quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAÚDE – O escárnio diante da covardia de Jatene

Confirmada a blindagem da qual se beneficia a diretora-presidente do HC, Ana Lydia Ledo de Castro Ribeiro Cabeça, por ter como avalista o ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará, estaremos diante do mais repulsivo escárnio, ao qual se submete, e com o qual nos penaliza, com sua covardia moral, o governador tucano Simão Jatene (foto). A política, sabe-se, é a arte da concessão. Mas nem por isso desobriga da dignidade. Dignidade que, em tudo e por tudo, faltou a Jatene, ao tratar, com dois pesos e duas medidas, mirando prioritariamente suas reles conveniências políticas, um episódio emblemático do colapso da saúde pública no Pará.
Nem o governador, nem sequer seu secretário de Saúde, permitiram-se aquele mínimo de decência e de respeito, de dar conhecimento prévio, da sua demissão, a Maria do Carmo Mendes Lobato. Desculpar-se publicamente, por essa inominável grosseria, tal qual fez Hélio Franco, não aplaca o opróbrio ao qual foi submetido a ex-presidente da Santa Casa. A humilhação, como a lesma, por onde passa deixa seu visco. E a saúde pública, principalmente quando sob inocultável colapso, como se dá no Pará, não pode ser tratada com paliativos, ou administradas a reboque de mesquinhas conveniências eleitorais. A situação exige, sim, determinação política, coragem moral para encarar de frente os desafios que são postos. Mas isso, ao que parece, é pedir muito para uma administração comandada por um governador poltrão e um secretário de Saúde que, tisnando sua biografia, presta-se ao patético papel de moleque de recados.

25 comentários :

Anônimo disse...

Gente, como é que o Dr. Hélio se presta para esse tipo de coisa. Dr. Hélio, não tisne a sua biografia.

Anônimo disse...

Dissimulado é o nosso governador, aproveitador também pois se esconde da sua responsabilidade atras da médica Cinthia Lins e da diretoria q ele mesmo nomeou. O que exatamente ela poderia fazer ao realizar parto de bebes prematuros sem ter onde colocá-los? Hipócrita, sonso... Engana a massa acéfala, mas pessoas com um mínimo de discernimento não. Pensa que todos são patetas...

Anônimo disse...

Enquanto isso a filha cabeluda do governador faz propaganda politica, de distribuição de cadeiras de rodas no Demetrio Medrado.

Anônimo disse...

Os números mostram claramente que foram nos governos tucanos os maiores números de mortalidade neonatal na Sta. Casa.
Mas os escândalos feitos, foram no overno do pt.
O partido do atual governo, psdb, atrasou os recursos para construção da nova Sta Casa, quando atrasou em quase um ano a votação do financiamento do BNDES 366 milhões.
Boa parte deste recurso seria para Novo Hospital da Sta. Casa. Mas os deputados de oposição na época, Psdb e Pmdb preferiram fazer politicagem e aprovar os recursos diminuindo os recursos para Sta Casa, tirando dinheiro das estradas e pulverizando os recursos para muitas pequenas obras e de muito menor importância, nos municípios e emendas parlamentares.
Quando o atual governo assumiu, eles sabiam que ainda tinham mais de 91 MILHÕES de Reais no BNDES, a disposição do atual governo para obras e investimentos importantes para nosso Estado.
O que fez o atual governo? Correu ao BNDES, para verificar como poderia o mais rápido possível acessar estes recursos?
NÃO!!! Preferiu procurar ´problemas na prestação de contas e perseguir a verdadeira obsessão do PSDB/PMDB: Tornar a ex Governadora Ana Júlia inelegível.
Afinal para esta dupla, a disputa política é mais importante que acessar os 91 milhões e concluir o Hospital da Sta. Casa, concluir o Hospital de Urgência e Emergência em Ipixuna do Pará, e outros investimentos importantes para o Estado.
O Governo atual sabe muito bem que não houve desvio de recursos do empréstimo do BNDES. Sabe que os 275 Milhões foram gastos em obras, e que os tais 77 milhões que eles tentaram induzir o povo a pensar que teriam sido pagos em duplicidade e "sumido", estão todos investidos nos municípios e emendas dos Senhores Parlamentares. Eles sempre souberam disso. O Relatório da SEPOF demonstra isso.
Mas como eles aprovaram uma lei "Frankstein", ilegal e inviável, eles sabem que precisam alterar esta lei para acessar os recursos que faltam.
ELES JÁ SABIAM DE TUDO ISSO HÁ PELO MENOS 7 MESES!!!
O atual governo tem maioria folgada na ALEPA, então porque não mudou rapidamente esta lei "Frankstein" e acessou os mais de 91 milhões?
O Hospital da Nova Sta Casa poderia até já estar concluído, não fosse os que eram oposição e agora são governo, terem preparado um veneno tão forte contra o povo do Pará, que agora eles também estão provando deste veneno.


