quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PLEBISCITO – O manifesto do prefeito

Em seguida, a transcrição, na íntegra, do manifesto do prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, no qual ele repele, enfaticamente, a proposta separatista.

Amigos de Paragominas,

“Dia 11 decidiremos não os próximos quatro anos, mas o futuro do Pará. Respeito o posicionamento de todos, afinal vivemos uma democracia plena. Mas tenho o dever de expor meu pensamento acerca do plebiscito. Voto NÃO e NÃO, pelos seguintes motivos:

1. Bilhões de reais deverão ser gastos nas novas estruturas de poder (governadores, Assembleias Legislativas, tribunais de Justiça, tribunais de Contas, etc). Esses recursos podem ser aplicados em educação, saúde, estradas, etc;

2. Quando Tocantins foi emancipado, estava-se elaborando a Constituição Federal e os Constituintes inseriram o art. 234, perdoando a dívida do Estado mãe - Goiás, e no mesmo dispositivo, proibiram novos perdões. Ou seja, o remanescente do Pará (incluso Paragominas) ficaria somente com 17 por cento do atual território, perderia o minério do sul do Estado, perderia as riquezas florestais do oeste do Estado, perderia a hidrelétrica de Tucuruí, perderia a futura hidrelétrica de Belo Monte (de produtor passaria a importador de energia) e a atual dívida do Estado ficaria somente para o Pará. Tapajós e Carajás não assumiriam sequer parte da atual dívida;

3. Passam pela mídia, o sentimento de que a divisão do Estado é a solução para todos os problemas do interior. Sabemos que as regiões distantes não são lembradas como a capital. Paragominas também fica no interior, e talvez tenha sido um dos municípios mais esquecidos pelo governo do Estado, no mandato anterior. Busquem os índices desse período. Avançamos em todos os índices. Claro que temos problemas, mas é inegável que avançamos muito. Isso porque, acreditamos que quem resolve nossas demandas somos nós, a sociedade local. Ninguém vem de fora, como salvador da pátria, resolver nossos problemas. Aqui, poder público municipal pactuando com a sociedade civil, permitindo que pudéssemos avançar em todos os indicadores e na própria infraestrutura da cidade. Se vier algo de fora, ótimo. Mas não ficamos esperando em berço esplêndido;

4. Para resolver as demandas do Estado, não é a divisão que devemos buscar. Devemos nos unir em torno da luta contra a Lei Kandir, que impõe perdas ao Estado (também a Paragominas), já que zera o imposto sobre a exportação de minérios/madeira/ etc. Deveríamos, sim, nos juntar para que o Pará receba ICMS da energia elétrica que produz. Hoje quem recebe não e o Estado que produz, mas o que distribui na ponta;

5. Com a divisão o nosso Pará perderia receitas, mas continuaria com a maioria das despesas (e com a dívida), pois nele estaria também a maior parte da população paraense (64 por cento da população atual)

“Por isso, amigos de Paragominas, reafirmo meu respeito às posições contrárias. Contudo, reitero meu posicionamento, acreditando que a divisão não é a saída para a melhoria da qualidade de vida de todos os paraenses, muito menos para o que restaria do Pará, incluindo-se ai a nossa Paragominas.

Voto NÃO e NÃO.”

16 comentários :

Anônimo disse...

Para quem apóia o NÃO... Se essa idéia de união é tão boa, então que tal a suposta idéia de extinguirmos todas as fronteiras existentes entre os estados brasileiros, e acabarmos com o federalismo? Brasil, um estado unitário... Deve melhorar?

Anônimo disse...

Completamente sem nexo o comentário do colega acima...Ninguém está debatendo a união do Brasil e sim a não divisão do Pará. Lamentável existirem pessoas que, sem argumentos contundentes, passam a expressar suas opiniões sem o menor conteúdo e passam vergonha com falatórios...é...digamos...BESTAS (como diria nosso caboclo paraoara). rsss

José Pantoja disse...

é verdade!!! já que eles falam tanto que criar mais 2 estados só irá aumentar os gastos públicos com a criação de novos cargos e a gastança com a máquina pública, então na cabeça da galera do NÂO, quem sabe melhoraria juntando todos os estados, afinal acabaria com rios de cargos políticos, outros cargos públicos, órgãos, etc,.. já pensou nós juntos com o Maranhão, Piauí, Amazonas, Amapá, Tocantins, Goiás, sem fronteiras, etc... iria melhorar né??!! já que ser grande é tão benéfico assim hahaha

Anônimo disse...

Muito bom o texto do prefeito Adnam. E olhe que ele é de uma cidade distante de Belém.

Mario Alves Danim

Anônimo disse...

A campanha do Não corre solta nas escolas de Paragominas, inclusive com reunião de pais. Pode?

Anônimo disse...

Basta você dizer o nome da escola e do diretor ou professor que tá fazendo a campanha do NÃO. Como voce não diz nem seu nome e nem o nome do professor é mais uma inverdade da turma do SIM. Em Paragominas nem em campanha municipal tem esse tipo de coisa. Não toleramos esse comportamento. Procure no Tribunal Eleitoral as últimas eleições, aqui não tivemos nenhum processo, porque o povo aqui sabe se comportar. Renao Cordeiro

Anônimo disse...

