sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FÁBRICA ESPERANÇA – Freio de arrumação

Os fatos que se sucederam certamente explicam o e-mail endereçado a este blog pela Secom, a Secretaria de Estado de Comunicação, a propósito da troca de guarda na Fábrica Esperança, a OS, organização social, que promove a reinserção dos egressos do sistema penal. No e-mail, a Secom acentuou que o objetivo basilar do governo Simão Jatene seria retomar e ampliar o programa de reinserção dos egressos do sistema penal, dentro da proposta que justificou a criação da Fábrica Esperança, corrigidas as distorções atribuídas ao governo Ana Júlia Carepa.
Diante da repercussão negativa das pretensões atribuídaa a Alyrio Sabbá, candidato derrotado a deputado estadual pelo PPS e responsável pela equipe que opera a transição na Fábrica Esperança, o Palácio dos Despachos se viu compelido a dar um freio de arrumação nas marmotas em curso. Uma iniciativa claramente destinada a aplacar o revanchismo e o apetite, suspeito e pantagruélico, entrevisto na postura de Sabbá e reproduzido por alguns dos seus asseclas amestrados. O que precipitou a intervenção do Palácio dos Despachos, ao descartar a possibilidade de acabar ou militarizar o programa, implantado no último ano do primeiro mandato de Jatene como governador, que se estende de 2003 a 2006. E que impressionou, positivamente, o Ministério da Justiça, que vai tomá-lo como parâmetro para a definição da política de reinserção dos egressos do sistema penal.
Nesta sexta-feira, 28, a equipe de transição deve ter voltado a aportar na Fábrica Esperança com um discurso distinto daquele inicialmente vociferado.
A conferir.

15 comentários :

Anônimo disse...

ESTE PROJETO FABRICA ESPERANÇA E TÃO BONITO PENA QUE SE TORNOU PALCO DE BRIGAS POR CARGOS.
ESPRO QUE QUEM FOR NOVO DIRETOR DE FABRICA. FAÇA ALGUMA COISA POR QUE A GESTÃO PASSADA NÃO FEZ NADA.,

Anônimo disse...

HEEEEEEEIIIII SILVANA SAI DESSA FABRICA VEM TRABALHAR COMIGO GOSTOSAAAAAAAAAAAAAAA.

ZENALDINHO

Anônimo disse...

É Barata quem tem c... tem medo,a idéia vai ser abortada.

Viva o Blog....

Anônimo disse...

menos mal

Unknown disse...

Espero que esra notícia vá realmente para acesso público, mas na realidade a equipe de diretores encabeçada pelo Dr. Alírio Sabbá e a filha do Governador Jatene, Sra. Gabriela, demitiu mais de 40 funcionários da Fábrica, sem indenizá-los. Está é a maneira pela qual o Dr. Jatene fará sua administração, cheio de revanchismos, pois proibiu que as secretarias pagassem os valores devidos a Fabrica Esperança, que passam de 800 mil reais, que poderia sanar todos as dividas da mesma, sem precisar afastar os egressos do único local que sempre lhes deu esperanças de dias melhores. Cadê as palavras de campanha Senhor "Governador"?????. E tem mais, vejam o perfil da nova diretoria, KKKKKKK. Dir. Produção é Terapeuta ocupacional, Dir. Comercial é Biologa, e criaram até uma nova diretoria "Dir. de Infra-estrutura e Dir. de Alimentos. Esta gestão vai ser um Deus nos acuda....coitado do Projeto.

Anônimo disse...

vamos com calma, a fábrica demitiu,mas nao pagar indenização e todos os direitos, isso nao é verdade.O que acontece é que demitiram com uma ansiedade impressionante, sem saber se terão dinheiro para cobrir tudo o que devem pagar. Espero que tenham.Agora, quanto aos diretores novos, muitos nao sao diferentes do perfil de muitos que acabaram de sair. Mas em media melhorou. Agora, terapeuta ocupacional sendo diretor de produção e premiarem graciosamente uma pessoa que ganhou na justiça uma idenização de 30 mil e depois dar um cargo de diretoria de alimentos...pelo menos deveriam ter dado um nome de acordo com a politica nacional de segurança alimentar.
Triste é o revanchismo sem medidas.E vão fazer mais, muito mais.
Infelizmente a fábrica é uma contradição.ja deveria ter um dialogo no legislativo para transforma-la numa politica pública.Enquanto isso, a pressa é inaugurar o restaurante popular.Imaginem tudo isso sem controle social.

