quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SAÚDE – O tardio hiato de sanidade

Coube ao secretário estadual de Saúde, Hélio Franco (foto), protagonizar um hiato de sanidade, lamentavelmente tardio, ao declarar, em nota oficial, que a superlotação na UTI Neonatal, a Unidade de Terapia Intensiva, não poderia ser motivo para que a paciente deixasse de ser atendida. "Ela deveria, pelo menos, ter sido encaminhada para um leito, até que se procedesse a transferência para um hospital regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente levando-se em consideração o fato de ser uma gravidez de risco", acrescenta a nota oficial. Pelo que se sabe sobre Hélio Franco, como médico e ser humano, esse deve ser o procedimento correto, em situações análogas a da jovem mãe dos bebês mortos, tanto quanto deve ser a postura pessoalmente defendida pelo secretário estadual de Saúde. Lamentavelmente, porém, esse procedimento não é respeitado pelas demais instâncias da cadeia de comando da saúde pública no Pará, até pela dualidade de poder com a qual insiste em conviver Hélio Franco, cuja secretária adjunta, Rosemary Góes, porta-se como se fosse a secretária de fato, mais por implicações políticas que por méritos profissionais, convém sublinhar. Nada permite crer, porém, que o desrespeito continuado a esse correto procedimento não fosse do conhecimento do secretário estadual de Saúde, como parte da cota de concessões que inexplicavelmente ele parece se impor.
É emblemático desse desrespeito a postura adotada em um primeiro momento pela presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maria do Carmo Mendes Lobato, quando confrontada com as circunstâncias em que se deu a morte dos dois bebês, cuja mãe não conseguiu ser atendida tanto no Hospital das Clínicas como na própria Santa Casa. Ela sequer se permitiu verbalizar a ressalva feita pelo secretário estadual de Saúde, de acordo com a qual a superlotação na UTI Neonatal não poderia ser motivo para que a paciente deixasse de ser atendida. Além de bradar como mantra a alegação da superlotação da UTI Neonatal, sua preocupação foi negar o óbvio, que foi a detenção da obstetra Cynthia Lins, permitindo-se ainda o requinte de omitir a identificação da médica detida, um absurdo que a grande imprensa paraense se permitiu engolir goela abaixo, em um primeiro momento. As próprias declarações de Cynthia Lins, ao negar a omissão de socorro que os fatos evidenciam, ilustram o corporativismo insano e o menosprezo aos pacientes que se disseminam na saúde pública do Pará, em escala que é impossível acreditar que não fosse de conhecimento dos escalões superiores do governo Simão Jatene – e do próprio governador. Mas como nada disso afeta Simão Jatene, um notório hipocondríaco, porque tem ao seu dispor todo um aparato que o cargo lhe proporciona, ele só foi tomado pela suposta indignação que lhe foi atribuída quando entreviu a possibilidade da morte dos bebês repercutir negativamente na opinião pública e extrapolar as fronteiras do Pará, tal qual acabou por ocorrer.

30 comentários :

Anônimo disse...

quer dizer Dr. Hélio que o povo pobre tem que ser atendido no chão como indigente tipo cachorro vadio?

Anônimo disse...

Hélio Franco foi um excelentwe diretor da Santa Casa, mas neste governo deu muita mordomia aos médicos, que agora ainda têm a cara-de-pau de dizerem que o estado paga salários aviltantes.

Guto Lobato disse...

Vou me dar ao trabalho de responder aos colegas que desqualificam minha mãe, ex-presidente da Santa Casa (democracia é isso, e toda opinião é bem vinda):

Primeiro, um papo técnico, uma coisa muito importante: triagem não significa fechar as portas - e sim orientar casos mais graves a procurarem um hospital em que haja estrutura. Partos normais e a termo estavam sendo feitos normalmente. Foi esta a orientação da direção - que nada tem de incorreta. Ah: vale frisar que a dra. Maria do Carmo só orientou a realização de triagem porque, desde 8 de agosto, vinha comunicando a superlotação ao governo (leia-se, a Helio Franco e Jatene), sem receber resposta ALGUMA.

