segunda-feira, 4 de abril de 2011

UFPA – A denúncia, na íntegra

Segue abaixo, na íntegra, a denúncia feita ao blog, sobre as mazelas da UFPA e que ameaçam a credibilidade, ou que desta ainda resta, da UFPA.

Barata,

A UFPA é, com algumas exceções, um antro de hipócritas e de incompetentes que parasitariamente vivem de privilégios ao arrepio da lei e que amaldiçoam esta instituição ao obscurantismo, ao atraso e à má prestação de serviços. Por conta dos supostos baixos salários, muitos dos docentes levam a UFPA como "bico", pois não há controle nem de qualidade nem de presença dos docentes, então basta não reprovar ninguém que os alunos ficam quietos e tudo se torna possível. Essa prática é responsável pelos cursos rasteiros, repetidos há décadas por docentes desatualizados e fraquíssimos, mas que não se sentem ameaçados pelo corporativismo protecionista da instituição.
Uma outra vergonha, que mereceria um Globo Repórter para ser desmascarada, é a interiorização, que é levada na barriga de forma medíocre e vergonhosamente deficiente por docentes que se omitem por que vêem nela uma segunda fonte (considerável) de renda. Em geral os cursos da UFPA são cursos placebos, com as cópias, as avaliações rasteiras e o acordo medíocre de alunos que não são motivados a estudar e docentes que não têm nada pra dar. Há naturalmente as exceções, mas em número muito inferior para mudar esse quadro. A UFPA é uma farsa, uma universidade que produz "profissionais" de terceira categoria.

34 comentários :

Hildete Costa disse...

Isso sim é ridículo! Dizer que a instituição é assim quando ela é avaliada por todo pela INEP, ENADE e outros instrumentos que são construídos não apenas pelo governo federal, é no mínimo substimar a inteligência alheia. Acorda cara. Afirma, certo, cadeos dados da tua pesquisa. É mais achismo!!!

Anônimo disse...

que pesquisa? isso é sentir na pele! professores que nao aparecem para dar aula todo santo dia, ja virou banalidade. Se o reitor conseguir que esse povo dê aula,aleluia!

Anônimo disse...

De fato, é difícil fazer esse povo dar aula. O reitor tem feito a sua parte em abrir processos e mandar lançar faltas, mas é preciso o envolvimento dos outros gestores
das unidades acadêmicas.

Anônimo disse...

Basta apenas verificar a qualidade dos trabalhos, dissertações e teses da UFPA para ver as avaliações. E o "fator norte", sem ele muitos programas de mestrado e de doutorado não existiriam na UFPA.

Anônimo disse...

Esse cara´só pode ser mau amado. Não se pode colocar todo mundo na vala comum. quer fazer a denúncia faça de forma séria e não babaca desse jeito.Teve ter sido colão de primeira.

Anônimo disse...

Sei que o Barata não vai publicar esse post, pois bem...

De uma coisa eu tenho certeza: esta 'denúncia' não se trata nada mais nada menos que o começo de tentativa de ataques plíticos. Sim, claro, políticos.
Barata, com alguns pontos da denúncia eu poderia até acreditar ser uma denúncia verdadeira. Porém, com o final da mensagem, o suposto aluno derruba sua máscara.
Um comentário dessa jamais sairia de aluno ou aluna da UFPA, quem estuda lá bem sabe quais os profissionais que são placebos.

Anônimo disse...

Esse comentário absurdo deve ter sido de alguém que não conseguiu passar na UFPa e tenta de forma covarde denegrir a imagem da Instituição!

Anônimo disse...

Credo! chamar os profissionais formados na UFPa de 3ª categoria foi um pouco demais vc não acha? Isso é pura "dor de cotovelo"! Mostra tua cara panaca!

Anônimo disse...

Vocês sabem como é ministrado um módulo da interiorização: O conteúdo de um semestre é repassado em uma ou duas semanas, com aulas pela menhã e tarde, sem dar ao aluno tempo nenhum para pensar, analisar etc... (até mesmo por que bibliotecas e laboratórios são apenas designações para o que existe) No final se faz uma provinha e tudo resolvido. Parabéns!! Formação de alto nível, revolucionária!!! Mas sobre isso todos os nossos acadêmicos se calam.

Anônimo disse...

Se essa Hildete Costa for a coordenadora do Campus de Marabá, eu acho atá graça,Só para limpar um banheiro encalacrado pelo lodo fétido levou mais de um ano. No Curso de Ciências sociais tem um neandertal que não dá aula e ainda reprova os que não aceitam seus métodos, assim Pá dilha...

Anônimo disse...

Espero que a ¨turma¨ perceba que ainda não tenho tanta habilidade com língua, e para evitar certos tapas, já que não posso correr tanto, preciso deixar um aviso:
NÃO FUI EU!!!!!!
NÃO FUI EU!!!!!!
NÃO FUI EU!!!!!!
NÃO FUI EU!!!!!!

