domingo, 28 de agosto de 2011

SAÚDE – Santa Casa: os fatos e as versões

O imbróglio que desembocou na demissão sumária da diretoria da Santa Casa de Misericórdia do Pará reproduz aquela situação clássica, na qual não existem vítimas que não sejam também cúmplices. Este é o caso, em particular, da médica Maria do Carmo Mendes Lobato (foto), a ex-diretora-presidente da Santa Casa, defenestrada do cargo de forma humilhante, no rastro do episódio em que o hospital se recusou a atender a gestante dos gêmeos natimortos, sob fortes dores, a exemplo do que ocorreu no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Se efetivamente advertiu previamente o secretário estadual de Saúde sobre a situação de colapso da Santa Casa, como alega ter feito, sem obter um retorno de Hélio Franco, Maria do Carmo, ao permanecer no cargo, obviamente coonestou uma situação de risco, que acabou por ter o efeito de um bumerangue, voltando-se contra ela.
E quando se menciona situação de risco, que deu causa ao imbróglio, não se faz por força de expressão. Fonte absolutamente idônea, do próprio Sindicato dos Médicos, admite, embora em off, que houve, sim, omissão de socorro, justificativa para a breve detenção da obstetra Cynthia Lins. Essa mesma fonte observa que a omissão de socorro teria ocorrido inicialmente por parte do próprio Corpo de Bombeiros, a quem o marido da gestante dos gêmeos natimortos teria acionado inicialmente, em vão. Repetiu-se, posteriormente, no Hospital de Clínicas, quando só então o Corpo de Bombeiros despachou a ambulância, em socorro da parturiente, sob dores intensas. A omissão de socorro voltou a ocorrer então na Santa Casa. Essa fonte revela ainda que a triagem da Santa Casa estava fechada desde sábado, 20 de agosto, o que explicaria o porquê de um humilde porteiro se sentir com autonomia para recusar, a priori, o atendimento à mãe dos bebês natimortos, já na última terça-feira, 23 de agosto.

37 comentários :

Anônimo disse...

Neste episódio da Santa Casa, segundo o noticiário ninguem morreu em funcão do não atendimento, aliás não ser atendido no sistema de saúde de nosso Estado é rotina, se assim não fosse a populacão estaria satisfeita com o servico, pelo simples fato de ser atendida, vamos parar de hipocrisia!

Anônimo disse...

ATE CONCORDO QUE A EX-PRESIDENTE DA STA CASA TENHA SIDO UMA VITIMA DO SISTEMA. SO NÃO CONCORDO COM O SINDICATO DOS MEDICOS NESSA DEFESA INTRANSIGENTE. EU DOUTOR, TEM MEDICO IRRESPONSAVEL SIM.LEMBRA DAQUELA MEDICA NOM OFIR LOILA QUE TIROU O RIM TRANSPLANTADO DA PACIENTE E DEIXOU O RIM DOENTE E QUE POR ISSO A PACIENTE MORREU. O SINDICATO DEFENDEU E A PUNIÇÃO CO CRM FOI SUSPENSÃO POR 30 DIAS.ORA FAÇA-ME O FAVOR SEUS PALHAÇOS. PAREM DE FALAR EM SEVERA APURAÇÃO POR PARTTE DO CRM.

Anônimo disse...

Guto, já te critiquei, mas agora vou te dar uma dica. Mete o pau também no Duciomar Costa, pois ele é quem pode aumentar os repasses da verba do SUS para custear serviços de parto nas maternidades particulares conveniadas e não faz. Deixar tudo só por conta da Santa Casa é claro que não vai dar.

Martha disse...

Se voltou contra ela, porem o que haveria de ser feito, ela fez! O que aconteceu, foi avisado! Para mim esta mais do que claro que foi a omissao do Dr helio franco, e nao a presidente, ela era galho fraco nesta briga... Por isso foi considerada culpada!

Anônimo disse...

Anonimo das 07:31, hipocrisia é pouco! Nojeira é muito!

Ana Cléa disse...

