segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DESGOVERNO – O caos na segurança pública

O caos da segurança pública, que no Pará é uma marca das administrações da tucanalha, renova-se na administração do governador tucano Simão Jatene (foto), como evidencia a denúncia de que uma menor de 14 anos teria ficado dentro de um presídio durante quatro dias. Ela teria sofrido abuso sexual, segundo ainda a denúncia, diante da qual o governo Simão Jatene reagiu com a pirotecnia das exonerações nos escalões inferiores e sem o ímpeto de indignação que a tucanalha revelou, a quando do episódio da menor presa e jogada em uma cela masculina, onde foi ´vítima de sucessivos abusos sexuais de quase 30 detentos, na delegacia de polícia de Abaetetuba, a quando da administração da ex-governadora petista Ana Júlia Carepa.
No mais recente episódio que pontua a inépcia na área da segurança pública no Pará - que neste segundo mandato do goivernador Simão Jatene se evidencia pelos sucessivos assassinatos de lideranças camponesas -, cumpre-se o ritual que preserva a cúpula policial. O diretor do presídio foi afastado. O governador Simão Jatene exonerou o diretor da Colônia Penal Agrícola em Santa Isabel do Pará, que fica a 50 quilômetros de Belém, além de 20 agentes prisionais, conforme o noticiário do Bom Dia Brasil, da TV Globo, da qual a TV Liberal é afiliada no Pará.
A notícia pode ser acessada no link abaixo:


44 comentários :

Anônimo disse...

Enquanto haver exclusao social, analfabetismo, corrupção e impunidade, haverá essas mazelas no sistema publico de segurança, que está falido. A nossa juventude é exemplo disso, ela está sem rumo e o governo sem politicas publicas efetivas.O governo continuará apagando incêndio.

Anônimo disse...

Isso é só o começo, tanta gente ruin no auto escalão da SUSIPE, o jatente e um otimo governador, mais so se for no papel. porque na pratica ta ruin em, uma verdadeira molesa, governando com um monte de Ptista na SUSIPE.

Anônimo disse...

o caos na segurança pública está exposta em varios aspectos que todos os dias estão expostos nas páginas do diario oficial.Nao existe uma causa só.
Agentes penitenciarios: centenas deles estão sendo contratados como temporarios.Leia-se, sem preparo, sem conhecimento, sem capacidade técnica;
Recursos descaracterizados;
Trbunal de justiça e defensoria pública sem servidores suficentes;

Conselhos tutelares sem estrutura;
Exonerações e demissões única e exclusivamente por questões politicas, como ocorre na Fabrica Esperança. Na Fábrica, inclusive, os egos estão exaltados. Preocupação nenhuma com quem é eficiente ou não. O senhor André Dias apaixonou-se por ela e agora conseguiu.Estes pontos sao so alguns que entravam os avanços e deixam claro o quanto estes politicos se preocupam cada dia mais so com eles mesmos.
A questão nao é petista, psdebista, ou sei la o que.A questão é gestão e imcompetencia dos dois lados.Falta técnica, falta compromisso, falta cuidado e respeito.

Anônimo disse...

A policia continuará prendendo como numa, a justiça condenando como sempre, o governo cosntruindo mais penintenciárias, mas a superlitação persistirá pipocando com mais intensidade. A essência do problema reside na falta de perspectiva para a juventude excluída de uma educação verdadeira e tranformadora,que está fora do mercado, do emprego e renda de qualidade

Anônimo disse...

Vai exonerar só as piabinha e mandubés da segurança pública?

Anônimo disse...

É isso aí...esse tal de jatene já tinha destruído uma vez a segurança pública...deixaram ele destruir a segunda...agora, chupa que a cana é doce...inclusive os PMs, agentes, delegados, que fizeram campanha pra ele...

Anônimo disse...

Ao tucano das 13:52
Quer dizer que a culpa é dos Petistas do atual governo??? Será que eu li direito?? O Pescador é um bom governador? Ja vi postagem tentar defender os tucanos, mas como essa estou pra ver, meu caro, os Tucanos so fizeram, so estão fazendo e só vão fazer merda, passaram 12 anos sucateando a seg. Publica e agora voltaram pra acabar de vez.

