sábado, 28 de janeiro de 2012

ALEPA – A versão de Carlos Augusto Barbosa

Em telefonema, o vereador de Belém Carlos Augusto Barbosa (DEM) proclama a suposta inocência da sua mulher, Ana Carla Silva de Freitas (na foto, com Carlos Augusto), que figura dentre os réus da ação civil pública, por improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, na esteira das falcatruas registradas na Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará. “Ficamos absolutamente surpresos”, declarou Barbosa, que é também servidor da Alepa. Ele revelou que já constituiu advogado, para postular a exclusão de Ana Carla Silva de Freitas do processo. De resto, o vereador se queixa de "mentiras" veiculadas em comentários anônimos no blog, que atribui a seus desafetos políticos, diante da cruzada que move contra o prefeito Duciomar Costa (PTB). "Não moro e nem morei no Água Cristal, por exemplo, e raras vezes estive no Departamento Financeiro da Assembleia (Legislativa)", acrescentou.
Barbosa é filho da ex-deputada Maria de Nazaré Barbosa, a popular Baiana, que ascendeu politicamente na Arena, a Aliança Renovadora Nacional, o partido de sustentação da ditadura militar, que teve como sucedâneo o PDS, o Partido Democrático Social. Ela ganhou relevância sob o calor do ex-governador Alacid Nunes, do qual diziam ser íntima. Alacid foi um dos caciques do regime dos generais no Pará, juntamente com o ex-governador e ex-senador Jarbas Passarinho. No rastro do rompimento de Alacid com Jarbas, em 1982, Maria de Nazaré migrou do PDS para o PMDB, a exemplo dos demais deputados alacidistas, como parte do arranjo eleitoral que viabilizou a eleição, como governador, do peemedebista Jader Barbalho, que derrotou o empresário Oziel Carneiro, candidato do PDS, e colaborou para a vitória de Hélio Gueiros sobre Jarbas Passarinho, na disputa pelo Senado. Baiana retirou-se da política, mas deixou devidamente abrigados na Alepa, na qual pontificou por longos anos, não só filhos, mas correligionários, que lhe são até hoje gratos.
No caso de Carlos Augusto Barbosa, que consome a manhã com suas atividades na Câmara Municipal de Belém, ele já declarou ao blog que seu expediente como servidor da Alepa só tem início à tarde, às 14 horas. Um privilégio com o qual não é aquinhoada a maioria dos servidores do Palácio Cabanagem. "Mantenho um alto padrão de vida e não posso abrir mão dessa fonte de renda", justificou na ocasião, ao blog.

37 comentários :

Anônimo disse...

Pegando um gancho no caso ALEPRA queria mostrar toda minha indignação com a quadrilha que representa o Presidente Manoel Pioneiro para negociar com o recem formado sindicato - SINDALEPA, para tratar da revisão orçametaria do PCCR para uma melhor remuneração de nós servidores.. Olha como é estranho a comissão formada por Pioneiro, MAX - Chefe da folha de pagamento, ligado a uma instituição Financeira - COESA e ASALP, e se não fosse só isso direcionando as margens cosignada e influenciando nós emprestimos trabalhou 13 anos com MÔnica pinta onde o mesmo era seu braço direito - CONIVENTE. Claudio - PROCURADOR, marido de Valdete que a anos vem fazendo jogo sujo dentro da alepa.. manipulando COESA E ASALP em troca de cargos e falcatruas e diga-se de passagem INTEGRANTE DA QUADRILHA DENUNCIADA PELO MP e DAVI que por muitos anos trabalha na Folha de pagamento e sábia de todas a fraudes e que muitos dizem foi professor de MÕnica pinto.. como pode essa Quadrilha Instalado dentro do RH na gestão do Pioneiro está negociando a vida de centenas de trabalhadores honestos e que gaham uma remuneração vergonhosa. MP tirem esses ladrões de lá...

Anônimo disse...

Caro Barata,

Cabe o nobre Edil, explicar como trabalha a partir das 14h se o expediente da ALEPA é de 08h as 14h..........Respeite-me mentiroso.
É o mínimo que mereço.

Mario Freitas

Anônimo disse...

Fiquei triste com o fato, afinal sua bandeira de moralizar a prefeitura perde sustentação de coerencia.