Vocês, que vociferam loucamente sob o anonimato, numa atitude digna de pré-adolescente ou petista que ficou com raiva de largar a teta do Estado, possuem alguma palavra ou informação que possa, objetivamente, desqualificar minha mãe? Pois o que tenho, de fatos reais e objetivos, são as seguintes coisas, que só a engradecem:

- Na época em que ela e a dra. Rosemary Goes (atual adjunta de Saúde) administratam o Hospital de Clínicas, ele recebeu a Acreditação Hospitalar - primeira na região Norte -, um selo de qualidade que pouquíssimos hospitais têm no País. (Detalhe: a Acreditação foi PERDIDA no governo do PT)

- Como gestora do Hospital Metropolitano, ela resolveu o problema histórico do setor de Pronto-Atendimento, bem como o relacionamento entre o hospital e a classe dos traumato-ortopedistas. E até hoje é elogiada pelo trabalho que teve ali, de onde foi demitida por denunciar um calote de seis meses do PT ao hospital, em entrevista ao jornal O Liberal.

- Foi a ÚNICA representante no Brasil a participar da experiência de dois meses no Japão em 1998, como parte de sua pós-graduação em administração hospitalar. A seleção foi feita com base em seu currículo e em sua experiência na saúde pública do Pará.

- Já presidiu o CONSELHO DE ÉTICA do CRM, além de ser membro efetivo do Conselho há décadas.

No mais, tenho informações de caráter qualitativo beeeeeeem diferentes das suas - e as obtive não entre amigos, mas entre matérias, opiniões em redes sociais de dezenas de médicos, estudantes e profissionais de saúde.

Vocês, certamente, não devem é passar de DASs ou petistas ressentidos, desses que vivem de mamar nas tetas do Estado e desqualificar pessoas com o currículo, a experiência e o comprometimento de minha mãe.

Infelizmente, ela é uma pessoa ingênua, romântica, não vê maldade nas pessoas e não vai perder o tempo dela respondendo a tantas ofensas pessoais. Ela enxergou este governo como oportunidade de fazer pela Santa Casa o que ela e seus colegas diretores, bem como a dra. Rosemary, fizeram pelo Hospital de Clínicas; infelizmente, estava errada e foi sumariamente IGNORADA quando denunciou a situação crítica do hospital via ofício. Foi usada pelo poder público (e que poder!) para justificar o descaso, a omissão, o erro e - aí sim - a ARROGÂNCIA e PREPOTÊNCIA deste secretário de saúde e deste governador, que a convidaram PESSOALMENTE para assumir a presidência da Fundação e agora lhe apunhalharam pelas costas.

Digo e repito: vou defender minha mãe contra qualquer tipo de difamação. Ela já foi demitida por critérios políticos e, acredite, deixou muita saudade no HMUE. Vai acontecer o mesmo - já aconteceu - na Santa Casa, e a verdade vai surgir e provar quem estava certo.

Anônimo disse...

Vergonha Dr. Hélio, vergonha. Se eu fosse você, nem sairia na rua de vergonha.

Anônimo disse...

Exoneração Já. Todos os responsáveis. SESPA, SANTA CASA,

Anônimo disse...

Parabéns pelos comentários,Barata.Realmente é no minimo sórdido a forma de demissão da Dra.Mªdo Carmo.Conheço o trabalho desta profissional no HC, Metropolitano e Santa Casa, e sei que é de extrema competência,o que talvez tenha sido a causa de sua demissão desse grande buraco que é a administração da Santa Casa.Pra trabalhar com mediocres como esses que assumiram agora a administração, como urubus atrás de carniça, e o pior sem a menor formação de administração pública,como é o caso dessas pessoas chamadas Eunice Begot,Rosangela Brandão e o pior Neyla e Vânia( "Amiga" do Secretário de Saúde).Estamos de luto na Santa Casa.

Anônimo disse...

Quem tem que criar vergonha na cara somos nós

Anônimo disse...

A Maria do Carmo chegou ao absurdo de proibir o Depto de Saúde do Trabalhador a atender servidores acidentados ou passando mal, sob a alegação de que faziam isso só para pegar atestado médico. Vai ser ruim assim na tua casa bruxa.

Anônimo disse...

Ai Guto, lamento por ti, mas competencia técnica não é sinonimo de generosidade humana, tão pouco de ética e ademais, quem se mistura com porcos farelos come.
No Metropolitano nao tinha essa bondade toda não, só com os seus iguais os demais...
A Tucanada da Santa Casa não sabe o que é misericordia, come até os da mesma espécie! sorry!

