sexta-feira, 27 de maio de 2011

MEMÓRIA – A beleza dos palácios históricos


Na foto acima, o Palácio Lauro Sodré. Abaixo,
o Palácio  Antônio Lemos. Imponentes e belos.

Por sua beleza, um capítulo à parte, na crônica das mazelas do Executivo no Pará, são dois dos palácios históricos edificados em Belém – o Lauro Sodré e o Antônio Lemos. O tema escapa da pauta cumprida nas postagens anteriores a esta, mas inexiste justificativa para nos privarmos da imponente beleza dos dois palácios históricos, localizados diante da praça D. Pedro II. Tal qual o Palácio Cabanagem, a horrenda sede da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, uma construção bem mais recente, que rivaliza em feiúra com o edifício-sede do TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará. Ambos os palácios, Lauro Sodré e Antônio Lemos, são de valor histórico inestimável.
O Palácio Lauro Sodré, outrora sede do Executivo estadual, desde 1994 abriga o MEP, o Museu do Estado do Pará e é uma herança da passagem por Belém do arquiteto italiano Antonio José Landi, no século XVIII. Já o Palácio Antônio Lemos, também etiquetado de Palacete Azul, atualmente abriga, além do gabinete do prefeito de Belém, o MAB, o Museu de Artes de Belém, e foi construído no período de 1868 a 1883 para ser a sede do Executivo municipal. Durante décadas, o Palácio Antônio Lemos abrigou não só parcela do Executivo municipal, como também a Câmara dos Vereadores de Belém.

6 comentários :

Anônimo disse...

o Antonio Lemos está deteriorado por dentro com uma reforma que nunca acaba, maltratado igual Belem. estamos passando vexame com os turistas que estão impedidos de conhece-lo;E o bonde? parou de vez. Belem é tao linda, nao merecia esse abandono. So a iniciativa privada ta salvando um ou outro predio. Para completar, Duciomar, em vez de ´proteger a cidade, é reu em ações de embargos de construção na orla que ele, safado, sabe que é proibido e vai alterar mais ainda o clima da cidade.este homem é a personificação do mal.Onde ele passa deixa rastro de destruição

Anônimo disse...

Barata, infelizmente essa horda liderada pelo huno Duciomal, está deixando o Palácio Antônio Lemos em estado deplorável. Entrei lá outro dia e fiquei penalizada com o que vi. Aliás o Mercado de São brás está na mesma situação. E ainda faltam quase 2 anos para acabar esse desgoverno e mais uns 10 anos para recuperar o tempo perdido, isso se o povo não fizer uma péssima escolha novamente. Pobre Belém!

Anônimo disse...

Eu sei que o Ministéiro Publico já tem muito trabalho, mas que tal acionar o Duciomar, questionando o verdadeiro crime praticado por ele contra o patrimônio histórico de Belém. A Fumbel parece que nem existe mais, a não ser para bancar campanhas eleitoriais dos ex-presidentes. Uma tristeza!

Anônimo disse...

Que tal o MP acionar o Falsário pelo verdadeiro crime praticado contra o Patrimônio Histórico de Belém?

Anônimo disse...

Olha gente, a birosca para taxistas intalado por esse ser que se diz prefeito, em frente ao teatro da Paz, é um assinte, um insulto mesmo ao patrimonio mais valoroso que Belem tem.Está lá, uma coisa feita de latão ao lado do bar do parque e do pequeno coreto de madeira que poderia ter servido de modelo. Se as instituições fizessem seu trabalho, aquela casa de lata nao estaria mais lá.Duciomar nqaudo nao ajuda, atrapalha. Um turista não pode tirar um fto em frente ao pequeno coreto que aquela coisa aparace. Um troço quente que ninguem fica la dentro e so serve pra enfeiar. Ja viram como está o palacete Bolonha? um lixo.

Anônimo disse...

Certamente, estão dando muito mais importância à obras da Usina do que à cultura e tradição. O "Antonio Lemos" não pode ser perdido para o tempo.