Se eu fosse o Carlos procuraria todos os meios de comunicação e não deixaria uma unica duvida da inocencia dele e da sua esposa, caso possa faze-lo.

Porem acho pouco provavel uma ação que apague tal mancha, afinal ele e a esposa realmente recebem como quadro da Alepa.

Quanto ao viver bem gastando ou não depende de cada um , pois morar bem não significa viver bem e sim questão de luxo!

Uma pena existir o proverbio *só existe fumaça se houver fogo, porem existe fogo sem fumaça*!

Esse é um caso tipico de como um fato pode não ser crime mas não gera moralidade ao praticante, afinal trabalho é produção e ele não diz o que faz ou pruduz na Alepa!

Uma pena, mais um na vala!

Anônimo disse...

Ah, o DAVI, além de ter trabalhado vários anos na folha de pagamentos e do qual Mônica Pinto foi namorada e aluna aplicada, fez parte da Comissão Permanente de Licitação nos anos de 2003 a 2006, gestão MÁRIO COUTO, cujas fraudes em processos licitatórios sangraram o erário, segundo apuraram os Promotores de Justiça Nelson Medrado e Arnaldo Azevedo. Logo, se supõe a responsabilidade dele nas fraudes licitatórias da gestão Mário Couto.

Anônimo disse...

De fato, o expediente administrativo oficial da Assembleia Legislativa se dá no horário de 08:00 às 14:00 horas e há incompatibilidade de horário com o exercício do Mandato de Vereador da Câmara Municipal de Belém, cujo funcionamento ocorre no mesmo horário.

O vereador Carlos Augusto Barbosa é réu confesso de crime administrativo e de improbidade administrativa, porque não pode trabalhar em lugares diferentes ao mesmo tempo, situação pela qual jamais poderia estar percebendo rendimentos públicos de ambos: Câmara Municipal de Belém, como Vereador, e da Assembleia Legislativa, como servidor.

Não há que se falar que cumpre expediente na ALEPA a partir das 14:00 horas, porque não existe dois turnos de trabalho naquela Casa.

Anônimo disse...

O desvio do dinheiro público nesse caso de cumulação de cargos públicos com incompatibilidade de horários, implica a responsabilização do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Manoel Pioneiro, que autorizou a ilegalidade e com ela é conivente.

Absoluta ausência de zelo da gestão no uso do dinheiro público!

Anônimo disse...

Barata, está caracterizada a má fé do Vereador e do Presidente da Assembleia Legislativa. Cumplicidade e corresponsabilidade no ressarcimento dos danos ao erário.

Anônimo disse...

Vereador seja homem apurando o que voce recebeu indevidamente e devolva

Anônimo disse...

Voto no Carlos e continuarei votando, porque o meu voto, nesse caso específico, é de gratidão à sua mãe. Mas, confesso estar decepcionada, porque lhe creditava postura ética na política. O castelo ruiu e com ele a minha admiração pelo Vereador que, com voto fiel, tenho ajudado a eleger. Porém, não perderá meu voto, porque a mãe dele me fez um bem impagável, razão pela qual lhe devoto eterna gratidão.

Anônimo disse...

O Deputado Manoel Pioneiro precisa, urgentemente, adequar a sua equipe de confiança, especialmente o titular da Procuradoria Geral, porque, objetivamente, o Presidente da ALEPA é corresponsável por quaisquer prejuízos ao erário, advindos de atos praticados por pessoas a quem ele delegou a confiança.

Anônimo disse...

De 29 de janeiro de 2012 09:45 devemos ter gratidão aqueles que nos faz bem e não a terceiros, e, mais as atitudes de gratidão em resposta devem ser pautadas pelos princípios éticos e morais.

Se comprovado que o filho da pessoa que você deve favor ganha mensalmente remuneração (salário mais vantagens) de um órgão público onde não trabalha, dinheiro que poderia estar sendo empregado na educação e saúde, mesmo assim você continuaria votando nele? Pare e reflita!!!!

Anônimo disse...

Tem que ver as justificativas do Vereador Carlos Augusto Barbosa.

