segunda-feira, 31 de outubro de 2011

URE DOCA – Descaso e desrespeito

Um eloqüente resumo do caos no qual submergiu a saúde pública no Pará. Assim pode ser definido o comovente relato de uma internauta anônima, ao contar a via crúcis pela qual passou, para fazer um simples raio-x, em decorrência de uma dolorosa crise de coluna. Ela conta que tem 38 anos e desde algum tempo padece de um problema de coluna, que se manifesta com recorrentes e dolorosas crises, inclusive prejudicando seu sustento, que diz garantir com uma barraca de venda de frutas e legumes no Ver-o-Peso. Na quinta-feira passada, 27, a internauta foi fazer um raio-x, na URE Doca, solicitado pelo ortopedista pelo qual vinha sendo tratada, na própria Unidade de Referência Especializada localizada na Doca de Souza Franco. A partir daí começou o seu calvário, como ela acentua, no desabafo feito ao blog.
“Cheguei lá na URE Doca por volta das 7 horas da manhã e fiquei à espera, mas nada de ser feito o meu exame”, conta ainda. Em torno das 10 horas da manhã, acrescenta, um contingente de pacientes, incluindo muitos idosos e deficientes, protestaram contra a longa espera, e mais particularmente com o fato da fila ser sucessivamente furada por pacientes encaminhados por políticos, com o aval da diretora da URE, de nome Elenita. “Fiquei pasma e com nojo da situação. A diretora recebe uma fila de pessoas que se dizem assessoras de deputados, vereadores e sei lá mais o quê!”, prossegue a internauta anônima. “Os ditos assessores são grosseiros, truculentos e debochados. Entram na frente dos pacientes, debocham dizendo que tem preferência, nos humilham com sua arrogância”, acentua, para então relatar que, ao fim e ao cabo, foi informada, por um servidor mal-humorado, que só poderia ser atendida à tarde, tal qual ocorreu. “Tive então que ficar lá, com fome, sede e calor, até 3 horas da tarde, quando fui atendida”, continua a internauta, relatando seu drama. Um drama que estava longe de acabar, conforme a versão oferecida. “O funcionário fez os raio-x e – pasme! - me entregou as lâminas sem laudo e sem sequer um envelope. Ou seja, esperei horas, sofri humilhação, fome, calor, para receber o meu exame sem laudo e também sem sequer uma embalagem para guardar de maneira correta, até o meu médico poder ver!”
Na sua denúncia, feita em tom de justa indignação, a internauta acrescenta que ainda foi informada que não mais seria atendida pelo médico com o qual se tratava, na URE Doca, e que deveria retornar ao posto de saúde mais próximo da sua casa, para receber tratamento. “Não quero mais nada naquele local, porque nunca me senti tão humilhada em toda minha vida. Quero apenas que você possa se sensibilizar com a minha história, que é de uma pessoa pobre, mas digna, que não conhece políticos, mas paga seus impostos e acredita merecer um mínimo de respeito”, arremata.

33 comentários :

Anônimo disse...

Jornalista Barata,

Sabemos que geralmente os servidores públicos que fazem os atendimentos dos administrados são concursados, enquanto os comissionados estão nas melhores funções e recebendo os melhores salários, ou seja, longe do contato com o povão.

Sou servidor público e não dá para tapar o sol com a peneira, sabe-se que o atendimento feito em vários órgão públicos e hospitais não é o adequado, isso precisa mudar, os servidor públicos concursados precisam ter a consciência de que deve tratar com atenção, respeito e educação ao público em geral, pois são esses cidadãos que custeiam seu salário e, mais, é esse público que pode sair em seu favor em casos de adversidade.

SERVIDORES PÚBLICOS CONCURSADOS MESMO COM OS SALÁRIOS MAIS BAIXOS E SEM AS MESMAS OPORTUNIDADES DOS COMISSIONADOS, NÃO VAMOS DAR MARGENS PARA SERMOS ATACADOS, DEVEMOS SEMPRE SER UM DIFERENCIAL.

ESPERO QUE ESSE SERVIDOR DA URE DOCA TOME CONHECIMENTO DA RECLAMAÇÃO DESSA CIDADÃ E DESSE COMENTÁRIO, ORA POSTADO.

Anônimo disse...

