quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OAB/PA – O expurgo da escumalha

Determinados atos ou tisnam currículos, ou dizem tudo sobre eles. Esta é a conclusão na qual fatalmente se desemboca, diante do escândalo em cujo epicentro figura Jarbas Vasconcelos do Carmo, o Do Carmo (foto, à esq., com Alberto Campos), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Pará, na qual foi decretada a intervenção, por decisão do Conselho Federal da OAB, por 22 votos a 4. Em uma decisão sem precedentes na história da OAB, a intervenção foi provocada pelo imbróglio da venda de um terreno doado à subseção de Altamira, pela prefeitura do município, e que seria adquirido em uma suspeita transação, por R$ 301 mil, por Robério Abdon D’Oliveira, conselheiro e amigo pessoal de Do Carmo. O imbróglio ganhou tinturas grotescas diante da falsificação da assinatura do vice-presidente da OAB/PA, Evaldo Pinto, por ele próprio denunciada, o que acabou por abortar a venda do imóvel, por decisão do conselho seccional. Com a intervenção, ficam afastada, por seis meses, todos os diretores da OAB/PA - Do Carmo, presidente; Evaldo Pinto, vice-presidente; Alberto Antônio de Albuquerque Campos, secretário geral; Jorge Mauro Oliveira de Medeiros, secretário geral adjunto; e Albano Henriques Martins Júnior, tesoureiro. O Conselho Federal decidiu também abrir processo disciplinar contra os acusados e, se provadas as denúncias contra os envolvidos, eles podem ser punidos com a perda da carteira da OAB e ficarão impedidos de advogar.
Não faltam indícios que comprometem irremediavelmente Do Carmo e Robério Abdon D’Oliveira, no rastro da suspeita transação. Nada mais comprometedor, sugerindo que estava em curso uma ação entre amigos, lesiva a OAB/PA, que o cheque de Robério Abdon D’Oliveira de R$ 301 mil, o valor da venda abortada, ter sido depositado uma semana antes da reunião do conselho seccional da OAB para examinar a matéria. Ao mesmo tempo, nada mais patético é Do Carmo pretender mascarar a falcatrua abortada, ao atribuir o escândalo a uma suposta retaliação do PMDB, diante das suas declarações cobrando punição para os envolvidos nas fraudes da Alepa, a Assembleia Legislativa do Pará. Pior que isso, foi ele atrelar a OAB do Pará às conveniências do grupo de comunicação da família Maiorana, em troca de espaço privilegiado, para se defender de eventuais suspeitas, nos principais veículos de comunicação do conglomerado de empresas das ORM, as Organizações Romulo Maiorana, dentre as quais se incluem o jornal O Liberal e a TV Liberal, afiliada da Rede Globo de Televisão. Convém recordar que os dois principais diretores das ORM, Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, e Ronaldo Maiorana, respondem a uma ação judicial por crime do colarinho branco, por falcatruas na Sudam, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Ironicamente, a parceria de Do Carmo com os irmãos Maiorana deu-se na esteira da Marcha Contra a Corrupção, pela Vida e pela Paz, puxada pela OAB/PA, sob o escancarado apoio do grupo de comunicação dos Maiorana, como parte da cruzada destes contra o ex-governador e senador eleito Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará.

27 comentários :

Anônimo disse...

O Jabuti-de-Terno-Ninja, quanto mais se mexe, mais afunda na própria lama.

Anônimo disse...

E quando alguém vai tocar no assunto que importa: até quando vão permitir a existência dessa guilda chamada OAB? A existência dessa entitade por si só já é um escândalo.

Anônimo disse...

Sinceramente, apenas lamento. Pena é que essas pilantragens acontecem em todas as orbitas do poder em nosso Brasil e alguns aparecem como picaretas, apontados por outros totalmente enlameados.

Anônimo disse...

Após a chegada do interventor irei pagar minha anuidade de 2011.

Anônimo disse...

