sábado, 24 de setembro de 2011

CÂMARA – A mobilização em defesa da história

Segue abaixo, na íntegra, o comentário do vereador Carlos Augusto Barbosa, sobre a mobilização contra a mudança na denominação da travessa Apinagés, uma justa reverência às raízes indígenas que marcam a formação histórica do Brasil e do Pará, em particular.

“É válido dizer, sobre essa situação, que da mesma forma que esse projeto foi votado de forma errada, todo o processo legislativo que envolveu a mudança do nome da Apinagés está equivocado. No dia em que foi votada a mudança do nome da rua, eu estava ausente do plenário por ocasião de uma consulta médica, e não sabia que ocorreria naquele dia uma inversão de pauta, para permitir a votação do mesmo. Mas afirmo que se estivesse lá, me posicionaria veementemente contra.

“Há quatro domingos, temos ido à praça Batista Campos para coletar assinaturas a favor da revogação desse projeto e da volta do nome Apinagés, eu, um grupo de moradores da rua, coordenado pela sra. Graça Brasil, e pela coordenadora da ONG No Olhar, Patrícia Gonçalves. Estamos perto de conseguir três mil assinaturas.

“Meu projeto, que pede a revogação da lei, está prestes a entrar em pauta e, eu digo a meus colegas vereadores, que a forma mais rápida de corrigir o erro, é votando a favor dele. Até porque a simples aprovação dele revoga a legislação em vigor, oportunizando assim que que permaneça valorizada a história do nosso município e do bairro do Jurunas, que têm ruas com nomes indígenas por uma questão de preservação à nossa memória.”

3 comentários :

Anônimo disse...

esses caras nao tem que fazer mesmo,pq em vez de mudar a rua o grupo lider nao constroi as pontes de madeira por concreto e coloca o nome do dito cujus nas pontes. ficaria mas bancana. agora fica nessa lenga lenga troca e destroca. deviam ta preocupado com coisas mas urgentes e nao essas bobagens pra puxar saco de barao.
piada que rola no lider" como so funcionarios sao em grande maoria conterraneos do dos donos,tudo miriense , de igarape miri,o lider colocou a venda do açai com farinha que os mesmos podem comprarcom desconto na folha , detalhe , os mirienses notorios adoradores do açai com farinha, deixam a metade do salario la

Anônimo disse...

Sou do movimento sempreapinages e confirmo que o ver Carlos augusto efetivamente tem nos apoiado nas ações diretas em busca de assinaturas. Sem duvida alguma estamos recebendo dele cooperacao inegável em todos os momentos. Nossos Agradecimentos Vereador!
Durante este mês tentamos o apoio dos outros vereadores e alguns como por exemplo VandickLima , Abel Loureiro , Fernando Dourado, Sahid Xerfan relataram total apoio que fazemos questão de agradecer.
E o nome Apinages voltará porque a população deseja. Vamos derrubar o abuso praticado contra nossa identidade urbanística.

Anônimo disse...

Que absurdo ficar mudando nome de rua. Já chega a mudança da 25 pra Romulo Maiorana