AMIGO BARATA
A URE DOCA É UMA GRANDE VERGONHA. O QUE VOCÊ RELATA OCORRE TODOS OS DIAS. REPITO UMA VERGONHA OS PACIENTES SENDO DESTRATADOS POR "ASSESSORES" DE POLÍTICOS QUE BUSCAM COMO VERDADEIROS VAMPIROS CONSULTAS E EXAMES PARA SEUS APADRINHADOS.
QUEM TEM OLHO QUE VEJA!
DEIXO AQUI UM APELO AO DR. HÉLIO FRANCO - ATUAL SECRETÁRIO DE SAÚDE E AO GOVERNADOR SIMÃO JATENE, PARA QUE FAÇAM UMA INTERVENÇÃO NAQUELA QUE DEVERIA SER UMA REFERÊNCIA EM SAÚDE.
BASTA MANDAR ALGUÉM IR LÁ PARA CONFERIR O QUE FOI RELATADO.

Anônimo disse...

Olá Barata meu amigo. Sou servidor do Estado e estou envergonhado e revoltado com a situação. Realmente é preciso denunciar para ver se o Secretário e o Governador fazem alguma coisa.
Queria saber quem era essa senhora para prestar a minha solidariedade.

Anônimo disse...

esta senhora fez o diario das nossas aflições.Todos os dias, em varios lugares, esta situação se repete. Como a maioria das pessoas que tentam acessar estes serviços sao aquelas de baixo poder aquisitivo,a postura de muitos que as recebem nos centros de saude, não sao preparados para trabalharem sob pressao. Nao recebem noções de hmanização de atendimento, sao pressionados pelos seus gestores e médicos, estes, trabalham em mil lugares diferentes.A burocracia, a falta de equipe interdisciplinar que poderia minimizar tudo isso, sequer sao respeitados, outros nao se fazem respeitar.
Todos os dias esta cena se repete.É a consequencia da visão dos profisionais de saude sobre os sobre os usuarios.Uma visão distorcida da realidade.

Anônimo disse...

Oi Barata,
Acho que a Diretora da 1ª Regional (Dra. Ana Amélia) também deveria fazer alguma coisa e mandar alguém dar um jeito naquele lugar.

Anônimo disse...

os profissionais que se propoe a melhorar os serviços nao sao ouvidos.Muitos sofrem assedio moral, caso exponham alguma sugestão de melhoria.Nosso projetos sao engavetados.Quando algo dá certo, os méritos sao dos gestores.]
Uma concursada da saude.

Anônimo disse...

O secretário de saúde não faz nem fará nada contra isso que foi denunciado porque protege a Ana Amélia, a Elenita e outras despreparadas .E o governador quer mais é sair comprando hospitais e liberando geral para as compras sem licitação, que nem fizeram para o jogo da seleção na 1ªRegional de saúde.O descaso com a população é caracteristico desse governador que consegue ser pior que a Ana Julia. Como servidor púlico concursado da SESPA só me resta esperar uma próxima eleição na qual PSDB,PT e PPS(hoje dominando a SESPA) jamais contarão com meu voto e de meus colegas revoltados com esse secretário.

Anônimo disse...

Olá Barata e blogueiros de plantão. Sugiro denunciar em todos os Blogs esse absurdo que fazem com a nossa população.
Pelo que vi escrito, assim como na Santa Casa, o Secretário deveria exonerar essa Diretora da URE Doca.
Pelo menos mostraria um pouco mais de respeito ao nosso povo.
Só mais uma coisinha: se ela trabalha para políticos, são os políticos ou o povo que paga o salário dela?

Anônimo disse...

Como dizia o Collor, minha gente... Muita bandalheira vem por ai

Anônimo disse...

Como na SESPA quem define chefias é o secretário de saúde, pau mandado do Jordy,estão se lixando para o que acontece nas unidades e hospitais desde que as composições políticas sejam atendidas.O JATENE por sua vez,cada vez mais perdido, só quer saber de fazer obra e deixa a questão de RH de lado.Sem servidores motivados e que confiem nos seus chefes não há como melhorar serviços.E o povo padece sem o respeito daqueles cujo padrão de atendimento para os pobres é de país de 3º mundo.

Anônimo disse...

Barata meu amigo, mais um escândalo na Saúde do Estado.
Estamos revoltados com a situação registrada por você.
Graças a Deus temos você para que possamos saber o que realmente acontece no nosso Estado.
Peço-lhe que não deixe esse fato passar impune.
Vamos continuar cobrando uma atitude do governo.

Anônimo disse...

Cadê a Comunicação do Estado que não se pronuncia a respeito do absurdo registrado.
No mínimo deveriam investigar e dar uma resposta à população.

Anônimo disse...

Só sei que a GDI está de novo ATRASADA..
Este é o governo que quer que os servidores trabalhem apenas por amor..
Já não basta os nossos baixíssimos salários?
Já não basta não termos o PCCR dos serviodres da saúde?

Anônimo disse...