O que ela poderia fazer? Ela que detem recursos? Ela tinha autonimia para abrir as portas de qualquer jeito? Vcs ainda nao se tocaram que de um jeito ou de outro a tragedia aconteceria? Com as portas abertas, maes parindo no chao como sugerio o dr. Helio, podendo contrair infeccoes? MUITA HIPOCRISIA! Conversa para oi dormir, ou jegue...

Juracy Brandão disse...

Indignado com tudo isso, imagine a dor dos pais, e agora esse bate volta de culpados. Para mim, que sou advogado, esta muito clara a situação: Dra Maria e Dra cintia são VITIMAS e deveriam processar o estado. E se quizerem um advogado, eis-me aqui. Causa ganha.

Anônimo disse...

Eu, idem!!!! Sou advogada e defendo a dra Maria do Carmo e dra Cynthia sem medo! Causa ganha, Estado corrupto e sem vergonha querendo culpar profissionais sérios!As médicas são culpadas por essa baixaria de Estado, onde já se viu? Só num fim ede mundo como o Pará... brincadeira,viu?!?

Anônimo disse...

Barata, eu realmente queria saber o que a dra Maria do Carmo tem de culpa nisso!!!! Ela avisou com semanas de antecedência, fez a triagem, nunca fechou portão, isso é mentira!mentira deslavada!sou funcionario e ja temos as filmagens que provam o atendimento inclsuive, na noite em que a Vanessa não pode ser atendida por falta de leito para os bebes prematuros!

GOVERNO MENTIROSO! É ISSO QUE ELE É! NÓS DA SANTA CASA, SABEMOS QUE EM NENHUM MOMENTO NEGAMOS ATENDIMENTO ISSO É MENTIRA!! RESPEITEM NOSSO TRABALHOE TRATEM DE PRESTAR CONTAS COM O GOVERNO QUE NEM GENTE GRANDE, QUE NEM HOMENS DE CARÁTER!!!! A presdidente Maria do Carmo e a doutora Cíntia são as maiores vítimas depois desses bebes..
Julio, 28/8

Anônimo disse...

Vocês estão falando sério, por favor!!!!Barata, sei que não és nenhuma criatura mansa, mas nao atira sem pensar.. se quiser meter bala na Sespa e no governo estou contigo mas, meter bala na cabeça de uma medica que tem anos de curriculo em saúde pública e que avisou do caospor ofício, isso está noticiado em TODOS OS JORNAIS, aí é errado..

ataquese então, o doutor Simão Jatene e o doutor Helio Franco e o quanto antes, pois eles é que merecem cair..

Anônimo disse...

Helio Franco: incompetência, maldade, covardia, falta de ética. Não e a toa que vai ser processado no CRM e já tem a derrota garantida, pois CALUNIOU toda a classe medica nos vilanizando na mídia.

Anônimo disse...

Hélio Mentiroso Franco você hoje não pode entrar em eventos médicos,vai levar a vaia que merece.Covardia,oportunismo e omissão de assistência foi sua.Você e suas coleguinhas Vania Neila Dahas e Rosangela Monteiro são oportunistas e anti éticos.

Anônimo disse...

Vocês já imaginaram a situação dos médicos da Santa Casa?Praticamente eles estão sendo obrigados a decidir quem deve morrer e quem deve viver,pois com a superlotação da UTI neonatal como eles podem tirar um bebê de lá para receber outro?Mas é isso que o nosso exmo.sr.Governador quer que eles façam.Não sou médico mas me solidarizo com todos eles diante de tal dilema.

blog do Beto Andrade disse...

Vítimas mesmo foram os gêmeos e seus familiares.
Agora, não dá para aceitar que se degole a presidente da Sta casa e nem sequer cobre-se explicações da apadrinhada do ficha suja Jader - a diretora do Hospital de Clínicas, bem como não se cobre explicações do secretário de saúde Hélio Franco.
O Jatene se comporta como uma avestruz: está com a cabeça enfiada na terra para fazer de conta que o episódio é página virada. Até outras mortes acontecerem por incompetência e negligência?

Anônimo disse...