Ah Renato vocês não tiveram processos nas ultimas eleições porque não existe oposição na cidade, porque vocês botaram o candidato a prefeito de vocês em cima de uma máquina de asfalto da prefeitura e filmaram pro horário eleitoral, isso caracteriza uso da máquina publica, se fosse em outro lugar vocês iam se dar mal, quem me falou isso foi um vereador dai, então deve ser verdade porque ele também me falou que vocês controlam 100% da câmara,logo se ele é controlado por vocês não tem porque mentir.

Anônimo disse...

Ue, em Paragominas tem tantos partidos de oposicao, inclusive o Pt. A governadora Ana Julia na reelaicao do Adnan usou a maquina do Estado e fez de tudo pra tomar a prefeitura com o candidato dela. Levou ferro, foi a pior derrota no PT no Para. Porque sera? Tu nao sabes meu amigo? Ja te explico, porque tu achas que o LULA entregou 7 vezes o premio da merenda escolar pro prefeito? Um do Pt o outro do Psdb? Porque tu achas que em Paragominas nao tem criancas pedindo esmola na rua como ai na sua Belem? Porque nao tem mais trabalho infantil? Porque a cidade nao desmata mais? Porque o cara e bom, meu amigo. Nao vem com papo furado. Curve se e reconheca, como o lider maior do teu partido reconheceu sete vezes

Anônimo disse...

falta de argumento é uma droga mesmo...o Pará não está preparado para um plebiscito.Um argumento tão tosco como esse de acabar com o federalismo é tão infantil quanto birra de criança que diz à mãe que nunca mais vai tomar banho se não tiver sua vontade satisfeita! por favor, vamos discutir com mais maturidade e inteligencia.

Anônimo disse...

"Um argumento tão tosco como esse de acabar com o federalismo é tão infantil quanto birra de criança que diz à mãe que nunca mais vai tomar banho se não tiver sua vontade satisfeita!"


Igual um Não e Não?

Anônimo disse...

Anônimo das 2 de dezembro de 2011 05:07 eu acho que ai não tem PT não porque se tivesse o clã de depredadores da floresta (como se refere aos políticos de Paragominas um blogueiro do Sul do Pará) não estaria no poder até hoje, ou vc quer que eu acredite que alguém se converte de um dia pro outro de maiores depredadores da floresta pra defensor? me engana que eu gosto tá?

Quanto ao esse prêmio da merenda não é só Paragominas que ganha. Aliás, vocês nunca ganharam o prêmio de melhor merenda porque esse prrêmio não existe. A ong que organiza esse prêmio oferece prêmios de algumas áreas e são concedidos prêmios pra dezenas de prefeituras não só pra Paragominas. Vocês mentem tanto pro pessoal daquela cidade que até vocÊs começam a acreditar nas mentiras que pregam.

Anônimo disse...

Prezado Renato Cordeiro,


Paragominas mudou sua trajetória graças aos seus gestores (Sidney Rosas e Adinam); sou testemunha disso. Se esses separatistas desinformados e raivosos conhecessem Paragominas, não somente mudariam o discurso como iam, de imediato, gestores iguais para as suas cidades.

A propósito, não dá para o Sidney Rosas ser candidato à Prefeitura de Belém? Estamos precisando dele.

Viva o Pará unido e forte!!!

Venceremos!!!

Anônimo disse...

Anonimo das 12 e 37. O adnam nunca foi madeireiro, se voce nao conhece, nao se arrisque a falar bsteiras. Realmente outras cidades ganham o premio, mas so Paragominas ganhou 8 vezes. Veja a foto que o Barata colocoi no artigo do prefeito, e a mulher do Lula. Curve se diante da gestao municipal. Alias, axho que isso falta nas cidades do Sul do Para. Ta faltando e prefeito e nao divisao.

Rone Ferraz

Anônimo disse...

Esse tal Rone Ferraz 2 de dezembro de 2011 15:31 deve entender muito bem esse negócio de se curvar diante desses poderosos de Paragominas, já notaram que é só o que ele fala? Curve-se diante do Adinam, curve-se diante do Sidneis. Ei Rone, se voê gosta tanto de se curvar diante desses caras, se você já se acostumou com isso,fique a vontade, fique curvado na frente deles o tempo que quiser, eu hein.

Anônimo disse...

Anônimo das 19:48,

Tu te curvas ao Duda Mão de Onça Mendonça, tu e toda tua liderança fajuta que, um dia, pensaram que poderiam enganar o povo do Pará!!!

Respeito o honrado povo de Paragominas, que mudou o curso da própria história.

Só sabes ofender, insultar e mostrar falta de argumentos, verme miserável!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 19:48,

O povo de Paragominas honrado e trabalhador, merece sim todo o respeito, mas os depredadores da floresta que destruiram todas as florestas do município e ainda avançaram pelos vizinhos não merece respeito nenhum. Tão pouco merece respeito a corja de assessores que é paga com dinheiro público para defendê-los na blogosfera. Essa cidade é governada por um grupo tirano que se utiliza de táticas ditatoriais como o controle dos meios de comunicação para impor um pensamento único em Paragominas e destruir a honra de quem ousar contrariá-los. Não suportam crítica e só admitem a bajulação. E pelo visto sobra bajuladores, claro que todos comprados com dinheiro do povo de Paragominas, dinheiro que deveria estar sendo melhor aplicado, por exemplo no caombate à AIDS. Mas vai ver que Paragominas é campeã de contaminação pela AIDS exatamente por esse costume estranho de algumas pessoas de lá de estarem se sempe se curvando diante dos poderosos. Não é Rone Ferraz?