Anônimo disse...

ANONIMO 15:25
¨quem estuda lá bem sabe quais os profissionais que são placebos.¨
E teeeeeeeeeeeeeeemmmmm????

Anônimo disse...

O conselho que dou para quem quiser denunciar alguma coisa da UFPA é antes pegar o nome de todos os conselheiros dos últimos cinco anos e cruzar nome por nome com os do MPF. Eu acho que se tivesse feito isso antes teria menos dores pelo corpo. As da alma nem imagine, são terríveis.

Anônimo disse...

Colocar interiorização nisso é despropósito. Começando que o aluno do interior é de uma capacidade invejável, apenas nunca teve chance, por questões financeiras, de vir fazer em Belém. Basta dizer que a escolhida para com engenheira do ano pelo Crea em 201o fez curso intervalar em Tucuruí. E foi uma luta brava, já que muitos terminaram com excelente em todas as disciplinas. E mais: enquanto aqui se formam no tempo determinado não mais do uns 10 de cada turma, em Tucuruí foram quase todos, já que uns dois desistiram.
Lamento que o blogueiro antes de publicar tal coisa não tenha antes pedido ao departamento pessoal da UFPA o montante descontando dos docnetes no ano passado por falta. Quando precisava mais: ir no centro tecnológico, mas deve em todos, e constatar que na sala dos professores existe uma folha para o docente rublicar ante de qualquer aula.

Anônimo disse...

Nas universidades de esquina todos passam também com excelente...

Anônimo disse...

Nas universidades de esquina todos passam também com excelente...

Anônimo disse...

SE AS INVESTIGAÇÕES COMEÇAREM PELA FACULDADE DE HISTÓRIA, VERÃO TODAS ESSAS IRREGULARIDADES.

Anônimo disse...

Anônimo 12:02. Por que História? A minha sugestão seria por Direito pelo simples fatos de que esses não podem alegar que nunca souberam haver lei contra.

Anônimo disse...

O curso de Medicina tá cheio de professor com o perfil apresentado.

Ninguem tem coragem de dizer, mas o Presidente da UNIMED e da Coordenação da Festa do Círio é professora da UFPA e a anos não ministra um aula, oriente um TCC, faz um projeto de pesquisa ou extensão.

O que fazer?!?!?!?!?!

Anônimo disse...

Que atire a primeira pedra aquele que desminta que nao exista professor da UFPa dando aula em instituição privada de nível superior ou em cursinho, pra aumentar o ganho salarial.

Anônimo disse...

Eu estudei na UFPA há quase vinte anos e as estruturas e as relações permanecem as mesmas. Pude constatar isso pos voltei para realizar um curso e pude constatar. Professores muito ruins, curso mal elaborados, salas barulhentas e a biblioteca com a mesma estutura deficiente que sempre teve. Já estudei em outras univrsidades fora de Belém e o nível é bem ruim mesmo.

Anônimo disse...

Eu me "formei" pela UFPA e posso assegurar que a faculdade é uma grande farsa. A solução não é reclamar, é privatizar essa universidade. Não adianta chorar, o problema é esse sistema socialista corporativista.

Anônimo disse...

Veja como as coisas se encaixam. Qunado Lula esteve aqui em palanque armado dando frente para UFPA e dizia, enquanto beijava mão de Jader, que isso era uma aula de política milhões de vezes melhor do todas que são dadas na academia, ele não estava elogiando Jader, mas mostrando o quando de esculacho há nessa. E aluno de ciência política da UFPA na plateia gritava Viva Lula!! com todos os pulmões porque sabia que estava mesmo estudando com gente tão reles que até obriga alguns desses andarem pelos corredores fazendo campanha para elegê-lo para alguns cargo, por ter convencido o coitado de que era trilhões de vezes mais competente em cargo, mesmo que apenas para passar do dia assinando histórico escolar, do que tentando fazer alguma coisa em sala de aula, quando não indicando ser até mesmo a mais pura maldade.

Anônimo disse...

Eu cursei uma introducao destas da vida em que o individuo mostrou sete (7) filmes em um semestre e nao deu aula. Nao foi um ou dois mas sete e passou o resto das aulas lendo um texto amerelado que ele mesmo escreveu há décadas, repleto de erros de grafia. Essa é a UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATIUTA". Como se isso fosse verdade. Custa milhoes todos os anos. O resto é populismo barato e docente que nao quer trabalhar.

Anônimo disse...

Prezado Barata

De fato sua denúncia é no mínimo ingênua. Todos nós conhecemos o bônus e o ônus do serviço público. Entretanto, negar o papel da Universidade pública e gratúita na formação dos quadros de profissionais do futuro é de uma veleidade à toda prova. A crítica construtiva é sempre boa, mas a sua crítica é um elogio à mediocridade do ensino privado.

