sexta-feira, 15 de julho de 2011

JADER BARBALHO – A tentação totalitária

A democracia é, por excelência, o império das leis. Se estas garantem um direito postulado, não há o que discutir. Cabe cumpri-las. Apenas e tão-somente cumpri-las. Postergar um direito assegurado significa, ao fim e ao cabo, conspirar contra o ordenamento jurídico democrático.
Sob essa perspectiva, soa desrespeitosa a continuada tentativa de postergar a posse do ex-governador Jader Barbalho, eleito senador e o segundo candidato mais votado do Pará, nas eleições de 2010. Nem mesmo o estigma de corrupto que aderiu a Jader Barbalho, diante de sua súbita e inexplicável evolução patrimonial, justifica o interdito proibitório branco, na esteira do qual tentam impedir sua posse como senador, assegurada quando o próprio STF entendeu que a Lei da Ficha Limpa só deverá prevalecer nas eleições subseqüentes a de 2010.
O que assusta, no imbróglio, é a tentação totalitária embutida na resistência a dar posse a Jader Barbalho. Diante dessa recalcitrância, que contamina até a instância máxima da Justiça no Brasil, na contramão do respeito aos postulados democráticos, emerge, fatalmente, o temor sobre como nós, pobres mortais, poderemos vir a ser tratados, na eventualidade de algum contencioso judicial, se o casuísmo, próprio dos regimes totalitários, prevalecer sobre as garantias constitucionais.
Nessas circunstancias vale, sempre, seguir a lição de  Eurico Gaspar Dutra, presidente eleito no período redemocratização que sucedeu o Estado Novo. Vale o que está no “livrinho”, como ele se referia a Constituição Federal.



19 comentários :

luiz Barbosa disse...

Qualquer outro canditado já teria assumido, mas como é o Jader, cada pedido negado, sai em toda midia e qual é o ministro que não gosta disso.

Anônimo disse...

Só falta agora defenderem o Jader como uma vítima da democracia, coitadinho...
Se este país fosse sério, cidadãos com condutas semelhantes estariam atrás das grades e não pleiteando cargos públicos, como forma de esconderijo e escudo para continuarem na senda da criminalidade e impunes! Ridículo! O Pará não merece esse tipo de representante político. Chega! Esse tempo é findo!.

Anônimo disse...

Momento Hélio Gueiros: Por onde anda o Mário Couto?
Como diria o Hélio Gueiros:

Uma roda animada na Assembléia, o clube, um dos participantes indaga:

- Por onde anda o Senador Mário Couto, que depois de xingar por anos o Pagot do DNIT, sumiu. Nem um comentário sobre a corrupção no órgão. Nada.
- Rapaz, disse um dos membros da roda enquanto colocava mais gelo no copo de uísque, ele deve estar escabreado.
- Por quê já - perguntou um terceiro - não era para ele estar contente?
- É, mas depois da fuga do Sérgio Duboc, e do escândalo da Tapioca, não se fala mais em corda naquela casa de enforcados

Anônimo disse...

15:30, a defesa aqui não ao JB, é à democracia, meu caro! onde ja se viu, um STF pisar em cima da lei, isso é nao se dar ao respeito! queria que o JB nao tivesse sido eleito, mas foi , queria que JB nao tivesse se beneficiado da lei do Ficha limpa, mas foi! defender a ordem jurídica é a principla obrigação,isso nos fragiliza.Deixemos o fisiologismo de lado e coloquemos a inteligencia funcionar! isso jamais aconteceria numa democracia verdadeira como nos EUA. Podemos falar tudo deles, mas que eles respeitam o ordenamento juridico, isso respeitam. Êta Brasil, ate quando?

Anônimo disse...

15:00, mas será que alguém que rouba a anos ou décadas o erário americano tem oportunidade de chegar onde jader chegou? Claro que não! o máximo onde poderia chegar era atrás das grades. Mas voltando ao Brasil que tudo pode, nem mesmo esse prontuário do jardi, pode ferir o que reza a Constituição, e neste ponto concordo com você, só nesse!

Anônimo disse...

O maior jugamento de Jader foi nas urnas,mais de um milhão e oitocentos mil votos.
E parabéns,barata pela sua visão democratica da coisa,pois como vc mesmo fala,pobre de nós ,se fosse um simples mortal nas garras obscuras que o judiciario esta mostrando.
A maior vergonha quem esta passando é o STF,pois quando devemos lutar pelo direito adquerido,eles vão na contra mão e inpor seus propios pensamentos,passando por cima de tudo e de todos.
Será a morte do judiciario???

Anônimo disse...

O STF tem que fazer vista grossa mesmo, esse bandido nao pode ser eleito a nenhum cargo publico!
Quanto "O maior jugamento de Jader foi nas urnas,mais de um milhão e oitocentos mil votos." Um povo sem educacao, com votos comprados e a fragilidade do sistema eleitoral, onde votos podem ser manipulados... nao podia dar em outra!

