sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ALEPA – As especulações suscitadas

No PMDB, da arraia-miúda aos mais íntimos de Jader Barbalho (foto), Simone Morgado costuma ser reverenciada como uma espécie de primeira-dama do partido, um tratamento claramente assumido depois da separação de Jader Barbalho de dona Márcia Centeno Barbalho, a ex-mulher do senador e sobrinha da deputada federal Elcione Zaluth Barbalho, a primeira ex-mulher e mãe dos dois filhos mais velhos do ex-governador peemedebista. Para consumo externo, ela ostenta uma postura elegante e discreta, que desestimula a vulgaridade masculina, própria daqueles que menosprezam o decoro. Mas, segundo versão vazada do seu próprio gabinete, se contrariada ou em situações de estresse, Simone Morgado torna-se irascível, vociferando palavrões dignos de arquibancada de futebol.
Pelos seus estreitos vínculos com Jader Barbalho, soa inimaginável que Simone Morgado tenha agido por conta própria, ao denunciar supostas fraudes também na administração do tucano Manoel Pioneiro, como presidente da Alepa. Como austeridade está a uma distancia abissal das preocupações do morubixaba do PMDB no Pará e não tem relevância no mapa de crenças na deputada, a denúncia sobre as supostas falcatruas sugere um freio de arrumação. possivelmente mirando em uma nova formatação da aliança do PMDB com o PSDB. A despeito da desgastante espera pela posse como senador, e dos constrangimentos que a situação impôs, o retorno ao centro nervoso do poder tonifica a musculatura política de Jader Barbalho, obviamente com reflexos diretos no jogo de poder, com suas pressões e contrapressões, no plano regional.
Em tese, o governador tucano Simão Jatene abriu um respeitável espaço para o PMDB, na partilha política da máquina administrativa estadual, mas ainda aquém da voracidade peemedebista por orçamentos animadores. Soa difícil imaginar, por exemplo, que o morubixaba peemedebista vá se contentar, lépido e fagueiro, sem compensações, em ver um Detran da vida, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará, que tem renda própria, monopolizado por Mário Couto, o Senador Tapioca, o bicheiro catapultado para o Senado pela tucanalha. Tanto mais porque, para o bem ou para o mal, Jader Barbalho ostenta luz própria e tem ascendência, inclusive no plano nacional, no seu partido, notabilizando-se pelo seu poder de articulação, virtude cara ao Palácio do Planalto, como evidenciou em uma de suas passagens pelo Pará, o ex-presidente Lula. Na ocasião, Lula protagonizou, literalmente, um beija-mão, ao reverenciar o cumpanheiro Jader. O que decididamente não é o caso de Mário Couto. Este é útil ao PSDB, no máximo, como boneco de ventríloquo, para fazer alarido com denúncias de corrupção no governo Dilma Rousseff. De resto, sobra chafurdar-se na xepa política do baixo clero.

11 comentários :

Anônimo disse...

Coitado do Pará. Por não ter nada melhor Jader Barbalho se torna até alguém interessante. Responsável direto pela estagnação da vida de milhões de pessoas, em várias gerações, para construir a sua fortuna, Jader na verdade é o comum numa política de anões e cegos. Mas como conseguiu colocar um olho pra fora da pocilga, se tornou aqui um "Estadista". Bem, quem não tem cão,....

Anônimo disse...

O povo não sabe de nada, mas os nosso ¨politicos¨já custuram o candidato pra governador daqui a seis anos. Antes ele passa por deputado federal com uns 500 mil votos mais ou menos, e ai, postula o cargo que já foi do papai.
Fácil, fácil. E o povo?

Anônimo disse...

isso não passa de um grande bandido.o verdadeiro câncer do estado do Pará

Anônimo disse...

O politico mais importante e prestigiado de toda a historia do Pará,JADER BARBALHO.
E o Detran o agurda.

Anônimo disse...

Também, com a fortuna que roubou do povo, até eu mano....

Anônimo disse...

Para o bem ou para o mal o maior político do Pará em todos os tempos é o Senador Jáder Barbalho.

Anônimo disse...

O político de maior sensibilidade social do estado ou até mesmo do País. Veja agora em S.Paulo, uma reintegração de posse de uma área do Mega investidor e trapaceiro Naji Nahas, sem nenhum critério social. 1500 famílias foram desalojadas sem ter para onde ir. Em 1991, Jader assumiu o governo do Pará com o PAAR invadido por mais de 6.000 famílias, já com a reintegração de posse solicitada e concedida pelo governo anterior. Jader não quiz mandar executar a reintegração de posse e mandou que a COHAB fizesse o cadastro de quem precisava do lote e que fosse regularizado a situaçã para cada família necessitada.Aí está o PAAR hoje, com perto de 6.000 famílias, ali residindo com sistema de água, luz e muitas ruas asfaltadas. Isso é que é ter SENSIBILIDADE SOCIAL. PARABENS JADER SENADOR. O PARÁ, MERECE UM SENADOR DO TEU TAMANHO E TE MERECE...

Anônimo disse...

Jáder Barbalho é o político mais importante da hisória do Estado do Pará! O Jatene não pode entrar em rota de colisão com ele...

Anônimo disse...

Jader voltou e a lambada já começou.
Dançando lambada, dançando lambada (bis dez vezes)
Valeu o furão Barata.

Anônimo disse...

Se Jader já era poderoso sem mandato, agora é que o Jatene vai dançar conforme a música dele.O jogo é pesado e para profissionais ,mas com certeza o perdedor é o povo do Pará.

Anônimo disse...

E quando se questiona a ética e imparcialidade do judicíário, arrotam arrogância e ameaçam todo mundo. Mas não explicam por que não tem um bandido do colarinho branco atrás das grades. Ou alguém sabe de algum?