Anônimo disse...

A "sensação" é que nos 4 anos que os tucanso ficaram fora do governo, passaram fome e voltaram para comer tudo que estiver pela frente. Eles perderam o senso e com medo de sair novamente estão atacando em várias frentes.

Anônimo disse...

Sempre a mesma coisa...

Anônimo disse...

Herry Truman deixou valiosas lições de liderança, comando e gestão, dentre as quais, destaco a seguinte,
pra reflexão do Governador Simão Jatene acerca da escolha da cúpula da Segurança Pública do seu Governo:

"DE CADA VEZ QUE EU TOMO UMA DECISÃO ERRADA, TOMO LOGO UMA DECISÃO NOVA." (HERRY TRUMAN).

Anônimo disse...

O que eu acho deprimente por parte da TV Liberal é a cara de pau de afirmarem que o Caso da mádica do Hemopa Paula Roberta foi denunciado com EXCLISIVIDADE pela propria TV Liberal.Barata, se voce nao faz, façamos nós: vou denunciar estes estalionatarios da informação. Sao cínicos!

Anônimo disse...

As matérias dos telejornais locais mostraram claramente que as exonerações foram injustas e atingiram agentes e o diretor que já tinham avisado do caos aos superiores. Ou seja, as exonerações foram mais um dos muitos factóides midiáticos que apenas começaram.

Anônimo disse...

Que bonito: mais uma vez fomos destaque negativo nacionalmente...
Obrigado, jatene e seus ladrões incompetentes, por mais esse vexame...
É legal que ninguém vê o jatene nessas horas...ou será que ele está pescando por aí?
Agora, se, a cada problema de incompetência desse governo, o jatene quiser exonerar os responsáveis, ele vai acabar exonerando o governo inteiro.

Anônimo disse...

Barata,
E o Secretario de Insegurança Pública, o mágico, Luis Fernandes,(aquele que diz, que a criminalidade, está diminuindo) que foi avisado da situação e não tomou nenhuma providência, uma vez que está mais preocupado, em arrumar DAS, para os familiares. Jatene, aproveita, e demite, todos esses incompetentes.
Francisco Sergio

Anônimo disse...

Infelizmente está assim, o marido traído pegou a mulher com outro homem no sofá e queimou o sofá. O que falta na SUSIPE é autoridade, pessoal qualificado, o Zenaldo demitiu mais de 200 agentes prisionais para botar os cabos eleitorais dele. Falta pessoal na Colônia, são 5 agentes por plantão para cuidar de 400 presos, os projetos estão todos abandonados. Regime semi aberto, é um estágio da Pena. O preso tem que ser responsável para progredir de Regime sob a supervisão do estado, se não se adequar regride de Regime, infelizmente a ressocialização deste secretário (polícia) e do superintendente(polícia) é bala, carro e colete., o resto é o que está se vendo.

Anônimo disse...

Na administração Geraldo Rocha foi enviado proposta de lei para criação de gabinete militar à ALEPA, aprovado seguiu para sanção do Governador Simão Jatene, como já postado aqui no Blog.

Ocorre que, curiosamente, o Governador havia emitido um substancial parecer vetando a criação de tal gabinete na sua primeira gestão, porém, agora, inexplicavelmente o aprova.

Dessa vez quem será o despreparado que o assessorou?

O que será que o levou a criar o famigerado gabinete militar???

Enquanto isso couro nos servidores públicos concursados (sem QI) do MPE, estão recebendo minguados salários, excetuados, lógico, TODOS os que são casados, filhos, sobrinhos,irmã... de Membros do Ministério Público e de ex-servidores que fizeram parte da cúpula do MPE, pois estes, friso, TODOS, sem nenhuma exceção estão ocupando os melhores cargos comissionados ou de direção no MPE.

Ex.

