quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAÚDE – O silêncio servil de Rosemary Góes

Diante das circunstâncias em que foi defenestrada do governo Simão Jatene a ex-presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, soa fatalmente servil o silencia da secretária adjunta de Saúde, Rosemary Góes, responsável pela indicação de Maria do Carmo Mendes Lobato.
Por uma questão de princípio, cara a quem se pauta pela ética, seria previsível o pedido de exoneração de Rosemary Góes. Aparentemente, porém, prevaleceu o apego ao cargo, próprio de quem se pauta, apenas e tão-somente, pelo fisiologismo e cujo único princípio é o da sobrevivência, seja a que preço for.

26 comentários :

Anônimo disse...

Assim se ve como para ella e" helio mentiroso "os cargos são tudo,indicam e abandonam .

Anônimo disse...

E os 2(Rosemary e "helio Mentiroso "em vez de franco) esquecem que são médicos e passam para a população que as demissões da presidente e médica da Santa Casa é solução.Esquecem que a gente não faz mágica nem milagre,faz Medicina.

Anônimo disse...

Ela não pode, está cheia de parentes na Sespa e Hospital de Clinicas.Na Santa Casa tinha só um irmão mas nos outros está cheio.

Anônimo disse...

É que esse povo não sabe o que é ética e solidariedade,ela não vai arriscar o seu DAS e dos parentes por mais um ato de desespero para manter as aparências no descalabro que está a Saude no Pará.Agora os médicos estão mobilizados e contra o Hélio Mentiroso Franco que já não engana mais os colegas já que mostrou a sua verdadeira face.Deprimente.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Mais uma vergonha está acontecendo na Saúde Pública do Pará.

Barata, pelo trabalho prestado à nossa população, peço que publique essa denúncia. Não é justo que o dinheiro que deveria ser gasto com pessoas que vivem com HIV/AIDS, vá parar na conta bancária de pessoas que não tem compromisso com a causa.

A UAT é uma casa de apoio, localizada na Generalíssimo Deodoro, serve para abrigar Pessoas que vivem com o HIV/AIDS e moram em outros municípios do nosso gigante Estado.

Primeiro queria esclarecer o que são Casas de Apoio:

Criadas na segunda metade da década de 1980, as Casas de Apoio oferecem abrigo e assistência a adultos vivendo com HIV/aids em condições de vulnerabilidade socioeconômica; em especial, pobreza e exclusão social. Nesses lugares, quem vive com HIV e aids encontra forças para se reintegrar à família e à sociedade. O apoio consiste em acolher os pacientes temporariamente, orientando-os quanto aos cuidados com a saúde, promovendo o uso correto dos medicamentos e a adesão ao tratamento.

A problemática: Gostaríamos de saber o que esta acontecendo na política DST Aids do Estado do Para; Primeiro: O dr. Paulo Guzzo era o Coordenador Estadual de DST/AIDS, no início do Governo JATENE. Agora quem é a titular é a Médica Débora Crespo, que nada acrescentou ao Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais do Estado. Essa Senhora (Débora Crespo), já foi Coordenadora Estadual de DST/AIDS do Pará no início do Governo Ana Júlia, a mesma foi de-fe-nes-tra-da do cargo, pelo mal trabalho que desenvolveu à frente de importante Programa. Não satisfeita ela assumiu a Coordenação Municipal de DST/AIDS de Ananindeua; de lá saiu de novo, depois assumiu cargo na Coordenação Municipal de DST/AIDS de Belém. E agora sabemos que assumiu de novo a Coordenação Estadual de DST/AIDS do Estado do Pará. Não se tem nenhuma notícia de trabalho relevante que essa senhora tenha feito à frente de nenhuma dessas coordenações.

Queremos saber: se não bastasse a falta de insumos em geral para amenizar o sofrimento do portadores HIV/AIDS na UAT (Unidade de Acolhimento Temporário para Portadores do Vírus HIV) sito na Av. Generalíssimo, 536, entre Antonio Barreto e Domingos Marreiros, esta acontecendo os maiores dos absurdos com a farra do dinheiro público:

1- A diretora atual é a Enf. Andrea Maria Rocha, lotada na Santa Casa e na Sespa, ocupa cargo de DAS 3, porém dá apenas 3 horas de expediente onde deveria ser 8hs diárias, pois continua todos os meses ganhando 20 plantões de 12hs mensais na Santa Casa mais o salário de DAS Sespa, onde esta é amiga pessoal de Hélio Franco – Secretário de Saúde do Estado, humilha servidores de carreira de UAT e pior atribui 10 plantões de 12 hs ao tec. de enfermagem Romulo, que além de ser impossibilitado de exercer tais plantões, pois exerce também cargo de tec de enf. do SAMU há informação de que ela(Andrea) tem uma relação bem íntima com o servidor.