A saude foi entregue para um bando de incompetentes, e alem de tudo um bando de ladrões, nunca se viu um número tão escandaloso de dispensas de licitações como nesse governo, ja passou do numero registrado por todo o governo da Ana Julia, e isso em apenas dez meses.Prado, F. Cardoso, Omini Odont. e ums tres mais estão se dando bem com os tucanos,e pra variar, oMPE finge que é surdo, e nada faz!! É o jeito tucano de governar, junto com o Jordy, mais tucano que todos os tucanos juntos!

Anônimo disse...

Em Tucuruí servidores invadiram sala do diretor por não terem recebido GDI,diretor ARIAS indicado pelo Jordy.A SESPA é um absurdo de influência política, nepotismo e incompetência sob o comando de Hélio Franco e Rosemary Góes e endosso do Jatene e Jordy.

Anônimo disse...

Essa diretora da URES-Doca não tem culpa de nada. Eu sou servidor da URES P. vargas e sei como ela faz bem o atendimento das necessidades. Quem tem culpa é a ANA AMÉLIA E SEUS ASSESSORES DA DIREÇÃO DO PRIMEIRO CENTRO REGIONAL DE SAÚDE. A ANA AMÉLIA JÁ FOI DIRETORA DA URES DOCA, CRIOU ESSA ESCULHAMBAÇÃO DE FAVORES PARA POLÍTICOS E INCLUSIVE DEIXOU UMA PLACA DE OUT DOOR DA PRISMA DENTRO DO ESPAÇO DA URES DOCA E ISSO É ILEGAL. Mas mesmo assim o governador Preguiça Jatene nomeou essa pessoa para diretora do Primeiro Centro, ela nos humilha, favorece empresas com dispensas de licitação como a F. cardoso e ainda deixa a gente sem receber GDI meses e meses atrasado. Socorro Ministério Publico, Socorro Ministério da Saúde,socorro polícia federal

Anônimo disse...

Tudo mesmo culpa dessa ANA AmÈLIA e Elzeman e se for pra falar mal de servidores da SESPA que trabalham nas URES, veja o caso do servidor JOSE DE RIBAMAR LAGO (AGENTE DE PORTARIA) QUE MANDA E DESMANDA NA DIREÇÃO DESSA URES. Foi até nomeado pela ANA AMÉLIA cimo fiscal de contrato. Eita governinho fajuta esse do Preguiça Jatene. E a saúde ó: pela hora da morte!!!!

Anônimo disse...

Nada acontece com quem atende os apadrinhados de politicos em várias secretarias desse governo,tudo é um jogo de interesses e o povão que se deixe iludir por esses poderosos da vez.A diretora da URES Doca ,que já o era no governo Ana Julia,sabe bem fazer esse jogo assim como a sua chefa Ana Amélia.E não são doutoras visto não serem médicas nem terem doutorado.

Anônimo disse...

SR. BARATA, O OCORRIDO NÃO É CULPA DA DIREÇÃO DA URESDOCA, INFELIZMENTE EXISTE SERVIDORES E SERVIDORES, ELA É CONCURSADA E UMA EXCELENTE DIRETORA. TEM UM SERVIÇO DE OUVIDORIA QUE A PACIENTE DEVERIA PROCURAR, UMA COISA TEM RAZÃO A SAÚDE ESTÁ UM CAOS, FALTA IMPRESSO, MEDICAMENTO, MÉDICOS ENFIM MUITOS PROBLEMAS POR TER SIDO MUNICIPALIZADA.

Anônimo disse...

O que acontece na URES DOCA é a rotina da SESPA dominada pelo PPS.O secretário de saúde é um incompetente que se agarra ao cargo de qualquer jeito e não dá chance aos concursados da secretaria.

Anônimo disse...

O pior somos nós portadores do HIV que necessitam de atendimento na URE DIPE que é comanda pela Dra. Jane e Roberto. Além da incompetentes são destemperados, a Diretora grita e chama palavrão nos corredores. Consegui flagrar uma cena destas na parte de cima da URE, quando fui marcar um exame. COISA HORRÍVEL, DESUMANO E BAIXO.

Anônimo disse...

Na URE DIPE tempo integral é dado por troca de favores e não precisa cumprir 8 horas, nem os DAS (que são 4) não ficam na Unidade depois do meio dia.

Anônimo disse...

A SESPA vai contratar laboratório terceirizado, porém na URE DIPE tem um laboratório todo equipado, equipe completa e sobrando, inclusive dois Biomédicos em tempo integral. O contrato terceirizado sairá por 50.000, sendo que menos da metade já abasteceria o laboratório da URE.ISSO É DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO, além de causar transtorno para os pacientes. Infelizmente o Conselho Estadual está comprometido com o secretário e não com a sociedade. É JATENE A SESPA TÁ ENTREGUE A UMA QUADRILHA

Anônimo disse...