O Auxiliar de Administração Nestor Miléo, agraciado com uma Assessoria - casado com a PJ Silvia Klautau.

A Auxiliar de administração Daniella Barata, contadora, hoje agraciada com a Diretoria do Departamento Médico e odontológico do MPE - filha da Procuradora Edna Guilhermina.

A Auxiliar de Administração Stela Veras, agraciada com um cargo comissionado de assessora do ex-marido, o Procurador Mário Falângola.

A psicóloga Kátia Jordy, concursada em Pólo diverso de Belém, mas que permanece aqui em Belém (se desconhecendo os reais motivos de tal permanência), agraciada com uma Assessoria na GTI - irmã do Deputado Federal Arnaldo Jordy.

Estes são só para ilustrar tem mais.....

Quanto aos não concursados e cedidos, ai a imoralidade e muito maior,

ex. não concursados: genros da Promotora Socorro Mendo, da Procuradora Edna Guilhermina e da servidora de confiança do gabinete do Procurador Geral, Eliana Damasceno.

Paulo Aciole, Suzana Mendonça e Vitória Melo da Rocha, filhos de primos do ex- procurador geral Geraldo Rocha.

Rui Mendonça Klautau, casado com Juíza de direito do TJE.

Paulo Santos, Assessor, filho da Corregedora do TJE.

Ex. Cedidos: Ana Barata, Assessora do PGJ, cedida da Defensoria pública há mais de 16 anos, (apadrinhada do Procurador Manoel Santino).

Carolina Zurita Gama Malcher, Assessora do PGJ, cedida do TJE ( afilhada da ex-governadora Ana Júlia Carepa).

Como diz o Jornalista Barata é uma promiscuidade na administração pública.

Como se vê, corre solto no MPE o tráfico de influência e nepotismo indireto.

O Ministério Público Estadual está maltratando os princípios da probidade, moralidade imparcialidade e eficiência, quando contrata sem qualquer critério de seleção técnica comissionados e servidores concursados parentes de políticos, Membros do MPE etc, para ocupar assessorias e cargos de direção. art. 37 CF/88.

Os Promotores Nelson Medrado, Alexandre Couto e Firmino Araujo estão precisando arrumar a própria casa.

Anônimo disse...

Caro Barata,

A situação nos presídios da Pará é caótica e a atual gestão nada faz. O governador ainda não exonerou o superintendente, Major Francisco Bernardes, porque ele é protegido do vice-governador.

Como é possível o superintendente tomar conhecimento de tão grave fato e nada fazer e depois declarar apenas que não existem policiais suficientes. Quantos policiais seriam necessários se não há muro na colônia? É mais um absurdo paorara.

Agora a culpa é dos agentes prisionais, como se eles pudessem fazer alguma coisa ante o caos.

Até quando vamos assistir esses absurdos calados?

Major e professor de filosofia Walber Wolgrand

Anônimo disse...

Conclusão de tudo isso: É mais uma vagabunda que vamos sustentar com indenização e pensão vitalícia. Virou moda!

Anônimo disse...

Depois vão querer descontar no Barata. A "culpa sempre é dele" por tudo de ruim que acontece ou aconteceu no estado. A minha esperança é que ainda não tenha sido construido o muro de Americano por alguém intuir que falta prender muita político corrupto. Depois de tudo apurado alguém que sobrar vai mandar fechar o muro. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Chega a ser hilário o comentário do anônimo das 13:52,pra ele o problema da SUSIPE são os petistas que continuam lá

Anônimo disse...

A rede do pescador Jatene,como sempre, só vai pegar peixe miúdo.
O Pará continuará sendo notícia no mundo todo, mas pelo que tem de pior, que não é pouca coisa.
O que esperar do um governador de um partido que, em mais de 12 anos no poder, não conseguiu melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)?
O Pará, infelizmente, é um Maranhão da vida cheio de riquezas naturais.
Político que preste está difícil encontrar nesta terra.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que esse Major Major Mauro Barbas que assume a Superintendência do Sistema Penitenciário é da Gestão Passada do governo do PT e foi afastado por 15 dias quando caiu o esquema de vendas de Livramentos e alvará de Solturas onde o Sandro ex-funcionário foi exonerado e preso.