Se ele de fato trabalhava nos dois lugares, se ele tem como comprovar o registro de trabalho na Câmara Municipal e na ALEPA, nesta deve ter a frenquência eletrônica ou será que está agindo como alguns servidores públicos que vivem arrotando honestidade, mas se beneficiam de um artigo de lei estadual imoral e não recepcionada pela Constituição Federal:

A Lei nº 5.020 de 05 de abril de 1982, do Estado do Pará prevê no seu art. 8º:

Art. 8° - É facultado ao servidor do Serviço Público Civil do Estado do Pará, investido em cargo em comissão, optar pela remuneração de seu cargo de origem, acrescida de 80% (oitenta por cento) da remuneração do cargo em comissão, a título de representação.

Senhor Governador acabe com essa imoralidade alterando o referido dispositivo, para que o servidor passe optar por uma das remunerações, ou do cargo efetivo ou do comissionado. Ganhar por dois órgãos e trabalhar apenas em um isso é uma imoralidade, são essas práticas ilegais que acabam onerando a máquina pública.

Essa prática é desonesta, imoral e inconstitucional que beneficia alguns servidores públicos apadrinhados.

Anônimo disse...

Caro Barata,

Lembro-me qd seu blog, já no ano passado denúnciava os desmandos de Mané Pioneiro, aventureiro mineiro, claramente churo, no entanto bilontra competente, como mascateiro, entra posteriormente no comercio de generos alimenticios e com relativa facilidade pelo seus modos chucros elege-se vereador em Anannindeua (cidade de pratica politica interiorana extrema)...chegando onde chegou.....muito longe por sinal....enriqueceu, patrimonializou-se......ainda chucro.
Na ALEPA, achava que continuaria enrrolando todo mundo, como na politica de Anannin. Ledo engano ( LEMBRO-ME DE JADER NA PRESIDENCIA DO SENADO, com uma diferença, Jader é intelectualmente preparado). Mané achava que ia ficar levando todos no bico, com elogios idiotas, gracejos, falsos abraços, etc....Isolado por ser "pão massa fina", Mané percebe que seu lugar não é ai e agora não tem saída: Jatene não o quer na ALEPA, onde só gerou problemas e Jader não o quer em Anannin. Os deputados não o querem, por sua falta de habilidade e o MP, agora quer a sua cabeça (JUSTIÇA)......CAIU....A MÁSCARA CAIU. NÃO SE ENGANA A TANTOS POR TANTO TEMPO.

Mario Freitas

Anônimo disse...

Eita que agora pegou, eu to me lascando porque o voto de pessoa alfabetizada não é usado por competência é usado em agradecimento, pode um negocio desse?

Respeito a fibra de sua genitora essa realmente era o que se chama político de opinião, lutava e muito pelos municípios onde recebia votos, atendia sempre que possível as mais variadas solicitações e nunca vi ou soube (me aposentei na Alepa) uma negociata dela para uma votação coisa comum na política!

Acho sua irmã com o mesmo quilate da mãe na maneira de ser como política, votei no Carlos Augusto em sua primeira eleição, não lembro quando passei meu voto para outro vereador nem o porque , porem me lembro que votei nele pensando em um político como a deputada era e hoje vejo que me enganei duas décadas atrás!

Não posso negar que o vereador tem qualidades, contudo pelo ocorrido elas não superam a que falta, pois para mim é a principal Trato Correto com dinheiro publico!

Só espero que a Eliana mantenha sua trajetória politica na mesma retidão de sua mãe!

Anônimo disse...

Vereador Carlos Augusto Babosa. na minha opinião voce é correto

assinado

Dulciomar de Costas

Anônimo disse...

Barata, na adm do Mario Couto a Sra. Alda, atual presidente da CPL, havia ocupado a mesma cadeira. Por pouco tempo, mas ocupou.

Anônimo disse...

É lamentável que a ALEPA,esteja com tantos funcionários que prejudicam a boa aplicação do dinheiro pùblico.A impunidade tem sido a maior maior responsável pela continuidade de tantas falcatruas.Gente,tem que se dá um basta nesses criminosos.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 8:28, não seja injusto com o nobre vereador pois o mesmo pode perfeitamente trabalhar apartir das 14:00 horas de vigilânte

Anônimo disse...

Vocês estão falando de ALDA EIRAs que trabalhou com a Nazaré diga-se braço direito da naná.. que agora recente foi DENUNCIADA pelo MP.. ela ainda ta escondida na CPL.. PIONEIRO REALMENTE CONTINUOU COM A LAVAGEM DE DINHEIRO E A SUJEIRA DENTRO DA ALEPA...