Anônimo disse...

Fui aluna da Prof Maia do Carmo e depois trabalhei com ela no Metropolitano.Imagino o quanto deve estar sofrendo com o que estão falando dela essa Comissão, que pasmem tem 3 colegas médicos.Ela é muito franca, ética e trata a todos com respeito.Esse respeito não está recebendo do secretário, daquela a quem sempre se referia como mestra Dra Rosemari e do governador.Eu a respeitava muito agora para mim ela é uma heroina.

Anônimo disse...

Dr. Hélio Franco foi diretor da Santa Casa em época em que a mesma ganhava prêmios nacionais. Respeitem os fatos, porque contra eles não há argumentos. O problema é de direção e ele fez muito bem em substituir.

Anônimo disse...

SÒ uma pergunta-e o hospital de clinicas?Porque não atendeu?Tinha quantas crianças na neo?Era para acertar na SAnta casa?

Anônimo disse...

Dr. Hélio Franco mostrou que a saúde pública deve ser gerida por médicos vocacionados para atender o sofrimento do povão e não por "socialites" metidas que batem a porta na cara dos humildes. Valeu Hélio, tú sabes que 99% dos servidores da Santa Casa de adoram, os riquinhos botam mas posts nos blogs, mas a verdade está com o povão.
Se o Dr. Hélio franco for hoje na Santa Casa vai ser bem recebido pelos servidores.

Anônimo disse...

Barata, os médicos que estão na linha de frente do atendimento à população não podem ser colocados na situação de responder pelos graves problemas administrativos da saúde pública do Estado.Seus comentários jocosos acabam sendo ofensivos a uma toda uma classe, que ñ está dentro dos gabinetes, mas tentando dar o melhor de si, em situação muitas vezes precária. No caso da Dra. Cinthya, q vc insinua ter sido omissa, acho que deve haver reparo. A profissional não é esta pessoa q está sendo pintada pela imprensa sensacionalista. É profissional qualificada, aluna de doutorado, e uma jovem que, ao contrario da maioria que imagina o sucesso e a riqueza exercendo especialidades como a estética, a plástica e a cosmiatria(nada contra, mas são as campeãs de preferência dos jovens, enqto viram as costas para a docência, a pesquisa e especialidades menos glamourosas)tem trilhado o caminho do ensino e da pesquisa, numa especialidade difícil(agora se vê o quanto, não é?!!)como a ginecologia. Duvido que, ao final, das sindicâncias, reste provado que de um ato pessoal da dra. decorreu a falha no atendimento da gestante. Acatando diretrizes administrativas, foi posta no olho do furacão. Sugiro cautela no exercício açodado de culpá-la, como se culpada já tivesse sido declarada por quem de direito. Atenção, população: dentre os médicos da linha de frente(PS, Metropolitano, Maternidades, HC...)há muita gente decente querendo praticar boa medicina! Esses têm sido vítimas do sistema, tanto quanto os desvalidos pacientes.

Anônimo disse...

Lobatinho, vai cantar noutra freguesia, prá ver se alguém compra a tua estória de honestidade da tua mãe. Já tá enchendo o saco garoto, manda um e-mail das tais provas que a tua mãe realmente advertiu o secretário de saúde sobre as faltas de vagas (se é que existem) que a gente acredita tá; se não vaza, tira o time, ninguém acredita mais em ti mauricinho.

Anônimo disse...

BARATA FALARAM TANTO DA ANA BURA QUE AGORA ESTÃO PAGANDO NA MESMA MOEDA. INCOMPETENCIA CRIMINOSA.

Anônimo disse...

BARATA NÃO SOU AMIGO DA FAMILIA DA MEDICA EX-PRESIDENTA DA SANTA CASA MAIS A CULPA NÃO PODE E NÃO DEVE SER ATRIBUIDA A UMA PESSOA SERIA E COMPETENTE, MAIS INFELISMENTE SUA IMAGEM DE MEDICA COMPETENTE E HONESTA FOI DETURPADA POR PESSOAS SEM CARATER QUE SABIAM DA SUPERLOTAÇÃO DA SANTA CASA. DINHEIRO PARA SAUDE DO POVO POBRE NÃO TEM, MAIS PARA FESTAS E VIAGENS E OUTRAS ATIVIDADES FUTEBOL TEM.