Muito interessante, se fosse um ano atras, toda a midia estaria condenando a Governadora, nem Sec. De Saude e muito menos Dir. da Sta. Casa seriam culpados, a grande culpada, criminosa até, seria a Governadora, mas como estamos em um outro momento, outro governo, e principalmente outra Midia, ninguem fala do Jatene, só do Helio Franco. O proprio MPE, no governo passado, se aparecesse, mesmo que apenas indicios, de um desvio de 10 mil reais que fosse, no dia seguinte estariam na porta do Orgão Estadual, com toda a imprensa a tiracolo, pra jogar as feras todo mundo, hoje como o governo é tucano, ninguem ouve nem falar dos nobres procuradores. Onde está o sempre vigilante Dr. Firmino, que até o final do ano passado, ficava com uma cópia do DO pra interpelar todo mundo no menos sinal de irregularidade, hoje nem se ouve falar dele, tomou abiu...que triste

Anônimo disse...

O mais triste nisso foi o julgamento e exposição a que foram injustamente expostas as Dras, Cintia ,Maria do Carmo e Florentina.Perdeu o hospital uma presidente competente,honrada e que se dedicou como poucos fazem a qualificar os serviços para a população pobre deste estado.Que vergonha o papel do Hélio não franco nessa história.

Anônimo disse...

Deviam era investigar o Gaspar Viana mas não.O Dr Hélio quis o tempo todo falar mal da Santa Casa e nem bombeiro nem Sespa dizem porque a mãezinha ficou na calçada do Gaspar Viana e poque não fizeram confusão lá.As coitadas da s Nelma, Helenareis Flora e Maria do Carmo ficavam pedindo para transferirem e ninguem ajudava na sespa.O secretario de Saude abandonou nosso hospital e traiu a Dra Maria do Carmo.Ela tem o apoio dos servidores porque foi uma lutadora.

Anônimo disse...

Estão querendo canonizar a ex-presidente da Santa Casa e a médica que negou socorro?
Ora, ninguém é ingênuo, em última análise o culpado é o JATENE, por responder pelo seu governo, até por ter escolhido a ex-presidente.
Mas, querer se excluir de culpa, com a consciência tranquila, apenas porque havia comumicado ao Secretário a situação de superlotação (o que não é novidade) e como solução simplesmente mandar FECHAR as portas do Hospital e mandar um SEGURANÇA despachar as pacientes. Que administração é essa? Queria saber se fôsse um parente delas.
Fico indignada com tanta arrogância, corporativismo e desumanidade.
Pena que não podemos também demitir o Jatene, como ele fez com essa Diretora irresponsável.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras da Profa Amanda Gurgel "nota zero para os governantes!". A hipocrisia do governador e do secretário de saúde não tem tamanho diante de tantas tragédias anunciadas. É um verdadeira violência dizer que os médicos devem "improvisar" com lençol no chão, em um sofá, etc. Os médicos que fizerem esta tolice indicada pelo sr Helio Franco serão, isso sim, agredidos por uma população carente, sob a pressão do sofrimento. Penso que o MPE, ao invés de ficar jogando bombeiros e outros socorristas e a população contra os médicos e outros profissionais de saúde que atuam na rede pública, fazendo recomendações absurdas, deveriam usar seu precioso tempo investigando de fato a raiz de todos estes males, o desvio do dinheiro público que gera recursos e leitos insuficientes no atendimento as demandas da população do Pará. Parafraseando Amanda Gurgel "são os médicos os redentores da saúde da população?". Os médicos podem trabalhar sem o equipamento mínimo necessário para cada caso em particular? Sem necessitarem de equipamentos de proteção que salvaguardem suas próprias vidas e a prática profissional legal? Muito fácil para sua "excelência", membro do MP do alto de sua toga em ambiente refrigerado compactuar com o sr Helio Franco mandar os coitados dos bombeiros prenderem os médicos de plantão. Estamos assistindo de braços cruzados uma geração de novos médicos que não mais sonham em serem pediatras, ginecologistas e obstetras (começam a sobrar vagas nas residências médicas para essas especialidades). Continuem "excelências" a jogar a população contra os médicos que insistem em permanecer na rede pública e toda a sociedade irá pagar um preço alto por isso!! Lembrem que mais de 60% da população de Belém não tem plano de saúde e dependem diretamente do SUS. "Excelências" mandem prender os verdadeiros responsáveis por esse descalabro, não se omitam, não sejam hipócritas, não se acovardem diante dos verdadeiros culpados pelo caos na saúde de nosso estado - não tomem os médicos como bodes expiatórios de toda a sociedade.

