sexta-feira, 20 de maio de 2011

EDUCAÇÃO – A comovente lição da professorinha

Enquanto a educação, particularmente na rede de ensino pública, patina no imobilismo, como corolário da mais deletéria ausência de determinação política, vem de Natal, Rio Grande do Norte, de uma jovem professora, chamada Amanda Gurgel (foto), um sopro de esperança, na forma de comovente exortação a uma tomada de consciência. O apelo da jovem professora, embora reportando-se a um contexto teoricamente específico, vale para todo o Brasil. E particularmente para o Pará, onde a educação está em mãos de um eunuco crepuscular, sob a tutoria de uma inepta, cujo talento se exerce em outra área, como sabem até os postes desta terra. Além dos prefeitos do hinterland, obviamente.
A matéria do UOL, que inclui o vídeo do pronunciamento de Amanda Gurgel, pode ser acessada no endereço eletrônico mais abaixo. A professora, assinala a reportagem, é o mais novo hit da internet. O vídeo com o desabafo está entre os assuntos mais comentados no Twitter e já colecionava mais de 100 mil acessos até a manhã de quinta-feira, 19.


15 comentários :

Anônimo disse...

Ela foi ótima. virou hit na internet.
atual e sem chatice, colocou dinheitinho asituação da educação na maioria das cidades brasileiras.

Anônimo disse...

Nossos heróis são pessoas como essa professora. Ela sim merece receber medalha e reconhecimento público. Mas, vá analisar a lista de homenageados pelos poder público e verá que 90% tem um passado, um presente e um futuro comprometedor.

Anônimo disse...

Parabéns para esta grande Mulher. Aproveitando o espaço, gostaria de dar minha modesta opinião. Pergunto: Para que temos 41 Deputados Estaduais, com este salário enorme para não fazerem nada de bom para a população, com raras excessões? Já somamos o quanto nós já pagamos para estes parasitas da nação, desde o mês de janeiro, até agora?Fora os penduricalhos? Acho que a população deve começar a pensar e se mobilizar para fazermos uma Emenda à Constituição para diminuir o número de Vereadores, Deputados Estaduais e Federais,e diminuir o tempo de mandato de Senadores, bem como a diminuição do salário e demais vantagens que esta turma recebe às nossas custas.Penso que com isso, os Estados teriam mais recursos para trabalhar pelo bem comum.

Anônimo disse...

A Professora Amanda Gurgel deu um verdadeiro baile na Câmara dos Deputados do RN, falando com muita propriedade e expondo sua justa indignação. Mostrou a situação precária da educação, nunca priorizada neste País do Carnaval.

Anônimo disse...

Depois de ouvir esta jovem mulher, profissional,comprometida e angustiada, dizer aos deputados presentes, verdades tão "irrefutáveis" como disse em sua fala, tive um orgulho imenso de ter nascido no mesmo país que ela.Orgulho que não me atingia há muito tempo. Com uma simplicidade desconsertante, Amanda deu uma aula de respeito à sua profissão. Ao dizer que o seu salario base não é suficiente para pagar a "indumentaria" dos senhores e senhoras parlamentares e da secretária de educação de RN, ela deixou subtendido o quanto cruel e desumano é o sistema de ensino com aqueles que deveriam ser reverenciados: professores e alunos. Lembrei de um projeto de lei de Cristovam Buarque: ser obrigatorio os filhos dos politicos em exercicio, estudaram em escola pública.
A profesora Amanda, tão pequenina, tão docemente falando, sem usar um único adjetivo, sem alterar sua conotação de voz do principio ao fim,de fato,me deixou com um nó na garganta.Uma rainha.Todos silenciaram talvez por vergonha momentanea ou por hipnose de uma voz que calou qualquer argumentação em poucos mais de 10 minutos.Para eles, uma eternidade.

Anônimo disse...

Essa foi na reunião representado e,portanto, levando o discurso que o PSTU fez para essa bodegar. E tudo isso visa apenas para construir uma candidata contra Dilma. E via sempre no mesmo discurso que enche a paciência em alguns cantos da universidade pública. O sujeito é incompetente ao extremo que tudo que terá por toda vida é sala de aula até lotada dos piores alunos e o salário base, quando há milhões de boas oportunidades para ganhar maravilhas e nunca mais ficar perdendo tempo com sujeito que quando escreve errado, se tentar corrigir corre o risco de ser processado por preconceito, quiçá ser agredido.

Anastácia disse...

p 4:04,naõ consegue colocar suas ideias em ordem. Não foi possivel identificar a mensagem.Se é que houve alguma.Tente de novo.Voce consegue.

Anônimo disse...

04:14 ela pode ser até do BOSTATU, mas o que ela falou é verdade verdadeira. Se um dia o brasileiro tiver educação de qualidade, com certeza vai saber escolher seus representantes, e aí meu caro, bandido não irá se criar. Pena que a minha idade não me permitirá ver esse dia.

