terça-feira, 21 de junho de 2011

ALEPA – Lobby pela impunidade

Teria como epicentro a OAB do Pará, a Ordem dos Advogados do Brasil, um poderoso lobby, turbinado pelo corporativismo, destinado a poupar os procuradores da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, nas investigações sobre as falcatruas registradas no Palácio Cabanagem. Segundo essa versão, o lobby teria encontrado terreno fértil no colégio de procuradores do Ministério Público do Pará. Resta saber se vai comprometer as investigações dos promotores de Justiça que rastreiam os desmandos, alguns dos quais de caráter sistêmico, rastreados no Palácio Cabanagem.
Segundo ainda essa versão, isso explicaria o porquê das parcas referências, na grande imprensa do Pará, sobre Augusto Gambôa (foto) e Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, a Naná, ambos do quadro de procuradores da Alepa, célebres pelo desrespeito ao redutor constitucional, segundo fontes do Ministério Público Estadual. Gambôa, atual diretor administrativo do TCE, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, é o destinatário de um contracheque no valor de R$ 83 mil, que caiu em mãos dos promotores de Justiça que investigam as falcatruas na Alepa. Naná presidiu a comissão de licitação da Alepa, durante a administração do ex-deputado peemedebista Domingos Juvenil como presidente da Assembleia Legislativa do Pará, uma gestão pontuada por denúncias de corrupção.

15 comentários :

Anônimo disse...

COMO O POVO AUMENTA MAS NÃO INVENTA. CORRE BOCA SOLTA PELOS CORREDORES DA ALEPRA QUE O PROCURADOR JA ESTA PEDINDO AS SUA APOSENTADORIA.

UNINDO O UTIL AO AGRADAVEL VISTO ESTA NA ALEPA E TCE.

ASSIM MANÉ ATÉ EU.

CASO O MP APORTE PARA AS RESPONSABILIDADES DOS SR. PROCURADORES NO CASO DO REDUTOR CONSTITUCIONAL.

AÍ MANO, SO JESUS SALVA

Anônimo disse...

Barata, a Maria Eugênio Rios de Dinheiro Barbalho, tão competente que fez a proeza de atravessar por inteiro as gestões de Mario Tapioca Couto e Domingos Juvenil como Procuradora Geral da ALEPA durante oito anos, tem tb um contra-cheque de aposentada pela ALEPA de causar inveja ao Augusto Gambôa e ninguém fala nada sobre essa senhora que é a maior responsável em garantir aos referidos ex-presidentes, a "legalidade" de atos deletérios, a exemplo de apoiar o "desfalque", o "roubo descarado" de contra-cheques de humildes e mal-remunerados Secretários Parlamentares, mandando cortar desde de Junho/2.009, os direitos garantidos em Decreto-Lei, correspondentes as Gratificações por Tempo de Serviço (Triênios), deixando à míngua dezenas de pais e mães de família, que até hoje, dão o seu suor para carregar nas costas o trabalho dos Gabinetes desses deputados ldrões, calados, insensíveis, que sequer, fizeram qualquer esfôrço até aqui para fazer valer o direito de seus colaboradores! Vamos entrar na Justiça e reaver o nossos direitos, pois Manoel Pioneiro, já deixou claro que troca seis por meis dúzia e tudo vai ficar como dantes no quartel.Tem que botar aquela safada no caldeirão também, afinal, ela usurpou de suas funções para favorecer a corrupção no Poder Legislativo.

Anônimo disse...

Crimes perpetrados por procuradores deveriam serem punidos como crimes de pedofilia e tráfico de drogas, logicamente acrecidas as penas em um terço por serem servidores públicos.

Anônimo disse...

Vale a pena ler de novo:
"Anônimo disse...
Barata,
gostaria que todos soubessem que o Paulo Maurício Sales Cardoso, atual Assessor do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado do Pará, é aquele que foi acusado de coordenar o Mensalão do PT aqui no Pará. Inclusive ele foi ouvido em Brasília no processo que iniciou com aquela denúncia feita pelo ex-Deputado Roberto Jeferson.
Agora me diga Wolgrand, como pode o MPE-PA pôr esse cara como o principal assessor do Nobre Colégio de Procuradores?
23 de novembro de 2010 12:20

Anônimo disse...
Caro Barata, dá uma olhada no link http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:VgycN6ow2SEJ:webthes.senado.gov.br/sil/Comissoes/CPI/Comissoes/SUBRELCNT/Notas/20060307RO034.rtf+paulo+mauricio+sales+cardoso&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
tem o depoimento desse paulo mauricio sales cardoso, na CPI dos correios, na epoca da denuncia do mensalão do PT, e que hoje é assessor do MP.
23 de novembro de 2010 13:37"

Anônimo disse...

Prezado jornalista, o anônimo das 21:02 tem toda razão. Maria Eugênia fez e aconteceu nesta Alepa. Mesmo não sendo do quadro efetivo de procuradores, esta Sra.saiu ganhando um salário faraônico, assim como Helena Moscoso e Frederico Coelho. Mas, a grande imprensa, assim como, os blogs nada dizem desses personagens, que parecem blindados.Soa estranho, estranho mesmo, este silêncio ensurdecedor que, em contrapartida, dá estofo para a onda de denuncismo que rola na Alepa, a qual, pelo que se analisa, tem seus focos prediletos. Alguns focos não têm razão de ser diante da montanha de escândalo que virou a Alepa, mas, mesmo assim, têm recebido um espaço que não condiz com sua importância como notícia. O que diz o bom senso é que antes de condenarmos publicamente temos que ouvir as pessoas acusadas (saber se foram mesmo acusadas formalmente, analisar o grau de suas culpas ou se são vítimas de leviandade).