Guto Lobato disse...

Curioso ver que o secretario Helio Franco continua acusando a dra Maria do Carmo de fechar portão......e o Diario dos Barbalho continua nessa versao....

EI, IMPRENSA, ACORDEM! GOVERNO SAFADO ESTÁ CULPANDO E CALUNIANDO A DRA MARIA DO CARMO E POR EXTENSÃO, TODA A EQUIPE MEDICA DA MATERNIDADE!!!!! EM RESPEITO A NÓS, SAIBAM QUE O PORTÃO NUNCA ESTEVE FECHADO! DESAFIO QUALQUER UM A IR NA SANTA CASA E PEDIR FILMAGENS DO DIA, TEM CAMERA S PROVANDO ENTRADA E SAIDA DE PACIENTES NAQUELA NOITE DO ATENDIMENTO DA VANESSA!!!!!

RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS!

Guto Lobato disse...

INACREDITÁVEL!!!!!! NÓS, FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS, PACIENTES E DEMAIS PESSOAS PRÓXIMAS À DRA MARIA DO CARMO, ESTAMOS ENOJADOS COM ESTA POSTURA!

Anônimo disse...

Quer dizer que a Diretora é completamente inocente? A culpa toda e do Sec. de Saude?? Palhaçada, ele confiou nela e ela não correspondeu a esse voto de confiança, falhou muito, foi incompetente, deixou os bebês morrerem na rua e agora é inocente? O Sec. pode até ter alguma culpa, mas nesse episodio todo ela é sim a grande culpada, se morassemos num país sério ela estaria atrás das grades, agora ficam malhando o Sec., isso é um absurdo!!!

Anônimo disse...

Ihhhhhhhh acho que o secretario Helio NÃO FRANCO anda mandando familiar vir defender ele aqui.....!

Ei anônimo não é só o Guto Lobato que defende a dra Maria do Carmo viu..????? Tem muito colega de trabalho prestando apoio a ela aqui,, e voce defendendo este COVARDE SEM PALAVRA sozinho..!!!

parabens a dra Maria do Carmo, profissional seria e competente, ta muito acima dessa baixaria!!!! Helio Franco, seras vaiado quando pisares em qualquer entidade medica do estado do Pará...!!!!

Silene disse...

Instalar triagem não é crime!!!! a doutora Maria do Carmo conquistou minha simpatia apos essa demissoa injusta, fez certo, não tinha como atender lá e tinha que ter leito em algum hospital que fosse! só quem vive a santa casa dia e noite, sabe do que estou falando

crime é atender bebes, de risco no chão como o secretário que nemparece medico, esta falando na mídia!!!! DEMAGOGO.

isso é um ABSURDO! a população precisa estar do ladodos medicos e não criminalizando os!

Silene

Anônimo disse...

barata, dois nomes importante na saude de belém jatene e duciomar, esta dupla vai acabar com a imagem do pará perante o resto do pais, já que estamos sendo considerado o estado mais violento do pais.

Anônimo disse...

BARATA A DR. MARIA DO CARMO E MAIS UMA VITIMA NO CASO DA SANTA CASA COMO A MÃE DOS BEBES.

Anônimo disse...

almir gabriel onde esta vc que não se manifesta sobre tudo isto que esta acontecendo no governo de simão jatene?.

Luciana disse...

A Dra Maria do Carmo não é o tipo de gestora que sai distribuindo abracinhos.Briga,e muitoo,quando alguém faz algo errado.É muito exigente,ao ponto de existir funcionarios preguiçosos que não gostam de sua maneira de trabalhar. Mas faz questão de retribuir cada boa postura com um sorriso,coisa que muito diretor metido a gente boa, e ai se inclui o proprio HELIO NÃO FRANCO,não sabe fazer, reconhecer os esforços das equipes.