2- A última foi realizar visita técnica um Quatipuru–PA na residência da usuária Elizangela no dia 12 a 15/08 deste mês, com cinco servidores: Ela própria, Ronaldo- Motorista, Alessandra- Ag. Aministrativo, Guiomar- Ass. Social e Zélia Enfermeira, onde há alguns questionamentos para fazer: A finalidade da UAT não é prestar visita técnica nos municípios, segundo os servidores receberam quatros diárias onde se foi feita a visita sexta feira dia 12/08 , consta no prontuário da paciente e a pior das situações a UAT ficou sem equipe técnica na unidade, os pacientes que estavam na unidade ficaram sem comida e avaliação da equipe.


Na PORTARIA Nº 1.824, DE 2 DE SETEMBRO DE 2004, artigo 5º, § 4º Diz que: As atividades de apoio à atenção à saúde de adultos vivendo com
HIV/Aids por parte das Casas de Apoio, é definida como cuidados gerais,
resguardados o sigilo e a dignidade das pessoas vivendo com HIV/Aids

Anônimo disse...

Hoje no telejornal Liberal fiquei preocupado com o ar de sofrimente da Dra Maria do Carmo.O que estao fazendo com ela enoja.Uma pessoa guerreira e competente sendo torturada por esse secret anti-saude.GOVERNO JATENE se revela.MEDICOS OBSERVANDO, cada vez mais revoltados com o jogo sujo.

Anônimo disse...

BARATA A FAMILIA GOES ESTA NO GOVERNO JATENE SERA QUE ISTO E NORMAL. POIS O MARIDO DA DONA ROSIMERE E SECRETARIO DE TURISMO. PERGUNTA-SE O QUE ESTE CIDADÃO MEDICO ENTENDE DE TURISMO. OU SERA QUE NÃO TEMOS PROFISSIONAIS NO RAMO EM BELÉM, NEPOTISMO FORA.

Anônimo disse...

Que vergonha para o nosso estado termos de assistir esse governo sistemáticamente detonando a Dra Maria do Carmo Lobato . Enquanto isso suas pseudo amigas tipo Rosemary Góes e Ana Lidia Cabeça (cumprindo ordens do governador e seu secretário de saúde)caladas.Quem cala consente e vira cumplice.E se apequena.

Anônimo disse...

É muito triste ver o abatimento da doutora Maria do Carmo diante do abandono a que foi submetida por suas amigas ROsemary Goes e Ana Lidia Cabeça, mas nao pode-se esquecer que o vilão central desta história, quem sujou as mãos foram Jatene e Helio Franco, que a demitiram e culparam pelo caos da saúde de todo o estado.

VERGONHA! QUEM É CRIMINOSO, ASSASSINO, É O ESTADO!

Anônimo disse...

E diziam que a Dra Maria do Carmo era muito amiga de rosemary g.Imagina se fossem conhecidas o que teria acontecido com a presidente.Nesse governo Jatene medico competente vai fugir de cargo de responsbilidade,porque ficou evidente que lealdade e respeito pelos colaboradores inexiste.Triste Para.

Anônimo disse...

E agora o Hélio Não Franco vai se retratar com a Dra Maria do Carmo?Se fosse ela processava o governo pela humilhação pública que fizeram.Não aceitamos essa injustiça e covardia no hospital .

Anônimo disse...

GOVERNO TRAÍRA E MENTIROSO,que jogou a dra Maria do Carmo aos cachorros e esqueceu de se dignar a ouvir a própria presidente da fundação.Agora querem culpar ela por algo, mas consciencia limpa é consciencia tranquila e esse governo é o ASSASSINO. Doutora, nós,da neonatologia, estamos com você!

Anônimo disse...

É por que eesa Maria do carmo fica MUDA? Quem não deve não teme. Conte a verdade do que acontece na Santa Casa, mostre que você é profissional ética.

Anônimo disse...

Caro anonimo ela ja falou a verdade no fim de semana.Agora falta o Secretario de Saude e SUA TURMA inclusive a apadrinhada se explicarem,

Anônimo disse...

A saude publica daqui virou marketing barato,esse Helio Nada Franco ainda tem muito a explicar e responder porque a presidente do GASPAR VIANNA continua muda e impune? Ministro da Saude nada faz para esclarecer e MINISTERIO PUBLICO MUDO.Pobre Estado!

Anônimo disse...