Anônimo disse...

Isso é "viagem" de suas fontes, Barata. Não tem nada disso aqui na OAB. Apure melhor e não pegue corda de gente que confunde questões pessoais com jornalísticas.

Anônimo disse...

Barata,

concordo com o anônimo das 10:28. Os que verdadeiramente deveriam ser notícias no seu blo não aprecem, como Maria Eugênia que concedia os pareceres de acordo com suas conveniências políticas. Prejudicou centenas de servidores com a retirada de benefícios legais, mas no seu contracheque era possível tudo, inclusive aposentadoria. Portanto, não pegue a jovem Mayra para crucificar. Primeiro investigue os fatos, manda o bom jornalismo, e depois, faça as sentenças que desejar, mas acredito que isso cabe à justiça. Faço a mesma indagação, por que blogs e outros meios selecionam apenas aluns para atirarem as pedras? os que deveriam ser investigados, como Eugenia Rios, Mário Couto, Juvenil e outros ficam de fora da discussão. O que é triste é verificar que os próprios meios protegem os seus, ou os que compõem a elite paraense e sacraficam, como sempre, os peixes pequenos. O que fazia a procuradora Geral nesta lama toda nas duas administrações passadas? Por um acaso não conhecia as licitações e outros documentos importantes da Alepa?
O blo deve destacar cotidianamente aqueles que realmente lesaram a Alepa.

Anônimo disse...

Viagem é? Vamos ver!

Anônimo disse...

E os SUPER/ULTRA salários, ainda estão sendo pagos sem o redutor ou PIOR nero criou uma nova "lei" ou "artigo", para que esses digníssimos continuem banburrando de bico fechado?

Anônimo disse...

Barata,

O que o MPE está esoperando para fazer a denúncia do procurador (dele mesmo)AUGUSTO GAMBÔA para seu processamento criminal.

Ora somente um contracheque acima do redutor constitucional que ele - GAMBÔA, por ter conhecimentos técnico-jurídicos da ilicitude, da irregularidade, do crime, de locupletar-se de dinheiro público, basta para ele ser processado e condenado criminalmente - e com a perda (demissão) do cargo público.
Vão eles (os promotores) esperar o final (sabe lá quando) do processo?
Procurar outras irregularidade, outros crimes praticados pelo sr. AUGUSTO GAMBÔA?
Isso está cheirando mal, tá cheirando arranjo, para no final livrar a cara do procurador legislativo.
É por isso que a gente não acredita nessas investigações pirotécnicas.
E é o MP que tanto quer a direção das investigações (inquéritos) criminais.
Se isso não der em nada, o MP passa a ter o maior descrédito.
Portanto, achou um crime suficiente, processa (denuncia) o cara.

Anônimo disse...

Noossa das 23:48, vc parece mais imbuído pelo sentimento de rancor do que pela busca da justiça. Ou estou enganada?

Anônimo disse...

Ô das
23 de junho de 2011 08:19

Você já ouviu falar sobre o dever cívico da delação?
Ou você é da turma do "deixa prálá"?
Ou é da turma envolvida nesses esquemas da Alepra?
O sentimento de rancor (se houvesse) não invalidaria, não impediria, a busca da Justiça?
Ou somente é quem não tem rancor é que pode postular, reclamar, criticar, denunciar?
Se somente os que não fossem rancorosos, como você (suponho), tivessem a legitimidade de denunciar, criticar, censurar o que é asqueroso, o que atinge a coletividade, provavelmnão precisariamos de juizes, de justiça, pois tudo estaria como está.
Pena que você, como eu, não mostre a cara para a gente saber quem se melindra quando alguém mete a mão no nosso dinheiro e fica por isso mesmo!

Anônimo disse...

Barata, ninguem processa o Gambôa pq ?
Pq o MPE sabe que não vai dar em nada.
O holerith que o MPE deixou vazar que se referia a Janeiro de 2011 foi constatado que não era verdadeiro. O Medrado foi com unhas e dentes na documentação do Banpará e lá verificou que o Gambôa não tinha recebido aquele valor.
Então fica a pergunta:
Pq quando do se prova a verdade ninguem dá bola ?

Anônimo disse...

Pera aí, me explica.

Plantaram um holerit falso na documentação apreendida pelo MPE para complicar o Gambôa?

Hum ...

Então agora não resta outra alternativa para os "Três Mosqueteiros" (Medrado, Azevedo e Menezes) senão em pedirem desculpas publicamente ao procurador GAMBÔA!

Começo a montar o roteiro de um filme (comédia) com o título provisório:

"Corram que o MPE vem aí"! eh eh eh

Olha, vai ver que o holerite da "fantasminha" foi plantado, foi montado.

Dá para entrar com uma ação milionária contra o Estado, por danos morais aos atingidos.

Ai ai ai e quem vai pagar somos nós.

Gamboa já deve estar minutando a Ação de Reparação de Danos Morais, a ser patrocinada por algum grande escritório tipo "Fulano, Beltrano, Cicrano & Advogados Associados" eh eh eh

Anônimo disse...

Não se iludam.... jamais vai acontecer qualquer coisa que afete os ex-procuradores da ALEPA. Maria Eugenia e Gamboa jamais terão a seus salário faraônicos prejudicados. Jamais!