A justiça existe e cedo ou tarde ele, assim como nosso governador omisso,vão pagar!!!! a dra Maria do Carmo tem uma competencia inquestionavel e sai da Santa Casa sendo ainda mais respeitada do que entrou!Nao merece ser tratada como bandida pelos reais criminosos da história..!!! Dói ver seu sorriso e sua alegria em trabalhar ter sido DESTRUÍDA por esses BANDIDOS DE TERNO E GRAVATA.

Anônimo disse...

Cadê o senador Flexa Ribeiro??? Não vai trazer uma comitiva de Brasília, para apurar os fatos ????

Anônimo disse...

Falta informarem quantos RN tinha na Uti e UCI do Gaspar vianna.Com a palavra Hélio mentiroso e a protegida Dra ana Lidia.As equipes de saúde aguardam ansiosas e não esquecem que a mãe dos bebes teve porta fechada.Tem coisa estranha nesse silencio Barata!

Anônimo disse...

Barata esse pacto de silencio sobre ocupacao de Neo no GASPAR VIANNA EST'A FEDENDO.TEM muitas pessoas do hospital sabendo e vai vazar logo.Os padrinhos que se cuidem porque medicos observam.Estamos revoltados com a injusta tirada da Dra Maria do Carmo e o que o destacado helio porta-voz disse no tele jornal hoje.

Anônimo disse...

O Hélio ainda vai ter o que e dele, o Zenaldo Coutinho já vazou. Espero que o Hélio seja o próximo. Quanto ao HC, fontes lá de dentro já dizem que tinham leitos disponíveis. Hummmmm, cade a mídia divulgando isso eim? Será que a protegidinha de jazer sai ilesa?

Carlitos disse...

O difira aí de cima defendendo o Hélio diz que a gestão da santa casa deixou dois bebes morrerem. Kkkkkkkk já saiu autopsia, eles estavam com mal formações e estavam apodrecendo já, como diz que elas deixaram morrer? Que espécie de defensor e esta, que nem informação tem? Kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O helio,sua adjunta, essas assessoras que foram pra Santa Casa e a reguladora siria alem da protegida do Gaspar Viana devem receber o que merecem.Tem muita gente honesta na Saude, aguardando e revoltada com oque fizeram com a DRA Maria do Carmo ,a DRA Cinthia e DRA Flora.

Anônimo disse...

No liberal de hoje aparece a apadrinhada e blindada presidenta do Gaspar Vianna informando que havia 1(?)leito na Uti Neo Vago. e que lá tambem os porteiros avisam a população se há vaga.Entretanto enquanto as médicas da Santa CASA FORAM demitidas de forma vil e a plantonista exposta junto com a Presidente perante a população como irresponsáveis e desumanas pelo Hélio Mentiroso e sua Begot, no GASPAR VIANA tudo ocorria no silêncio.E agora governador continua o espetáculo de acobertamento?Jader e Rosemary Góes são realmente poderosos.

Anônimo disse...

Barata, não havia 1 leito de UTI NEO vago no Gaspar Vianna em 23/08 como mentiu a Ana Lydia, eram 4(quatro).Isso é governo Jatene, que atropela a verdade e se lixa para a saúde.

Anônimo disse...

A nova direção da Santa Casa, em vez de melhorar, piorou o atendimento na Sala de Parto. Proibiu os médicos residentes, por capricho. Não existe número de médicos neonatologistas suficientes ou que se arrisquem a trabalhar em um local como a Santa Casa. Tem dias que no plantão noturno não há um pediatra para assistir os Rns que nascem por lá, e quando há somente 1 pediatra, se recusa pois, como a Santa Casa é referência de auto-risco, tem plantões em que nascem 18 Rns. Uns extremamentes prematuros... Um sufoco!!! e a nova diretoria dorme de cabeça fria, achando que impedir os residente de alta capacidade é a solução, faz bem a si mesma e não à população e á equipe que se arrisca trabalhando na Sala de Parto. Depois que ocorrer outra tragédia irão culpar a quem???