Anônimo disse...

Isso é apenas o começo da crise que o Sistema Penal vai enfrentar, principalmente porque existem vários diretores e vice-diretores indicados por políticos, que são incompetentes e sem qualificação prá exercerem tais funções. O caso mais gritante é o Diretor do Presídio de Bragança, indicado pela Deputada Simone Morgado, Rowilson Guimarães, primo do vereador de Bragança do PMDB, Walailson Guimarães,que não tem formação pra exercer a função de Diretor. Investiguem.

Anônimo disse...

07:45, ainda bem que não é tua filha né? Com pais como tu nós estariamos lascados. Vai rezar.

Anônimo disse...

Essa solução de demitir sumáriamente os peixes miudos e manter nas secretarias os responsáveis virou moda nesse governo.Foi assim na saúde e agora o fato se repete na segurança do estado.Isso é governo Jatene!

Anônimo disse...

Tem toda razão o anônimo do dia 20 de setembro de 2011 09:57. A penitenciária de Bragança é um mel na sopa para os apenados. Tudo por conta do despreparo do distinto diretor. Diz-se que droga passa direto lá.

Anônimo disse...

O Jetene deveria exonerar a sí mesmo e o Governo Federal nomear um interventor.

Anônimo disse...

todo mundo fala fala fala,mas qual seria a soluçao ?que essa menina tava fazendo num ambiente tao hostil?

Anônimo disse...

A falta de autoridade neste Estado é tamanha, que nem o governador tem jeito. É fraco e incompetente. Pega a tua vara e vai pescar JARTENE, ou melhor, vai criar peixe em cativeiro...vai...vai..

Anônimo disse...

A melhor descrição que ouvi em rede nacional de um agente prisional é que esta casa de detenção se transformou numa colonia de férias. Os presos entram e saem a hora que querem. tem moradia e alimentação paga pelo Estado, no caso, por nós os contribuintes. E ainda de quebra, fazem farra com bebidas, drogas e mulheres. A resposta midiática que o governador Simão Jatene deu, foi a demissão sumária de 27 servidores lotados na colonia agrícola, incluinso aí o Diretor que já havia denunciado o caso aos seus superiores. Ou seja, esses funcionários além de terem corrido risco de vida, durante todo o tempo que desempenharam suas funções no presídio, ainda foram injusta e sumariamente exonerados pelo Simão. Que além de incompetente é injusto, foi o que ficou pra quem assistiu a série de reportagens sobre o caso.

Anônimo disse...

14:58, por favor, se tu não tens capacidade para contribuir com o debate cala-te. Já ouviste falar de políticas públicas, de menores de famílias desestruturadas, de miséria humana, do dinheiro público que é desviado e que deveria ser usado nisso tudo e mais em educação? Pois é, "ambiente hostil", ninguém vive assim por opção. Meninas de 14 anos como essa deveriam (segundo a Constituição) ser protegidas das mazelas que assolam a pobreza e a falta de opção. Te informa, lê, quem sabe podes virar mais um para gritar contra o roubo e a corrupção que são os verdadeiros pais dessa desgraça.

Anônimo disse...

Matou a pau, colega das 17:17!

Anônimo disse...

Realmente o atual governo do Jatene tá um verdadeiro"samba do crioulo doido".Que outra explicação existe para a criação do gabinete militar do Ministério Público,já que no seu primeiro governo esse mesmo projeto foi vetado por ele?

Anônimo disse...

Agora todo filho de pobre tem que ser ladrão e prostituta. Os "menores" mesmo dizem: Assaltei pra comprar roupa de marca. E a prostituiçaõ de menores também é assim. A maioria dos pais sabe e ainda tira proveito disso. É claro que as tais políticas públicas devem existir, os nossos políticos devem parar de roubar e os pais devem assumir a responsabilidade sobre seus filhos. Poesia pura....

