terça-feira, 17 de maio de 2011

ALEPA – Precedentes justificam preocupação

É previsível que nenhuma das partes corroborem esse relato, mas sabem todos os que são do ramo que Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, irritou profundamente a cúpula da Rede Globo de Televisão, ao investir pesadamente em O Liberal, adquirindo impressoras de última geração, em detrimento da TV Liberal. Por isso, a intervenção branca dos Marinho na TV Liberal, o que custou a cabeça de Emanuel Villaça, até então gerente do jornalismo na emissora dos Maiorana. Na versão corrente, os Maiorana tentaram, sem sucesso, salvar o pescoço de Villaça, substituído por Álvaro Borges, por determinação expressa da Rede Globo.
Pela própria idade, as novas gerações dos Maiorana desconhecem o imbróglio, mas provavelmente não lhes faltará interlocutores para contar-lhes as circunstâncias sob as quais a família de Conceição e Lopo de Castro, ele ex-prefeito de Belém, viu a TV Guajará perdeu o status de afiliada da Rede Globo no Pará. Com a TV Guajará sucateada, tão logo Romulo Maiorana (foto) ganhou a concessão do canal 7, a TV Liberal arrebatou a condição de afiliada da Rede Globo no Pará. Sagaz, o patriarca dos Maiorana, tratou de investir no seu canal de televisão, cuja concessão se deu em nome de terceiros, diante das restrições que setores da ditadura militar faziam a “seu” Romulo, devido seu envolvimento com o contrabando no passado. Há relatos - não confirmados, é verdade - de que o general José Ferraz da Rocha, despachado para Belém como comandante da 8ª Região Militar, aqui desembarcou advertindo, antecipadamente, que não admitiria ser fotografado ao lado de Romulo Maiorana, por conta de passagens não exatamente edificantes do passado deste.
Embora consciente de que O Liberal lhe conferia um importante status político, dentro dos limites paroquiais, Romulo Maiorana jamais negligenciou em relação a TV Liberal, pela importância a esta conferida, como afiliada da Rede Globo e pelo que isso representava, em matéria de fluxo de caixa. No seu livro de memórias, “O Campeão de Audiência”, Walter Clark, um executivo que teve um importante papel na primeira década de crescimento da TV Globo e morreu aos 60 anos, assinala a boa imagem de Romulo Maiorana entre os executivos da tevê do jornalista Roberto Marinho, também já falecido e que foi um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil.

Nenhum comentário :