Anônimo disse...

BARATA E FACIO RESOLVER O CASO DA SUPERLOTAÇÃO DA SANTA CASA, BASTA COBRAR DOS PREFEITOS DO INTERIOR DE ONDE VEM AS PESSOAS PARA A CAPITAL EM BUSCA DE ATENDIMENTO MEDICO POIS OS PREFEITOS RECEBEM RECURSOS MAIS NÃO INVESTEM NA SAUDE, DESVIANDO AS VERBAS REPASSADAS PELO MINISTÉRIO DA SÁUDE.a CONTROLADORIA DA UNIÃO DEVERIA FISCALIZAR OS RECURSOS TRANSFERIDOS, EM CASO DE DESVIO CADEIA NELES.

Anônimo disse...

GUTO LOBATO VC ESTA DE PARABENS POR DEFENDER SUA MÃE. NESTE MOMENTO DIFICIO DA VIDA DELA QUE ESTA SENDO INJUSTICADA PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA DO ESTADO, POIS NÃO TEM ESPACO NA MIDIA PARA FALAR TODA A VERDADE E COM ISTO ACABA SENDO RESPONSABILIZADA PELOS FATOS. A VERDADE CEDO OU TARDE VIRA A TONA.

Anônimo disse...

BARATA O ADVOGADO DA DR. MARIA DO CARMO DEVERIA SOLICIATAR AO DELEGADO A INTIMAÇÃO DO SECRETARI DE SAUDE E DO GOVERNADOR DO ESTADO PARA DEPOR.

Anônimo disse...

Barata essa campanha do Helio Franco contra a demitida Professora Maria do Carmo enoja os medicos e enfermeiros.Ela todo dia sendo agredida moralmente por esse governo e crescendo nosso respeito e carinho por ela.

Anônimo disse...

Ontem assisti na tv Liberal uma médica digna e visivelmente abalada falar a verdade e um senhor hoje Secretário Estadual de Saúde repetindo o mantra "portas abertas" com a indignidade dos fracos de espírito.Sr.Hélio Franco assine logo de vez uma declaração de que o modo Jatene de atendimento é encarar como ético e humano superlotar unidades intensivas neonatais com os riscos decorrentes de aumentar taxas de morte só para enganar a população carente deste Pará.Aí voces 2 vão poder publicar que pelo menos entrou no Hospital.Médicos não fazem milagre ou mágica,praticam a medicina com responsabilidade e ética.É doentio assistir o que estão fazendo com a presidente da Santa Casa,vocês são desumanos.

Anônimo disse...

Barata,ontem o Liberal desmascarou o governo Jatene hoje de manhã vou ler o mesmo jornal e parece que mudei de planeta.Espero que a Dra Maria do Carmo Lobato não esmoreça e vejam que ela desde o inicio diz a mesma coisa e tudo o que está surgindo como dado comprovado confirma suas palavras.Coragem para ela que tem a firmeza dos que são verdadeiros.

Anônimo disse...

Se enganaram ao convidar a Dra Maria do Carmo, ela não é de conchavos como é pratica dos tucanos.Queriam só seu prestigio, mas ela quis trabalhar a sério e olha como foi tratada pelo Governador e por esse Secretário de Saúde.Aí não tem padrinhos ou madrinhas,porque para isso tem que participar de nepotismo.Governador os médicos do Pará tem vergonha do senhor e desse seu secretário para quem ocupação máxima é besteira e resultado de tratamento não tem importancia.Para vocês entrar já basta mesmo que seja para morrer, aí é fácil fazer a Saúde Pública de faz de conta só para satisfazer a televisão.

Anônimo disse...

