru" de cada funcionario ativo e aposentado. Tem gente que foi até implorar para os conselheiros primos Luiz Cunha e Ivan Cunha. Segundo um amigo que trabalha no TCE ele ta preocupado pois ja tinha feito planos pra quitar algumas contas e com essa noticia desanimou ele.

Anônimo disse...

Como faço uma pesquisa sobre como as noticias chegam nos blogs, logo que cheguei em Belém, procurei um jornalista antigo e premiado daqui que conheci lá em Brasília, onde lhe dei algumas dicas, soube por ele que omissão paga, mazela remunerada e falcatrua recompensada era a tua praia , com isso fiquei com uma péssima impressão sua, porem ao ler este artigo vejo exatamente o contrario, uma pessoa que fala o que os outros calam ,que registra o que os outros apagam que divulga o que os outros omitem.
Fico então em duvida , ele tem alguma pendência contigo ou descaso comigo ?
Jorge Felinto Borg Jr

Anônimo disse...

Se a ALEPA cumprisse o seu papel não haveria necessidade do TCE, mas tudo é feito com uma única intenção: engordar os bolsos desses pilantras.

Anônimo disse...

Você nem sabe Barata! No final das contas a presidenta Lourdes Lima mandou pagar o abono dos funcionários do tce sem os mil reais que ela mandou tirar de cada um. Me pergunto o que ela vai fazer com todo esse dinheiro que ela vai deixar de pagar..

Anônimo disse...

Ao anonimo das 19:03

Comprar tudo de capim pra ti, rena de treno natalino guiado por papai noel, ou colocar na meia, não a meia pindurada na lareira.

Santa Inocencia

Assinado Coelho da Pascoa

Anônimo disse...

BARATA, VEJA QUE ESCÂNDALO: CONSELHEIROS DO TCM E SEUS ASSESSORES RECEBRAM 5 DIÁRIAS PARA VIAJAREM ATÉ BRASÍLIA PARA A POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TCU QUE FOI NA MANHÃ DO DIA 8 E DUROU MENOS DE 2 HORAS!! ESTÁ PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO DIA 10 E DO DIA 14 ACOMPANHE:
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31808 de 10/12/2010
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ
Diária
Número de Publicação: 187936
Portaria: 1467/2010
Objetivo: Participarem da Visita Técnica e solenidade de posse do Presidente e Vice Presidente do Tribunal de Contas da União – TCU/DF.
Origem: BELEM/PA - BRASIL
Destino(s):
BRASILIA/DF - Brasil
Servidor(es):
500000454/JOSE CARLOS ARAUJO (CONSELHEIRO VICE PRESIDENTE) / 5.0 diárias (Completa) / de 07/12/2010 a 11/12/2010
500000532/MARA LUCIA BARBALHO DA CRUZ (CONSELHEIRA CORREGEDORA) / 5.0 diárias (Completa) / de 07/12/2010 a 11/12/2010
67893700/NELY DE SOUSA SIROTHEAU CORREA (CHEFE DE DIVISAO) / 5.0 diárias (Completa) / de 07/12/2010 a 11/12/2010
Ordenador: Cons. ROSA DE FÁTIMA BARGE HAGE

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31810 de 14/12/2010
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ
Diária
Número de Publicação: 188883
Portaria: 1465/2010
Objetivo: Participarem da solenidade de posse do Presidente e Vice Presidente do Tribunal de Contas da União - TCU/DF.
Origem: BELEM/PA - BRASIL
Destino(s):
BRASILIA/DF - Brasil
Servidor(es):
500000488/MARCELO DA ROCHA PIRES (DIRETOR ADJUNTO) / 5.0 diárias (Completa) / de 07/12/2010 a 11/12/2010
500000394/ROSA DE FATIMA BARGE HAGE (CONSELHEIRA PRESIDENTE) / 5.0 diárias (Completa) / de 07/12/2010 a 11/12/2010
Ordenador: Cons. JOSE CARLOS ARAUJO (CONS. VICE PRESIDENTE)

Anônimo disse...

Vejam que existem notícias MA-GA-VI-LHO-SAS sobre o TCE em BLOG paraense. Notícias que tentam, inescondivelmente, minimizar a sucessão de irregularidades que são, a toda hora, divulgadas: "PRODUTIVIDADE EM ALTA - Há mais de dez anos o TCE-PA não julgava tantos processos de uma só tacada. Hoje, em duas sessões seguidas, os 110 processos em pauta foram todos decididos, exceto um, cuja retirada de pauta foi solicitada. Na terça-feira da semana passada, 80 processos foram votados. E na próxima sessão, nesta quinta-feira, a expectativa é de recorde". Fantástico, nao é mesmo ??

