terça-feira, 30 de agosto de 2011

CENSURA – As postagens do blog

Reproduzo, abaixo, as postagens que provocaram a ação judicial movida por Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto, o Quinzinho, e sua mulher, Nádia Khaled Porto

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DESGOVERNO – A tramóia de Quinzinho

Que credibilidade inspira um secretário de Estado capaz de valer-se da mais repulsiva ilegalidade para beneficiar a mulher, com danos para o erário? Esta é a pergunta que não quer calar, à espera de uma explicação do secretário de Obras do governador tucano Simão Jatene, Joaquim Passarinho, o Quinzinho, diante da revelação segundo a qual a sua mulher, Nádia Khaled Porto, figura como beneficiária de uma das muitas tramóias detectadas na Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará. De acordo com a revelação do Ministério Público Estadual, Nádia Khaled Porto não só engrossou o contingente de servidores temporários da Alepa, como foi cedida, à margem da lei e com ônus para a Assembléia Legislativa, para o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. A tramóia tornou-se do domínio público a partir de documentos fornecidos pela própria Alepa para os promotores de Justiça que investigam falcatruas no Palácio Cabanagem.
Ex-deputado pelo PTB, reprovado no teste das urnas nas eleições de 2010, Joaquim Passarinho, que na verdade se chama Joaquim Pinto de Souza Porto, nome ao qual agregou o sobrenome ilustre do tio-avô por oportunismo eleitoral, é também irmão de Jarbas Pinto de Souza Porto. Este, desde o início dos anos 90 do século XX, é subsecretário legislativo da Alepa, cargo comissionado do qual se apossou, como se vitalício fosse, pela via do nepotismo, quando pontificava no Palácio Cabanagem o ex-deputado Ronaldo Passarinho Pinto de Souza, seu tio e sobrinho predileto do coronel Jarbas Passarinho. Ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará, Jarbas Passarinho foi uma das lideranças reveladas pelo golpe militar de 1º de abril de 1964, sob cuja sombra fez carreira política Ronaldo Passarinho, por ele tratado como se filho fosse. Ronaldo aposentou-se como conselheiro-presidente do TCM. Onde, não por acaso, aboletou-se, à margem da lei, Nádia Khaled Porto, a mulher de Joaquim Passarinho.

SÁBADO, 25 DE JUNHO DE 2011

ALEPA – E a dona Nádia, por onde anda?

E já que o assunto é fantasma, é inevitável a interrogação,que certamente interessa ao contribuinte, ao qual cabe o ônus das tramóias que florescem no rastro do patrimonialismo: qual o destino de dona Nádia Khaled Porto? Ela vem ser a distinta esposa do secretário estadual de Obras Públicas, Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto, o Quinzinho, ex-deputado estadual, reprovado no teste das urnas de 2010 e que, na legislatura passada, foi o líder do PTB na Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará.
Pode-se dizer, sem o risco de ser injusto, que dona Nádia Khaled Porto e Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto formam uma autêntica dobradinha da felicidade. Na esteira das investigações do Ministério Público Estadual sobre as falcatruas no Palácio Cabanagem, descobriu-se que dona Nádia não só engordava as estatísticas dos temporários aboletados na Alepa, como ainda era beneficiária de uma colossal tramóia. Como o maridão era deputado, para não tornar do domínio público o nepotismo, apesar de ser temporária ela foi cedida, à margem da lei, para o TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, o Palácio das Sinecuras, tradicional templo de familiares e apaniguados dos inquilinos do poder. Dele pode ser dito que, a exemplo do chiste que serve para definir o Senado, é um paraíso, com a vantagem adicional de não ser preciso morrer para usufruir de suas delícias. E tanto é assim que foi o TCM que o governador tucano Simão Jatene ungiu, ainda no seu primeiro mandato, para agasalhar seu querido rebento, Roberto Jatene, o Beto, ou Betinho, para os mais íntimos.
Constatou-se, assim, que os Pinto de Souza Porto não dormem no ponto. Sem compromissos com o relógio, a jovem senhora permitiu-se até tornar-se empresária, detendo em Belém a franquia da Água de Cheiro. Jarbas Pinto de Souza Porto, irmão de Quinzinho, é há décadas subsecretário legislativo da Alepa, como se o cargo fosse, por assim dizer, um arremedo de capitania hereditária da ilustre família. Como é próprio dos incompetentes das famílias ilustres, ele debita sua permanência no cargo a uma insuspeita competência. A despeito da qual jamais ousou submeter-se a um concurso público. E chance para tanto já teve. Na própria Assembleia Legislativa.
No quesito estultícia, diga-se, Quinzinho e Jarbas se equivalem. No seu mais recente mandato parlamentar, como deputado, Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto protagonizou um episódio hilário, ao ser o autor da Lei do Fio Dental. A lei, sancionada pela então governadora petista Ana Júlia Carepa, obriga restaurantes, bares e similares a disponibilizar, para os clientes, fio dental. Uma iniciativa algo hilária, para ser condescendente, em um Estado no qual mais de 50% da sua população vive na faixa da pobreza.