Definitivamente não conheces a Universidade Federal do Pará.

Anônimo disse...

Caro Barata,
Denuncias nas sociedades democráticas são fundamentais, todavia negar o papel de uma instituição como a UFPA e do que ela fez de melhor nos últimos anos que é seu projeto de interiorizarão é no mínimo decepcionante e desrespeitoso com os milhares de profissionais e estudantes oriundos dos diversos Campi da Instituição. Recomendo a vossa senhoria que faça uma pesquisa e observe a quantidade de estudantes do interior realizando cursos de mestrado e doutorado, com certeza apos esta pesquisa o senhor seria mais justo com uma das maiores instituições de ensino do pais. Temos problemas no ensino publico mais acredito ser o principal caminho para inclusão de todos.

Anônimo disse...

Anônimo 22:07. É preciso que se diga que, no mínimo, cada aluno de graduação coloca de imediato no orçamento da UFPA por ano R$ 11.000,00, de mestrado R$ 20.000,00 e doutorado R$ 30.000,00. Portanto, não venha falar de voluntarismo, até porque educação é coisa para profissionais. E é isso que mais falha, posto que, haver exceção é para que se tenha alguma esperança, já que nem isso é a barbárie completa. Melhor que ficar discutindo é ir lá, como fiz, por exemplo, no bloco Nb, 8:00h da noite e encontrar mais de 60 alunos esprimidos numa sala cumprida, com o quadro na parte maior, de tal forma que mais da metade nem consegue enxergar o que o professor escreve no quadro. E me pareceu ainda que o professor era apenas substituto, já que a imensa maioria nem de dia aparece quanto mais pela noite. É um quadro dantesco.

Como num bar lá fora encontrei algum da turma, quis saber da razão disto e esse deixou claro que tudo aquilo só interessa uns 4 para fazer mestrado e, quiçá, um para doutorado. O resto era como se fosse rebutalho. Eu lembrei ao cara que todos estavam estudando para ser professor da escola básica, como ficaria isso? O dito foi literalmente: ELE QUE SE VIRE!!!! Que é o DANE-SE academicamente perfeito.

Aluno talentosos pelos interiores do Pará tem aos montes. Porém, esse não pode vir por razões financeiras e pela falta que faz a UFPA tem aoljamento, livro, comida, etc essas coisa básicas para sobrevivência de qualquer ser humano. Entretanto, quando a turma quando tem dinheiro, ao invés disto, faz é auditório de luxo exatamente para que possa impedir esse de vir e buscar mais verba para ganhar extra ministrando curso no interior pelo fato de haver muitos talentos por lá sem que possar vir. Ou seja: os mesmos que promovem toda desgraça sabem como lugar com a desgraç.

Anônimo disse...

De discursos laudatórios a corea do norte, os paises árabes, que hoje dão exemplo ao mundo, estão cheios. A Universidade pública, a instituição blablabla. Mas na realidade, e é isso que se está discutindo aqui, a coisa é precária. Cursos no interior de uma ou duas semanas, com oito (8) horas por dia em sala de aula, laboratório, sem tempo para pesquisar e os conteúdos de um semestres ministrados (ou vomitados) em uma velocidade inaceitável. Para aqueles que defendem isso, coloquem os seus filhos para cursar tais cursos! E aí vocês vão perceber que tipo de trabalho vocês fazem para ganhar os "extras" da interiorização.
Na capital o ambiente é tudo, menos acadêmico, com "professoeres" querendo o mínimo de trabalho e de responsabilidade possíveis, que se tornaram notórios aprovadores de toda espécie de alunos. O critério de aprovação: Basta não reclamar.

Uma grande universidade é uma ótima universidade e não o contrário.

Anônimo disse...

Veja um pouco da gente que faz a UFPA ser a maravilha do Brasil como só ela é.

=========

IEMCI: Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas: Defesas de Mestrado
Qua, 06 de Abril de 2011 15:09
# Mestrando: Denivaldo Pantoja da Silva
# Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra
# Título: “REGRA DE TRÊS: PRÁTICA ESCOLAR DE MODELAGEM MATEMÁTICA.”
# Data e Horário: 08/04/2011, às 9 h
# Local: IEMCI - Auditório
# Banca Examinadora:
Prof. Dr. Renato Borges Guerra
Prof.ª Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena
Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (UFRN)
Prof. Dr. Francisco Hermes Santos da Silva (membro suplente)


# Mestrando: Flávio Nazareno Araújo Mesquita
# Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra
# Título: “AS DINÂMICAS COGNITIVAS E PRAXIOLÓGICAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO PROFESSOR.”
# Data e Horário: 08/04/2011, às 15 h
# Local: IEMCI - Auditório
# Banca Examinadora:
Prof. Dr. Renato Borges Guerra
Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves
Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (UFRN)



http://ufpa.br/acontece/index.php?option=com_content&view=article&id=5581:iemci-pos-graduacao-em-educacao-em-ciencias-e-matematicas-defesas-de-mestrado&catid=6:defesas-de-monografias-dissertacoes-e-teses&Itemid=10

Anônimo disse...