Anônimo disse...

Tem muito filho de rico que é ladrão e prostituta. E crime de colarinho branco é feito por quem mesmo? Quem rouba dinheiro público é o quê mesmo? Meninas ricas e belas que só casam com meninos ricos e nem sempre belos e honestos é o quê mesmo? Não é só filho de pobre que é ladrão e prostituta, viu anônimo!!!!

Anônimo disse...

ora porque agora ele criou o gab.militar? os oficiais estão cobrando a fatura queimaram a Ana Julia para tropa agora estão todos QUERENDO DAS.ANTES DE DEIXAR O GOVERNO EM 2006 ELE DEIXOU OS MIMOS PARA OS OFICIAIS
TODOS OS MILITARES RECEBIAM VALORES IGUAIS DE ADONO CR$ 360.00 APARTIR DE ABRIL DE 2006 ATÉ OS DIAS DE HOJE OS VALORES SÃO ESSES.
CORONEL: 1.965.00
TEN.CEL: 1.160.00
MAJOR: 960.00
CAPITÃO: 760.00
1º TEN: 660.00
2º TEN: 560.00
SUB.TEN: 360.00
1ºSGT: 250.00
2ºSGT: 250.00
3ºSGT: 150.00
CABO: 85.00
SOLDADO: NADA
E VEM MAIS TACA POR AI.O PSDB SEMPRE GOVERNOU PARA A ELITE

Anônimo disse...

caramba!meu filho é soldado de policia,mais so o valor do abano do coronel não é nem o valor bruto do salario dele.será que todos sabem dessa imoralidade?VAI SE LASCAR CORONEL

Anônimo disse...

Sou Cabo de policia a 16anos e não tinha conhecimento desses valores dos abonos dos nossos superiores.
Me sinto direspeitado como profissional por esse governo

Anônimo disse...

07:45, como a "vagabunda" em questão nao é sua filha.Certamente, se a sua filha tem quartorze anos como a menina a quem voce ofende, ela deve estar neste momento na escola, depois terá um almoço merecido e em seguida terá aulas de ingles, dança, ou irá para a natação. certamente sua filha tem sua proteção, plano de saude, nunca precisa ficar exposta a qualquer aliciadora porque é certo que tenha orientação, amor e cuidado.
Mas pode acontecer de voce nao ter ainda esta filha.Sendo assim, cale-se.Voce nao entende de cuidado, portanto nao entende de abandono e mais grave, as consequencias disso.

Anônimo disse...

ah, senhor Cabo de policia, bem vindo ao clube!

Anônimo disse...

07:45, toma-te, preconceituoso ignorante,a bronca foi bem dada!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Cadê os pais desta "criança" mesmo, ninguém fala deles? Ela nasceu de onde? Além dos nossos políticos pararem de roubar devia exisitir controle de natalidade e pré-natal descente nos postos de saúde. Nossos santos políticos só sabem criar leis inúteis como a tal da venda de antibiótico com receita médica que é só pra matar os pobres, etc.

Anônimo disse...

ô meus caros, tenho filha sim, e procurei só botá-los no mundo depois que tive condições de dar casa, segurança, etc pra não ser mais uma "criança" de rua ou "de "adolescente em conflito com a lei" que é como voces chamam os bandidinhos que roubam, assaltam e matam gente honesta e trabalhadora.

Anônimo disse...

O caos e a incompetência estão instalados no Presídio de Bragança, com a nomeação do Diretor Rowilson Guimarães, por indicação da Dep. Simone Morgado, aquela que andava com um monte de caixas com documentos denunciando o governo da petista Ana Júlia, e que agora foi denunciada por improbidade administrativa. Dizem que o incompetente do Diretor não tem nem formação para exercer o cargo. Ainda tem o nepotismo cara de pau do vice-presidente do TCE, que tem os irmãos Antonio da Cunha Teixeira e Paulo Cunha Teixera, nos cargos de vice-diretor e chefe de segurança. É uma vergonha.