segunda-feira, 25 de julho de 2011

JATENE – Farra de temporários na Sespa e Seduc

A despeito do mise-en-scène que protagonizou logo após a sua posse, ao determinar a contenção de gastos, incluindo a suspensão de contratações temporários em órgãos onde existam concursados à espera de nomeação, a suposta austeridade do governador tucano Simão Jatene (foto, à esq., com Mário Couto), agora como na administração anterior, não passou da mais escancarada balela. Até aqui, a farra de contratação de temporários não só prossegue, como foi levada ao paroxismo, particularmente nas secretarias de Saúde, a Sespa, e Educação, a Seduc. Somente nessas duas secretarias chegam a seis mil o contingente de servidores temporários, comissionados e terceirizados, segundo os números contabilizados com base nas publicações do Diário Oficial do Estado, pela Asconpa, a Associação dos Concursados do Pará.
O menosprezo aos concursados e a predileção compulsiva pela contratação de temporários, tradicional porteira para o empreguismo de caráter eleitoreiro, perdura como a marca da tucanagem no Pará. O discurso de pretensa austeridade, que marcou a campanha de Simão Jatene nas eleições de 2010, foi sumariamente deletado com sua posse. Retorna-se, assim, aos despautérios patrocinados pela tucanalha, a banda podre do PSDB, nos 12 anos de sucessivos governos da legenda no Pará, entre 1995 e 2006, que correspondem aos dois mandatos de Almir Gabriel (1995-1998 e 1999-2002) e ao primeiro mandato do próprio Simão Jatene (2002-2006). Com o agravante de agora o PSDB contar com o apoio do PMDB, que no Pará é o nome de fantasia do ex-governador Jader Barbalho, devidamente alojado no atual governo Simão Jatene, através de seus prepostos, nem sempre com currículos compatíveis com as responsabilidades dos cargos que lhe foram confiados.

19 comentários :

Anônimo disse...

Então gente, eu sempre digo, repito e escrevo, que político "odia" concursados. Eles, em algum momento, são OBRIGADOS a realizar concurso público como determina a Carta Magna. Os "poderosos" dos três poderes sempre usaram os cargos dos órgão para alocar seus parentes, suas teuadas e manteudas, seus amigos do peito e também os cabos eleitorais. Se os concurasado acreditaram nos discursos do Jatene, antes da eleição, foi por opção de cada um, todos sabemos que os tucanos na "era 12 anos", encheram o estado de temporários.
Para mim não há nenhuma novidade na postura do governador. Sinto muito!

Anônimo disse...

VC PRECISA VER NO DETRAN,COUTO ALOJOU VARIOS TEMPORARIOS ,APADRINHADOS POLITICOS,E SÓ ESTA VIAJANDO QUEM É DA PANELINHA DELE E DE FERNANDO LOBATO,QUE DIGA OS FUNCIONARIOS MAIS ANTIGOS QUE FORAM COLOCADOS DE ESCANTAEIO.
O PIOR É QUE OS TEMPORARIOS APADRINHADOS QUE VÃO ATENDER HABILITAÇÃO E CARROS NO INTERIOR,A MAIORIA NÃO SABE NADA,E FICAM CHUPANDO O DEDO NAS REGIONAIS.

Anônimo disse...

Baratinha, pincei essa do blog dos concursados:

----

Denúncia: "Aqui na SESPA todos sabem que quem manda é o Jordy e o PPS"