Anônimo disse...

Comentários postados neste blog sobre o TCM e no blog do Wolgrand dão notícias de que aquela parceria antes vista com mais frequência entre o Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do Estado chegou aos Tribunais de Contas.

Imagino que ficou muito evidente a dobradinha para beneficiar os parentes depois do nepotismo naqueles órgãos. Mas os "artistas" já deram aquele "jeitinho" entrou na ciranda os Tribunais de Contas.

Isso dificulta mais a identificação dos cruzamentos.

PORÉM NÃO É IMPOSSÍVEL DE IDENTIFICAR SENHORES SERVIDORES CONCURSADOS E BLOGUEIROS! DENUNCIEM

a OAB deveria levantar a criação de lei para acabar com os famosos cargos comissionados para quem não é CONCURSADO. Isso é uma grande injustiça contra a população sofrida, contra aqueles PESSOAS DO POVO que investem dinheiro e tempo para alcançar aprovação em concurso público. Na maioria dos casos os salários desses comissionados são 2000% maior do que é pago a um servidor concursado, não registram ponto e comparecem ao trabalho quando bem entendem.

Só que é muito difícil haver iniciativa por parte da OAB, a filha do Conselheiro Edilson Dantas também mama nessa teta no Ministério Público do Estado do Pará.

Lembrem o TQQ foi somente contra os Juízes do TJE, será que os Promotores de Justiças e Defensores Públicos não faziam o mesmo? Geralmente estes vinham juntos nos finais de semana pra Belém.

Retornando, então para por fim a esses marajás só havendo uma grande discussão por parte da sociedade civil organizada, envolvendo a mídia comprometida e jornalistas sérios e comprometidos, como é o seu caso Jornalista Barata.

Jornalista Barata, pergunto a você: não poderia encaminhar essas denúncias para organismos internacionais, jornais de outros países, ou seja, fomentar um debata vindo de fora para dentro pra ver se a mídia local comprometida e omissa se veja obrigada a passar a relatar esse tipo de favorecimento explícito feito com o dinheiro público.

Outra situação também deve ser objeto de investigação são essas viagens por parte dos dirigentes desses órgãos público, as denuúncias com relação ao pagamento de diárias no TCM são gravíssimas. Será que isso não está ocorrendo em outros òrgãos? Viagens frequentes e desnecessárias objetivando ilicitamente uma terceira renda?

1ª renda pelo titular do cargo
2ª renda ocupação de cargos comissionados por parentes, com excelentes salários.
3ª renda ganhos com diárias.

Isso afronta, envergonha, humilha....

Anônimo disse...

O Cipriano Sabino mentiu hoje de manhã na entrevista concedida no Bom Dia Pará ao dizer que o nepotismo foi expurgado do TCE. E as filhas do Lauro Sabbá? e a filha e os sobrinhos e a cunhada do Antonio Erlindo Braga? e o filho do Edilson Silva?
Há uma Ação Popular contra o nepotismo que a lourdes lima nao vai cumprir debochando da Justiça e que ao que tudo indica vai continuar com o Sabino. Vai aumentar o consumo de óleo de peroba

Anônimo disse...

Ei Barata o Ivan falava tanto mal do consultor jurídico da lourdes lima que pouco comparecia ao trabalho e agora na gestão do cipriano o consultor virou assessor dele. Eita corregedor de m.
vai ser assesror para assuntos de improbidade administrativa do qual ele é expert

Anastácio disse...

Ingressei com uma Ação Popular contra o nepotismo no Tribunal de Contas do Estado. O juiz concedeu a liminar mas a presidente Lourdes Lima não cumpriu e eles ainda permanecem no Tribunal. O Erlindo Braga entrou com um agravo contra a decisão e foi indeferida. Ele agora recorreu ao STF e aguarda a decisão. Todos os filhos dos exconselheiros esstão abrigados num Quadro Suplementar não estatutário contra o qual ingressei com uma ação judicial que teve parecer favorável a meu favor mas a Lourdes Lima não cumpriu a decisão embora ela tenha uma multa diária de 5 mil reais. Ela e o nepotismo nho TCE estão acima da lei e da Sumula Vinculante numero 13. Acompanhe no site do TJE-PA a tramitação PROCESSO: 0025941.36.2010.814.0301e veja se o corregedor pos fim ao neopitsmo no TCE. Meu nome é Anastácio Trindade Campos e sou servidor daquele Tribunal

Anônimo disse...

