segunda-feira, 25 de julho de 2011

PIRABAS – Barroso: truculência e impunidade

Em se tratando de Cláudio Barroso, tão recorrente quanto as suspeitas de corrupção associadas ao seu nome é a truculência da qual ele costuma se valer, para calar seus eventuais críticos, aparentemente contando com o silêncio cúmplice do ex-governador Jader Barbalho (foto), o morubixaba do PMDB no Pará. Alguns dos episódios de violência patrocinadas pelo prefeito de São João de Pirabas foram denunciadas aqui mesmo, neste blog, em 2010. Ainda no ano passado, depois da tentativa de agressão ao jornalista Edvaldo Mendes, de O Liberal, pelo simples fato do repórter apurar uma suspeita de falcatrua envolvendo um vereador aliado de Barroso, este também de patrocinou a ameaça de morte sofrida por um radialista do município, por criticá-lo. Segundo as denúncias feitas ao blog, a ameaça de morte foi consumada por Joselio Almeida de Sousa, o Cabeludo, descrito como um tipo mal-encarado, que chegou a colocar o cano do revólver que portava na boca do radialista. Identificado como um dos mais truculentos capangas de Barroso, Cabeludo, diga-se, chegou a ser, por um determinado período, chefe de gabinete do prefeito, que tem como fada madrinha a deputada peemedebista Simone Morgado.
Acusado de recalcitrar em prestar contas à Câmara dos Vereadores e sob a suspeita de improbidade administrativa, por conta de uma suposta evolução patrimonial súbita, Barroso é também acusado de nepotismo e tráfico de influência. As denúncias foram formalizadas junto ao TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, pelos vereadores Edinaldo Oliveira Reis (PMN), Gilberto Sidnei Santa Brígida Ferreira (PDT) e Janilson Matos da Silva (PSDB). A representação contra o prefeito – que inclui um vídeo, relatando didaticamente as suspeitas aventadas e o porquê delas - foi protocolada no TCM em 29 de julho passado, sob o número 2010-13875-00.
Mas, a despeito das denúncias de corrupção feitas ao TCM, inicialmente a cargo da auditora Macia Costa, e ao próprio Ministério Público Estadual, via o procurador de Justiça Cláudio Bezerra de Mello, e dos episódios de coação que já protagonizou, Cláudio Barroso segue impune. Tanta impunidade, que Simone Morgado não teria como bancar solitariamente, sugere que as sucessivas transgressões de Barroso sejam coonestadas pelo ex-governador Jader Barbalho, presidente regional e líder inconteste do PMDB no Pará.

4 comentários :

Anônimo disse...

à época da autuação da denúncia no TCM, respondia pela corregedoria daquele tribunal a conselheira Mara Lúcia Barbalho, que vem a ser a irmã do Jader.
E o que foi que deu a apuração sob a sua responsabilidade?
NAAAAAADAAAAAA....

Anônimo disse...

CLAUDIO MELO É O MAIS MOROSO E INEFICAZ DOS PROMOTORES DO MP E HÁ ANOS ESTÁ RESPONSÁVEL POR PROCESSAR GESTORES MUNICIPAIS CORRUPTOS.
SERÁ QUE TEM A VER COM O FATO DE SEU IRMÃO ARTUR PAULO SER ASSESSOR JURÍDICO DA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS?
SERÁ QUE TEM A VER COM O FATO DE SUA ESPOSA CONCEIÇÃO SER COMISSIONADA DE ALTO CARGO NO COMTROLE INTERNO DO TCM?

Anônimo disse...

Quem fiscaliza o MPE? Pô, tem promotor e procurador que usa o cargo pra se dar bem e f..da-se o resto. Ainda bem que existem os honestos que cumprem o seu dever.

Anônimo disse...

Bem lembrado Barata só você tem dado cobertura constante ao Imbróglio em Pirabas e os Órgãos, CGU, TCM, MP, MPF e PF e as Autoridades como Vereadores, Deputados sendo Estadual e Federal e Senadores na sua maioria, nada tem feito para acelerarem as Investigações, para punir de Direito e de Justiça os Corruptos espalhados pelo Estado do PARÁ. E vai fazer aniversário o DOSSIÊ com DVD que foi entregue ao seu BLOG e aos Órgãos supracitados, pois acompanho desde Agosto/2010 o Post e os Comentários a respeito, o que será que esta faltando? Por que Eles não tomam as Providências cabíveis que cada caso Requer? Ainda bem que ainda não morreu ninguém prometido por ELES, mas devia ser considerado Crime Hediondo as Mortes ocasionadas por falta de Médicos e Medicamentos no Hospital Municipal, pois tem ocorrido desde o Inicio de sua Administração, até por Omissão de socorro já ocorreu. E vale ressaltar que vem muita Verba Federal e através de outros meios, mas o mesmo em grande parte é desviado por Prefeitos Corruptos com o Aval da maioria dos Vereadores, estes se beneficiam e se favorecem através de Barganhas e o Povo tão sofrido, ludibriado e lesado por estes tipos de Pessoas, é lamentavel.