Anônimo disse...

O STF virou um partido politico, com o comando do PT.Oito ministros dos onze, foram "escolhidos" pelo Lula.Apenas Peluso,Marco Aurélio e Luis Fux, tem em seus currículos, a magistratura.Palocci, Cesare Batistti, foram e estão sendo liberados por decisões, daqueles, que simplesmente deveriam funcionar como guardiões da Constituição.O mensalão se arrasta nos gabinetes do STF, e só não foi ainda para a prescrissão, por força da midia brasileira.

Anônimo disse...

O engraçado é que quando se trata de JB a constituição deve ser respeitada, mas quando é com os concursados a Constituição pode ser atropelada!

Anônimo disse...

ao anonimo das 17:25.. coitadinho do JB...... que Peninha... hi..hi..hii

Anônimo disse...

Meu caro Barata, Divido com você e com todos os leitores, que como eu ,refletimos e nos revemos refletidos com suas denuncias e revelações. Este texto que li, escrito em 1896,,fala de um Portugal estagnado. Me espelha, me revela e me incomoda. Que nos sirva.
"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.
[.] Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.
A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.
Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."

Guerra Junqueiro, "Pátria", 1896.

Bem tornado.
Há Braços
Cacá Carvalho.

Anônimo disse...

Barata,
Continuando meu comentário precedente. Não diz respeito necessariamente ao post sobre o senhor Jader Barbalho. É sobre uma ânsia, uma angustia que o todo,a visão do panorama, esse conjunto de vergonhas, o olhar que vai parando e se perdendo a medida que a realidade se clareia.... Para onde foram os sonhos? O texto do Junqueira, é sobre mais além. Mais do que tudo isso que também acontece no nosso Pará.
Cacá Carvalho

Anônimo disse...

17:04,quando dei o exemplo do EUA, foi no sentido de que estes fatos por lá não acontecem justamente porque a lei é cumprida desde o principio e se há um julgamento na Corte, este julgamento é respeitado, seja para o justo ou injusto.Recorre-se e se não há mais como recorrer, cumpre-se. Veja o risco que corremos com um judiciario fragilizado.
Como disse o 15:30, num país serio, Jader, mas não só ele, sequer concorreria à eleição.Mas ao contrario do que o 15:30 diz no inicio, não estamos defendendo o JB, eu, no meu caso, defendo a mim mesma, a minha familia,as minhas convicções! como um país pode avançar se sua corte suprema atropela a lei? se a lei é essa que temos, entao que seja mudada, mas que não essa baderna é que nao pode.Amanhã meu meus caros, seremos nós! precisamos acordar e deixar as polaridades de lado quando se trata de defender nossa soberania.Nao se pode deixar a paixão (nesse caso, na sua verdadeira essencia) sobrepor-se à razão.Odiando o JB, ou não, somos nós do norte que sempre levamos a pior.Tudo bem que nosso representantes tem suas parcelas grandiosas de culpa, mas por que so nos?

Anônimo disse...

A maior vergonha foram os 1.800.000 votos! Para quem está ansioso para a posse, aguardem que, brevemente, a trinca que merece tranca estará formada. E segue descendo a ladeira, Pará!

Anônimo disse...

O STF fez a cagada e agora está com vergonhade limpar a bunda.

Professor Walber Wolgrand disse...

Barata,

Denunciei no meu vídeoblog "WOLGRAND FALA" o nepotismo cruzado entre o comando da PM e a SUSIPE. O Major Bernardes, superintendente da SUSIPE, nomeou o irmão do coronel SOLANO, Comandante da PM. Em contrapartida o coronel não solicitou ao Governador a AGREGAÇÃO do major que está ocupando cargo público civil, como manda a lei. Além disso o major Bernardes está sendo avaliado para fins de promoção ao porto de Tenente coronel por uma comissão presidida pelo coronel Solano. Essa maracutaia está no meu vídeoblog.

Um abraço.

Major Walber wolgrand

http://blogdoluisxiv.blogspot.com/

Anônimo disse...

super Barata,

Democracia e composta pelo respeito às leis, não podemos aceitar que as nossas leis sejam escquecidas, ou melhor, derespeitadas. O Jader é um produto do Sistema Político Brasileiro, eivado de corrupção e outras coisas mais, com o aval dos agentes públicos de todos os poderes, é lamentável.

Anônimo disse...

super Barata,

Democracia e composta pelo respeito às leis, não podemos aceitar que as nossas leis sejam escquecidas, ou melhor, derespeitadas. O Jader é um produto do Sistema Político Brasileiro, eivado de corrupção e outras coisas mais, com o aval dos agentes públicos de todos os poderes, é lamentável.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:25,você já pensou que amanhã pode ser o seu direito sendo desrespeitado pela maior Corte de Justiça desse país?Hoje a gente defende que se rasgue a Constituição para prejudicar o Jáder e amanhã quando rasgarem para nos prejudicar?A quem iremos recorrer?