Prezados,
todos nós estamos fazendo exatamente o que o Sr Secretário de Saúde e seu chefe maior, Gov. Simão Jatene, querem: estamos desfocando a causa raiz do problema das mortes na Santa Casa. Sou médico e conheço inúmeros profissionais, médicos e não médicos, deste Centenário Hospital! Este era um episóido previsível! Como sabemos os escândalos da Santa Casa durante o Governo anterior, do PT, foram montados e apimentados por um mesclado de Oposição PSDB-DEM/Maioranas! Os óbitos na UTI neonatal da Santa Casa são históricos!! A Santa Casa já teve recordes de infecção hospitalar neonatal que culminaram com o fim de centenas de vidas de bebes e foi apenas no Governo do PT que o problema veio à tona, diríamos, de forma objetiva (aqui para cumprir objetivos de uma imprensa a pelo Grupo Liberal e tendo a frente o Sr Ney Messias - talentoso comensal do Governo Tucano!)
Desde fevereiro de 2011, após reassumir o Governo do Estado, o PSDB mantém enfermarias hiperlotadas, UTI neo bombando com infecções e, claro, óbitos e as portarias fechadas ao público!! Era só questão de tempo.Eu, sinceramente, esperava que fosse demorar um tempo maior. Mais foi super rápido!
Porém, o que não podemos é querer responsabilizar Dra Maria do Carmo ou Dra Ana Lydia ou seja lá quem for que cumpre seu papel de Gestora PSDBista: não fazer nada pela saúde pública!! Os verdadeiros responsáveis são o Dr Hélio Franco e o Sr Jatene, este último célebre por sua competência de mostrar aquilo que não faz e que somente voltou a Governar o Pará por incompetência de seus opositores!O Dr Hélio Franco chega a ser cômico (trágico-cômico) porque ele se faz com cara de paisagem... como se ele não fosse o maior Gestor da Saúde no Estado!! Que é isso Hélio franco...?!! Deixa de palhaçada! Conhecemos seu mandato histórico a frente da Santa Casa e você nunca fez nada de diferente do que a Maria do Carmo fez!!!
O filho de Maria do Carmo,Guto Lobato, perdeu a oportunidade de ficar quieto... Vc vocifera contra o que vc chama de petistas... mas não foi o PT que colocou sua mãe na poça de m... que ela está...!! Foi ela mesma e o PSDB e seus aliados! Até entendo que ela tenha aguentado tanto tempo, pois precisa de dinheiro para sustentar teus vícios!Mais me impressiona suas colocações, que lembram muito a retórica dos políticos que tua mãe representa: sua mãe nem criticar a Rosemary Góes e o Jatene ela pode, pois se assim fizer perderá a oportunidade de... vamos dizer esperar qual vai ser agora o local que ela vai mamar no Estado!! Sempre mamou no Governo PSDB e vai continuar mamando...ela, Helio Franco, Ana Lydia, Rosemary Góes e seu marido (também médico e a frente da... PARATUR!!), Ney Messias, Família Sarquis (Socorro e Sotero), Helena Brígido, etc. Todos personagens principais de uma dependência mamária: mamam no Governo e nos cofres públicos tendo com padrinho principal o Sr Jatene!! Falei!!

Anônimo disse...

Tá bom, anônimo(a) das 14:37, a gestão Ana Julia na Saúde foi ótima!Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr...e, olha, o seu "mais..." é mas, tá certo? Rsrsrs

Anônimo disse...

O helio pensa que atacando a presidente vai se manter no cargo,mas as pessoas sabem o que acontece na realidade na SESPA.

Anônimo disse...

Hoje sabemos que havia leito vago na Uti Neonatal do GASPAR VIANA ,fato confessado por sua própria diretora no jornal LIBERAL,e agora o que vão fazer?O secretario e toda sua equipe em uma administração pública séria seria exonerada e se retratariam perante as médicas da Santa Casa,no PARÁ DE JATENE ficarão todos calados e usufruindo seus Dass.

Anônimo disse...

Barata,esse irresponsável Hélio Mentiroso agora vai alegar o que? Esse governo é capaz de tudo,até de detonar quem não entra nos seus esquemas.Nessa história toda quem sai limpo é quem foi denunciado por esse governador e secretário imcompetentes.E o Jader quando protege é poderoso.

Anônimo disse...

Comentário geral nos plantões é que havia ocupação incompleta na UTI NEO do HCGV NA NOITE DE 22 PARA23 DE AGOSTO.Isso só comprova a má intenção de Hélio Franco na condenação e demissão da presidente de Santa Casa e acobertamento da presidente do Gaspar Viana.E AGORA A IMPRENSA VAI FICAR CALADA E CÚMPLICE?