O que se nota aqui é muito médico escrevendo asneiras. Se gabam de 'estudar' 6 anos para justificar as mordomias no SP e quando chamados a responsabilidade querem se eximir.
Omissão de Socorro houve, fim de papo; se demitiram a Presidente da Santa Casa e não a do HCGV é bom o SINDMEPA exigir equidade.
Os Goes são funcionários ilegais do Estado já que foram EFETIVADOS por DECRETO no apagar das luzes do 1° governo Jáder, o que é inconstitucional. Jaderistas ferrenhos, cuspiram no prato que comeram até se fartar e hoje são tucanos de bela plumagem.
Prá que o Dr. Góes vai exercer cargo médico que dá dor-de-cabeça se pode ficar viajando prá cima e prá baixo com todas as mordomias sem fazer nada pelo turismo em terras paraoaras? Quem souber responda.
Agora médicos fizeram pressão para o SUS se basear na compra de serviços médicos especializados em detrimento das ações básicas de saúde. Após esse ato lesa população vem dizer que o SUS é um CAOS. Façam-me o favor, vão contar lorota em outra freguesia. Então que deixem de atrapalhar com pressões indevidas e deixem o SUS voltar a sua proposta original emitida na 8ª Conferência Nacional de Saúde, misso sim.
Fico no anonimato pois como pessoa que exerce cargo na saúde estadual tenho de me livrar das perseguições de ilegais e gente estranha ao Serviço Público que se apoderaram dos gargos de gerência e direção no sistema de saúde e não gostam que apontem a sua incompetência em gestão. O que não é o caso de Hélio Franco que foi um excelente Presidente da FSCMPA, sendo que em sua época a frente de nosocômio não ocorreram casos de omissão de socorro, antes sim de angariar prêmios aos serviços ali desempenhados.
Grita aí turma de invejosos anônimos. Escrevam sobre que sabem e não fiquem escrevendo críticas sentimentais desprovidas de veracidade.

Anônimo disse...

A Dra Ana Lidia hoje em entrevista no Liberal confessa que havia leito vago em UTI Neo do Gaspar viana na noite do escândalo dos bebes.E agora?COMO EXPLICAR O QUE FIZERAM COM AS MÉDICAS DA SANTA CASA já que lá havia 16 recem nascidos a mais?Esse silêncio servil da Dra Rosemary Góes e os ataques do Helio NÃO FRANCO são covardes e anti éticos.É preciso intervenção do Ministério da Saúde no Pará junto com o Ministério Público Federal.

Anônimo disse...

o SUS no Pará tem de ser salvo dessa corja tucana +pps do Jordy+ pmdb do Jader .O Ministério da Saúde precisa intervir porque a população sofre e não há seriedade no trato das coisas publicas ,como mostra o nepotismo cruzado ou não que corre solto na Sespa.

Anônimo disse...

O pacto de silêncio da presidente do Gaspar Viana ,secretário de saúde e sua adjunta sobre o numero de leitos de uti neo vagos naquele hospital é criminoso.Só divulgaram porque profissionais de lá estavam indignados com a injustiça e iam publicar .Estamos estarrecidos com o que esse governo está fazendo com a Santa Casa.

Anônimo disse...

A Globo devia fazer um programa especial sobre a saúde no Pará.Essa palhaçada que fizeram na Santa Casa e o acobertamento de que havia leito vago de RN NO Gaspar Viana é caso de instauração de inquérito do Ministério Público Federal.Há coisa podre nessa história.

Anônimo disse...

esse blog é um barato!

Anônimo disse...

esse blog é um barato!

Anônimo disse...

Já que tocamos no assunto "Rosemary Góes",lá vai uma listinha de parentes dela na sespa....a presidente da CPL é prima dela,o chefe do almoxarifado também,a sobrinha da presidente da CPL é pregoeira,assessora da tia e esposa do chefe da Assessoria Jurídica.Entenderam???

Anônimo disse...

Tem mais parente da "ROSEMARY GOES" a irmã e a nora tem DASS no Gaspar viana,o filho tem DASS no Prodepa,o irmão tem DASS na Santa Casa.A verdade vai aparecendo.

Anônimo disse...

Nesse governo Jatene tem de ser servil e aproveitar para empregar os parentes.Falar de ética,responsabilidade com o publico e lealdade compromete o cartaz com o governador , esse secretário então se supera no servilismo esquecendo que é (ou era) médico.

Anônimo disse...

Os governos quando apodrecem começam por dentro, de acordo com a qualidade moral de seus componentes.Traições, proteções, nepotismo,perseguições,deturpações com objetivo de confundir o povo são práticas políticas muito antigas ,porem a história demonstra que elas tem prazo de validade.Esse caso é mais um,lamentávelmente envolvendo a saúde de pessoas humildes do Pará.