Gustavo Martins disse...

Não entendo por que não se identificar, as críticas perdem a força quando ditas por anônimos... Fico decepcionado com o Vereador Carlos Augusto, acumulando salários sem trabalhar... Diz ele que não pode abrir mão do salário da ALEPA devido ao padrão elevado de vida... Onde estão a ética e o respeito pelo cargo que ocupa? O Brasil, o Pará e Belém precisam de pessoas melhores... Isto é a mesmice e não a diferença!

Raimunda Marta Reis disse...

Estão pegando carona no caso da Alepa pra gerar acusações sem sentido. Desde quando a ALEPA funciona até as 14 hs? Trabalhei a minha vida toda em um órgão público e sei que o expediente nunca termina às 14, muito menos o interno. Isso é acusação fraca e sem sentido....e os outros vereadores então? Por que não cita o nome do Luís Pereira que é Policial Rodoviário Federal? Do Orlando Reis que é funcionário da Caixa Econômica Federal? Professor Alfredo Costa? E do próprio presidente da CMB que fica nas sessões até 11 horas porque trabalha no SUS?

ROBERTOMP disse...

29 de janeiro de 2012 09:45

Enquanto o eleitor fizer opção do voto político (não entender político-partidário), mas de politização, no sentido etmológico da palavra política (polis) ao VOTO DA GRATIDÃO,
VOTO DA SIMPATIA,
VOTO DA AMIZADE,
VOTO DO PARTIDO,
VOTO DISSO E DAQUILO,
sempre elegerá pessoas sem compromisso com os interesses coletivos.
É triste, frustrante ter conhecimento de tipo de confissão, mesmo partindo de um anônimo, que troca seu por algo que não seja a convicação de ser o melhor candidato.
Pobre eleitor, pobre povo!

ROBERTOMP disse...

29 de janeiro de 2012 09:45

Enquanto o eleitor fizer opção do voto político (não entender político-partidário), mas de politização, no sentido etmológico da palavra política (polis) ao VOTO DA GRATIDÃO,
VOTO DA SIMPATIA,
VOTO DA AMIZADE,
VOTO DO PARTIDO,
VOTO DISSO E DAQUILO,
sempre elegerá pessoas sem compromisso com os interesses coletivos.
É triste, frustrante ter conhecimento de tipo de confissão, mesmo partindo de um anônimo, que troca seu por algo que não seja a convicação de ser o melhor candidato.
Pobre eleitor, pobre povo!

Anônimo disse...

11:52, concordo com você. Olha aí o DEM envolvido. Justo esse vereador que gosta de posar de defensor da ética e da moral. É o faz o que eu mando, não faz o que faço.

Anônimo disse...

Barata, pergunta pro Carlos Augusto qual o setor dele na ALEPA, e égua da mintira; o expediente da ALEPA é de 08:00 as
14:00h. ou será que ele trabalha de vigilante do prédio? (também não pode tem PM prá isso na assessoria militar), vou todo dia trabalhar e só saio após as 14:00 h. e nunca vejo esse Vereador/Servidor. Vai enganar outro não eu.


Duduo

Anônimo disse...

Será que o vereador Carlos Augusto vai trabalhar a partir da 14:00 h. na cozinha da lanchonete da Cunhada dele que fica no sub-solo da ALEPRA, fazendo os Kitutes para o dia seguinte, só pode ser, ele fica na cozinha e ninguém vê, passa a tarde cozinhando.

Duduo

Anônimo disse...

Nao entendo porque estao falando do horario do ver carlos augusto,tdos sabem que o expediente na Alepa nunca termina as 14hs.Alguns setores sim,gabinetes de varios deputados continuam funcionando e varios setores da casa tambem,do lavador de carro ao vendedor de bombons das proximidades da Alepa todos sabem disso.

Anônimo disse...

sabem quantos vereadores de Belém tem outro emprego???O Gervasio Morgado antes da aposentadoria continuava dando expediente na SEFA.

Anônimo disse...

sabem quantos vereadores de Belém tem outro emprego???O Gervasio Morgado antes da aposentadoria continuava dando expediente na SEFA.

Anônimo disse...

