quarta-feira, 27 de julho de 2011

PIRABAS – Uma terra sem leis

Nada parece intimidar o prefeito de São João de Pirabas, Cláudio Barroso (PMDB) (foto, ao fundo, à dir., com a deputada Simone Morgado, à esq.) na sua escalada de truculência, na esteira da qual transformou o município em uma terra sem leis, valendo-se da violência para calar seus críticos e intimidar quem lhe faz oposição, sem nenhum vestígio de pudor. Acuado diante de uma avalanche de evidências de improbidade administrativa e sob a suspeita de enriquecimento ilícito, com sua postura ele sugere apostar na impunidade, aparentemente sob o patrocínio da deputada peemedebista Simone Morgado, 1ª secretária da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará, e a leniência do ex-governador e senador eleito Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, com o qual a parlamentar protagonizaria um caliente affaire. Apesar de ficar a 200 KM de Belém e a aproximadamente 50 KM de Salinas, o balneário da predileção da classe média alta do Pará, a atmosfera em São João de Pirabas, hoje, faz recordar um daqueles longínquos faroeste, no qual prevalece a lei do mais forte.
Nada mais ilustrativo disso que o vereador Edinaldo Oliveira Reis (PMN) ser compelido a procurar a Delegacia de Polícia de Salinas para apurar o apedrejamento da sua casa, cujo alvo na verdade era a sua mulher, Ana Maria da Silva Reis, e da agressão verbal e física da sua jovem filha, Ana Paula da Silva Reis, por um cunhado do prefeito Cláudio Barroso, conhecido por Jiboião. Este, na ocasião, ainda vociferou ameaças destinadas ao próprio Edinaldo Oliveira Reis, que estava ausente, trombeteando que iria à sua procura, em uma rádio local, na qual o vereador, mantém um programa, no qual há um quadro, "O povo pergunta e o vereador Naldo responde", que atraiu a ira do prefeito Cláudio Barroso. Jiboião não chegou a ir ao encontro do vereador, tomando chá de sumiço após a covarde agressão, registrada em um BO, o Boletim de Ocorrência. Mas, diante da ação lenta e parcimoniosa das polícias Civil e Militar baseadas em São João de Pirabas, o vereador foi compelido a acionar a Delegacia de Polícia de Salinas, a quem coube fazer a perícia na casa de Edinaldo Oliveira Reis, que agora aguarda o laudo, ao mesmo tempo em que preocupa-se em proteger sua família e a si próprio.
Juntamente com Gilberto Sidnei Santa Brígida Ferreira (PDT) e Janilson Matos da Silva (PSDB), Edinaldo Oliveira Reis é um dos três vereadores que denunciaram formalmente os fortes indícios de corrupção na administração do prefeito peemedebista Cláudio Barroso. A representação contra o prefeito – que inclui um vídeo, relatando didaticamente as evidências elencadas e o porquê delas - foi protocolada no TCM em 29 de julho de 2010, sob o número 2010-13875-00.

Um comentário :

Anônimo disse...

BARATA DEPOIS DE TODA ESSA SITUAÇÃO, SERÁ QUE NÃO TERÁ UMA AUTORIDADE SENSIBILIZADA, POIS A QUASE DOIS MESES APÓS ESTE FATO A UNICA PROVIDÊNCIA TOMADA FOI PELA POLICIA CIVIL QUE TROCOU O DELEGADO E O ESCRIVÃO, PORÉM NOTA-SE EM NOSSA CIDADE QUE O PREFEITO TEM RAZÃO EM DIZER QUE QUEM MANDA NA CIDADE É ELE, POIS O MP AINDA NÃO TOMOU UMA PROVIDÊNCIA SE QUER DAS DENUNCIAS ENTREGUES PELO VEREADOR, QUE FOI CASSADO EM 19/08/2011 DE FORMA ARBITRARIA E ILEGAL A CÂMARA FOI MAIS RÁPIDA QUE O TCM, MP, MPF, PF E A PRÓPRIA "PREGUIÇA", GOVERNADOR JATENE.