5 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns, Barata. É tudo isso e algo mais. É só perguntar pros funcionários da Alepa e da Câmara de Belém.

Anônimo disse...

Barata,

O Quinzinho é do PTB do Roberto Jeferson e não esqueça que o nosso "honesto" Prefeito, DUDU, também é do PTB. Ah coitado do PTB.

Anônimo disse...

bacana isso ai ta. cheio de vagabundo na administraçao.
igual aqui na camara municipal de belem q uma filha do poderoso deputado wandenkolk , senhora brena carla, q tem um cargo exclusivamente comissionado nem aparece pra trabalhar. 10 da manha é mais facil encontra-la comprando em algum shopping de belem do q aqui.

Anônimo disse...

Isso mesmo anÕnimo denuncie o Ministério Público precisa chegar na Câmara municipal, lá já houve denuncia idêntica a da ALEPA, contratação de empregada doméstica da Vereadora Valéria, abafaram tudo, pois chegou na imprensa q. tudo aquilo era normal entre eles.

É só fraude e corrupção

Deus proteja o Medrado para que ele chegue lá.

Anônimo disse...

Adaptando o bordão de um repórter setorista de futebol da nossa terra.

Eeeeeeeeeeeu queeeeeeero mais Barata!

Desnuda essa canalhada, escancara com as sanguessugas do Poder!

Pode não dar em nada. Pode ser que eles nem sejam denunciados. Pode ser que seus processos prescrevam!
Pode ser que eles contratem advogados com altíssimos honorários e de prestígio no Judiciário. Tudo pode acontecer para que essas locustas não sejam mandados para a cadeia.

Mas, uma coisa é certa: muita gente fica sabendo dessas patifarias. Todo mundo fica sabendo quem é corrupto, quem mama nas tetas da Administração.

Manda ver Barata, que lendo teu blog a gente passa a conhecer o lado misterioso de gente que posa de bacana.

Mete ficha Barata, rasga, bate nesses pilantras que a sociedade paraense te agradece.

Os caras podem até se dar bem, encher as contas bancárias, ganhar dinheiro para passeios na Europa, jantar em locais requintados, usar roupa de grife, fazer cirurgia plásticas, botar botox, andar de carro importado, tomar uisque 20 anos etc e tal.

Mas eles ficam com cara deslambida perante a vizinhança, perante os funcionários que lhes servem, dos adversários políticos.

Ai eu posso dar uma de idiota e solidário e perguntar:

- Dotô Joaquim, esse Barata é mesmo abusado, falar de sua santa esposa dona Nádia e de seu irmão jarbas, quequeisso dotô, processe ele, olha, conte comigo ...

E dizer isso na frente de um montão de gente, não deixa de ser um sarro do trabalhador contra uma excrfessência de comportamento.

Dá-lhe Barata.
Eeeeeeeeeeeu queeeeeeero mais Barata!