Anônimo disse...

bem que os deputados daqui podiam ouvir o discurso de Amanda.

Anônimo disse...

Anônimo de 21 de maio de 2011 15:40 amanhã 22.05 a lição da Professora vai ser divulgada no programa Fantástico da Rede Globo.

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com o anônimo das 16:42. Para que tantos Deputados? Barata,, sou meio ruim de contas. Poderias somar para nos, quanto já pagamos para estes pilantras de janeiro ate abril? A população precisa saber para começar a pensar em uma solução para diminuir nosso prejuízo. Vamos ficar muito gratos.

Anônimo disse...

Brilhante, autentica e honesta a Professora Amanda expôs a educação em nosso país.São brasileiros como ela que podem mudar esse nosso país medíocre liderado por demagogos.A verdade é clara, incontestável e não precisa ser gritada.Enquanto isso o Palloci não consegue explicar o absurdo aumento de patrimônio e o insuperável sucesso de sua empresa de lobby,não é?

Anônimo disse...

E o nosso governador mantem na SEDUC o casal deslumbrado em nome do que?

Anônimo disse...

Não tiro o direito dessa professora, mais no meu entender não é só o baixo salário que dá má qualidade ao ensino e sim a falta de gestão, a falta de interesse dos professores em estimular os alunos a se interessarem em estudar. Simplesmente mesmo que o professor ganhe uma fortuna ele continuará dando pessimas aulas, os alunos continuarão em segundo Plano. Acho que as escolas teriam que ser mais fiscalizadas nesse aspecto, qual prfessor dá aula e o que não dá. Existe muito corporativismo por parte do diretor em relçao aos que faltam. Há tempos atrás os professores de 1ª a 4ª serie ganhavam menos que o salário mínimo e davam boas aulas eram respeitados por todos. Acho que o problema está com os diretores das escolas que são muito mau educados e não querem nada com nada. É só experimentar aumentar mais os salários para ver se o ensino vai melhorar. Melhora nada. Os professores de escola particular não ganham tanto assim. O mesmo professor dá uma aula ótima na escola particula e esse mesmo professor na escola pública não aparece na escola. Como querem reivindicar melhores salários se não melhora a qualidade do ensino. Para agente exigir algo melhor temos que mostrar trabalho e os professores e diretores da escola pública não mostram. Não são todos . Mais a maioria.

Anônimo disse...

O PLATÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS ENTREVISTA DOCENTE QUE DESGRAÇA PROFESSORINAHS



O senhor trabalha em universidade pública e participa corrigindo redações. O quê o senhor acha de ensinar errado?
- Veja bem. Nós só temos algo próximo de 5 mil vagas e precisamos, para haver alguma lucratividade, de uns 50 mil candidatos. Se todos tivessem um conhecimento médio em linguagem seria impossível corrigir tantas provas, exigindo uma quantidade imensa de pessoas quando queremos até que os ganhos disto sejam apenas para uma meia dúzia. E mesmo que o sistema pague um extra fabuloso, enquanto de cada 100 redações mais de 90% zerando logo na primeira frase, fica tudo maravilhoso.

Como o senhor também trabalha formando docente, você induz que esses ensinem tal qual indica a professora no seu livro?
- Com certeza!!! Até, como já mostrei, para que fique mais fácil ganharmos um extra sem muito esforço. Além disto, o que temos na rede pública são aluno sem a mínima condições de aprender nada e a única coisa a se fazer é ensinar o que esses já sabem.

Mas, como o senhor tem tanta certeza de que os seus alunos não serão também docente da rede privada?
- Quem quer isso vai estudando por fora e não espera, até porque já sabe que não terá. Além do mais, na rede privada tem quem exija e fique vigiando tudo que ele faz na sala de aula. Já na pública, é só fechar a porta e fazer o quiser e como quiser, sem que deva qualquer satisfação a seu ninguém. Bastando, obviamente, que tenha certas amizades e não se meta, fora elogiar, no que os demais estão fazendo.


O senhor não acha tudo isso uma perversidade contra o povo?
- Absolutamente não!! Isso sempre se fez e em todas as disciplinas e ninguém nunca disse nada. De fato, os que foram nomeados no tempo da ditadura, a qual expulsou e perseguiu docente indesejável, gente que até fugiu deixando os alunos sem aula, salvo raras, exceções o general escolheu para nomear sem concurso exatamente quem fosse capaz de promover tais coisas, já que queria evitar que, se rede pública fosse mediamente letrada, a guerra para ingressar na universidade publica, os excedentes, seria terrível. Posto que, pobre é bicho metido e o fato de não haver alojamento, comida, livro e haver campus de universidade pública que só para se deslocar entre blocos de aulas precisa ter carro, por isso a ditadura fez onde foi possível cidades universitárias, mesmo assim, nem todo deixa de persistir fazer curso em universidade pública.