Agora está explicado depois da matéria do Diário do Pará deste domingo o porquê do Ivan Cunha ter levado o ex consultor juridico do TCE para o gabinete dele. Vão tentar fazer a defesa do indefensável. Estão até o talo enrolados pelos promotores. Mas se o corregedor do TCE falava mal do João Hage e agora leva o cara para o gabinete dele qual a moral que ele vai ter para dar ordem para o cara que fazia as pérolas juridicas para lourdes assinar? e a besta ainda falava bem do consultor e agora quero ver como ela vai ficar na fita e o corregedor Ivan. ALGEMAS NELES tal qual no Amapá

Anônimo disse...

http://www.conselheirodaniel.com/?q=funcion%C3%A1rios-lotados-no-gabinete-do-conselheiro-daniel-lavareda-e-seus-respectivos-cargos

Juvenil bancou gastança

Edição de 13/03/2011

ASSEMBLEIA - Atos secretos,"fantasmas" e supersalários inflaram a folha

ENIZE VIDIGAL - Da Redação

Atos secretos do ex-presidente Domingos Juvenil (PMDB) inflaram a folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Pará levando a uma enxurrada de recursos públicos, cujo beneficiário direto e principal era o próprio gestor, que dirigiu a Alepa de 2007 a 2010. Documentos internos da Casa Legislativa, entre papéis timbrados e contracheques, obtidos com exclusividade por O LIBERAL, revelam o esquema fraudulento de servidores fantasmas e polpudos contracheques enxertados com gratificações ilegais, sem que fosse aplicado o redutor constitucional, ou seja, sem atender ao limite de R$ 12.800, que era o salário do deputado estadual, na época. O desvio acontecia com a inclusão de nomes de filiados do PMDB, especialmente pessoas diretamente ligadas a Juvenil e ao cacique Jader Barbalho, que eram lotadas na Casa Civil da Presidência do Poder sem nomeação publicada. Ao final de cada mês, os contracheques dos ricos fantasmas eram diretamente entregues à então chefe do setor, Semel
Charone Palmeira.

Entre os contracheques que chegaram ao conhecimento da reportagem está o do engenheiro Bruno Batista da Cunha, filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ivan Cunha, que tinha vencimentos de R$ 8.737,00. Ele era lotado como consultor técnico-legislativo DAS 202.3, no Gabinete Civil II. O vencimento base, de R$ 1.017,98, era engrossado com triênios de R$ 1.674,60, gratificação por Direção e Assessoramento Superior de R$ 865,28 e Dedicação Exclusiva de R$ 814,38, além de uma gratificação sem identificação de R$ 3.186,38 e de outra identificada como "N/S" de R$ 814.

NEPOTISMO


Fontes dão conta que Juvenil praticava nepotismo cruzado com o conselheiro, empregando o filho e a nora dele em troca de uma lotação no TCE para Ozório Juvenil, filho do ex-presidente e hoje deputado estadual. Em 2008, o conselheiro teve que demitir o filho, a filha e o genro que estavam lotados em seu gabinete por força de súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que veda o nepotismo. Ainda de acordo com a fonte, o salário de Ozório no TCE era de R$ 18 mil e, por isso, a remuneração de Bruno e da esposa teria que somar
o mesmo valor.

Anônimo disse...

Ei! Não esqueçam da esposa do Vice-Presidente do TCE, "Conselheiro" cara de pau Luís Cunha, nomeada na Asipag, os irmãos Antonio e Paulo Cunha Teixeira, Vice-Diretor e Chefe de Segurança no Presídio de Bragança. Ainda tem os sobrinhos (Agentes prisionais) Willis Alves da Costa, Tamíres (Licença maternidade), e Maria Regina Gonçalves da Cunha, esta, esposa de Benedito do Carmo de Sousa Melo, exonerado acerca de quatro meses do Cargo de Vice-Diretor do Presídio de Bragança, já foi agraciado com um DAS, cargo aliás, incompatível com sua formação. Agora me diga: Alguém acredita que esse "Conselheiro" tem imparcialidade para fiscalizar contas de uma boteca?

Anônimo disse...

Eu também quero trabalhar no TCE.

Anônimo disse...

Essa é uma verdadeira corja de canalhas. Verdadeira quadrilha de ladrões.