Anônimo disse...

21:07, isso é verdade.

Anônimo disse...

A FÁBRICA ESPERANÇA PRECISA DE PESSOAS QUE REALMENTE ACREDITEM NESTE PROJETO,PORÉM NOSSO GOVERNADOR INDICOU UM REPRESENTANTE QUE NÃO ESTÁ FAZENDO POR ONDE, DEMITIU 50 COLABORADORES, ESTES COM SALÁRIOS ATRASADOS E PARA COMPLETAR NÃO RECEBERAM SUAS RESCISÕES QUE ESTAVA COM A DATA MARCADA PARA HOJE, E SEM NENHUMA JUSTIFICATIVA NÃO FORAM PAGAS.TOTAL FALTA DE RESPEITO PELOS DIREITOS DESTES TRABALHADORES. SOCORRO GOVERNADOR!!! ESTOU PASSANDO NECESSIDADE, FAÇA ALGUMA COISA POR NÓS E TAMBÉM PELA FÁBRICA ESPERANÇA QUE HOJE SE ENCONTRA MILITARIZADA.

Anônimo disse...

É uma pena que esta transição não tenha sido digina,correta e profissional como as duas que já ocorreram anteriormente. Pois, a nova equipe de gorverno do Sr. Simão Jatene na sede de se ocupar os cargos da Fábrica Esperança, demitiram de forma inrresponsável e leviana de uma única vez cerca de 50 colaboradores que durante todo esse período tiveram total dedicação e respeito a proposta do projeto. e de forma humilhante foram desligados da Fábrica, já que o Sr. Hugo atual diretor geral da fábrica simplesmente demitiu a todos sem efetuar nenhum tipo de pagamento recisório, tendo os mesmos vencidos na data de hoje, e da forma mas prepotente e arrogante disse a todos em reunião em alto e bom som que não existe nenhuma data prevista para pagar a esses trabalhadores seus direitos , e que os mesmos procurem a justiça se quiserem. é uma pena sr. governador ter posto a frente de um projeto tão importante como este uma pessoa sem a mínima sensibilidade para lidar com pessoas, sendo que os trabalhadores da fábrica não estão pedindo nehum favor e sim os seus direitos de trabalhador que este diretor geral simplismente iguinora as normas da CLT, sendo o mesmo advogado, mas a o que parece não entende muito de justiça trabalhista.

Anônimo disse...

É uma pena que o Sr. diretor da Fábrica Esperança Hugo Cintra ainda não tenha entendido que se trata de um projeto social de reiserção social de egressos do sistema penal do Pará, pois não consegue estabeler diálogo com ninguém, e tomou a precipitada decisão de demitir cerca de 50 pessoas, porém esqueceu-se de que essas pessoas são celetistas e que isso implica em custos trabalhistas apesar de ser advogado, mas....
Para completar a homologação foi marcada para hoje dia 10/02/2011 e simplismente não apareceu ninguém para dar alguma explicação para os demitidos que lotaram o sindicato e depois de quase 02 horas de espera foram orientados a conversar com o Sr. Diretor que com o ar de arrogância e desprezo com todos que tentavam estabelecer um diálogo com os trabalhadores que não queriam nada mais de que suas verbas recisórias e seu salário do mês de janeiro que até hoje não foi pago de nenhum funcionário.
Enfim, lamentamos que o Sr. governador Simão Robson Jatene tenha indicado uma pessoa sem sensibilidade e conhecimento de leis trabalhistas para assumir um projeto social de tamanha importância para o estado, servindo apenas de prêmio de consolação para o desprestigiado Alirium Sabass.

Anônimo disse...