Vão fazer um escândalo danado por uma simples venda de um terreno no Diário do Pará,para calar o escândalo da ALepa,o jornal é do Jader,o mafioso.Analisem o que ele roubou e nunca foi preso e verão que é uma bela cilada armada por ele e por dirigentes da OAB. pagos por ele para acabar com o Jarbas.O futuro vai mostrar quem vai assumir depois.Esperem ......

Anônimo disse...

Realmente, a venda irregular do patrimônio dos advogados é coisa pequena. A culpa é do Jader que falsificou a assinatura do vice. Sendo assim, deixa estar, há de ser tudo da lei. Continua Jarbas.

Anônimo disse...

Finalmente o Jarbas conseguiu o que ele queria.Ficou conhecido nacionalmente,pois como diria o ex-presidente Lula,nunca dantes neste pais,tinha havido intervenção federal em seccionais da OAB.

Anônimo disse...

Com certeza foi o Jáder que falsificou a assinatura do Evaldo Pinto e causou todo esse "imbroglio".Acontece que quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho.O Jáder é claro,só está se aproveitando.Quanto ao anônimo das 13:00,seu comentário só espelha a falta de caráter da qual é dotado,não me surpreendendo se de repente for um dos afastados pelo Conselho Federal da OAB.

Anônimo disse...

Barata, tu és muito preconceituoso com pobres, novos ricos e gordos. A problema do Jarbas é a falta de caráter, o resto é o resto. Pára com o preconceito porque pega mal, e passa a explorar o que realmente interessa: Jarbas jogou a OAB na lama.

Anônimo disse...

Eu quero saber onde entra o Jader nessa história? Querem pegar um pato para colocarem a culpa dos mau feitos que so não se concretizaram, porque foram denunciados, não pelo Jader mas pelos próprios advogados. Ora, assim é muito fácil. Criem vergonha na cara e assumam suas falta de responsabilidades. O que Jader e os blogs fizeram foi apenas e tão somente informar a população as irregularidades praticadas pelos inquilinos da administração da OAB, os quais usaram-na como se fosse propridade deles e não como meros administradores eleitos por muitos advogados que hoje se dizem arrependidos de terem votado neles.Além do mais não foi uma "simples terreno", foi uma sequencia de atos ilegais que mais uma vez envergonham nosso Estado e agora a classe dos advogados, muito triste e deprimente. VERGONHA DE NÓS OUTROS!

Anônimo disse...

O senhor blogueiro das 13:08, quer responsabilizar o Jader pelas falcatruas do grupo do Jarbas na OAB. Ora se ele tivesse agido de maneira correta nada disto teria acontecido, culpar o Jader ou o jornal o diário e muito fácil, basta transferir a sua responsabilidade a terceiros, ato típico de petista. A realidade e que a Ordem foi atingida publicamente, não tendo mais moral para falar em corrupção contra ninguém. VC QUER JUSTIFICAR I INJUSTIFICAVÉL.

Anônimo disse...

Fora corruptos a ordem dos advogados do Pará não precisa de vcs. Deixem a instituição urgente, chega de desmoralização pública.

Anônimo disse...

Barata, cuidado com os comentários que envolvem um dos maiores corruptos do Brasil: Jáder Barbalho. Olha o exemplo do Jarbas Vasconcelos. Passeata contra a corrupção neste Estado, e ao lado dos maioranas é loucura.

Anônimo disse...

"Após a chegada do interventor irei pagar minha anuidade de 2011".

26 de outubro de 2011 11:33


Ei cara, tu não és advogado. Como é que tu vai esperar o interventor? Fala sério!!!
Quem está inadimplente não é advogado, não pode atuar. E se a outra parte souber, o processo é extinto. Portanto, tu não é advogado aqui e nem na China ua ua ua ua ua

Anônimo disse...

Uma peno o Roberio não ser o interventor!

Anônimo disse...

"Duas condutas que rimam com o facismo: a mentira e a a dissimulação!"

Se estiverem juntas, então...

Anônimo disse...

É, Barata, eu concordo com o anônimo das 16:47 do dia 26! Tu és mesmo muito preconceituoso. O que importa é isso: o Jarbas é mau caráter , arrogante, prepotente e autoritário. O resto pouco importa.