Recebemos outra denúncia anônima, reafirmando que o deputado federal Arnaldo Jordy é realmente um dos principais responsáveis pelas constantes contratações de servidores temporários para o órgão.
Desta vez, a denúncia foi enviada por pessoa que se identifica apenas como servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA).
Segundo a denunciante, um funcionário do gabinete do secretário Hélio Franco tem a tarefa de representar o Jordy. E complementa: "Uma vergonha pra quem se diz ficha limpa".
Trata-se, na verdade, de falta de respeito para com as mais de 4.500 pessoas que há três anos aguardam convocação, após terem sido aprovadas em concursos públicos promovidos pela administração pública estadual. Apenas para a SESPA, que promoveu os concursos C-131 e C-153, este número chega a 1.800.
É um absurdo que, enquanto não forem convocados todos os aprovados, Simão Jatene contrate pessoas que sequer fizeram concurso público, com o fim de agradar seus aliados, entre eles o deputado Arnaldo Jordy. Isso demonstra o quanto este governo se transformou num imenso cabide de empregos.
No próximo dia 2 de agosto, os concursados estarão reunidos no TJE para impetrar ações que exigirão na Justiça o direito às nomeações.
Leia a seguir a mensagem enviada para o blog.
"Emilio, sou servidora efetiva da SESPA e confirmo que todas as denúncias de contratação de temporários pra cá são feitas a pedido do deputado Arnaldo Jordy.
No gabinete do secretário Helio Franco tem até um funcionário só para representar o Jordy.
Uma vergonha pra quem se diz ficha limpa.
Esse Jordy faz discurso de politicamente correto, mas por tras ele é não é tão correto assim.
Aqui na SESPA todos sabem que quem manda é ele e o PPS o partido dele.
Temos que acabar com isso".
---

Anônimo disse...

Por que será que o governador Simão Jatene está copiando as maldades da ex-governadora Ana Júlia?
Será que ele esqueceu que essa sacanagem de farra de temporários foi uma das razões que levou a petista perder as eleições?

Anônimo disse...

Por mais que doa aos tucanos de plantão, o Governo do PT fez os concursos, sim, obrigado pelo MPE num acordo que foi feito no primeiro governo do Jatene, que só a Ana Julia cumpriu, e durante os 42 meses seguintes a realização do primeiro deles, ela nomeou em média, 660 concursados por mes, e nesse governo, quantos o pescador ja nomeou em 7 meses? Se mantivesse a mesma média, todos os que ficaram para ser nomeados, ja estariam trabalhando!!!

Anônimo disse...

Estimado Barata, sai governo entra governo seus componentes são um bando de bandidos e corruptos. Que moral tem um governdor, rebatizado de jatene Cerpasa possui para acreditarmos que vai fazer um governo sério voltado para os interesses do povo? Esse ardiloso ocupante do cargo de governador pela incompetência do governo anterior também comprometido com a corrupção, está por trás dos deputados que não assinam a CPI. Este estado do Pará em que os três poderes não merecem respeito vai acabar proporcionando uma desordem social, espero eu ver deputado pegando porrada do povo na rua, pois são um bando de filhas da puta, não valem o que o gato enterra com rarissimas excesões. Barata esse Pioneiro está rico era um lambe faca vivia na merda, de repente surge como deputado, prefeitoetc...Como diz o ditado popular " Quem não rouba ou não herda, não sai da merda" pelo que temos conhecimento êle não herdou.Funcionário do quadro efetivo da ALEPA.

Anônimo disse...

Se nosso povo fosse politizados e de economia estavel,acredito que teriamos melhor atendimento com servidores não concursados, que cumpririam horario,se fiscalizariam e denunciariam sem medo de demissão, assedio moral, corrupção praticada por seus chefes, ou seja, apenas os mais capacitados ficariam no serviço publico, diferentemente dos dias atuais,onde prevalece a mediocridade.

Anônimo disse...

11:49, tu tá bebo? A Anajudas fez concurso e chamou um bocado de gente. O jATEVE no governo anterior não fez PN e ainda está enrolando e enchendo o estadfo novamente de temporários.
Nem o TJE chama os concursados que passaram nas vagas.

Anônimo disse...

19:07, aplica. Muda primeiro aConstituição do País, tá?

Anônimo disse...

Em Cametá, a farra dos temporários da SEDUC, já começou faz tempo, já contrataram de tudo, mas o que me chamou atenção foram os contratos de pedagogos, que no DOE, vem como professor, não sei como pode, pois o Ensino Fundamental por essas bandas já foi municipalizado. E olha que existe uma leva de pedadgogos classificados no último concurso.

Anônimo disse...

Barata,
Estou aprovado em 3 Concursos (SESPA, SEPAC e SEDECT) e até hoje não fui nomeado. Na SESPA o que mais se vê são contratados, e o pior, sem qualificação para estarem onde estão. É um cabide de emprego. Não culpo o Dr Helio, pois trabalhei com ele e sei que ele é uma pessoa séria. Acontece que dele pra baixo são todos do DEM/PSDB e estão minando a administração dele e empurrando ladeira abaixo o que os técnicos competentes fizeram em vários anos de acumulo de conhecimento.