Este governo precisa parar de criar factóides e pensar no povo do Pará!! Precisa parar de gastar apenas em shows e jogo da seleção em conluio com o corrupto Ricardo Teixeira, e TRABALHAR! Afinal eles foram eleitos para isso.
Chega de Circo! Trabalhem para o povo que mais precisa de governo, no Pará!
Como disse um jornalista tucano no twitter, o Ronaldo Brasiliense, querer comparar as tragédias da Sta. Casa, é absurdo. Mas o que ele finge não saber é que as tragédias maiores da Sta. Casa, aconteceram nos anos de 2000, 2001, 2004, quando o Pará foi governado pelo PSDB. Mas a imprensa, o MPE estavam muito ocupados perseguindo petistas, para perceber estas situações.

Anônimo disse...

O ministério publico de via pedir cópia da filmagem das portas da Santa Casa e Gaspar viana.devia mostrar se entraram ou não pacientes na Santa Casa naquela noite de22 ate 8hs de 23e mostrar ao público o que acontecia.

Anônimo disse...

E por falar em Ministério Público... Quando é que esse pessoal vai fazer concurso público?
É um absurdo que o ministério público esteja colapsando por excesso de demanda e por carência de servidor... Esse pessoal que leva o MP na barriga é temporário há anos (assessores e estagiários)...

Anônimo disse...

TOMA-TE! MOLEQUE DE RECADOS...ÉGUA!!!

Anônimo disse...

Se o Dr hélio diz essas coisas idiotas de botar mães e prematuros em colchão no chão, imagine o vamos ter de aguentar nestes 4 anos de desgoverno jatene.Não adianta enganar o povo mais uma vez,só demitiu o corrupto do Detran depois de muitas provas e agora humilha uma médica e professora respeitada pela àrea da saúde demitindo de forma sumária.Dra Maria do Carmo é minha médica e me sinto pessoalmente atingida pelo que fizeram com ela.

Anônimo disse...

Agora que é dirigida pela dona Begot que nem médica é ,mas está dando entrevistas como se o fosse e ofende a nossa ex-Presidente humilhada pelo Jatene e Helio,com certeza a população vai poder se sentir feliz ao internar nem que seja no chão e como (de repente e suspeitamente) ficou fácil transferir pra UTI NEO e UCI de outros hospitais Acharam a solução que o Pará merece.Bem feito para quem votou no PSDB.

Anônimo disse...

02:10 Hélio Franco está correto, chama-se isso atendimento humanizado, uma palavra que foi escrita dezenas de vezes no muro da Santa Casa mas não foi cumprida. Isso se faz até em Nova York quando é preciso. Deixemos de ter "complexo de primeiro mundo" porque aqui é o terceiro. Médico plantonista da Santa Casa ganha mil e duzentos por um plantão de 12 horas e tem mais é que atender todo mundo. Pacientes são recusados no pronto-socorro municipal muito mais por falta de médico do que por falta de leito, e olha que lá os médicos ganham outra baba - é grana rolando alta nos convenios com as cooperativas de profissionais e eles faltam ou mandam acadêmicos no lugar deles.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Mais uma vergonha está acontecendo na Saúde Pública do Pará.

Barata, pelo trabalho prestado à nossa população, peço que publique essa denúncia. Não é justo que o dinheiro que deveria ser gasto com pessoas que vivem com HIV/AIDS, vá parar na conta bancária de pessoas que não tem compromisso com a causa.

A UAT é uma casa de apoio, localizada na Generalíssimo Deodoro, serve para abrigar Pessoas que vivem com o HIV/AIDS e moram em outros municípios do nosso gigante Estado.

Primeiro queria esclarecer o que são Casas de Apoio:

Criadas na segunda metade da década de 1980, as Casas de Apoio oferecem abrigo e assistência a adultos vivendo com HIV/aids em condições de vulnerabilidade socioeconômica; em especial, pobreza e exclusão social. Nesses lugares, quem vive com HIV e aids encontra forças para se reintegrar à família e à sociedade. O apoio consiste em acolher os pacientes temporariamente, orientando-os quanto aos cuidados com a saúde, promovendo o uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento.