Anônimo disse...

Como o ser humano é ruim.Agora que ele está por baixo,é pedras e mais pedras.Quando ele era o tal as mesmas pessoas que o delataram bebiam e comiam com ele e o achavam lindo,bom,capaz,rico e um exemplo.Agora o coitado é jabuti...Ainda bem que ele não precisa dos tais dedos duros ,advogados do Peixe Podre e tem amigos e sogros com muita cifra $$$$$$

Anônimo disse...

Sou servidor do poder judiciário e acho muito interessante ver a OAB expressar indignação diante de atos de corrupção e falta de ética.Meus senhores eu falo de cátedra,por conta de meu ofício diariamente passam por minhas mãos milhares de processos,onde verdadeiras aberrações são cometidas por impolutos advogados que posam na imprensa como arautos da moralidade.Fico abismado e revoltado quando vejo as estripulias que esses senhores são capazes de fazer.Por causa de dinheiro são capazes de destruir lares,vidas e patrimônio de pessoas que neles confiaram.Recentemente tive acesso a um processo de inventário em que o advogado de maneira abjeta se apropiou de um imóvel valioso do espólio,praticamnete se tornando herdeiro do falecido em prejuízo dos herdeiros legítimos.Portanto,vindo desses senhores nada me espanta,acho que nessa briga OPHIRxJARBAS,nenhum é santo,ambos de maneira diversa só pensam em se dar bem.Jamais acredite nas boas intenções deles.Ética e moralidade na boca de qualquer um deles é discurso para a mídia.

Anônimo disse...

Baratão comenta sobre a pericia que comprova a falsificação da assinatura do Vice Evaldo Pinto de forma habitual e autorizada pelo mesmo. E agora? Ele mentiu ao dizer que não sabia da assinatura na procuração do terreno.

Anônimo disse...

Pede até ser que o Evaldo Pinto não estava mentindo, mas com a comprovação de várias falsificações a tese da advogada parece ser mais verdadeira quando ela afirma que o Evaldo já havia pedido para que ela assinasse em seu nome em várias oportunidades, inclusive na procuração!!!

Anônimo disse...

Realmente quem tem razão é o anônimo das 08:45,pelo visto o Evaldo Pinto não está tão inocente quanto quer fazer parecer.

Anônimo disse...

Que tal aproveitar uma intervençãozinha na Alepra, no tce, tcm,MP, Judiciário etc... Afinal de contas, o montante de dinheiro desviado nesses chamados órgãos públicos acima é muito maior.

Anônimo disse...

Tô adorando essa briga na OAB,só assim as patifarias vêm a tona.Como já disse um anônimo antes,não existe santo nesse caso.Aliás na OAB não existe santo em nenhuma situação.

Anônimo disse...

eu sei que tem dedo de politicos neste minguau, ofir fez coisa pior;mais o Jarbas merece isso e muito mais, depois de um estranho acordo assinado com a rede Celpa referente ao plano bressa. Onde dois meses depois do acordo assinado 60% dos trabalhadores da celpa foram demitidos e só jarbas chegou ao topo de um advogado mais rico do estado e a rede celpa recebeu dos trabalhadores demitidos debito da assistencia m´edica pago com o plano bressa, porque a idenização não daria para pagar. Graça estranho acordo com escritorio do Dr. jarbas e nosso sindicato que também é fartinha do mesmo saco. dali so escapa Ronaldo e Luia o resto tá podre, precisando também de uma intervenção. E por isso me alegro porque gente podre como ele puxou seu tapete

Anônimo disse...

Sobre essa assinatura autorizada pelo vice, está caracterizada no mínimo a co-autoria do Evaldo Pinto!

Anônimo disse...

o evaldo pinto naõ pode correr da raia os indiçios de ligaçaõ com o doutozinho roberio e forte e comprometedor já que ele o evaldo arquivou uma representaçaõ envolvendo o doutozinho prot.12834/07 na oab