Anônimo disse...

Alô petralhas de plantão:
A Ana Júlia só fez concursos porque foi obrigada pelo MPT e só nomeou os concursados porque a Associação dos Concursados fez protesto e ainda jogou ela na Justiça.
O Jatene, que segue a mesma trilha malandra dos petistas, já vao ter o dele.
Os concursados entram dia 2 de agosto com centenas de ações na Justiça exigindo as nomeações dos concursados.

Anônimo disse...

Barata.
De uma certa maneira, me divirte ler aqui em seu blog, comentários de petistas defendendo o desastroso governo da Ana Julia Carepa.
Assim como me fazem rir, as alegações tucanas a favor de Jatene.
O que me aborrece nessas baboseiras que eles escrevem, é que fica no ar aquela sensação de que eles pensam que todo mundo é idiota, que todo mundo já esqueceu as lambanças que ambos já fizeram quando governaram o estado.
Eu não esqueci.
Muita gente não equeceu que PT e PSDB são dois partidos de corruptos e mentirosos.

Anônimo disse...

O problema é que, por exemplo, na Alepa nenhum presidente, em toda a historia, foi do PT, existem dezenas de caregos de confiança nos ultimos 20 anos que foram ocupados, TODOS, ou por tucanos ou por Pmdebistas, e as pessoas inssistem em misturar tudo. Ah, o Miriquinho ocupou um desses, lambada nele tambem, mas foi UM, no meio de DEZENAS, no governo o que o Jatene fez foi ganhar dinheiro da CERPA e inaugurar restaurantes de luxo, o MPE obrigou a Ana a nomear, então porque não faz o mesmo com o atual governo? A Ascompa obrigou a Ana a nomear, então porque não obriga o Jatene tambem? Na verdade não é tão simples, se resolver não nomear, NÃO NOMEIA, e nao tem protesto que dê jeito, estamos vendo isso agora, no governo dos tucanos! Ou isso é mentira??

Anônimo disse...

16:51
Imagina se o PT tivesse feito um presidente na Alepa, a roubalheira teria sido infinitamente maior.

Anônimo disse...

00:21, tu chas que ainda pode ter maior que isso? O PT, pelo menos, nunca esteve no mando da ALEPRA. Se ficaste decepcionado com os tucanos, paciência e sinto muito, o roubo ao erário é institucionalizado.

Anônimo disse...

AGORA entendi o motivo pelo qual DUGOLPE ainda não ter sido preso. Essa foto fala por si só. Se DUGOLPE for preso algum dia, ele entrega todo o esquema TAPIOCOUTO. Vai pai, filha, filhos, ex-mulher e ainda sobra para o Jatene. Sabe quantas vezes vão "prender" Dugolpe, nunquinha da silva.

Anônimo disse...

00:21
Pelamordedeus. Não me faça ter pesadelos. O PT como todo o histórico policial tem que ser mantido distante de órgãos que tenham dinheiro em caixa.
Sou petista de pai e mãe e não quero mais me envergonhar, nem desejo mais ver meus pais humilhados.
Na Seduc, passou uma súcia, uma corja, uma malta de ladrões, que acabaram com as esperanças de muita gente de se filiar no PT.
O último secretário teve uns assessores que, PQP, na mesma proporção em que desmoralizavam com a Educação, ficaram muito bem de vida.
Difícil é provar, porque eles não deixaram pistas. Mas eu vi tudo. Eu tava lá. E, no dia que for preciso, eu vou lá e deponho contra eles.
O PT deve ficar longe de cofres que tenham dinheiro público.

Anônimo disse...

Anônimo de 00:21 do dia 27 de julho:Se tu acompanhasses o Blog do Barata há mais tempo saberias qual é a diferença entre petralhas e tucanalhas;os petralhas roubam deixando rastros pela falta de experiência e os tucanalhas roubam,ou melhor roubavam,sem deixar pistas pela longa experiência.