Hoje na SESPA os esquemas de apadrinhamento e nepotismo são escancarados, na Santa Casa tem nivel médio com DASS 4 no Processamento de Rouparia só porque é protegida pela diretora.Nós concursados vemos isso mas não podemos falar por medo.

Anônimo disse...

JORNALISTA BARATA, FICO INDIGNADO EM LER ESTES ABUSOS CONTRA A PESSOA DA DIRETORA DA DOCA, SOU USUARIO DA URES DOCA DESDE OS TEMPOS DO DR. MAGALHÃES, E NUNCA VI PROFISSIONAL COM DEDICAÇÃO AOS PACIENTES COMO ELA, QUEM SE LEMBRA DA GREVE, QUEM ESTAVA REAGENDANDO AS CONSULTAS DE MAIS DE 70 PACIENTES? INFELIZMENTE QUE REALMENTE TRABALHA INCOMODA!
GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE OS PROFISSONAIS TEM CONDIÇÕES DE TRABALHO ( IMPRESSOS, COPOS ETC...) ISTO SIM QUE TEM QUE SER VISTO

Anônimo disse...

e lamentavel isto que aconteceu mas , infelizmente quem fez as denuncias são um bando de vagabundos que nao querem nada com a vida estão querendo de alguma forma somente paralizar as aulas .

e os otarios nao percebem que so vao prejudicar nós, alunos do etemb..

Anônimo disse...

A saúde virou curral do PPS,a sede de poder e de cargos DASS para os seus filiados é ESPANTOSA.A auditoria de compras da área da saúde precisa caprichar porque a coisa está braba.Os servidores concursados acompanham e registram para o futuro.

Anônimo disse...

BARATA E BLOGUEIROS, O QUE FOI RELATADO E DENUNCIADO É A MAIS PURA VERDADE. AOS QUE DEFENDEM A DIRETORA DA URES DOCA CABE LEMBRÁ-LOS QUE É EXATAMENTE FAZENDO O QUE ELA FAZ (AGENDANDO CONSULTAS, ATENDENDO PEDIDOS POLÍTICOS) QUE A MANTEM NO CARGO. ELA PODE SER CONCURSADA E UMA PESSOA "EXCELENTE" COMO ALGUNS RELATAM, MAS ENQUANTO GESTORA, ORGANIZADA E ÉTICA, O QUE O CARGO REQUER, ISSO REALMENTE ELA NÃO TEM E PONTO FINAL.
O QUE O SERVIÇO PÚBLICO PRECISA É DE GESTORES E NÃO DE POLÍTICOS E APADRINHADOS.
A HORA DE MUDANÇA CHEGOU!!!!

Anônimo disse...

Acontece que esse tipo de gestora que tu descreveste faz o ideal do Helio Franco como secretario de saude estadual. Capricha com os apadrinhados e o resto do povo que se arrume nas unidades municipais de saude.A SESPA virou sede do PPS e quem manda mesmo se chama Jordy, enquanto isso o Jatene quer saber de comprar hospitais supervalorizados e destratar os professores da rede publica.

Anônimo disse...

Descaso e desreipeito .E isso quando o governador ficava propalando que educação e saúde seriam prioridade de governo.Prioridade de verdade para os arranjos ,hoje foi noticiado que será desfeito contrato de locação de imóvel do filho do senador Flexa Ribeiro,mas só porque a noticia vazou em blog .Imagina o que não sabemos.

Anônimo disse...

BLOGUEIROS DE PLANTÃO, O CUMULO DA INDECENCIA E TER NA DOCA UM MÉDICO QUE VEM QUANDO QUER ,QUE É FUNCIONÁRIO CEDIDO DO MS,QUE RECEBE GRATIFICAÇÃO DO MS INCORPORADA AO SALARIO,E QUE NÃO ACATA DECISÃO SUPERIOR,INFELIZMENTE DOUTOR É MAIS UMA MAMATA QUE VC DEIXOU DE RECEBER,SE REALMENTE VC ESTA INCOMODADO COM ISSO, SAIA E DEIXE QUE OS OUTROS FAÇAM OQUE VC NÃO QUER,QUE É TRABALHAR EM PAZ. UM ABRAÇO,ALIAS TAMBÉM É MAIS 1 QUE TEM O HABITO DE TRAZER FUNCIONÁRIOS PARTICULARES PARA A UNIDADE

Anônimo disse...

Saúde pública caótica,agora foi suspenso tratamento de traumato ortopedia eletiva porque o secretário estadual não cumpriu o trato de pagamento suplementar aos médicos. A SESMA fez sua parte da pactuação. Hélio Franco cada vez pior.

Anônimo disse...

minha mame estar a oito meses esperando para fazer um tratamento com botulina e até agora necas, etá saúde publica