A problemática: Gostaríamos de saber o que esta acontecendo na política DST Aids do Estado do Para; Primeiro: O dr. Paulo Guzzo era o Coordenador Estadual de DST/AIDS, no início do Governo JATENE. Agora quem é a titular é a Médica Débora Crespo, que nada acrescentou ao Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais do Estado. Essa Senhora (Débora Crespo), já foi Coordenadora Estadual de DST/AIDS do Pará no início do Governo Ana Júlia, a mesma foi de-fe-nes-tra-da do cargo, pelo mal trabalho que desenvolveu à frente de importante Programa. Não satisfeita ela assumiu a Coordenação Municipal de DST/AIDS de Ananindeua; de lá saiu de novo, depois assumiu cargo na Coordenação Municipal de DST/AIDS de Belém. E agora sabemos que assumiu de novo a Coordenação Estadual de DST/AIDS do Estado do Pará. Não se tem nenhuma notícia de trabalho relevante que essa senhora tenha feito à frente de nenhuma dessas coordenações.

Queremos saber: se não bastasse a falta de insumos em geral para amenizar o sofrimento do portadores HIV/AIDS na UAT (Unidade de Acolhimento Temporário para Portadores do Vírus HIV) sito na Av. Generalíssimo, 536, entre Antonio Barreto e Domingos Marreiros, esta acontecendo os maiores dos absurdos com a farra do dinheiro público:

1- A diretora atual é a Enf. Andrea Maria Rocha, lotada na Santa Casa e na Sespa, ocupa cargo de DAS 3, porém dá apenas 3 horas de expediente onde deveria ser 8hs diárias, pois continua todos os meses ganhando 20 plantões de 12hs mensais na Santa Casa mais o salário de DAS Sespa, onde esta é amiga pessoal de Hélio Franco – Secretário de Saúde do Estado, humilha servidores de carreira de UAT e pior atribui 10 plantões de 12 hs ao tec. de enfermagem Romulo, que além de ser impossibilitado de exercer tais plantões, pois exerce também cargo de tec de enf. do SAMU há informação de que ela(Andrea) tem uma relação bem íntima com o servidor.

2- A última foi realizar visita técnica um Quatipuru–PA na residência da usuária Elizangela no dia 12 a 15/08 deste mês, com cinco servidores: Ela própria, Ronaldo- Motorista, Alessandra- Ag. Aministrativo, Guiomar- Ass. Social e Zélia Enfermeira, onde há alguns questionamentos para fazer: A finalidade da UAT não é prestar visita técnica nos municípios, segundo os servidores receberam quatros diárias onde se foi feita a visita sexta feira dia 12/08 , consta no prontuário da paciente e a pior das situações a UAT ficou sem equipe técnica na unidade, os pacientes que estavam na unidade ficaram sem comida e avaliação da equipe.


Na PORTARIA Nº 1.824, DE 2 DE SETEMBRO DE 2004, artigo 5º, § 4º Diz que: As atividades de apoio à atenção à saúde de adultos vivendo com
HIV/Aids por parte das Casas de Apoio, é definida como cuidados gerais,
resguardados o sigilo e a dignidade das pessoas vivendo com HIV/Aids

Anônimo disse...

NHE NHE NHE. AGUENTEM POR 4 ANOS ESSA CORJA.

Anônimo disse...

Tá tudo dominado. O espertalhão Jatene aceitou as indicações do vice-presidente do TCE, "Luís Cara de Pau" Cunha, a mulher Rosimeire na Asipag, os irmãos Antonio e Paulo Cunha Teixeira no Presídio de Bragança, nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança, respectivamente, além dos sobrinhos Agentes Prisionais contratados, também no presídio de Bragança, Willis Alves da Costa, Tamíres Teixeira, e Maria Regina Gonçalves da Cunha, esta, mulher de Benedito do Carmo de Sousa Melo, exonerado recentemente, foi logo agraciado com um DAS no TCE, cargo aliás, incompatível com sua formação. Alguém acha que essa imundície (TCE) tem moral prá fiscalizar alguma coisa?

Anônimo disse...

BARATA no liberal de domingo parece que deram um cala boca,ontem a verdade sobre o caso santa casa apareceu e um dia depois parece coisa de assessor de imprensa sobre a Sespa,foram desencavar a parceria com ORM para obras,mais uma vez o pai no show de dor,etc. Esquisito ou teve GRANA$.Pensam que as pessoas ficaram burras de repente.INVESTIGUE.

Anônimo disse...