Um boa leitura no tema são os acordos MEC/Usaid do tempo da ditura. Os americando queria, é verddade, que os bilhões que iria empresta fosse aplicado no ensino básico e superior fosse pago a partir de uma faixa de renda, como é proposta do vice Temer. O caras fizeram o seguinte: pegaram os bilhões e, para enganar otário, investiu migalhas na educação do povo via Mobral e algumas escolas técnica, mais vizando formar mão de obra barata para patota e criou não dezenas de universidades publicas, mas de cidades universitárias, as quais em alguns casos é preciso ter carro para se deslocar entre um sala de aula e outra para ficar inviável, humilhante até para pobre. Já que não podia dizer de outra forma que não queria pobre fazendo curso superior. E mais: a ditadura persegui tudo quanto era professor que prestava e encheu essa de colaboradores, sem concurso e apenas depois que batia um belo papo com general. Alguns desses, no dia seguinte da sua nomeação aparecia na sala de aula se dizendo comunista diposto até em morrer para acabar com a ditadura. E aluno otário ainda caiu nessa,..coitado.

Anônimo disse...

ENTREI NA UFPA NO ANO DE 81, NO CURSO DE ECONOMIA. MORAVA NA CIDADE NOVA. PRA NAO CHEGAR ATRASADO ACORDAVA BEM CEDO. PEGAVA DOIS ONIBUS PRA CHGAR NO CAMPUS. ESTAVA MUITO EMPOLGADO, MAS PROFESSOR NAO APARECIA. SÓ UM DE ITALIANO APARECEU APÓS 15 DIAS DO INICIO DO ANO LETIVO, POIS OS "TOP DE LINHA" RARAMENTE DAVAM AS CARAS. FIQUEI DEVERAS DECEPCIONDO QUE SEQUER FUI CANCELAR, TAO INDIGNADO FIQEI. HJ ESTUDO NUM CAMPI NO INTERIOR.POUCO MUDOU. MAS O QUE MAIS EU QUESTIONO É O BAIXO NÍVEL INTELECTUAL DOS DOCENTES , QUE NA MAIORIA SAO DOUTORES. MAL SABEM MINISTRAR SUAS DISCIPLINAS... QUE FAZER ???!

Anônimo disse...

Interessante ontem ouvi de um sobrinho que cursa direito na Ufpa q ele tem aulas aos sabados com uma desembargadora do trabalho e q na 1ª aula ela não apareceu e ao ser interpelada por telefone se iria dar a referida aula, a mesma comunicou aos alunos q sabado é dia de estar com a familia, agora quem da as aulas é sua estagiaria.

Adilson S. Barbosa, Estudante de Eng. Elétrica-UFPA disse...

Não tenho nenhuma procuração para defender a UFPA, mas algumas coisas ditas pelo anônimo não condizem com a realidade. Sou aluno de Engenharia Elétrica desde 2010 (segundo semestre) e esse tempo já me oportunizou presenciar algumas coisas não alinhadas ao que diz o denunciante. Por exemplo: No ITEC (Instituto de Tecnologia) que agrega as engenharias e mais o curso de Arquitetura e Urbanismo, se o aluno não se dedicar, não estudar e fazer por onde para obter aprovação nas disciplinas, esteja certo que não irá passar, e ao acumular reprovações este sai do bloco que ingressou e mantendo nessa escalada o mesmo é desvinculado da universidade. Os professores do instituto raramente faltam as aulas.
Agora cabe ressaltar que nem tudo é como gostaríamos que fosse. Em algumas salas falta refrigeração adequada, alguns ventiladores caindo,banheiros podres etc.
Todavia, não cabe a qualquer um querer crucificar o reitor ou quem que seja, pois cabe, em parte, à comunidade acadêmica fiscalizar e cobrar aquilo que lhe é de direito. Quem faz isso? Quase ninguém. O que acontece na maioria das vezes é o comodismo que acompanha o aluno desde o ensino médio, e por isso quando falta algum professor ou qualquer outra coisa, ninguém cobra, reivindica, inquieta-se etc.
Agora seria bom, Anônimo, que saísse da sombra do anonimato e mostrasse tua identidade para que outras pessoas pudessem se unir a ti e, para quem saber, mudar esse panorama.

Anônimo disse...

prix propecia propecia achat
comprare propecia propecia comprare
comprar propecia farmacia comprar propecia espana