Venho aqui demonstrar minha profunda tristeza e decepção com o Sr. Governador Simão Jatene, pelo qual depositei meu voto nos dois turnos, pensando que teria uma melhor gestão para a Fábrica Esperança, coitados dos egressos e dos 50 trabalhadores que foram covardemente demitidos e ainda não receberam seus salários de janeiro, me desculpe mas é um desabafo e um pedido de socorro.
Por favor resolva a situação desses desassistido pobres egressos do sistema penal que só servem de marketing social para ganhar votos e sensibilizar os menos esclarecidos.
Jatene, começe melhor seu governo e cumpra com as promessas de campanha e indique pessoas competentes para dirigir este projeto social de repercussão nacional.
Pague esses trabalhadores que sua indicação demitiu sem pensar nas consequências, pois está começando muito mal o governo que imaginei ser melhor para o Pará, mas na prática não é isso que estamos vendo acontecer.
Acorda Jatene, se rodeie de pessoas competentes e que saibam onde estão...

Anônimo disse...

SÓ PODE ESTAR COM SALARIOS ATRAZADOS SE QUEM SAIU DEXOU A FABRICA NO ZERO E CHEIA DE DIVIDAS. QUEREM O QUÊ? QUE FASSAM MILAGRES EM APENAS 11 DIAS DE DIREÇÃO.PACIÊNCIA!!!!!

Anônimo disse...

Barata,
A nova gestão da fábrica esperança demitiu cerca de 50 funcionários de uma tacada só. Ok!
Tal atitude já era esperada em virtude dos funcionários, a grande maioria deles, que atuavam na área administrativa são pessoas ligadas ao PT, direta ou indiretamente.
Ressalte-se que a Fábrica Esperança é uma OS, entidade privada sem fins lucrativos e que em termos de regime de contratação é regida pela CLT, inclusive os diretores e assessores.
Bem...a nova gestão assumiu a a OS e ao demitir as pessoas ligadas ao PT não fez nada de mais, até porque desde sua criação, sabe-se que este projeto é um verdadeiro cabide de empregos.
Ocorre, que ao escolher a demissão em massa a nova gestão irá pagar um preço que causará mais prejuizos ao projeto e ao Estado, pois no dia 10 de fevereiro de 2011 (ontem) era o prazo legal para a formalização da rescisão e respectivos pagamentos, o que não ocorreu.
Conclusão: A OS que já não possui recursos financeiros suficientes (ora, nunca teve mesmo!!!)deverá pagar a massa de trabalhadores (independente da coloração partidária)uma multa por este atraso que corresponde a 01 salário que cada trabalhador recebia.
Enfim...o revanchismo está custando caro aos cofres públicos.
Tal atitude (revanchista ou simplesmente irresponsável)coloca em xeque o discurso oficial do governo jatene - o de que o governo não tem recursos financeiros e que deve-se fazer economia.
E a justificativa do atual diretor aos cerca de 50 trabalhadores do projeto de que não tem dinheiro para fazer as rescisões não cola, pois á epoca em que o PT recebeu o projeto com uma dívida de mais de 1 milhão de reais ao demitir os antigos diretores, assessores e outros funcionários arcou com todos os encargos trabalhistas, quitando as rescisões a tempo, independente da coloração partidária, pois esta uma questão meramente jurídica.
Qualquer tentativa jocosa de partidarizar o discurso (de ambos os lados) soará como escárnio, pois o projeto Fábrica Esperança deveria estar acima destas picuinhas.

Anônimo disse...

Anônimo do dia 11 de fevereiro de 2011 14:50,esse seu comentário foi infeliz,então ele que pensasse antes de demitir, nós não somos POLÍTICOS que quando termina o mandado, eles pegam o seu banquinho e saem de mansinho, nós somos TRABALHADORES regidos pela CLT, que o seu Diretor Geral não está se importando com isso.

Anônimo disse...

A Fábrica Esperança só encontra-se nessa situação, por pura incompetência da Administração anterior, que deixou os salários atrazados, o Contrato de Gestão sem cobertura no mês de Janeiro. Incompetência e Irresponsabilidade. Não produziu nada nesses 4 anos em que estiveram a frente da mesma. Agora vem aqui repudiar uma administração que assumiu a exatamente 11 dias. Fizeram muito mais, deixaram o patrimônio amontuado feito lixo, fora o que deram sumiço, até hoje não fecharam o Balanço. Sabem porque? Adivinhem. Venham ver pra quer.