A fixação do horário de funcionamento do expediente é norma a ser observada e dever a ser cumprido pelos servidores. Nem na "casa da mãe joana" o servidor público, que tem a obrigação funcional de servir ao público, faz o seu horário de trabalho de acordo com as suas conveniências. Pelo menos a nível de funcionalismo estadual, tal prerrogativa, até hoje, não se tornou uma realidade. Torçamos pra que tal precedente seja estendido não só aos servidores da ALEPA, mas, a todos os servidores públicos do Estado. Caso isto se materialize, que bom pra quem é servidor público estadual.

Anônimo disse...

A C. Estadual é pura e cristalina nesse sentido de duplicidade de proventos de servidores em seus arts. 41 e 44.

Não ha nada de errado o servidor receber os 80% do DAS que vai assumir em outro órgão da esfera estadual se for cedido. O desdobro está que na disponibilidade ele acaba recebendo o seu salario e o do Órgão q que foi cedido. Na ALEPA tinha uns e outros. Se o Medrado pedir cruzamento pela Receita Federal, Previdencias estadual e municipal vai constar duplicidade de inpostos recolhidos, porém tem Prefeitura que não repassa as suas obrigações podendo fazer no final de mandato o que torna dificultoso.

Se algum cidadão instigar a Justiça, la vai o ex-vereador Paulo Mardok a ter que devolver a grana recebida fora dos padrões constitucionais, pois tbm é funcionário da ALEPA que funciona no mesmo horadio da Camara.

É Ver. Carlos Augusto, quem tem telhado de vidro não joga pedra nos dos outros. Sempre foste elitista de colunas de amenidades em virtude do famoso e finado Paulo Zing, pai de tua respeitavel esposa, pessoa de boa indole, que emprestou o nome para a tal comissão apenas pra receber os 100%de gratificação, como os demais, vão ser solidarios na responsabilidade civil de seus atos, por não terem conhecimentos administrativos.

Anônimo disse...

Eu queria ver o BLOG da FF divulgar essa notícia sobre o indigitado. Há muito que ela só vem divulgando coisas "nobres" sobre o Sr. CARLOS AUGUSTO BARBOSA

Anônimo disse...

O vereador em questao, da expediente na academia pelé club todas as tardes. É que ele nao pode cair de padrao. VERGONHA. NUNCA ME ENGANOU!!!

Anônimo disse...

Além de dar plantão na RBA ; parece que até " escreve " no lugar do fantoche - só faz o que o dono manda - jornalista Guilherme Augusto. Vivem juntos e por diversas vezes até compartilham do mesmo veiculo ao sair ! Estaria , o nobre , também trabalhando na RBA ? Até hoje não entendo o motivo de o "nunes" não se usado / posto em seu nome ! Acorda mocinho ...tu queres é uma fatia do bolo ! DEM tá quebrado e tu sem moral ($) . Sempre trabalhou no financeiro essa moça e inclusive era mesa com mesa com a Daura . Deve ser caro mesmo manter uma Pajero Sport , né? Hahahaha ...quero ver de camarote agora...."menino sério!".

Anônimo disse...

Desde que não haja incompatibilidade de horários, a Constituição Federal permite ao Vereador cumular os subsídios com a remuneração de servidor público.

Anônimo disse...

E desde quando lei é empecilho pros poderosos? Alguém pode me responder se funcionário público pode se licenciar da função por vinte anos e continuar recebendo? Pois o ofhirzinho pooooode, e ninguém contesta.

Anônimo disse...

O Regimento Interno da Assembleia Legislativa (Resolução nº 02/94) dispõe no Art. 282:

"Art. 282. O expediente administrativo da Assembleia Legislativa é de 2ª a 6ª feira, nos turnos da manhã e da tarde."

Nenhum ATO ADMINISTRATIVO tem eficácia pra modificar as disposições de uma Resolução, que é um ATO LEGISLATIVO.

A Resolução nº 02/94, institui o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, e regulamenta o Art. 2º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual. As normas regimentais previstas no Regimento Interno daquela Casa são vigentes enquanto não houver posterior disposição legislativa em contrário. No caso específico da regra acima, literalmente, transcrita, não existe disposição legislativa em contrário.

Ante o exposto, creio assistir razão aos argumentos aduzidos pelo Vereador CARLOS AUGUSTO BARBOSA, que afirma cumprir expediente na Assembleia Legislativa, da qual é servidor efetivo, a partir das 1400 horas, vez que assim lhe autoriza o Regimento Interno daquela Casa.