BARATA MAIS UM CASO DE OMISSÃO DE SOCORRO MÉDICO NO PARÁ,O QUE SE OBSERVA DIANTE DOS FATOS E UM TOTAL AMADORISMO DO SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO. MÉDICO NÃO E E NUNCA FOI ADMINISTRADOR EM LUGAR ALGUM DO MUNDO, MAIS UM CASO COMO MUITOS OUTROS QUE VAI CAIR O ESQUECIMENTO DAQUI A ALGUNS DIAS. BARATA CADE A OAB/PA.

Anônimo disse...

Barata que pena que prejudicaram a Santa Casa ,demitindo a Dra Maria do Carmo Lobato de forma precipitada e injusta, passando para as pessoas que ela foi culpada e ofendendo uma médica que tinha as melhores intenções no hospital.Conheço muitos servidores revoltados pela falta de respeito por ela que essa presidente
Bego mostrou na televisão.

Anônimo disse...

O doutor Hélio atacava a Santa Casa pra dseviar atenção do HC,lá estava a sua querida afilhada do Jader.EsSes políticos usam o povo pra se promover e fica falando entrar entrar só para a Santa Casa.Que loucura tudo que fizeram com a presidente,ela foi muito pregudicada por ele.

Anônimo disse...

Com uma semana nada de explicações da Dra Ana Lidia sobre a razão de não deixarem entrar a gestante no dia 23.Será que ela foi passear na calçada da frente do hospital .

Anônimo disse...

O JATENE ALEM DE INCOMPETENTE É UM COVARDE. A DEMISSÃO DA PRES.DA STA CASA NÃO EXIME A SUA RESPONSABILIDADE COMO GOVERNADOR. VOCE NÃO FOI MACHO COMO O FALECIDO HELIO GUEIROS QUE QUANDO TINHA UM PROBLEMA NO ESTADO ELE IA PRA FENTE DIZIA: EU SOU O GOVERNADOR DO ESTADO. EU SOU O RESPONSAVEL. LEMBRA DO EPISODIO DA PONTE DO TOCANTINS. ELE NÃO JOGOU A CULTA EM NINGUEM. ELE ASSUMIU TODA RESPONSABILIDADE PELO OCORRIDO. E VOCE JATENE. QUANTA COVARDIA. O QUE VC FAZ ALEM DE BEBER E PESCAR. NINGUEM SABE POIS GOVERNAR O ESTADO ISTO NÃO GOVERNA.

Anônimo disse...

ALIAS É BOM QUE TODOS LEMBREM DO PASSADO DO JATENE PARA ENTENDER O PRESENTE:
QUEM FOI SEC. DE PLANEJAMENTO NO PRIMEIRO GOV. DE JADER. JATENE; QUEM FOI SECRETARIO GERAL DO JADER NO MIRAD (MIN. DA REFORMA AGRARFIA). JATENE. ENTÃO GENTE, O "JAJA" NÃO FEZ ACORDO PARA ENTREGAR A METADE DO GOVERNO AO JADER. ELE SEMPRE FOI JADER. CONCORDAM.

Anônimo disse...

Barata,o Jatene vai receber o que merece.BASTA DE IRRESPONSABILIDADE E COVARDIA.AOS PROTEGIDOS IMPUNIDADE E A QUEM TRABALHA com seriedade como a ex presidente da Santa Casa o desreipeito.PORQUE protege esse secretario caluniador e equipe do PPS e PMDB?

Anônimo disse...

É fácil entender a proteção da Annna Lidia DO gaspar viana, leia as explicações no Jornal Amazonia.Que cinismo o desse povo,enquanto isso JADER que sabe o que faz fica quieto.Isso é governo tucano!

Anônimo disse...

Frente à covardia e mentiras do governador e seu omisso e irresponsável secretário de saúde,só nos resta largar plantões e esperar o próximo governo para termos seriedade na saúde deste estado.Então havia mesmo vagas na UTI NEO no gaspar viana,não é?Cadê o CRM,Ministério Público Federal e Ministério da Saúde?

Anônimo disse...

Agora quero ver como o Jatene vai sair dessa junto com seu decadente secretário de saúde.HAVIA LEITO NA UTI DO GASPAR VIANA e todos se calaram sobre isso, enquanto detonavam a Dra. Maria do Carmo Lobato que todo tempo descrevia a situação que estavamos na Santa Casa e para a qual contribuiam a Bego,Vania,Rosangela e Siria ao não transferirem os RN a mais na NEO.ESTAMOS REVOLTADOS COM ISSO.

Anônimo disse...

As perguntas que permanecem:porque as medidas agora anunciadas foram tomadas somente depois de ocorrer a tragedia?E porque a presidente do HOSP de CLINICAS onde havia vaga na NEO,foi blindada pelo governador?